Petrobras/Operação Lava Jato: Empresas europeias estão na mira

Citadas no escândalo, companhias como Rolls-Royce, Skanska, Techint e SBM Offshore tiveram mais de 30 bilhões de reais em contratos com a Petrobras. Empresas negam qualquer irregularidade em seus negócios.

Além de grandes empreiteiras brasileiras, empresas europeias estão na mira da Polícia Federal (PF) no caso de corrupção da Petrobras. Desde que, em março de 2014, foi deflagrada a Operação Lava Jato, Rolls-Royce (Reino Unido), Skanska (Suécia), Techint (Itália) e SBM Offshore (Holanda) foram citadas no escândalo. Juntas, elas tiveram mais de 30 bilhões de reais em contratos com a estatal.

No maior escândalo da história da Petrobras, a suspeita da PF é que parte do dinheiro obtido através de pagamento de propina por diversas empresas seria repassada por funcionários da estatal para o caixa de partidos como PT, PMDB e PP.

A Skanska ganhou licitações para manutenção de plataformas, construção de uma usina térmica no estado do Rio e outros serviços avaliados em mais de 700 milhões de reais. A Techint obteve, só em um consórcio com a Andrade Gutierrez, um contrato no valor de 2,5 bilhões de reais para a construção de uma unidade de coque no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

A Rolls-Royce foi citada pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. No acordo de delação premiada feito com o MPF, ele afirmou que a empresa britânica assegurou um contrato de 100 milhões de dólares com a estatal por meio do pagamento de propina. A multinacional inglesa fornece turbinas de geração de energia para plataformas de petróleo.

A holandesa SBM Offshore, que fornece navios-plataforma para a estatal e que tem contratos que somam cerca de 27 bilhões de dólares, é investigada por supostamente obter vantagens indevidas e pagar propina a funcionários públicos federais. Em novembro passado, a Controladoria-Geral da União (CGU) apontou “graves irregularidades” na relação entre as duas companhias.

Suspensão de futuras licitações

Em dezembro, a Petrobras suspendeu as empreiteiras Skanska e Techint, juntamente com outras 21 empresas suspeitas, de participarem de futuras licitações.

De acordo com comunicado da estatal, a medida, cautelar e em caráter preventivo, tem a finalidade de resguardar a petroleira e suas parceiras de danos de difícil reparação financeira e de prejuízos à imagem. O bloqueio, porém, não afeta contratos já firmados ou em andamento.

A decisão, que se aplica em grande parte a construtoras nacionais, deve levar a Petrobras a recorrer a empresas estrangeiras para compensar a perda na lista de fornecedores. A contratação de estrangeiras, porém, pode ser dificultada pela exigência de conteúdo local feitas pelo governo em seus contratos.

As principais empresas suspeitas de participarem do cartel são: Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Techint, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Promon, MPE Montagens Industriais, Skanska, Queiroz Galvão, Iesa, Engevix, Setal, GDK, OAS Construções e Galvão Engenharia. Há investigações também sobre o envolvimento de fornecedoras como Alusa, Carioca Engenharia, Schahin, Setal Engenharia e dos estaleiros Keppel Fels e Jurong, de Cingapura.

De acordo com dados do Ministério Público Federal (MPF), os crimes já denunciados envolvem o desvio de cerca de 2,1 bilhões de reais. Já foram recuperados 500 milhões, e 200 milhões em bens de réus estão bloqueados.

Na sexta-feira (20/02), o MPF ajuizou cinco ações de improbidade administrativa, que cobram 4,47 bilhões de seis empresas investigadas por desvios – Camargo Corrêa, Sano-Sider, Mendes Júnior, OAS, Galvão Engenharia, Engevix e seus executivos.

Empresas negam irregularidades

A Rolls-Royce afirmou, por meio de nota, que a empresa não recebeu detalhes das alegações feitas recentemente na imprensa e que não foi abordada por autoridades brasileiras:

“Nós temos sempre sido claros que não vamos tolerar conduta empresarial imprópria de qualquer tipo e tomaremos todas as medidas necessárias para assegurar a conformidade, inclusive cooperando com as autoridades em qualquer país.”

Já a Skanska disse que “a empresa conduz seus negócios com alto grau de integridade e ética e está à disposição das autoridades para colaborar nas investigações”.

A Techint, por sua vez, afirmou que respeita rigorosamente a legislação brasileira e que “não houve irregularidade nas contratações dos projetos que executou ou executa para a Petrobras”. A empresa criticou, ainda, o bloqueio imposto pela estatal.

“A decisão tomada pela Petrobras não possui caráter cautelar, mas de efetiva e concreta penalização antecipada e sem provas, em flagrante violação ao princípio de presunção de inocência. A Techint lamenta a postura precipitada e desprovida de qualquer fundamento adotada por sua cliente”, afirmou a empresa, por e-mail.

