Reveladas as primeiras imagens do Helicóptero AEW Z -8J abordo do porta Aviões Liaoning

Z8 AEW (1)

 

 

 

Z -8 AEW Helicóptero Unveiled
 
Imagens recentes vieram à tona

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Imagens recentes apresentam pela primeira vez a aeronave AEW Changhe Z – 8J abordo do Porta Aviões chinês Liaoning em operações em mar aberto.  com o que parece ser uma matriz externa de radar .
A  variante apresentada na parte inferior da imagem principal deste artigo  pode ser a variante de alerta antecipado  Z -8 J, cujos rumores, seria a aeronave de alerta antecipado embarcada no primeiro porta aviões Chinês. O radar da aeronave será de matriz plana talcom visto nestas imagens subsequentes.

A antena presumivelmente empregue ao ser estendida durante a operação deve  permitir a cobertura de 360 graus, como no sistema francês “Horizon” AEW montado na aeronave Aerospatiale Super Puma Mark 2.
Uma possibilidade alternativa é de que o radar seja de varredura de campo de batalha SAR- tal como o empregado nas aeronaves do PLA. De qualquer maneira, este é um desenvolvimento importante e parece provável que se tiver êxito por si só já exclui a necessidade de compra de Helicópteros Ka -31 AEW pela China.

Fonte: China Defence

3 Comentários

  1. A escolha dessa aeronave para a função de MASC não é apropriada visto que reduz a capacidade de vigilancia e controle para os esquadrões de J-11 embarcados, que são vetores com enorme raio operacional e muito mais velozes… dependendo da tarefa a escolha de colocar um helicoptero para essa função pode impor uma série de limites a operação …

    Os chineses deveriam investir em uma aeronave de asa fixa com maior capacidade desde já visto sua intenção de construir outros Navios Aeródromos no futuro justificando o investimento… É certo que o sistema de lançamento Sky Jump usado por eles impõe sérias restrições a operação de aeronaves turbo hélices como o Hawk Eye e a versão COD/AAR Grey Hound americano… porém acredito que uma parceria com a Embraer chinesa poderia resultar em uma versão do Phenom 300, que está entre os jatos de pequeno porte mais velozes e potentes da categoria, modificado as funções de apoio ao porta aviões e outra para AEW/MASC, talvez com algumas modificações seja possível lançar essa aeronave a partir de um Porta Aviões aumentando bastante seu potencial.

1 Trackback / Pingback

  1. Reveladas as primeiras imagens do Helicóptero AEW Z -8J abordo do porta Aviões Liaoning | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.