Caça chinês J-31 será cópia exata de caça estadunidense?

© AFP 2015/ JOHANNES EISELE

Vasily Kashin

A revista alemã Der Spiegel informou, citando Edward Snowden, que a China tinha furtado um grande volume de dados relativos à construção do caça de quinta geração F-35, tendo-os usado no desenvolvimento de seu avião J-31.

Na opinião dos especialistas, essa publicação pouco acrescenta ao que já se sabia anteriormente. Além disso, neste caso não seria correto falar de uma imitação completa.

Já em 2009 se soube que a inteligência tecnológica chinesa tinha furtado um terabyte de informações das redes informáticas de uma série de companhias desenvolvedoras do F-35. Na mesma altura, as autoridades norte-americanas anunciaram que tinham sido roubados sobretudo materiais relativos ao aspeto geral do avião e sua aerodinâmica. Os chineses não teriam conseguido obter quaisquer dados quanto aos subsistemas essenciais do F-35, tais como motor, radar e sistema de comando e controle.

Partindo do que já se sabe sobre o projeto J-31, esse caça não é uma “cópia” do F-35. Se trata de um avião completamente diferente que tem em comum com o F-35 apenas o aspeto geral da fuselagem. Segundo se depreende das anteriores declarações dos desenvolvedores chineses, o J-31 é visto pelos chineses como um projeto de baixo nível de risco tecnológico, contrariamente ao J-20, que é mais complexo.

Os componentes e sistemas do J-31 não foram desenvolvidos de novo, eles foram adotados dos últimos modelos de caças chineses de quarta (ou terceira, segundo a terminologia chinesa) geração. O avião possui dois motores, ao contrário do F-35.

O êxito do projeto J-31 significará que o mercado irá assistir ao aparecimento do primeiro caça construído com tecnologias furtivas, mas de baixo custo. Será difícil identificar a geração à qual irá pertencer o J-31. Nele se prevê a instalação de motores russos RD-93 e, mais tarde, dos WS-13 chineses modernizados. Dessa forma, sua instalação propulsora será aproximadamente equivalente à instalação propulsora do MiG-29. Desse avião não se poderá esperar uma velocidade de cruzeiro supersônica ou uma manobrabilidade muito elevada.

Entretanto, ele possuirá capacidades que os caças de série chineses já possuem, tais como o J-10B, por exemplo, uma estação de radar com Antena de Varredura Eletrônica Ativa (AESA), equipamento da cabine de pilotagem aprimorado e novos meios de guerra eletrônica. Essas capacidades serão acrescentadas à sua baixa deteção por radares.

Em qualquer caso, esse avião irá representar um grande passo em frente por comparação com os caças existentes de quarta geração. Ele também irá se distinguir por seu preço razoável.

Os “verdadeiros” caças de quinta geração, tais como o F-35, o T-50 e o J-20, serão provavelmente tão dispendiosos que a sua aquisição pelos países pequenos, ou em desenvolvimento, será completamente impossível. Mesmo as forças aéreas mais poderosas irão possuí-los em quantidades limitadas.

Comparado com eles, o J-31 poderá assumir perfeitamente o papel de um “cavalo de trabalho” barato e confiável. Possivelmente, esse avião poderá atingir aquilo que o FC-1 não conseguiu, se tornando em um caça para exportação em larga escala que poderá ser vendido não apenas ao mercado isolado do Paquistão, mas por todo o mundo.

Fonte: Sputnik

 

35 Comentários

  1. Uma banana split xingling … hahaah …essa é boa …. hahahah ..como os chineses vende tudo a preço de banana…rsrsrs… essa cópia vai vender mais do que a original … já imaginaram os aiatolar com uma cópia da banana splite jundo com a outra cópia do RQ-170 Sentinel .? … 😉

    • E por falar em coisa copiada e maquiada, está ai a democracia na política americana uma coisa que vai ficando que nem o comunismo na capitalista chinesa ou seja, um bicho de sete cabeças. 😉
      .
      .
      ***********************

