Analistas: LCA da Índia vai perder outro Prazo

teas

Por Vivek Raghuvanshi

 

NOVA DÉLHI – Adiado por mais de 15 anos, o programa nativo de Aeronave Leve de Combate da Índia (LCA) Mark-1 está pronto para vôos de teste críticos, necessários para a sua liberação operacional final (Final Operational Clearence, inglês sigla: FOC), no final do ano, mas analistas e oficiais Força Aérea da Índia (IAF) dizem que a liberação vai se postergar novamente, para o próximo ano.

Embora não tenha fornecido uma data para os vôos de teste, um funcionário do Ministério da Defesa disse que irá incluir disparos de uma variedade de armas, incluindo mísseis ar-ar israelenses para além-do-alcance-visual Derby. O míssil de fabricação russa para combate próximo R-73 já foi integrado na aeronave.

Testes de armas implicarão em checagem de integração, segurança de transporte e disparo de mísseis, seguido da avaliação do usuário sobre a integração do radar com computador de missão e ensaios de disparos de arma com a aeronave disponível e subseqüentes induções ao longo dos próximos três à cinco anos, disse o analista de defesa Kapil Kak, um vice-marechal do ar da Força Aérea indiana aposentado.

“FOC muito provavelmente deve ser adiado para algum momento em 2016”, disse Kak. “Mas dado o histórico, este tipo de atraso ao longo dos anos têm sido aceito como parte do trajeto.”

A Força Aérea pediu 20 dos Mk-1 após o início da liberação operacional da aeronave em dezembro de 2013, e está programada para solicitar um adicional de 20 após o FOC. A estatal Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) irá produzir todos as 40 aeronaves sob produção em série limitada e diz que tem a capacidade de produzir oito LCA Mk-1 por ano uma vez que o pedido completo seja colocado.

Mas até agora a Força Aérea recebeu apenas uma aeronave para ser utilizada para a integração armas e testes, e não as quatro que desejava possuir nesta fase.

“Integração de armas tem ocorrido há algum tempo e o LCA disparou o míssil R73 e bombas guiadas a laser durante demonstração do poder de fogo [da Força Aérea] em fevereiro de 2014”, disse Daljit Singh, marechal do ar da força aérea aposentado. “No entanto, mais armas são necessárias para serem integradas. Além da integração armas, vôos de teste também são obrigatórios para integrar e testar outros aviônicos e sistemas”.

“Se o FOC frutificar de acordo com as especificações declaradas, ele [o LCA Mk-1] seria definitivamente uma aeronave melhor do que o MiG-21”, disse Singh. “Isto inclui reabastecimento ar-ar, navegação, compatibilidade, mísseis mais capazes e melhor capacidade de transporte de armas, suíte integrada de auto-protecção, alcance operacional muito maior, aviônicos muito melhores, tecnologia de controle de vôo ativo e sistemas de comunicação.”

Enquanto isso, a Força Aérea está apostando na LCA Mk-2, ainda em desenvolvimento proposto de ser impulsionado por um motor de maior empuxo. Analistas e oficiais da Força Aérea, no entanto, dizem que enquanto o LCA é superior ao caça MiG-21 de fabricação Indo-russa, sua introdução em seriço em 2021 é incerta.

O projeto preliminar foi concluído, disse um cientista sênior da Agência de Cientistas do Desenvolvimento Aeronáutica (ADE), parte da Organização de Desenvolvimento e Pesquisa em Defesa do governo, que está desenvolvendo o LCA Mk-2 – mas o desafio seria acomodar o mais pesada e mais poderoso motor de GE 414 na fuselagem de LCA Mk-1, atualmente equipado com o motor GE 404. No entanto, o cientista disse, o protótipo do LCA Mk-2 fará seu primeiro vôo em 2018.

Kak, no entanto, é cético.

“A menos que um é um Don Quixote ou delirante ou parte da nova safra de acadêmicos-jornalistas disfarçados de especialistas de poder-aéreo e força-estrutural [da Força Aérea da Índia], os previstos 10 esquadrões de LCA são improváveis de estarem plenamente operacionais antes 2030 ou assim”, disse ele. “Isso faz com que a necessidade de aviões de combate multifunção de médio porte ou o equivalente seja ainda mais crítica.”

Nirdosh Tyagi, marechal do ar da Força Aérea da Índia aposentado e ex-vice-chefe de serviço, concordou que o primeiro voo do Mk-2 está “nem um pouco perto de realização.”

 

Fonte: Defense News

6 Comentários

  1. ,..Essa noticia e péssima p o Hindus, e mostra a desvantagens da Índia em relação a China, q em 2030AD será a > potencia econômica e militar do planeta…+ ainda serão um contra ponto, um peão dos iankss e talvez, até dos Russos contra o Império do Centro…Quem viver verá. Sds. 😉

  2. Por essa altura, o Tejas corre o risco de estar obsoleto antes mesmo de entrar em operação…

    Acredito a insistência em fazer uma aeronave com tantos componentes de origem local foi o fator que mais prejudicou o andamento do programa. Itens já presentes no mercado ( notadamente o motor, e com risco mínimo de embargos ) poderiam ter se constituído em opção ainda nos anos 90, de modo que o caça já estaria por essa altura operacional e vendendo. E não duvido que vendesse bem… A necessidade da maior parte das forças aéreas de hoje tende para modelos como esse.

    Enfim, tivessem optado logo por uma motorização e outros sistemas de origem francesa, russa ou americana, já teriam o caça a mais de uma década… Os exemplos paquistanês e sul coreano estão aí…

  3. É uma aeronave que quando se tornar operacional já se encontrará obsoleta , a melhor opção a India é aceitar o contrato com a SAAB , receber os gripens e a tecnologia para adiantar o tejas.

  4. “Se o FOC frutificar de acordo com as especificações declaradas, ele [o LCA Mk-1] seria definitivamente uma aeronave melhor do que o MiG-21″, disse Singh.

    O referencial utilizado já diz tudo sobre essa aeronave.

1 Trackback / Pingback

  1. Analistas: LCA da Índia vai perder outro Prazo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.