Israel em alerta

Israeli_Defense_Forces_logoE.M.Pinto

A IDF, Força de Defesa de Israel, convocou as forças armadas do país. Desde o dia 28.07 centenas de milhares de reservistas entraram em estado de emergência e efetuou um dos maiores exercícios militares da história.

O principal objetivo segundo o The Jerusalem Post foi conferir a capacidade terrestre, aérea e naval do país, bem como testar as unidades de resgate, guerra eletrônica e a cyberdefesa em sua capacidade para encarar situações emergenciais. O exercício durou três dias e simulou diferentes tipos de ataques, vindos do Líbano, da Síria e da Faixa de Gaza.IDF

As manobras simularam evacuações em massa de civis, distúrbios e destruição de infraestrutura como desabamento de edifícios e quarteirões inteiros, em geral, os exercícios nitidamente  simularam a perda em ataques de um grande número de mortes de civis e evacuação de espaços públicos.

Os milhares de reservistas foram avisados pelo telefone e uma fração foi convocada a comparecer nas bases militares. Segundo  consta, milhares deles ainda permanecerão em prontidão e podem ser reconvocados a qualquer momento nas próximas semanas.

Todas as bases da Força Aérea operam desde então em estado de emergência, assim como a Marinha e pela primeira vez, as defesas cibernéticas atuaram em conjunto num exercício ao nível do estado-Maior.

A população foi avisada que haveria um aumento no tráfego militar ao redor de escolas em várias cidades, especialmente em Tel Aviv onde o movimento. Esse é um dos maiores exercícios da história do estado Israelense e  é o segundo exercício em larga escala deste ano, em março foram mobilizados cerca de 13.000 reservistas, dos quais 3.000 participaram presentemente das manobras.

Especialistas afirma que as manobras são uma preparação para uma grande ofensiva e que recentemente, Israel recebeu ameaças de inimigos de diversas frentes que incluem o Hezbollah, o Hamas e o Estado Islâmico. Um conflito com o Irã não está descartado.

8 Comentários

  1. Uma eficiência invejável, o Pais inteiro é uma maquina de guerra, também pudera foi criado a partir de guerra. Fico aqui pensando qual será o futuro de Israel, será que um dia algum grupo vai realizar o ataque definitivo, algo como uma bomba suja ou Israel vai riscar do mapa alguma nação árabe.
    O fato é que viver com vizinhos lhe odiando não me parece ser a garantia de um futuro, uma hora alguém acaba acertando a mão e o prejuízo pode ser grande.

  2. Torço para que os nossos observadores militares naquele país possam documentar essas experiencias e aproveitá-las na aplicação doutrinária das nossas forças. É uma excelente escola de combate e suas lições sempre atualizadas, em muito poderiam nos ajudar, uma vez que as nossas forças estão passando por um período de readequação e emprego.

  3. Eles são OBRIGADOS a manter essa prontidão… Eles são obrigados a manter seu serviço de espionagem e inteligencia para saber o que os vizinhos estão armando… Pode até ser bonito para quem vê de fora, mas eu aposto que se eles pudessem e se não estivessem cercados de inimigos jurando vingança, eles adorariam se dar ao luxo, por exemplo, de ficar despreocupados de não ter nenhum sistema de defesa anti aérea como o Brasil a tantos anos e nunca ninguém atacou a não ser os teco tecos dos cocaleiros…
    Agora em Israel não, se eles baixarem a guarda é bomba mesmo meus amigos…

    A diferença é que mesmo sem inimigos “declarados” nós temos que ter as defesas e também a tecnologia de fabricação, porque quando nuvens de guerra se formarem pode ser que não haja mais tempo de se preparar e mesmo um país militarmente mais fraco pode nos causar tamanhos estragos tão irreparáveis que seu custo daria para comprar 100 sistemas de mísseis SAM, aviões de caça e radares…

  4. Lionel Messi marcу dos de los cinco goles con los que Barcelona le ganу a Sevilla por 5-4, en la final de la Supercopa. El ej rcito activ su sistema de defensa a rea C pula de Hierro y est previsto que hoy se re na el consejo de seguridad israel para discutir una posible escalada de la violencia, seg n funcionarios que prefirieron guardar el anonimato.

1 Trackback / Pingback

  1. Israel em alerta | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.