      CLINTON E BUSH, A VOLTA DAS DINASTIAS.
      .
      Os Estados Unidos, país criado com base na rejeição dos privilégios aristocráticos, contemplam uma possibilidade inquietante: uma eleição presidencial na qual os candidatos democrata e republicano pertençam às duas famílias hegemônicas em Washington nos últimos 25 anos.
      .
      (*) fonte: [ brasil.elpais.com/brasil/2015/03/07/internacional/1425747981_223477.html ]
      .
      .
      (…) “Os Estados Unidos não irão outorgar nenhum título nobiliário”, diz a Constituição em seu artigo 1, e essa parece ser uma oração destinada a definir o caráter de um país que nasceu com o ideal da meritocracia.
      .
      A realidade é mais complexa. A meritocracia se choca com as desigualdades e o emperramento da ascensão social. E, embora exista aristocracia política, não é nova nem forçosamente impopular. (…)

      • Por que o cara que não entende nada de aviação chama o F-35 de banana esplit?

        Será que ele se esquece do fracasso dos caças feitos por seus ídolos?

  2. Burros esses chineses que foram atrás de roubar segredos de uma “banana split” detectável por “radares portáteis com antenas de 100 pés”. Nada pior que a boçalidade dos pastéis de vento e dos militantes petralhas…rs!

    • O interessante notar que a mentalidade deles e de nossos políticos é a mesma, roubar é bom, é correto e justo. Se for roubado dos americanos, melhor ainda.
      É isso aí, quem não faz, rouba e copia. Quem não compra uma BMW, risca a que encontrar no estacionamento.
      Mentalidade muito evoluida.

    • Pois é Tireless.

      O melhor que o cara tem para fazer na vida é entrar na internet e dar opinião sobre o que ele não tem mínimo de conhecimento.
      Mas os mortadelas não irão durar para sempre, felizmente.

      Sds.

  3. por isso estão prematuramente aposentando seus caças de quinta e correndo para desenvolver os caças de sexta geração senhores..pois já conseguiram hackear todos os segredos tecnológicos do f-35 abacaxi e do f-22 disco voador….até o projeto do novo sistema de mísseis Patriot deles que ainda nem lançou já foi hackeado…rs..

    • o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…ter não significa operar…o f-22 que o diga…relatórios emitidos apontam que os custos operacionais e de apoio do f-35 ao longo dos 55 anos sairão mais de um trilhão de dólares….o atraso do desenvolvimento do software torna ainda mais inviável e defasado o programa..já que os rivais ganham tempo para desenvolver respostas….

      • Estão degrando a eficiência da furtividade, mas a furtividade ainda será importante por muito tempo.

        Basta observar russos e chineses copiando o conceito americano.

        E a furtividade continua sendo muito importante visto que mísseis cada vez mais rápidos e mais ágeis reduzem muito a importância da manobrabilidade.

        O programa ainda não é inviável.
        E enquanto “os rivais ganham tempo para desenvolver respostas….” já desenvolvem a 6° geração.

    • não restam duvidas senhores, os programas de caças de quinta geração estadunidenses estão completamente obsoletos e perdidos…são inúmeros os fatores… o hackeamento dos segredos tecnológicos deles são apenas a ponta do iceberg…os segredos tecnológicos estadunidenses já são mais manjados pelos rivais do que discurso de político…todos os principais rivais do ocidente já dominam e detém a tecnologia stealth….isso já vem desde a queda daquele f-117 a até a ação da captura do Osama Bin Laden….totalmente amadora e atrapalhada onde inúmeros inocentes morreram assassinados e até um prototipo de helicóptero stealth se perdeu na ação…expondo-se o completo despreparo e amadorismo destas tropas especiais estadunidenses…que de especiais não tem nada como se viu na ação….mataram mulher, criança até o cachorro na ação….até os iranianos…drone stealth de altíssima tecnologia já ganho de presente nestas ações atrapalhadas desta gente…são uns bananas mesmo….

      ataque em bando da patrulha olavete em 3,2,1…

      • Deixa de ser mentiroso máquina!

        Os próprios russos disseram que o PaK-Fa é comparável ao Raptor.

        Como é que um mentiroso que diz só besteiras não quer ser atacado?

        Depois reclama que a gente é arrogante.

