US Marine Corps declara o F-35B Operacional

f35_on_wasp_ot1_1021
Seis dos US Marine Corps F-35B implantados a bordo do USS Wasp para OT-1. Foto: Corpo de Fuzileiros Navais

Adaptação: E.M.Pinto

Os USMC declararam operacionais os caças VSTOL F-35B, anunciando que as aeronaves atingiram a capacidade operacional e que já dispõe de uma esquadrilha de 10 aeronaves F-35Bs prontos para implantação em qualquer lugar do planeta. As aeronaves alocadas no LVMFA-121, com sede em Yuma, Arizona, contemplam o primeiro esquadrão a se tornar operacional e operar uma variante do F-35, na sequência de um período de cinco dias de Aptidão Operacional e Inspeção (ORI), que encerrou-se em 17 de julho .

“Tenho o prazer de anunciar que o VMFA-121 atingiu a capacidade operacional inicial ( IOC ) para as aeronaves F-35B, conforme definido pelos requisitos descritos no Relatório Conjunto de junho de 2014 pelo Comitê de Defesa do Congresso “, informou o general Joseph Dunford, Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais.

O VMFA-121 possui dez aeronaves na configuração block 2B e atende as necessidades de desempenho e armas com folgas, incluindo a capacidade de treinamento, manutenção e infra-estrutura para implantar o esquadrão em um determinado local ou navio. É capaz de conduzir apoio aéreo aproximado, combate aéreo ofensivo e defensivo, interdição, escolta, reconhecimento armado e participar dcomo membro integrante de uma Task Force da Marinha, ou em apoio da Força Conjunta. “Dunford afirmou que ele tem a sua plena confiança na capacidade do F-35B e que a aeronave é plenamente capaz de apoiar os fuzileiros em combate,  ele que sa opinião é baseada em anos de testes de desenvolvimento e voo operacional. (Veja nosso artigo 14/6 ” F-35 – Além do discrição “)

 f35b_form800Dois caças  F-35B Joint Strike voando em uma formação apertada sobre Marine Corps Air Station Yuma, Az. Foto: Liz Kaszynski, Lockheed Martin .

Como o futuro a aviação tática do Corpo de Fuzileiros Navais, o F-35  substituirá três plataformas: o AV-8B Harrier, o F / A-18 Hornet, e o EA-6B Prowler.

“O sucesso do VMFA-121 é um reflexo do trabalho duro e do esforço por parte dos fuzileiros navais na esquadra, dos envolvidos no programa ao longo de muitos anos, e com o apoio que temos recebido de todo o Departamento da Marinha, do Escritório conjunto do Programa, dos nossos parceiros da indústria e do Subsecretário da Defesa para alcançar o IOC, verdadeiramente um esforço de equipe “, concluiu Dunford.

Os EUA Marine Corps já treinaram e capacitaram mais de 50 pilotos da marinha no F-35B e certificaram cerca de 500 integrantes dos grupos de manutenção para assumir o suporte autônomo e manutenção de nível orgânico para o F-35B.

A transição do VMFA-121 será seguido pelo Marine Ataque Squadron 211 (VMA-211), um esquadrão de AV-8B, que está programado para a transição ao lado do F-35B no ano fiscal de 2016. Em 2018, o esquadrão de ataque da Marinha  122 (VMFA -122), equipado com o F-18 Hornet, irá realizar a sua transição.

 

Fonte: Defense Update

21 Comentários

  1. Ai deles se dizerem o contrario …ordem dada é ordem cumprida …hahahah …vão ter que engolir a banana Split sem direito a um copo d’água … de goela á baixo mesmo ..hahahah

