BRICS elaboram posição comum sobre Ucrânia

Os BRICS não pretendem “sair do palco”, como querem certos críticos ocidentais, assegura o sous-sherpa(representante)russo em coletiva de imprensa.

A situação na Ucrânia pode se tornar um dos temas da cúpula dos chefes de Estado dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) prevista para julho do ano em curso na cidade de Ufa, na Rússia, disse representante da Rússia neste grupo, Vadim Lukov.
“A declaração conjunta após a cúpula dos BRICS em Fortaleza, no Brasil, no ano passado, tem uma fórmula, entre outras. A nossa posição comum determina que o conflito na Ucrânia só deve ser resolvido exclusivamente por meios políticos, nos limites do direito internacional, com o devido respeito aos direitos humanos e à integridade territorial da Ucrânia. Eu acredito que estes princípios irão formar a posição dos BRICS na futura cúpula em Ufa”, disse Lukov.
O sous-sherpa russo acrescentou também que os BRICS continuam sendo uma potência internacional e “não pretendem sair do palco”, como o apontam certos “críticos do Ocidente”.”Os BRICS são uma aliança de reformadores das relações internacionais”, frisou Lukov, sublinhando que as aspirações do grupo não se limitam aos cinco países que formam parte dele. O novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, como já foi dito várias vezes, servirá para o apoio e fomento dos países emergentes do mundo inteiro. E além disso, disse Lukov, os BRICS pretendem focar-se na África Setentrional e no Oriente Médio, entre outras regiões.Em abril ou maio do ano corrente, haverá uma reunião dos chanceleres dos BRICS com o intuito de discutir este assunto.

Fonte: Sputnik News Brasil

 

34 Comentários

  1. “””BRICS elaboram uma posição comum sobre a Ucrânia”””

    “”pode se tornar um dos temas da cúpula dos chefes de Estado dos BRICS”””

    Por que os títulos do sputink não combinam com o que está escrito no texto?

    Outra vez ele disseram que a Ucrânia seria obrigada a vender territórios para os Estados unidos.
    ————————————————————————————————————————

    Não pode se posicionar contra o terrorismo, e vai apoiar a Rússia na Ucrânia?
    Só o que faltava o Brasil se queimar com o mundo para puxar o saco da Rússia.

    • “Por que os títulos do sputink não combinam com o que está escrito no texto?”

      Pergunta pra Sputink, afinal, vc também é um agente da (des) informação (pró EUA, diga-se).

      “Não pode se posicionar contra o terrorismo, e vai apoiar a Rússia na Ucrânia?”

      Claro oras, afinal, os terroristas na Ucrânia são os EUA e a OTANzinha. Não leu a notícia que os EUA vai mandar soldados pra Ucrânia?

      “Só o que faltava o Brasil se queimar com o mundo para puxar o saco da Rússia.”

      Relaaaaxa, o Brasil só se queima no mundo a partir do momento em que ele exclui o ‘Capital Status Quo” dos negócios rentáveis oferecidos pelo nosso país (Petróleo, como exemplo). Não se lembra da capa da revista Britânica com o Cristo Redentor mergulhando abismo abaixo, logo após a Chevronzinha ser excluída da exploração do petróleo? Lembre-se que o Lula já foi chamado pelo seu querido EUA de “o cara” além do célebre momento em que os dirigentes mais importantes do mundo se acotovelaram para tirar foto com o molusco nine fingers! O que será que ele aprontou pra deixar “a democracia, o ocidente e o luxo ideológico” tão contente e satisfeita, hem!! 😉

      Aposto que quando a Dilma voltar dos EUA o índice de aprovação dela irá subir lá na estratosfera! Já pensou ela trazendo uns Viperzinhos debaixo do suvaco e de quebra, uns Chinookinhos pra felicidade do seu parceiro Sucker (from a double two-part) 😉

      P.S. – Vc não trabalha não. Vc é praticamente onipresente aqui. Segunda-feria à tarde!! Ou aqui seria o seu trabalho? Hem patrulheiro? 😀

      • “”Vc não trabalha não. Vc é praticamente onipresente aqui. Segunda-feria à tarde!! “”””

        Nisso que dá estudar e ser sócio de um empresa lucrativa de prospecção imobiliária.

