AL31FN-S3 pode se tornar o motor base dos caças J-10B do Paquistão

J-10B with AL-31FN-S3Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Sugestão: Dragão Vermelho

Leia Também:  Análise: Panorama atual das turbinas chinesas

A China pode exportar o seu novo caça J-10B equipado com os motores AL31FN-S3, de fabricação russa para o Paquistão e outros potenciais compradores da Ásia, América Latina e África. Tudo isso num futuro próximo, escreve o Kanwa Defense Review, uma revista militar em língua chinesa com sede no Canadá.

A Chengdu Aircraft Industry Group deu início no ano passado à produção em massa dos caças J-10B. Um total de 14 dos jatos já foram pintados com marcações da Força Aérea do PLA e entregue aos militares, enquanto pelo menos 10 aeronaves estão passando por vôos de teste.  O Kanwa afirma que a Força Aérea do PLA comissionará 24 J-10B para formar um regimento de caças antes do final do ano.AL31FN

Concebida como a versão atualizada do caça J-10, o J-10B é o primeiro caça projetado e equipado com uma entrada de ar supersônica diverterless destinada a  proteger as lâminas de compressor do motor das ondas de radar. O artigo também ressalta que o J 10 B teve novos sistemas de guerra eletrônica foram instalados no nariz acima dos canards e no topo do estabilizador vertical. O caça é equipado com sensores infra-vermelhos que lhe proporcionam a capacidade de realizar operações de reconhecimento.

A Rússia concordou em vender os motores AL31FN, versão mais avançada do modelo para a China para melhorar a potência do J-10B e,o primeiro lote de motores está previsto para ser recebido ainda este ano. Isto irá aumentar a vida útil da aeronave em mais de 500 horas de voo para osJ-10A e 750 horasdo J-10B além de reduzir os tempos de parada para manutenção, consumo de combustível  e alcance das aeronaves. Como a China deve introduzir os motores russos no futuro, é bem provável que todas as aeronaves J-10B sejam equipados com o AL31FN.

Fonte: Asian Defence

3 Comentários

1 Trackback / Pingback

  1. AL31FN-S3 pode se tornar o motor base dos caças J-10B do Paquistão | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.