    • Não, senhor Maquina… Ninguém está aposentando a quinta geração… Estão é todos mergulhando de cabeça nela porque sabem que as gerações anteriores estarão ainda mais vulneráveis… Chineses, russos, japoneses, sul coreanos, israelenses, holandeses, turcos, britânicos, noruegueses; e a lista só faz aumentar…

      Desenvolver contra-medidas é a ação lógica a ser tomada… Mas não há qualquer garantia maior de que esses métodos serão totalmente efetivos para frear uma ofensiva stealth… É óbvio que em um combate de verdade, em cenários de alta intensidade, haverão caças F-35 sendo derrubados. Mas a questão é quantos serão de fato, e quantos seriam se fossem de uma geração anterior…

      Com isso, o F-22 permanecerá em atividade até 2040, pelo menos…

      Não existe sexta geração ainda… Ninguém sequer sabe ainda o que ela será… Só existem vislumbres do que ela poderá ser, na forma do X-47, nEUROn, e outros similares…

      • “_RR_

        9 de março de 2015 at 9:51 ”

        então refaço meu comentário senhor RR..para o senhor entender melhor:

        por isso estão prematuramente aposentando(f-22) ou reprojetando(f-35) seus caças de quinta e correndo para desenvolver os caças de sexta geração senhores..

        pois já conseguiram hackear todos os segredos tecnológicos do f-35 abacaxi e do f-22 disco voador….até o projeto do novo sistema de mísseis Patriot deles que ainda nem lançou já foi hackeado…

        não restam duvidas senhores, os programas de caças de quinta geração estadunidenses estão completamente obsoletos e perdidos…por isto estão reprojetando/refazendo o projeto f-35 praticamente todo de novo…e parando/encostando com o do f-22 para se dedicarem ao programa de caça de sexta geração….

        o hackeamento dos segredos tecnológicos deles são apenas a ponta do iceberg…os segredos tecnológicos estadunidenses já são mais manjados pelos rivais do que discurso de político…todos os principais rivais do ocidente já dominam e detém a tecnologia stealth….isso já vem desde a queda daquele f-117 a até a ação da captura do Osama Bin Laden….totalmente amadora e atrapalhada onde inúmeros inocentes morreram assassinados e até um prototipo de helicóptero stealth se perdeu na ação…expondo-se o completo despreparo e amadorismo destas tropas especiais estadunidenses…que de especiais não tem nada como se viu na ação….mataram mulher, criança até o cachorro na ação….até os iranianos…drone stealth de altíssima tecnologia já ganho de presente nestas ações atrapalhadas desta gente…os Russos e Chineses agradecem…são uns bananas mesmo…

      • em relação ao programa f-22…o alto custo do programa de desenvolvimento da aeronave (US$ mais 66 bilhões de dólares ), o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses, a proibição de exportações e o desenvolvimento do “mais econômico” f-35 acabou por encerrar o programa de produção deste caça…hoje a força aérea estadunidense possui 187 aeronaves destas no serviço ativo sendo que o último f-22 foi entregue em 2012….em 6 de abril de 2009 a Secretaria de Defesa estadunidense cancela novos contratos e projetos referentes ao f-22 alegando seu alto custo de produção, baixa performance em condições adversas de tempo e reclamação de falhas eletrônicas relatado por pilotos…não falo aqui apenas de um problema nos sistema de oxigênio do caça…o senhor sabe bem disso… 😉

      • Biaxa performance em condições adversas.

        Só o fato da base ser no Alaska e outra em uma ilha, com chuva e maresia, já desmente as suas bobagens?

        Aqui não tem pra você.

      • Mais mentiras de um boçal que, apropriadamente, usa como avatar a foto do maior boçal (e apedeuta) “Destepaiz”. E falando em boçal esse texto cai como uma luva para você:

        A Era dos Boçais! Três décadas de petismo geraram os “fascistas” cheios de “consciência social”, que trazem a ditadura na alma!