    • Lucena, discordo da sua opinião, especialmente porque os Marines ganham um caça com capacidades muitas vezes superiores ao AV 8B.
      é capaz de voo supersônico
      – Furtivo
      – Transporta mais carga
      – Enxerga mais longe
      – Coordena ataques de outras aeronaves
      – Opera em ambiente coordenado e em redes
      – Opera a qualquer tempo
      – Retorna ao navio com mais carga
      – Decola do navio com mais carga
      – Voa mais longe
      – É mais capaz em combate aéreo
      – Terá muito mais itens em comum com as demais aeronaves da marinha…
      … capacidades estas que mesmo não sendo o almejado na concepção do projeto já falam por si. O F35B é muito melhor que os F18 e AV-8B juntos, e dos caças navais atuais, eu considero apenas o Rafale F3 F4 um adversário capaz de obter vantagens em cenários específicos sobre o F 35B.
      Sds Edilson Pinto

      • Excelente comentário mestre Edilson! É fato que o F-35B não apenas corrige as maiores desvantagens do AV-8B (Velocidade, carga e alcance) como também representa uma série de avanços sobre os F/A-18 A/B/C/D (Legacy Hornets), mormente no que tange a sensores, furtividade e capacidade de guerra em redes.

        Mais importante do que isso a adoção do F-35B representará para os EUA uma economia gigantesca a longo prazo posto que ao trazer novas capacidades aos LHD/LHA da USN tornará esses navios capazes de lidar com aproximadamente 80% das ameaças atualmente existentes. Dessa forma o desdobramento dos grandes e dispendiosos NAes das Classes Nimitz e Ford poderá ser racionalizado de modo a oferecer uma resposta mais robusta a ameaças maiores (os outros 20%).

        Por fim, e ratificando as novas capacidades da aeronave, é bom dar uma olhada nessa matéria:

        Esquadrilha de F-35B dos Marines abateu nove caças adversários em combate simulado

        O tenente-general Jon Davis, vice-comandante da aviação dos Marines, disse em entrevista que durante o recente teste de prontidão operacional dos F-35B dos Marines, quatro JSF lutaram contra nove aviões adversários (provavelmente F-5 agressores).

        “Os bandidos se deram mal”, disse Davis. Ele forneceu poucos detalhes, dizendo que eles eram secretos, mas enfatizou que os F-35s enfrentaram uma ameaça que “nós nunca colocamos diante de um F-16 ou um Harrier.” O F-35B, disse ele, fez um “grande trabalho”.

        Sobre a recente notícia de que o F-35A não se saiu tão bem em duelo contra um F-16, Davis disse: “eu amo o F-16. Foi um grande avião. Ainda é muito bom, mas eu não gostaria de estar em um numa luta contra um F-35. ”

        Em uma mensagem clara aos defensores do A-10, Davis disse que o F-35B executou extremamente bem as missões de apoio aéreo aproximado, empregando munições Joint Direct Attack (JDAMs) e guiadas por laster GBU-12s. A aeronave precisa de um canhão, ele admitiu, para algumas missões. A arma está passando por seus primeiros testes montados em uma aeronave, mas não vai ser implantada no avião até 2017, quando o software Bloco 3F será instalado. Mas Davis foi inequívoco em seu entusiasmo com a aeronave. “Nenhum avião do mundo chegará perto desse jato em apoio aéreo aproximado”, disse ele a repórteres.

        Davis disse que fez a sua recomendação sobre a capacidade operacional inicial (IOC) do F-35B ao comandante general Joseph Dunford: “Ele tem toda a papelada e agora está analisando isso.”

        O vice-comandante da aviação dos Marines disse que os primeiros modelos do F-35B estão mantendo uma taxa de prontidão de missão de 60 a 65%, algo que ele espera aumentar substancialmente com a chegada de aviões mais novos à linha. Ele observou que um esquadrão de treinamento com aviões mais recentes tem obtido taxas de 70-75% de disponibilidade.O objetivo geral é de 80% no final do programa.

