Nível de Ruído dos Submarinos nucleares Chineses

noise-of-chinas-nuke-subs

 

 

 Dragão vermelho- Taiwan e E.M.Pinto

Em um artigo publicado no site Chinês War 163, é apresentada a evolução da descrição das diferentes gerações de submarinos nucleares chineses. O infográfico disponibilizado apresenta a relação, profundidade de mergulho por ruído causado pelo navio a esta profundidade e serve de um comparativo para demonstrar o avanço Chinês no desenvolvimento de tecnologias de discrição sonora dos seus mais modernos navios.

O artigo versa sobre o que a China denomina de “tecnologia de acoplamento suave” e “tecnologia de redução de vibração” (tecnologia jangada anti-vibração em tradução literal).

Segundo relata, os novos submarinos chineses tem sido revestidos por um novo material na forma de espuma que possui a propriedade de impedir a passagem do som, telas anecóicas tem sido mplantadas para reduzir o nível de ruído dos novos submarinos nucleares, classificados no infográfico como 09-III-B (Type 93B) à níveis de 120-130 decibéis.

A utilização dos hélices de 7 pás, característica na maioria dos submarinos chineses, reduziu ainda mais o nível de ruído. A China está desenvolvendo a tecnologia de propulsão Pump-Jet   e vai implantá-la nos seus novos submarinos nucleares 09-V (Type-95) reduzindo o seu ruído aos níveis dos submarinos Norte americanos  da classe Virginia.

A tradução dos termos apresentados no infográfico são:

第一 代 1ª Geração
第二 代 2ª Geração
第三 代 3ª Geração
第四 代 4ª Geração
攻击 型 核潜艇 Submarino Nuclear de Ataque 
战略 核潜艇 Submarino Nuclear Estratégico
米   Medidor
分贝 Decibel

De acordo com o infográfico:

1ª Geração de submarinos nucleares chineses operava a profundidades de 300 metros e emita cerca de 160 decibéis de ruído.
A 2ª Geração já operava a 350 metros de profundidade e emitia cerca de 140 decibéis de ruído.
A ª geração por sua vez operava à 400 metros de profundidade emitindo entre 120-130 decibéis de ruído.
Por último a 4ª geração opera a 400 metros de profundidade, com emissões de 110 decibéis de ruído

Fonte: war.163.com

8 Comentários

  1. Que legal tem gente no PB que domina o idioma chines.
    Qual será o nível de ruido que nosso sub nuclear vai ter, isso se o pessoal do jurídico ali de Curitiba deixar.

    • O Projeto do Submarino Nuclear, vendido com muito ufanismo como a cereja do bolo do “Brasil – PuTênfia”, é utilizado para o locupletamento de empreiteiras e o financiamento da perpetuação do projeto de poder do lulopetismo e a culpa é dos que investigam? Que lógica interessante essa…..

      • Você não é brasileiro, pois se fosse não emitiria uma opinião de cão vira – lata, como a proferida acima.

        Faça-nos um favor: volte para Miami.

      • Se Tu tiver um pouco de paciência e pesquisar vai ver que todos os procuradores gerais da republica (Gurgel e Janot), a partir de 2003 foram os primeiros da lista tríplice (eleição no MPF) e foram encaminhados pelo pelo governo em vigor para sabatina no senado(imagino que está é a atitude de um governo que queira roubar para se perpetuar no poder? (sendo irônico)). Interessante que no governo anterior a 2003 a eleição no MPF não foi respeitada, o mesmo pode-se dizer de um governador(que por sinal é do mesmo partido que nos governava antes de 2003) de um estado que neste momento está tratando esgoto para dar aos moradores de sua capital beber. É muito fácil passar 8 anos sem denuncias e investigação basta indicar um procurador amigão, por sinal a PF fez nesses 8 anos menos de 50 diligencias e entre 2003 e 2014 fez mais de 2400.
        Essa historia de perpetuação de poder é desculpa que o pessoal entreguista (e é ai que entra nosso sub nuclear) está jogando aos 4 ventos. Se Tu não gosta do governo atual (eu também não morro de amores por ele) isso é um direito inalienável seu, só não misture as coisas pois existem valores que devem ser respeitados em uma democracia.
        Que as coisas tem que ser investigadas eu não discordo, mas devem obedecer preceitos republicanos.
        Sds

      • Só gostaria de lembra-lo que Democracia e Republicanismo não são sinônimos de princípios comportamentais, e que há priori respeito é preceito de civilismo. Na Democracia e Republica vale o que esta na constituição do pais pois trata de cultura local “ laicato” com regulações diversas, tudo de acordo com as capacidades dos poderes estabelecidos.

    • “Dragão Vermelho”, ou “Red Dragon”, é um correspondente de Taiwan, conhecido do editor deste blog, E. M. Pinto desde muito…
      Conhecedor das armas chinesas, acompanha de perto os desenvolvimentos sinos, de forma objetiva e desapaixonada.
      Uma lição para certos “editores opinativos”…
      😉

  2. Já comentei sobre aqui, más não foi publicado…Vai de novo:

    Pelo gráfico,
    o submarino chinês de 4ª geração pode operar a 500 metros de profundidade (e não 400 metros…) com emissões de 110 decibéis de ruído.

1 Trackback / Pingback

  1. Nível de Ruído dos Submarinos nucleares Chineses | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.