        A minha página do Facebook foi invadida por “fascisbikers” e “talibikers” tomados de fúria assassina — não é por acaso que eles vivem atropelando pessoas nas calçadas Brasil afora! — e por supostos militantes do ateísmo. As brutalidades, os xingamentos, as boçalidades, as cretinices, o conjunto da obra, em suma, diz bem qual é a utopia desses caras e dá uma pista de como seria o mundo caso eles estivessem no poder. Ali se vê a capacidade de argumentação, o pensamento largo, o descortino, a delicadeza, a profundidade de argumentos e, acima de tudo, a tolerância! É constatando o que andam fazendo por ali que estou ainda mais convicto de que, de fato, sair pedalando por aí — melhor ainda se for em defesa de uma sociedade laica que destrói até obras de arte com referências cristãs — é lutar por um mundo melhor!

        Estão tão certos de sua crença, tão imersos em sua militância, tão dedicados à sua causa que falam abertamente em matar. “Gente como esse Reinaldo não merece viver!”, dizem muitos. Por que não? Porque não defendo o mundo que eles defendem; porque não acredito em suas soluções fáceis e burras para problemas difíceis; porque, em suma, penso de modo diferente. Sempre lembrando que meu texto inicial criticando os bikers os censurava por paralisar a cidade em nome de sua causa. Os fanáticos acreditam firmemente que têm esse direito. Os bikers bocudos são apenas uns burraldos cuja fineza de pensamento é estimulada pelo selim. Já os que se pretendem ateus militantes — ao menos aquela escória que entrou no Facebook (já que os há decentes e sensatos) — padecem daquela ignorância propositiva que faz a certeza dos estúpidos. Que dias estes!

        A Internet é uma maravilha! Nestes cinco anos e pouco de blog, tenho entrado em contato — por meio dos comentários e quando, eventualmente, faço uma palestra ou outra por aí — com pessoas muito especiais, com gente que escreve bem, que tem uma cultura sólida, que se dedica à leitura e à pesquisa. Mas há também o lado tenebroso da coisa. Rematados idiotas, cujo pensamento não seria externado antes nem para os familiares, cujas opiniões seriam ignoradas até pelos amigos, ganham voz. É inequívoco que a rede ajuda a reunir a inteligência. Mas também torna a boçalidade visível como nunca antes na história deste mundo.

        E não há escapatória: quanto mais cretina e desinformada é a opinião, mais convicto e intolerante é o sujeito com o contra-argumento. Não está interessado em ouvir, mas apenas em sentenciar. Se alguém lhe dá uma referência bibliográfica que conteste a sua convicção, o bruto fica zangado e acha que estão tentando enganá-lo. Duas frases costumam preparar o terreno para a cusparada vertida como opinião: “Não venha me dizer que…” ou “Então quer dizer que…”. Invariavelmente, a oração que ele usa como complemento é algo que ele próprio acusa o outro de dizer, mas que jamais foi dito.

        Há dias escrevi aqui um texto lembrando que as mulheres foram as primeiras a aderir ao cristianismo no mundo helênico porque a interdição do aborto as protegia da morte. E citei um livro com um sólido estudo a respeito: “The Rise of Christianity: a Sociologist Reconsiders History”, do americano Rodney Stark. “Ah, então quer dizer que não morrem mulheres por abortos malfeitos no Brasil?” Heeeinnn??? Ontem, escrevi um post demonstrando a conta falaciosa dos tais “milhões de mortos” da Santa Inquisição. E lá veio: “Não venha me dizer agora que a Inquisição não matou ninguém!” Heeeinnn??? É uma coisa muito impressionante!

        Trinta anos de petização das escolas — públicas e privadas, em todos os níveis — criaram esses idiotas cheios de opinião, incapazes de refletir dois minutos sobre um argumento. No caso da retirada dos crucifixos, confundem-se abertamente herança e formação cultural com proselitismo religioso; entende-se o estado laico como sinônimo de um estado que deva promover o ateísmo. Os mais radicais não têm dúvida: Wadih Damous, presidente da OAB-RJ, está certo, e duas obras de arte devem, sim, ser violadas no Supremo para arrancar de lá aquele crucifixo. Não são capazes de dizer por que, então, não devemos revogar outras heranças do cristianismo, aa começar do feriado do Natal.

