“Águia Divina” China apresenta o maior VANT do mundo

China's Divine Eagle Drone_1Dragão vermelho – Taiwan

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Imagens difundidas pela rede mundial apresentam ao mundo a mais nova criação da indústria de defesa chinesa, uma aeronave não tripulada denominada o SY-1 “Águia Divina”.

O desenvolvimento de tal programa já era de conhecimento de especialistas e de militares estrangeiros, porém, ainda não haviam evidências claras de que a China levaria a cabo o desenvolvimento e a introdução de tal modelo que até então não passava de um Concept Aircraft, ao que tudo indica a aeronave evoluiu para a fase de protótipo segundo afirma especialista militares Taiwaneses.

A aeronave apresentada possui um único motor cujo diâmetro de tubeira é de 1 metro e que se posiciona, aninhado entre os lemes. Especialistas Taiwaneses do setor militar supõe que tal engenho muito provavelmente seja uma versão de um motor militar  desprovido de afterburning e capacitado a produzir entre 3 a 5 toneladas de empuxo, o que por sua vez seria suficiente para impulsionar um UAV de 12-18 toneladas.

Apenas a título de comparação Em comparação, o maior UAV americano em serviço, o RQ-4 Global Hawk, emprega a  turbina F-137-RR-100 com 3,4 toneladas de empuxo.

A concepção artística apresentada na rede mundial de computadores apresenta o SY-1 como uma aeronave que possui trens de pouso de cinco rodas de moda a promover a melhor distribuição de sua massa. O layout de corpo duplo foi escolhido de forma a proporcionar a área de superfície para transportar grandes radares, enquanto minimiza o volume interno e a massa.

China's Divine Eagle DroneA calda da aeronave é composta por dois lemes traseiros e a aeronave possui aproximadamente 6 metros de altura e 15 metros de comprimento e uma envergadura de  35 a 45 metros.

As diferentes colorações de verde, cinza registradas nas imagens sugerem que o “protótipo” possui revestimentos de diferentes materiais como ligas de compósitos e alumínio para diferentes seções do UAV.

Por exemplo, a cúpula cinza deve conter uma antena parabólica para comunicações de longa distância, necessariamente é composta de material permeável às ondas electromagnéticas.

O cinza também pode ser encontrada à estibordo e bombordo da aeronave, o que levanta  suspeita de que nessas seções sejam instalados materiais permeáveis as ondas eletromagnéticas, o que indica as posições propensas ao abrigo de radares de abertura sintética ou de rastreio de  longo alcance.
Alguns especialistas afirmam que é provável inclusive que se tratem de sítios par a radares de detecção anti-furtivas. Indicam ainda que as suas antenas podem possuir até 10 metros de comprimento, o que sugere a transmissão de frequência mais baixa (L e S). Aeronaves Furtivas  conseguem fugir facilmente as emissões em maior frequência como a X. 

Tais características suscitam o emprego do UAV como uma aeronave não tripulada de alerta antecipado, capaz de rastrear e acompanhar inclusive aeronaves da chamada “quinta geração”.

Por sua vez, as carenagens em verde provavelmente abrangem as seções produzidas em materiais leves como o compósitos, enquanto os primer amarelos perto do motor sugerem se tratar de alguma liga de metal mais resistente, provavelmente para suportar o peso do motor.

Fonte: Asian Defence

 

 

19 Comentários

  1. Que vant estranho….

    De qualquer maneira com certeza os chineses e russos colocaram as mãos na tecnologia do Sentinel

    Pra desespero trilogiopata

    “12×0”

      • “Nickless
        18 de agosto de 2015 at 14:51

        Tu não esquece a trilogia né.. tanto que vai postar lá quando os comentários estão abertos.. rsrsr patético.”

        e deixar passar a oportunidade de Trollar aquelas Olavetes histéricas de lá?!…. claro que não né senhor Positron!…hihihihi…. 😉

        eu já consegui tirar minha casquinha lá…foi mesmo muito revigorante rever os meus maiores fãs… 😛

        https://www.youtube.com/watch?v=yQjJbybFkeA

        Meu amiguxo Nickless…tira a maldade do coração!…Sorria Para a Vida e Ela Sorrirá Para Você…um X no seu coração… 😀

  2. “Tais características suscitam o emprego do UAV como uma aeronave não tripulada de alerta antecipado, capaz de rastrear e acompanhar inclusive aeronaves da chamada “quinta geração”.”
    ————————————–

    Uma solução inteligente, um Vant-AWCS (VWCS ?), capaz de detectar aeronaves stealth…

    Como mesmo este tipo de radar com transmissão de frequência mais baixa (L e S), não consegue detectar aviões com muito baixo RCS a longas distancias, este possível Vant-AWCS faria uma linha de vigilância avançada, especialmente contra ameaças aérea vindas pelo mar.