        E nas horas vagas trabalho para CIA e passo o dia desmentindo vocês.

        E você, por que perde tempo se não tem nada dizer?
        Qual é graça de passar a vida inteira brigando na internet?

        Você precisa de uma namorada.

      • “Deagol
        30 de março de 2015 at 15:18

        “”Vc não trabalha não. Vc é praticamente onipresente aqui. Segunda-feria à tarde!! “”””

        E nas horas vagas trabalho para CIA e passo o dia desmentindo vocês.

        não é possível…rs…vc é muito atrapalhado..se vc trabalha mesmo então esta Cia é uma piada … 😉

        “Você precisa de uma namorada.”

        huuummmm…isto é alguma proposta?!…. 😀

        cuidado senhor Warpath….não de corda…lá vem ele com suas insinuações pejorativas… 🙂

      • “””huuummmm…isto é alguma proposta?!….”””

        E vem chamar os outros de pejorativo??
        Logo o senhor que adora um “”catupiri””?

        Pare de mentir que a gente não briga.
        Tudo mundo tá vendo que você mente.

        Não posso fazer nada.

      • “Claro oras, afinal, os terroristas na Ucrânia são os EUA e a OTANzinha. Não leu a notícia que os EUA vai mandar soldados pra Ucrânia

        até onde sei, não foram os americanos que inseriam milhares de agentes secretos em territorio ukraniano para desestabilizarem a região,

    • Comece dando o exemplo então, não se alinhando com a posição Americana! Afinal, o Brasil não existe sem os Brasileiros.

      • Acho engraçado algumas pessoas que defendem a rússia fanaticamente ( sem a menor preocupação com a verdade, sem jamais terem pesquisado sobre tecnologias e economia ) quererem cobrar imparcialidade dos outros.

        Os cidadãos postam um monte de mentiras, boatos e acusações sem provas, conclusões absurdas e vem julgar outros que se preocupam com a veracidade do que escrevem.

        Reclamam da mídia manipuladora, mas ao mesmo tempo apoiam mentirosos e trolls apenas porque compartilham a mesma ideologia.

        Por que criticam a mídia se fazem igual ou pior?

      • mentiroso é o senhor que fala uma coisa e depois da pra trás do que falou…fala que o senhor RR só faz comentários de torcedor aqui e depois tenta desmentir cinicamente…o senhor é um fanfarrão mesmo hein senhor Deagol…

      • O que eu menti máquna troll???

        E você é mentirosos sim

        Eu nunca disse que o RR fz comentários de torcedor.
        Eu me refeira a você e todo mundo aqui entendeu.

        O RR sabe muito bem que eu não estava falando dele.

        Leia direito ou não se faça de palhaço.

      • Máquina.

        Que burrice tentar semear a discódia.

        O RR sabe muito bem que eu respeito a opinião dele, iclusive respeito a grande maioria das o pessoas que não mentem.

        Sabe, essa tentativa de fazer intrigas só mostra a sua falta de caráter.
        A mesma que faz você espalhar boatos e mentiras.

        Quem está te desqualificando é você mesmo.

      • Maquina…

        E quando foi que o Deagol disse isso…?

        Se está se referindo a uma resposta dada por ele a você no post do PAK FA, ele não disse nada disso…

