Novo Super Material: China assume a vanguarda nas estruturas de blindagens

new-graphene-material
A Esponja demonstrando suas propriedades físicas, imagem do Artigo científico original.

Sugestão: Dragão Vermelho
Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Cientistas chineses desenvolve novo super material leve como uma “pena” e mais resistente que o aço. Obviamente dentre todas as aplicações possíveis,  o novo material será largamente empregado em dispositivos e sistemas militares de blindagem para veículos, aeronaves e tropas sem sacrificar a mobilidade.

O material semelhante a uma espuma foi criado a partir da produção de minúsculos tubos de grafeno  formados em uma estrutura celular que possui a mesma estabilidade de um diamante, o estudo conduzido por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências ‘Shanghai, Instituto de Cerâmica se destaca perante à comundiade internacional.

graphene
Representação gráfica de uma folha de grafeno

O Grafeno, é uma folha extremamente fina de carbono com propriedades extraordinárias e tem atraído grande interesse dos pesquisadores nos últimos anos, A china é hoje o maior produtor mundial de dispositivos a base de grafeno e também lidera junto com os Estados Unidos a vanguarda em produção científica advinda desse material.

Clique aqui para acessar ao artigo referente ao mercado mundial de produção de grafeno.

O material desenvolvido pelo instituto chinês, não encontra similar em nenhum outro produto desenvolvido em qualquer lugar do mundo. É cerca de 207 vezes mais forte que aço e sua massa  é capaz de conduzir calor e eletricidade com uma eficiência muito alta. Nos ensaios laboratoriais este material suportou uma força equivalente a 40.000 vezes o seu próprio peso sem dobrar, segundo a última edição da revista, Advanced Materials.

Um pedaço da espuma de grafeno resiste ao impacto de um golpe de uma força de mais de 14.500 libras por polegada quadrada – quase tanta pressão quanto a vivida na maior profundidade de oceano, as fossas marianas à cerca de 10,9 km, no local conhecido como Challenger Deep, ao largo da costa da ilha de Guam EUA.

A equipe de investigação de Xangai, disse que o seu material recém-criado poderia resistir a choques externos mais do que outros materiais de grafeno reportados anteriormente. Também poderia ser esmagado a apenas 5 por cento do seu tamanho original e ainda retornar à sua forma original permanecendo intactas as suas estruturas após  o processo ser repetido por mais de 1000 vezes.

maxresdefault

As propriedades do novo material já estão em avaliação pelos institutos militares que vislumbram uma enormidade de aplicações que se estendem desde armaduras compostas para blindados, proteção para partes críticas em aernaves  superfície de coletes a prova de bala  até aplicações em construções civis.
Entretanto, detalhes sobre, custos e viabildiades de produção em escala não são mencionados no artigo e a sua viabildiade prática ainda deve ser provada ao longo dos anos. Porém, com esta descoberta, a China assume a vanguarda mundial no tocante a materiais Super Resistentes para aplicações militares, mantendo-se pela primeira vez na primeira posição global em tecnologia nanoestruturada de materiais aplicáveis à blindagens especiais.

17 Comentários

    • Quem lhes salvou foi a pequena revolução de 1975 que retirou o poder dos arcaicos marxistas tipo MAG et caterva… não fosse isso ainda estariam arando terra com animais…

  1. Tem um porém, a blindagem não deve resistir apenas a pressão mas também a temperaturas extremas…

    De nada adianta um teste de impacto de pressão a frio em uma prensa por exemplo para classificar essa espuma de grafeno como capaz de resistir ao impacto de munições tipo APFSDS que resultem em igual pressão aplicada… o coeficiente de temperatura altera totalmente o resultado da equação…

    Ou pior ainda as ogivas HEAT que geram um jato de metal derretido a temperaturas e velocidades altíssimas, esse jato derreteria a espuma fazendo com que a mesma perdesse totalmente suas propriedades físicas…

    Antes de divulgar que descobriram o novo santo graal da blindagem ainda terão que percorrer um longo caminho e provar para o mundo o resultados de suas pesquisas… por enquanto não passa de especulação.

      • Entretanto destaco que para aplicações em coletes a prova de bala e mesmo materiais de revestimentos em estruturas blindadas, um material com as propriedades supracitadas são ideais.

        Minha visão é que a blindagem em aço está com os dias contados, Troph entre outros sistemas se provarão mais eficientes. Porém o soldado ainda é vulerável e a proteção para eles ainda tem muito que evoluir.
        Sds
        E.M.Pinto

      • Olá Edilson…

        Você está certo, quanto ao uso desse novo material em coletes ou mesmo em blindagem de veículos contra armas de fogo de pequeno porte deverá ter um grande ganho no que tange ao peso da proteção.

        Saudações.

    • Se eles descobrirem o “santo Graal” da blindagem eles vão guardar para eles mesmos…ninguém é bobo de ficar exportando a melhor blindagem do mundo para a tecnologia cair nas mãos da OTAN.

  2. Estudam ciências em geral e marxismo, isso que doí a alguns, ter que ver uma nação marxista entre as maiores potências econômicas e militares além de ser a locomotiva do mundo.

    • “komuna
      26 de setembro de 2015 at 20:12

      Estudam ciências em geral e marxismo, isso que doí a alguns, ter que ver uma nação marxista entre as maiores potências econômicas e militares além de ser a locomotiva do mundo.”

      se aquele pais é “Marxista” hoje eu sou o Batman então….rs…

      • Maquina, acontece que a China encontrou um sistema politico que lhe serve. Evoluiu no somatorio dos sistemas existentes e se adaptou criando algo exclusivo que hoje alguns países procuram imitar por terem tido sucesso. Na verdade nem é marxismo, nem capitalismo é um híbrido.
        E se vc perceber a China só teve sucesso na implantação se seu sistema por que os States deixaram de lado a questão política, preferindo distender, para ambicionarem o mercado de mais de um bi de pessoas. Aí, sem pressão a China pode se adaptar sem precisar criminalizar os seus capitalistas que entenderam as oportunidades que estavam sendo dadas de ganhar muita grana.

1 Trackback / Pingback

  1. Novos Super Material: China assume a vanguarda nas estruturas de blindagens | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.