    Provavelmente será capaz de fazer voos de longa duração (mais de 24h), possibilitando manter no ar em tempo integral, unidades fazendo alerta aéreo antecipado, seja protegendo áreas estratégicas ou atuando em zonas de combate…

    • Exatamente isso Alves… e se os chineses utilizarem as ilhas artificiais como bases avançadas para operação deses drones podem aumentar ainda mais o seu anel defensivo.

  3. É esse pais que tem uma tecnologia xing ling e que segundo os Spefxialistas, não dá um caldo ralo se comparado com a tecnologia dos EUA ? … 😉
    .
    Imagine uma força militar composta pela China e a Rússia … onde iria se enfiar a OTAN ..??? 😉

    • Helicópteros chineses ameaçarão supremacia submarina dos EUA
      .
      Os esforços de Pequim para desenvolver seus veículos aéreos antissubmarinos poderiam significar o fim da supremacia submarina dos Estados Unidos, opina Lyle Goldstein, especialista em política de segurança chinesa, citado pelo jornal The National Interest.
      .
      (*) fonte: [ br.sputniknews.com/defesa/20150817/1887722.html ]
      .
      .
      (…) “Ainda que o Z-18F possa assumir grande parte das missões de guerra antissubmarina, existe a necessidade por um helicóptero robusto multitarefa capaz de decolar da crescente flotilha chinesa de modernas fragatas e contratorpedeiros médios” (…)

    • Olha pão com mortadela…. se não fossem os ótimos engenheiros chineses na engenharia reversa e os hackers que roubam projetos… a china estaria pior que o Brasil da tua presidenta… quem sabe tu não da ideia pra ela importar uns chineses…. rsrsrsr

      • Parece que o obaminha já teve essa idéia, tanto é que os Asiáticos já passaram os latinos entre os imigrantes nos EUA.

      • Então voce acaba de reconhecer como os EUA levaram decada para reconhecer e so a 2 para 3 anos admitirem que eram constantemente hackiadosd por uma nação que passaram a acusarem a 2 anos mas que ja vinha desde o final dos anos 90 abduzindo satelites militares Americanos e comprometendo de brincadfeira suas redes comprometendo todo o sistema de defesa aeroespacial da maior potencia do mundo que ficaria ate mesmo sem condições de defender-se se viesse a ocorrer o que Panetta vivia se borrando “Eu temo que haja um novo Pearl Harbor ” kkkkkkkkkkkkkk

  4. é como eu sempre digo senhores…Russos e Chineses fazem armas de guerra de verdade…e não armas de exibição/vitrine…. 😉

  5. senhores…percebam como a versão deles é muito mais avançada/aperfeiçoada/superior aerodinamicamente que o RQ-4 Global Hawk estadunidense…vai vendo…..vão brincando com esta gente… 😉

  6. Interessante

    Caso se confirme as suspeitas dos especialistas de que os compartimentos a bombordo e estibordo da aeronave possam acomodar radares de abertura sintética (SAR) para imageamento de superfície ou mesmo servirem como uma grande plataforma de radar de baixa frequencia para aquisição de contatos “stealth” que são muito mais vulneráveis a essa faixa do espectro…

    Antes de aceitar tal informação temos que ter em mente que para que isso se torne possível um grande salto tecnológico deva ter ocorrido na China em se tratando de tecnologias de radares, pois as tradicionais antenas VHF são enormes e verdadeiros trambolhos para poderem gerar as ondas métricas de baixa frequencia na extensão desejada…

    Embora já estivessem em uso pela PLA Navy nos seus Destroyers Type 052 novos sistemas de radares VHF “anti stealth” bem menores que se utilizam do fenômeno conhecido como Half Wavelenght Ressonance que se tarata de uma emissão direcional de meia onda que possibilita alcançar o mesmo efeito dos radares VHF soviéticos com uma antena menor… As forças de terrestres da PLA também já estão se equipando com o Radar JY-26 anti stealth detector de aeronaves furtivas para compor o seu IADS (Sistema Integrado de Defesa Aérea)…

    Vamos aguardar por mais informações embora sempre sejam muito escassas informações confiáveis acerca do desenvolvimento de novas tecnologia na China.

  7. Acho melhor nos atrairmos trilhões em investimentos chineses, já que nossos governos acreditam que a melhor defesa é a entrega de parte de nossa soberania.

    • Compre um reforçador de furingo daquele igualzinho os usados pelo EB como reforçador de festin na ponta dos FALs para impedirem a saida de gaz pois vem ai algo que ninguem jamais imaginou ser possivel e não se trata de Marréquinhas da Lagoa dos Patos golpistinhas e nem mesmo compactuação com ratazanas mas o necessario para o Brasil e os Brasileiros.
      Aguarde esta na portinha.

1 Trackback / Pingback

  1. “Águia Divina” China apresenta o maior VANT do mundo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.