  2. Espero que o Brasil se posicione de forma critica e equilibrada sobre esse tema espinhoso, como tem feito, sem se esconder ou fugir de seus interesses estratégicos.
    Não deve entretanto fechar os olhos para as engendrações promovidas por atores externos para desestabilizar a Russia, como por exemplo no caso daquele jato despedaçado que sumiu do noticiário como que por encanto, quando todas as ferramentas para esclarecê-lo está nas mãos do ocidente Yanke. Sem entretanto isso signifique trazê-lo a tona para esclarecer a verdade dos fatos. Coisa que a Russia insiste querer esclarecer. Ou ainda ignorar as mais de trinta pessoas torradas num edifício, pelas mãos dos sicários nazi fascistas Ucranianos que empossaram este atual governo golpista.
    Não devemos, nem podemos, ignorar certas praticas de conveniência politica, tipo democracias que não sirvam aos interesses de certos países, ou de certos golpistas oligárquicos, associados a esses países devem ser substituídas. Devemos repeli-las com veemência,já que isso não atende ao aprofundamento da cultura democrática em país nenhum. Muito menos produz uma democracia que consiga atender de forma isonômica as necessidades de seus cidadãos.
    Deve mostrar que isso distorce seu conceito e quando acontece vem sempre em beneficio de uma minoria de insatisfeitos que geralmente são sempre minorias privilegiadas, mal acostumadas com os benefícios exclusivos que o poder lhes dá, apesar de usarem a maioria da cidadania como cobertura.

    • ” pelas mãos dos sicários nazi fascistas Ucranianos que empossaram este atual governo golpista”,
      ., a russia mobilizou milhares de agentes secretos da KGB para dentro da crimeia, para eles desestabilizarem a região é os habitantes, fizeram eleições fraudulentas, é tomaram o lugar simplesmente usando a força,
      mas isso não é golpismo né ?

      • A Russia não precisava fazer isso, a Crimeia sempre foi deles, inclusive com uma base instalada lá. Se você se aprofundar na história saberá que a Crimeia foi concedida a Ucrânia como um gesto de boa vontade de um cidadão chamado Nikita Kruschev (dizem a más linguás que estava completamente alcoolizado), mas nunca foi uma península Ucraniana, de fato, esteve emprestada, visto que era ocupada por Russos e seus descendentes, por isso facilmente esses decidiram pelo lado Russo. Existem divergências étnicas ali, seculares, que você, por ignorância ou má vontade (ainda conheço tanto assim suas opiniões para tirar uma conclusão) não quer reconhecer. Ou você acredita que essa luta fratricida que ocorre por lá entre cidadãos Ucranianos, são promovidas por Russos? Se for os Russos encontram muito eco, entre “irmãos” para se matarem a seu favor. Por acaso você ainda acredita em conto da carochinha?

  3. “…os BRICS pretendem focar-se na África Setentrional e no Oriente Médio, entre outras regiões…“

    Espero que isso se concretize os BRICS precisam agregar novos membros,expandir fronteiras,geográficas,econômicas,culturais,internacionalizar-se cada vez mais, e esse é o momento !

  4. Brics e Unasul tem que permanecerem unidos e fortes .

    Por incrível que pareça, os problemas que atingem componentes de Unasul e Brics tem sempre a mesma fonte.

    ABS.

  5. De fato é mais do que necessario um posição mais contundente, que influencie o mundo ( na verdade prefiro o termo ajude o mundo) a sair da zona do medo de desagradar os EUA nos assuntos ucranianos, e fazer como alguns lideres da Europa que foram contra a demonização russa, ser a favor da reconstrução de uma Ucrania euroasiatica, que luta pelos seus proprios interesses, não uma vassala dos interesses dos lobista estadunidenses, e isso, os EUA obviamente não quer.

  6. Estou imaginando o grupo dos BRICS elaborando um meio de controlar completamente o NIOBIO e outros minerios raros se o governo brasileiro for experto sai do burraco em pouco tempo basta comprar da familia Sales os 70% que lhes pertence antes deles venderem para empresas estrangeiras.

  7. Deagol e A Máquina Trol foi por isto que coloquei no meu comentario SE O GOVERNO BRASILEIRO FOR EXPERTO SAI DO BURACO e acreditem apesar de todo o poderio USA eles estão com medo desta aliança dos BRICS e agora com esta descoberta de um pre sal de uranio,o Brasil possui as maiores riquesas do planeta e na mesma proporção e ate me arrisco ha dizer atrai cobiças de todas as nações do mundo, RECEBEMOS AS BENÇÃOS DE DEUS CABE A NÓS DARMOS O DEVIDO VALOR.

Comentários não permitidos.