        Na espetacular entrevista concedida ao jornal português “Público”, Josph Weiler, o advogado judeu que defendeu na Corte Européia o direito de as escolas italianas exibirem crucifixos, fez uma brilhante síntese do pensamento tolerante:
        “Não podemos permitir que a liberdade de [ter ou não] religião ponha em causa a liberdade religiosa. Temos que descobrir a via média. E essa é dizer “não” se alguém quiser forçar outro a beijar ou a genuflectir perante a cruz. Mas, se houver uma cruz na parede, direi aos meus filhos que vivemos num país cristão. Somos acolhidos, não somos discriminados. A Dinamarca tem uma cruz na bandeira, a Inglaterra e a Grécia igual. Vamos pedir que, por causa da liberdade religiosa, tirem a cruz das bandeiras? Absurdo!…”

        Minha religião?
        Alguns tontos sustentam que só me atenho a essa questão porque sou católico! Voltaram a me acusar de ser membro do Opus Dei! Se fosse, não haveria nada de ilegal nisso. Feio é paralisar avenidas, ameaçar pessoas, propor a destruição do patrimônio… Mas não sou” Olhem aqui: talvez eu tenha lá minhas contradições — nada do que é humano é estranho a mim… —, mas é difícil me pegar em certas coisas porque penso segundo princípios, o que me livra de ficar me perguntando a toda hora: “O que é mesmo que eu acho disso?” No dia 23 de junho de 2009, escrevi um texto criticando a proibição do véu islâmico nas escolas francesas. Não só do véu. É proibido também exibir um crucifixo no pescoço. O modo francês — e não é por acaso que a Marselhesa é aquele banho de sangue em forma hino! — de garantir a liberdade religiosa é proibindo a expressão de qualquer religiosidade. Acho que isso não só invade direitos individuais como comete o crime cultural de igualar véu e crucifixo — para a França, são coisas muito distintas, não?

        Mas estes são os tempos. Os valores universais estão em baixa. Em seu lugar, entram as vozes das tais minorias organizadas, dos grupos de pressão, que impõem a sua pauta, os seus valores, porque dispõem dos canais de expressão. E ai daquele que reivindicar aquela coisa besta, como o direito de ir e vir, ou que lembrar que a história não pode ser submetida a uma espécie de revisão permanente, como se só pudéssemos viver num presente eterno. É claro que boçais não são todos os ciclistas, mas os que pretendem fazer terrorismo sobre duas rodas. É evidente que há ateus e agnósticos que compreendem a democracia. Boçais são os que não compreendem

        Ainda estou lhes devendo o texto em que prometi voltar àquela questão do infanticídio. Foi espantosa a quantidade de pessoas que condescenderam com a idéia porque, disseram, há mesmo muita gente no planeta, e a Terra está correndo riscos. Acho que entendi a utopia deles: um planeta lindo, vagando nas esferas, sem a presença pestilenta do homem, com a natureza intacta. Não haveria nem mesmo um Stanley Kubrick para filmá-lo…

        http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-era-dos-bocais-tres-decadas-de-petismo-geraram-os-%E2%80%9Cfascistas%E2%80%9D-cheios-de-%E2%80%9Cconsciencia-social%E2%80%9D-que-trazem-a-ditadura-na-alma/

      • Realmente não tem vergonha na cara….
        textículo do rola-bosta?

        Sempre poluindo o espaço com o esgoto tóxico da Óia….

      • Máuqina troll

        “por isso estão prematuramente aposentando(f-22) ou reprojetando(f-35”

        O F-22 vai ficar em serviço até 2035!!!!

        Pare de mentir e poste um link onde mostre que algum caça de 5G está sendo aposentado.

        Mostra ai.

        Por que tanta desonestidade?
        Você acha que alguém vai acreditar em você em você?

        Você não entende nada sobre aviação, cada vez isso fica mais evidente.

      • Não entendo o prazer de um cara ser troll e mentir tanto.

        Alguém vai acreditar em um cidadão que diz que conheceu Hitler pessoalmente em Santa Maria?

        Ninguém vem aqui para ler asneiras, máquina, nos poupe.

        Só podia usar a foto do Lula para mentir tanto!!!

        Aqui não é circo.

