Mistral Russo: Um naufrágio anunciado

Russia's Mistral Deal Was Sunk From the Start 1Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Como esperado, romperam-se as negociações sobre a questão de quanto a França deve compensar a Rússia para que possa cancelar a entrega dos dois navios porta-helicópteros Mistral, após os incidentes que culminaram na anexação da Crimeia pela Rússia. Moscou afirmou que a oferta de Paris foi totalmente inaceitável.

Pouco tempo depois, o chefe da construção naval para a Marinha russa, o capitão Vladimir Tryapichnikov informou que

“O nosso complexo militar-industrial é totalmente capaz de construir um navio deste tipo. Estamos agora a conceber um novo tipo de navio de assalto anfíbio maior e mais capaz. Ele está tomando forma e encontra-se na fase final “. Claro, isso levanta a questão de por que Moscou incomodou encomendar o Mistral se a indústria de defesa da Rússia é tão altamente capaz.

Qualquer marinheiro sabe que alguns navios tornam-se problemas desde o momento em que têm as suas quilhas batidas. Para a Rússia, 0 Mistral tem sido este tal navio.Russia's Mistral Deal Was Sunk From the Start 2

Basta perguntar Oleg Bochkarev, vice-presidente da Comissão Militar-Industrial. Só o diabo sabe o que o levou a especular a repórteres sobre o Mistral na malfadada conferência intitulada “A tecnologia da informação a o serviço do complexo militar-industrial”, realizada em Tatarstan no mês passado.

Quando perguntado sobre o destino dos navios porta-helicópteros, Bochkarev respondeu que era “uma questão de fato que a Rússia não receberia os navios Mistral”.

Posteriormente, ele revelou um segredo importante. De acordo com Bochkarev, após rejeitar o Mistral, a Rússia planeja construir seu próprio navio de assalto anfíbio, mas de um novo tipo que não tenta simplesmente copiar o Mistral.

“Nós temos planos para tais navios”, disse ele. “Eles estão em desenvolvimento, mas nós projetamos-los de acordo com uma classe diferente de navio, que tem uma ideologia diferente para navios de desembarque. Nosso objetivo é não copiar o Mistral”, disse ele a repórteres.

A notícia de que a Rússia havia rejeitado os navios de guerra Mistral tornaram-se manchetes imediatas, e altos funcionários de Moscou reagiram com a mesma rapidez. De acordo com uma fonte, o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin repreendeu severamente o seu subordinado insubordinado, Bochkarev e imediatamente instruiu sua equipe a elaborar regras que explicam que os membros da Comissão Militar-Industrial só podem fazer comentários à imprensa com a autorização pessoal da comissão do presidente.

A inferência é que, apesar de servir como um oficial sênior do complexo militar-industrial, Bochkarev não tem nada a ver com as negociações de Mistral ou a marinha, em geral e é ocupado exclusivamente com questões militares e tropas aerotransportadas.

Meu palpite é que a revelação de Bochkarev tenha minado a posição de negociação da Rússia para as suas próximas conversações com a França. Afinal, Moscou está exigindo cerca de US$ 1,26 bilhões pela quebra de contrato, enquanto que Paris está oferecendo apenas US$ 854.milhões em indenização. Além do mais, Moscou alega que ainda está preparado para tomar a entrega dos Mistral para resolver a questão.

No entanto, é claro que Bochkarev disse a verdade nua e crua. A Rússia não tem necessidade dos porta-helicópteros Mistral. O tempo para os navios de guerra terminou antes mesmo de começar.

Moscou tinha inicialmente colocado a ordem para os Mistrals quando reformulou a sua nova estratégia naval para a Rússia. O fato é que a frota russa consiste principalmente de restos da frota soviética que foram essencialmente concebidos para assegurar o bom funcionamento de submarinos nucleares da Marinha.

Aqueles, por sua vez, foram projetados para entregar um ataque nuclear contra os Estados Unidos e para destruir grupos de porta-aviões inimigo. Teria sido um pouco estranho para Moscou ter mantido esse objetivo enquanto esta declarava a sua parceria com o Ocidente.

Também veio à tona que a capacidade de assalto e desembarque da Marinha russa ficou muito aquém do que o necessário para uma resposta rápida. Os fuzileiros russos da Frota do Mar Negro deveriam ter tomado parte na guerra entre a Rússia e a Geórgia em 2008, mas eles ainda estavam se preparando para o desembarque quando o conflito terminou cinco dias depois.

O Mistral incorpora uma filosofia diferente de guerra no mar: a capacidade de um país em projetar seu poder no mundo, para encenar as operações de resgate de reféns, para evacuar os seus cidadãos dos territórios conquistados pela agitação em grande escala e para combater os piratas modernos e fortemente armados.

Não é por acaso que Bochkarev falou de diferentes conceitos de forças de desembarque. Com o Mistral, uma força limitada pode pousar rapidamente, fazer o trabalho e sair. O conceito Soviético envolveu uma força de desembarque de grande escala, com a implantação pelo mar de veículos blindados capazes de garantir uma posição segura em terra até que as “forças principais” pudessem chegar. Em suma, era voltado para uma guerra em larga escala.

Mas agora a Rússia renovou a sua estratégia de confronto militar com os EUA e a OTAN, revivendo assim os objetivos antigos da Marinha Soviética. Em outras palavras, Moscou não precisam mais pagar o serviço de bordo a essa ideia ultramoderna do “poder projetado.” A frota russa está novamente focada em confrontar os Estados Unidos. E para isso, o Mistral definitivamente não é necessário.

Fonte: Asian Defence News

9 Comentários

  1. quem conhece bem o atual poder naval da russia, sabe que esse mistral vai fazer uma falta danada para os russos.. !

    • a russia praticamente não tem capacidade anfíbia… esses mistral junto com os KA-52 que se pretendia operar a partir deles e as viaturas de desembarque daria a rússia muito mais capacidade de projeção de poder convencional

  2. Não entendo, se eles já tinham a capacidade para produzir por que encomendaram aos franceses?

    • poderia ser para aprender as tecnicas de construção… ou seja, eles podem construir mas gastando bem mais dinheiro e demorando bem mais tempo… os franceses atualmente estão entre os melhores e mais eficientes construtores navais e lembrando que o plano era de comprar dois prontos da frança e construir mais dois em sebastopol para assimilar as práticas de construção

  3. Eu queria entender o ministério da Defesa! Estavam com planos para comprar o Siroco, um navio com 20 anos de uso, por 80 milhões de Euros, e ainda gastariam 40 milhões de euros para manutenção.
    Não seria melhor financiar em 20 anos, os dois Navios novos da Classe Mistral?

1 Trackback / Pingback

  1. Mistral Russo: Um naufrágio anunciado | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.