        Os fuzileiros navais pretendem comprar 353 caças F-35B e Davis disse que não tem ouvido absolutamente nada que possa convencê-lo a reduzir esse número. Parece bastante certo que Davis recomendou a Dunford que o IOC seja aprovado, mas, como ele mesmo disse, isso é decisão do comandante.

        http://www.aereo.jor.br/2015/07/28/esquadrilha-de-f-35b-dos-marines-abateu-nove-cacas-adversarios-em-combate-simulado/

      • Sr.E.M.Pinto
        .
        .
        Tem muita gente que até hoje, se surpreende com a capacidade chinesa em superar paradigmas … o que tinha de pessoa que não acreditava na capacidade Chinesa em desenvolver a sua industria bélica …. rsrsr … e hoje … até os americanos se surpreende com o pouco tempo de avanço chinês no campo de defesa.
        .
        Na questão de defesa …o conceito de espaço e tempo para os chineses é bem diferente da maioria … é muito difícil para uma “China quântica” … usar o nosso conceito sobre o tempo e espaço..
        .
        Concordo com o senhor no que se refere a distância dos americanos,em desenvolvimento bélicos; com relação aos russos e aos Chinese … más 20 anos … será que o amigo não está esticando a baladeira demais ?.
        .
        Olha que a Rússia de uns tempos para cá .. em uma década … procurou mais qualidade do que quantidade no seu conteúdo bélico , a doutrina da Rússia atual no que se entende por defesa, não é a mesma no tempo da URSS
        .
        .
        abraços

    • SAUDAÇÕES CÓSMICAS 😀
      .
      Sr. E.M.Pinto
      .
      .
      Infelizmente não faço parte da tribo ufanística do F-35 … só da outra tribo. 🙂
      .
      Más uma coisa é bom dizer…que os mitos ( lendas) no que se refere a assuntos de defesa, são feitos para serem “derrubados” .. quer seja um F-35 da vida ou um F-22 das las da quanta.
      .
      Espero que isso não deixe niguem desesperado ou em crise existêncial … o mundo não vai se acabar por isso … o mito do ” morcego negro ” o F-117A Nighthawk e a outra lenda …. o RQ-170 Sentinel… cairam e nem por isso o mundo parou … 😉 … não fiquemos em pânico se um belo dia, viermos saber que mais um mito USA caiu por terra. 😉
      .
      Acho que ainda iremos ouvir muitas coisas sobre o mito do F-35 … quer seja boas ou ruins.
      .
      .
      abraços .

      • Lucena, ninguém está me Pânico ou acha que o mundo vai acabar, eu tão puco não acredito em mitos, baseio-me em fatos e não concordei com você no que se refere a dizer que “tiveram que engolir” uma vez que a aeronave se prova ser muitas vezes superior aquelas que veio substituir. reafirmo os Marines estarão anos Luz a frente de seus adversários com o F 35B, pelo fato dele ser uma aeronave muitas vezes superior aos que veio substituir e pelo fato de não haver adversário naval a sua altura.
        Um dia isso vai mudar certamente, mas não nos próximos 20 anos pois nem a china nem a Rússia terão esta capacidade até lá.

      • Sr. E.M.Pinto
        .
        .
        Primeiro … eu não acho que o senhor seja daqueles tipos que acredita em mito e nem em lendas.
        .
        .
        .

        Sr. E.M.Pinto …Tem muita gente que até hoje, se surpreende com a capacidade chinesa em superar paradigmas … o que tinha de pessoa que não acreditava na capacidade Chinesa em desenvolver a sua industria bélica …. rsrsr … e hoje … até os americanos se surpreende com o pouco tempo que os chineses tiveram no campo de defesa.
        .
        Na questão de defesa …o conceito de espaço e tempo para os chineses é bem diferente da maioria … é muito difícil para uma “China quântica” … usar o nosso conceito sobre o tempo e espaço..
        .
        Concordo com o senhor no que se refere a distância dos americanos,em desenvolvimento bélicos; com relação aos russos e aos Chinese … más 20 anos … será que o amigo não está esticando a baladeira demais ?.
        .
        Olha que a Rússia de uns tempos para cá .. em uma década … procurou mais qualidade do que quantidade no seu conteúdo bélico , a doutrina da Rússia atual no que se entende por defesa, não é a mesma no tempo da URSS ..
        .
        .
        Sr.E.M.Pinto, de todos aqui … o senho é o que bem sabe, pelas as informações que o senhor trás para o PB, que os russos, não estão parados na década de 60 do século passado … como alguns pensam.
        .
        .
        abraços

