Avanço militar de Rússia e EUA gera temores de nova corrida armamentista

141209175348_obama_putin_forbes_rating_624x351_afpgettyimages

Em meio às crescentes tensões com o Ocidente, o presidente russo, Vladimir Putin, voltou aos holofotes internacionais ao anunciar um incremento no arsenal nuclear do país.

A decisão vem como contrapartida ao crescente enfraquecimento do equipamento militar convencional do país. Moscou está no meio de uma significativa modernização de suas armas nucleares estratégicas, que incluem novos mísseis balísticos, bombardeiros e submarinos.

Nos últimos anos, armamentos mais velhos e obsoletos foram tirados de serviço, e o tamanho do arsenal total da Rússia vinha caindo.

No entanto, esse enxugamento pode em breve chegar ao fim, levantando questionamentos sobre os poderes nucleares do país.

O que alarma o Ocidente agora é a ênfase da retórica russa em armamentos nucleares em detrimento dos tradicionais.

Ameaças de uso de armas nucleares de curto alcance na península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, vinham sendo acompanhadas por alertas velados de atacar países-membros da Otan (a aliança militar ocidental).

150520055010_russia__tank_624x351__nocredit

‘Modernização’

Nesta terça-feira, a Rússia disse que colocará em funcionamento mais de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais até o fim do ano.

A iniciativa faz parte de um programa de modernização das Forças Armadas do país e ocorre depois que os Estados Unidos propuseram aumentar sua presença militar em Estados da Otan no Leste Europeu – movimento que desperta preocupações quanto a uma possível nova corrida armamentista.

A Otan condenou o anúncio do governo russo, classificando-o de “injustificável” e “perigoso”.

A disputa entre a Rússia e o Ocidente tem como pano de fundo o papel de Moscou no conflito que se desenvolve no leste da Ucrânia.

Segundo Putin, as novas armas russas poderiam vencer os sistemas de defesa antimísseis mais avançados tecnicamente.

A Otan e líderes do Ocidente acusaram a Rússia de enviar soldados e armas pesadas, incluindo tanques e mísseis, aos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

A Rússia nega a acusação e reforça que os russos que lutam contra o governo ucraniano são “voluntários”.

No fim da tarde desta terça-feira, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou por meio de um comunicado que Putin “estava confirmando a tendência e o comportamento da Rússia; temos visto que a Rússia está investindo mais em defesa, em geral, e em sua capacidade nuclear, em particular”.

“É injustificável, desestabilizador e perigoso”, afirmou ele.

Stoltenberg acrescentou que “o que a Otan faz no leste da Ucrânia é algo comedido, defensivo e totalmente em linha com nossos compromissos internacionais”.

140909091937_tomasz_siemoniak_624x351_mon.gov.pl

Estados Unidos

Na segunda-feira, o ministro de Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, afirmou que os Estados Unidos vão armazenar armas pesadas, incluindo tanques e veículos de infantaria, no país.

Siemoniak afirmou que o acordo foi discutido entre ele e o secretário de Defesa americano, Ash Carter, no mês passado.

Nas últimas semanas, as Forças Armadas americanas vêm conduzindo exercícios militares no leste da Europa, ante o papel crescente da Rússia no conflito da Ucrânia.

Já autoridades russas descreveram a estratégia dos Estados Unidos como tendo “consequências perigosas”.

As três repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) também planejam armazenar armas pesadas americanas, afirmaram autoridades.

Os Estados Unidos apenas confirmaram que vão enviar uma brigada de 250 blindados à Alemanha, incluindo tanques, para apoiar aliados da Otan.

Segundo Carter, o governo americano ainda decidirá se esses veículos serão deslocados para outros países do Leste Europeu.

Se o plano for concretizado, seria a primeira vez desde o fim da Guerra Fria que os Estados Unidos posicionam forças militares no território de antigas repúblicas soviéticas hoje aliadas da Otan.

A iniciativa, segundo o ministro polonês, não seria “de curto prazo”, mas duraria “anos ou décadas”.

Até 5 mil militares da Otan poderiam ser equipados com armas a serem armazenadas no leste da Europa. Seria uma espécie de brigada de reação rápida da Otan, que poderia ser empregada a curto prazo.

A Casa Branca ainda teria de aprovar o armazenamento das armas pesadas, e nenhuma localização precisa foi determinada.

Além da Polônia e dos países bálticos, Bulgária, Romênia e Hungria também poderiam abrigar equipamento militar americano.

Os Estados Unidos também estão construindo uma base de defesa antimísseis na cidade de Redzikowo, no norte da Polônia, parte de um escudo voltado para proteger países da Otan da ameaça de projéteis de longo alcance vindos da Rússia.

O governo russo condenou o plano de escudos antimísseis e acusou a Otan de pôr em risco a segurança europeia.

Fonte: BBC

9 Comentários

  1. Não adianta choramingar e xingar que agora é tarde, a Russia sabe que seu maior potencial de destruição são seus mísseis, tido como os mais temidos do mundo, e incrementar mais ao arsenal nada pequeno é o mesmo que aumentar a quase 100% as chances de derrubar o inimigo.
    A Europa escolheu a via errada ao alimentar discursos inflamados de erguer poderio bélico na fronteira com a Russia, o que já é condenável por quebrar o acordo anterior com Moscou, creio que Putin pode até repensar a ida as compras se o Ocidente voltar atrás de suas projeções armamentistas, mas como conheço os bitolados do senado e congresso norte americano não vai faltar almofadinha dizendo que tem que confrontar a Russia de frente, quando na verdade isso só aumenta mais a força do urso e torna o horizonte pros EUA ainda mais obscuro, já que existe um dragão faminto na retaguarda.
    Sinceramente, vamos assistir aos próximos episódios deste capítulo, pois a surra da política externa norte americana não termina e vai de round a round, só estou esperando a hora do nocaute.