      • Não, senhor Máquina…

        O F-22 está passando por upgrades de meia vida, sendo gradualmente dotado de capacidade ar-solo; prova maior de que não será aposentado…

        O F-35 mantem seu airframe virtualmente inalterado desde seus protótipos… Ninguém está refazendo nada… O que está ocorrendo, isso sim, é uma imensa dor de cabeça oriunda das customizações para a USAF, USMC e USN.

        No mais, problemas parecidos normalmente levam a soluções similares… As “cópias” de airframe pela concorrência nada mais são que isso… Em verdade, as diferenças dos projetos chineses e russos para os americanos são bem aparentes, se observarmos seus desenhos com atenção…

        Quanto aos problemas do F-22, a esmagadora maioria já foi sanada no começo dessa década, incluso o de hipoxia ( que estavam relacionados a um defeito no traje anti-g ).

        Despreparo…? Amigão, se analisarmos unicamente o campo militar de suas operações, são raras as vezes em que eles não cumpriram com seus objetivos…

      • despreparo sim…ação completamente desastrosa e atrapalhada onde morreram mais inocentes do que terroristas..simplesmente dizimaram a todos…sem distinção alguma….isto sem falar do enorme prejuízo do prototipo do helicóptero stealth perdido…

      • Caro RR.

        Ele não tem vida social e por isso passa o dia trolando na internet em busca de atenção.

        Todos estão vendo que ele está mentindo de propósito.

        Não merece mais que 5 linhas

        Saudações

      • Máquina, a linha de produção não é aposentadoria.

        O avião vai ficar em serviço por mais 20 anos.

        Não adianta mentir.

        Por que você não fala do “melhor caça do mundo” que levou o fabricante à falência?

    • “prematuramente aposentando seus caças de quinta ”

      Qual caça de quinta está sendo aposentado?

      Todo mundo já te ensinou várias vezes que o F-22 permamanecerá em serviço até 2030. E o F-35 até 2040.

      Por que a desonestidade?
      É um piadista?

    • ” estão prematuramente aposentando seus caças de quinta”

      Aonde você leu que algum caça de quinta geração está sendo aposentado?
      Você acha que repetindo uma informação falsa ela vai virar verdade????

      F-35 abacaxi e f-22 disco voador?

      Se você não entende absolutamente nada de avião e não tem nenhuma capcadade interpretação por que escreve essas coisas?

      Na minha opinião, abaxi é um certo caça médio que foi considerado um dos piores 4,5G mundo em um processo de valiação seletiva no país “aliado” do fabricante.
      Aviões ruins, para mim, são aqueles que levam a fábrica à falência por falta de encomendas devido ao fracasso em combate e queixas dos usuários.

      • “Deagol
        9 de março de 2015 at 15:44

        Aonde você leu que algum caça de quinta geração está sendo aposentado?
        Você acha que repetindo uma informação falsa ela vai virar verdade????

        F-35 abacaxi e f-22 disco voador? ”

        disco voador sim…f-22 é igual a disco voador …todo mundo sabe que existe….mas apenas alguns já o viram voando… 🙂

        “Se você não entende absolutamente nada de avião e não tem nenhuma #capcadade# interpretação por que escreve essas coisas?”

        kkkkkkkkk…..senhor Deagol…o senhor é um fanfarrão mesmo… 😀

    • A maravilha do J-31 usa motores de Mig-35 (os piores do mundo e que foram rejeitados no “FX” indiano), e mesmo com dois motores tem menos potência que o F-135.

      Ainda falta muito pra eles

  4. “Caça chinês J-31 será cópia exata de caça estadunidense?”
    ———————————

    A própria matéria responde a indagação do título: Não será uma cópia…

    “Partindo do que já se sabe sobre o projeto J-31, esse caça não é uma “cópia” do F-35. Se trata de um avião completamente diferente que tem em comum com o F-35 apenas o aspeto geral da fuselagem.”

    “O avião possui dois motores, ao contrário do F-35.”
    —–

    Só o fato do J-31 ser um bimotor e o F-35 um monomotor, já demonstra que há diferenças significativas entre os dois projetos…

  5. Chineses mais uma vez dando demonstrações de sua grande capacidade de aprender com os mestres, tão superando os professores.

1 Trackback / Pingback

  1. Caça chinês J-31 será cópia exata de caça estadunidense? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.