  2. Sou um admirador do caça F-35, tanto em beleza quanto em capacidades, mas a versão B pra mim é um imbróglio, e só foi aprovada devido aos custos e interesses envolvidos, pois a questão dos compartimentos internos foi relatado por diversos especialistas americanos como sendo um problema a ser considerado, e por isso não acho essa versão tão maravilhosa assim, pois se tiver que operar num combate aéreo será um paradigma, pois se levar armamento em baias internas pra manter a furtividade serão poucos mísseis, e se levar armamento externo perde em furtividade, enfim, a versão ficou top, totalmente capaz em quesitos tecnicos, mas pra mim, a versão B é um problema, eu optaria pela humildade de reconhecer que ele precisa passar por um “‘reforming program” para resolver esses pepinos, e enquanto isso cria-se um upgrade para o F-18, tornando-o apto a se manter no páreo internacional.

  3. Reconheço que de todos a variante “B” é a que mais apresenta e apresentará limitações, mas a história dos VSTOL não foi diferente, quem de fato conseguiu um VSTOL com capacidades comparáveis aos demais caças de decolagem e pouso convencionais, sejam eles navais ou não?
    a questão é que não há hoje páreo para o F 35B que está longe de resolver todos os seus defeitos, porém como digo, os Marines tem hoje uma força muitas vezes superior a que já tiveram.
    Em 5 ou 6 anos terão a mais poderosa força de caças embarcados do mundo, ficando atrás apenas da USNavy. Ou estou viajando?
    Sds E.M.Pinto

    • Não está! basta pensar em um LHD/LHA com um grupo aéreo composto por F-35B, AH-1Z, UH-1Z, V-22 e CH-53. Resta claro tratar de uma combinação com bastante poder de fogo e flexibilidade. Sem falar que aos 353 F-35B os Marines também irão dispor de 80 F-35C (a variante CATOBAR) mas esses serão embarcados nos NAes e integrarão as alas aéreas embarcadas dos mesmo (como já fazem hoje algumas unidades de F/A-18 do USMC)

      E pense também na RAF/RN embarcando seus F-35B no HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales junto com os Merlins da RN e da RAF e os AH-64 Apache do British Army. Uma combinação indigesta para a beiçola do Prata….rs!

      • A Royal Navy não terá seus esquadrões operacionais antes de 2025, até lá os marines terão recebido bem mais de 100 F35B que já estarão operando com a Marinha em conjunto.
        O mesmo se aplica a Austrália que estará talvez na frente da Royal Navy pois já desencadeou o seu programa e encerra em breve a incorporação do F 35 nos seus porta aviões.
        Ainda sim, nenhuma outra força do mundo será mais numerosa que os Marines a não ser a Us Navy.

    • Quanto a superioridade das forças embarcadas norte americanas não há o que retrucar,mas desacredito que o F-35B será implantado em todas as forças com o intuito de substituir todos os caças navais, ele ainda não tem competência pra isso, creio que será uma grande vantagem ter um vstol embarcado num LHD ou um NAe, mas no final das contas o serviço pesado ainda ficará por conta dos F-18, que poderão levar ao cenário de conflito ou combate aéreo uma carga de armamentos muito superior ao F-35B, ou seja, mais chances de acerto e vitória.
      Já as versões A e C serão realmente formidáveis pelo que tenho acompanhado, e já possuem cartas de compra de muitas unidades, mas a versão B fatalmente deve operar nos EUA por força maior e dificilmente prosperará no exterior. Sds

      • A versão “B”além dos EUA será operada pela GB e Itália. E é bem provável que seja adotada pelo Japão em seus “Destroyer” (pausa para gargalhadas pois são NAes)

      • Ambos os países já diminuíram as quantidades de compra desta versão, e alguns países da Europa já titubearam, e pensam em fazer o mesmo, isto se não cancelarem a compra desta versão.Sds

Comentários não permitidos.