  2. temores de uma corrida armamentista rsrs

    esse é o titulo mas a realidade se o ig tivesse moral escreveria temores de uma guerra nuclear com bombas que são muito superiores a qualquer uma antes testada no planeta

    o plano brasil não noticiou o papa falando que a terceira guerra já começou talvez seja por que o catolicismo é pequeno aqui no brasil ,mas o PAPA já falou isso umas três vezes publicamente

    mas estou despreocupado pois tem uns especialiscts do site aqui que falaram que é impossível uma guerra nuclear entre as potencias

    mas as vezes acho que esses epecialistcs estão mais para pacifistas do que geopolítica militar

    disseram que armas nucleares são apenas dissuaçao rsrs não serão usadas

    tem que mandar um salve para o irochima e nagazak , no japan ou senão mandar um salve para as bombas sujas na bosnia ou iraque

    pois como é dissuaçao rsrs

    • NA CAPACHOLÂNDIA É ASSIM.
      .
      Sr.PÉ DE CÃO,
      .
      A mídia sionista que conhecemos, sempre busca colocar a culpa das patifarias que o tio Satã faz sobre as suas vítimas e nos seus desafetos
      .
      A Rússia, só faz que qualquer um que tem capacidade bélica que o urso tem faria, diante de uma provocação dos EUA e seus capachos…. Ação e Reação.
      .
      .
      No país da capacholândia, seus habitantes creem piamente que D’us depois de criar o mundo, foi tirar umas merecidas férias e deixou para os americanos, o dever de cuidar o mundo para ele. 😉
      .
      Se não vejamos, os EUA bombardeia e matam meio mundo de gente e o culpado final … são os que morreram;
      .
      Os japoneses na II GM depois de levar duas bombas atômicas na cabeça… já exausto da guerra;
      .
      Os vietcongues por ter levados muitas bombas químicas na cabeça;
      .
      Os iraquianos,Líbios,Sírios,afegãs … etc…etc..depois de suas países serem arrasados pela força da democracia ocidental em nome da humanidade para combater as ditaduras … rsrsr
      .
      Se não for por bombas, são pelas sacanagens, vejamos.
      .
      Os cubanos, que passaram décadas sobre o embargo americano,
      .
      Os brasileiros de verdade, que sofrem a bisbilhotice e sabotagens no programa espacial …com embargos que terceiros fazem contra tal programa sobe pressão do tio Satã … e por ai vai.
      .
      Agora, eles querem colocar a culpa nos outros ( no caso Putin ), pela corrida armamentista …. mesmo que a OTAN ( EUA ) esteja cercando a Rússia com mísseis e exércitos .
      .
      .
      Agora que provocaram o urso .. já é tarde para o choro.

    • Alguem deveria lembralos de que a 200 anos atraz era impocivel o homen voar O IMPOSIVEL NADA MAIS É DO QUE UMA QUESTÃO DE TEMPO.

  3. (…) Avanço militar de Rússia e EUA gera temores de nova corrida armamentista (…)
    .
    .
    Essas atitudes que os russos e os americanos estão tendo um para com outros, desde a primavera árabe e o golpe de estado que os nazista apoiados pelo governo americano …. já não demostrava que já havia sinais uma corrida armamentista ?
    .
    Se isso já não era uma corrida armamentista, através de guerra assimétricas que se via e vê no oriente médio entre os EUA com seus governos de paus- mandados de ditadores e seus exércitos de mercenários e terroristas para impor a sua influência e do outro lados, aqueles que os russos e os chineses apoiam, … desde ali com tantas mortes no Iraque, Afeganistão, Líbia,Síria, Palestina .. etc..etc … o que seria então para a BBC uma nova corrida armamentista ? .. rsrsr….Uma terceira Guerra Mundial ?
    .
    Graças a essa corrida armamentista,que se acentuo desde 2008; quando a economia ocidental do hemisfério sul ( americana e europeia) entro em colapiso e a vaca Americana e europeia foram pro brejo, os ocidentais do norte logo arranjaram uma forma de incentivar a sua industria … a bélica e ganhar mais dinheiro lucrando com a guerra.
    .
    .
    .
    Como dizia uma velha frase.
    .
    Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.
    .
    (*) Jean-Paul Sartre

    • CORRIGINDO.
      .
      .

      Essas atitudes que os russos e os americanos estão tendo um para com outros, desde a primavera árabe e o golpe de estado que os nazista fizeram na Ucrânia.. apoiados pelo governo americano e os seus capachões europeus …. já não demostrava que já havia sinais uma corrida armamentista ?

    • CORRIGINDO II

      Graças a essa corrida armamentista,que se acentuo desde 2008; quando a economia ocidental do hemisfério NORTE ( americana e europeia) entro em colapiso e a vaca Americana e europeia foram pro brejo, os ocidentais do norte logo arranjaram uma forma de incentivar a sua industria … a bélica e ganhar mais dinheiro lucrando com a guerra.
      .
      .
      😀 😀 riririri….
      .

  4. Os States precisavam polarizar novamente. Isso já estava se do cantado em proza e verso. Precisavam disso, pois fatalmente estavam e estão perdendo prestigio. Hoje se vê que seu interesse pela guerra fria no passado nunca foi por firmar sua ideologia, foi sim por se apropriar de mercados, com a maior possibilidade possivel de deterem a exclusividade.

Comentários não permitidos.