Programa T-50 iniciará os testes em mais 3 protótipos

T 50
A United Aircraft Corp. planeja fornecer para a Força Aérea Russa mais três protótipos do caça furtivo avançado T-50- PAKFA. As aeronaves devem iniciar as campanhas de testes já no próximo ano.

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Yuri Slyusar, o presidente da United Aircraft Corporation- UAC, empresa com sede em Moscou,  informou a imprensa local que mais três protótipos  T-50 PAK-FA serão transferidos para a Força Aérea Russa, até o final de 2015, as aeronaves devem juntar-se aos demais protótipos nas campanhas de testes ainda no início de 2016.

“Podemos dizer que estamos no cronograma e estes três protótipos adicionais nos permitirá expandir o programa de testes e fazê-lo mais rápido”, disse ele através de um tradutor durante uma conferência com repórteres na segunda-feira no Paris Air Show. “O que estamos falando no cronograma é entregar o primeiro lote ainda no final de 2016, início de 2017, o cliente é o ministério da defesa, faremos isso assim que a aeronave demonstrar todas as características necessárias.”

Essa entrega elevará o número total de protótipos para oito, de acordo com um documento distribuído no evento. O PAK-FA voou pela primeira vez em 2011 e é projetado para competir contra aviões militares dos EUA, como o F-22 Raptor e F-35 Joint Strike Fighter, ambos produzidos pela Lockheed Martin Corp.

“Em comparação com os caças da geração anterior, o PAK-FA combina as funções de um avião de ataque e caça, oferecendo assim uma série de recursos exclusivos”. “Uma vez que a aeronave de quinta geração, possui um novo pacote de aviônicos essencialmente e completamente integrado, este oferece controle automático superior e apoio de inteligência.” Embora o T-50 tenha experimentado alguns desafios de desenvolvimento, como  o incêndio no motor, a aeronave tem demonstrado bom desempenho em testes. “A aeronave demonstra todas as características necessárias estipuladas no projeto, por isso podemos dizer que não há risco no programa e podemos movê-lo para frente, a aeronave atenderá todas as especificações que foram inicialmente previstas”. “Não há nenhum risco em atrasos de qualquer natureza.”

Os governos da Rússia e da Índia firmaram uma parceria para desenvolver uma versão de exportação da aeronave. As autoridades russas têm treinado seus homólogos indianos e fornecido a eles, dados e softwares para trabalhar em pesquisa e desenvolvimento.

A versão indiana da aeronave “terá algumas diferenças em relação ao protótipo russo devido aos requisitos específicos da força aérea indiana,”. Diferente da feira anterior (Paris Air Show), quando  os aviões russos, como o Su-35 dominaram os céus e deslumbraram as multidões, o governo não tem qualquer aeronave militar que execute voos no evento deste ano, em grande parte porque a estratégia russa foi a de chamar a atenção para as novas aeronaves civis, tais como o seu novo avião wide-body a ser desenvolvido em colaboração com a China.

Slyusar também disse que a empresa espera assinar um contrato este ano para venda 24 Su-35s para os militares chineses e está em negociações para um contrato de manutenção das aeronaves Russas.

Fonte: Asian defence News

5 Comentários

  1. Esse ano concluem-se todos os testes dos sistemas eletronicos primários da aeronave com o primeiro motor (AL-41-F1), os testes aerodinamicos já estão aprovados… nos primeiros protótipos.

    Os testes com o novo motor (segundo modelo aperfeiçoado pela Saturn com empuxo de 176 Kn conhecido por enquanto como “produto 129”) já estão sendo feitos em bancada em fase avançada…

    Resta saber se estes três novos protótipos já estão saindo da Sukhoi com o novo motor… Eu aposto que sim, pois os testes com o motor antigo já concluíram as informações que os engenheiros precisavam, e existe pressa para liberar logo a parte de propulsão e passar a fase de testes de armas e com o novo radar, assim como com o sistema de guerra eletronica Himalaya.

1 Trackback / Pingback

  1. Programa T-50 iniciará os testes em mais 3 protótipos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.