Vladimir Putin recebe autorização da Câmara Alta para enviar a Força Aérea em operações na Síria

Su 27Rustam- Moscou

Traduçãoe  adpatação: E.M.Pinto

Sergei Ivanov chefe da Administração Presidencial Russa informou que o apelo de Vladmir Putin ao Conselho da Federação Russa  solicitando a permissão para uso das Forças Armadas no exterior foi aprovado com urgência pelo  Conselho da Federação  atendendo ao pedido do presidente sírio, Bashar Assad que solicitou a ajuda à Rússia com um pedido para prestar assistência militar para a Síria. O Conselho da Federação da Russa aprovou por unanimidade o uso das forças armadas do país no exterior.

A câmara alta do Parlamento emitiu nota de aprovação nesta quarta feira 30.09.15  poreém a decisão inclui apenas o uso da Força Aérea e não prevê qualquer operação de tropas terrestres, segundo informou ergei Ivanov.

“Nós estamos falando exclusivamente sobre as operações da Força Aérea da Rússia, como o nosso presidente já disse, o uso de forças armadas no terreno está excluída. O objetivo militar das operações é exclusivamente de apoio aéreo às forças do governo Sírio na sua luta contra o Estado islâmico “, disse Ivanov. Eu gostaria de informar que o presidente da República Árabe da Síria voltou-se para a liderança de nosso país com um pedido para fornecer assistência militar, por isso podemos dizer que o terrorismo tem de ser combatido, os esforços devem ser combinados, mas é ainda necessário observar as normas do direito internacional “, disse Ivanov jornalistas.

O Kremlin irá informar os parceiros estrangeiros da decisão tomada pelo parlamento de uso das forças armadas russas no exterior durante o dia através de canais do Ministério das Relações Exteriores, e os militares vão fazer o mesmo por meio de seus canais.

De acordo com Ivanov, a decisão foi tomada para ajudar a Síria e proteger os interesses russos.

“Em primeiro lugar e, provavelmente, o mais importante, nós estamos falando sobre a Síria sozinhos, e nós não estamos falando sobre o alcance de algumas metas de política externa, satisfazendo algumas ambições que os nossos parceiros ocidentais nos acusam, nós estamos falando sobre os interesses nacionais da Rússia “ .

Ivanov disse que as operações da Força Aérea serão temporários, mas foi incapaz de dizer exatamente quanto tempo eles devem permanecer no teatro de operações.

“No que diz respeito à linha de tempo, a operação da Força Aérea Russa, é claro, não pode durar para sempre e tem um período de tempo definido, mas nãopodemos definir o número de aeronaves nem onúmero de dias que serão necessários para tal ,  por razões óbvias “.

Comentando os ataques aéreos realizados pelas potências ocidentais, Ivanov disse que eles não estavam em conformidade com o direito internacional.

“Como todos vocês sabem muito bem, os Estados Unidos … está lançando ataques aéreos no território da Síria e do Iraque, e talvez outros estados do Oriente Médio. Recentemente a França juntou-se as mesmas acções, Austrália e uma série de outros paises estão falando sobre o mesma coisa .. Eu gostaria de observar que  essas ações estão sendo realizadas em violação do direito internacional “, disse Ivanov a imprensa.

Rússia, Síria, Iraque e Irã Criaram recentemente um comitê anti-ISIS para com a criação de um Centro de Coordenação de Dados. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos em Moscou, os líderes dos Estados Unidos e da Rússia têm interesses comuns na luta contra a ISIS na Síria e concordaram em criar um canal entre os ramos militares dos países para evitar mal-entendidos durante as operações na área.

“Gostaria apenas de reiterar que, quando o presidente Barack Obama se reuniu com o presidente Vladimir Putin, ambos concordaram que os Estados Unidos e a Rússia têm um interesse comum no combate ao ISIS na Síria”, disse o porta-voz da Embaixada dos EUA Will Stevens.

“No entanto, a nossa posição é clara quanto ao presidente Bashar Assad, ele não é um parceiro adequado para a luta contra o terrorismo e o extremismo na Síria. Não há um caminho sustentável para a estabilidade dentro Síria que envolva o presidente Assad e que lhe permita permanecer no poder”, acrescentou.

De acordo com a Fox News citando um oficial norte-americano de alto escalão, a Rússia exigiu que os aviões dos EUA deixassem imediatamente o espaço Aéreo Sírio, de onde aprtir de agora vigorará coordenação de ações e regras russas.

 

1 Trackback / Pingback

  1. Vladimir Putin recebe autorização da Câmara Alta para enviar a Força Aérea em operações na Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.