Procurada pela DW Brasil, a SBM Offshore não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Fonte: DW.DE

22 Comentários

    • (…) As principais empresas suspeitas de participarem do cartel são: Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Techint, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Promon, MPE Montagens Industriais, Skanska, Queiroz Galvão, Iesa, Engevix, Setal, GDK, OAS Construções e Galvão Engenharia. Há investigações também sobre o envolvimento de fornecedoras como Alusa, Carioca Engenharia, Schahin, Setal Engenharia e dos estaleiros Keppel Fels e Jurong, de Cingapura. (…)
      .
      .
      Teve Lagartão que suou frio por não ter o nome da Alstom nesta lista …rsrsrs ….ia sê uma PENA . 😉

  1. o final do texto já diz tudo ,antes de provarem qualquer coisa já penalizaram as empresas
    mas não apenas as empresas mas o brasileiro que trabalha nelas ,os que colocam gasolina e toda cadeia produtiva

    apenas para essa oposição brincar de impitima ,coisa que não vao conseguir nunca

    mas sobre o hsbc a bancada da oposição d não votaram para abrir nada cpi ,tem boi na linha
    operação lava jato esta fazendo

    o ladrão ganhou bônus para poder dizer que esse ou aquele esta envolvido ,mas ate agora provas apenas a confissão do ladrão

    fora que esses mesmos ladroes entraram na época do Fernando Henrique entrega tudo

    essa operação é para quebrar o brasil , aumentar o volume de desempregado pois estão travando as obras e novas licitações além de atrasar muitas obras de vital importância

    apenas porque a turma que foi roubar ganhou um bônus que significa falar dos outros e eu te dou a liberdade

    essa empresa inglesa mesmo iria começar a produzir motores no rio de janeiro ,e manutenção dos mesmos

    tudo envolvendo nossas defesas esse começo de ano esta a ser atacado ,e parece que a presidente é muito fria e calculista de deixar esses hipócritas a destruir o brasil

    ou ela vai reagir da maneira que tem que reagir ,pois ela esta na função de presidente e uma das funções é proteger a pátria contra pilantras adestrados pelos interesses estrangeiros que querem vender a petrobras
    igual os satélites ,igual a vale do rio doce ,igual a tantas outras que essa privataria atacou

  2. (…) Sem apoio tucano, pedido de criação da CPI do HSBC é protocolado no Senado (…)
    .
    .
    Faz muito bem ! … rsrs…vamos primeiro colocar na cadeia todos os corruptos .. todos eles ; DOA A QUEM DOER e depois, vamos colocar ( HSBC ) todos os sonegadores na cadeia … todos … sem PENA ! … de Garanhuns a Higienópolis … do Velho ao Novo … 😀

  3. Veremoz se apresentarão tambem as gigantes Anglas ou so algumas Européias como bois de piranha.
    Sempre foi praxe off-shore corromper para levar vantagens em contratos.
    Que investiguem tambem as verdadeiras fabricas de consorcios que existiam apenas para camuflagem das cabeças com criação de novas empresas.
    Como sei que os envolvimentos são muitos e profundos quero ver se tudo sera levado termo em prol da moralidade e da justiça.
    Quem tiver rabo preso que sente na inhãma.

    • Sr.1maluquinho, é bem por ai .
      .
      Como já disse o estafeta coxo ;
      .
      (…) Nada pior do que um juiz que ignora seus deveres funcionais e se apequena (…)
      .
      .
      Isso é certo pois, o que se vê, é a partidarização do crime do colarinho branco até aqui,sem que se possa lavar à serio uma coisa de muita importância neste momento.
      .
      Todos os criminosos seja lá quem for, DOA A QUEM DOER E SEM PENA devem ir para a cadeia do VELHO ao NOVO 😀
      .

  4. Realmente…bem que o governo disse que iniciaria o contra ataque, obvio que houve participação de grandes corporações petrolíferas no escandalo da Petrobras, o profundo envolvimento dos EUA nessas investigações confirmam isso, e a Dilma pode não ser tão boa administradora, mas tenho que reconhecer que ela tem certo grau de proficiência estratégia pra jogar nesse tabuleiro, pois o discurso de posse foi enfático “Lutarei contra as ameaças internas e INIMIGOS EXTERNOS da Petrobras” , pra bom entendedor, meia palavra basta, e pra mim essa frase já significou e respondeu muitos dos meus questionamentos, agora, o revide será contra empresas que são dos países que devem estar atacando a Petrobras e apoiando as investigações com intuito de desabonar o governo, pois atacando as tais, os países que necessitam do crescimento delas pra enriquecer vão contrair possíveis terríveis perdas. Duas coisas me chamaram a atenção: o PSDB retrocedeu no discurso de retirar a Dilma do governo e agora o envolvimento de diversas empresas na corrupção, que deve obviamente prejudicar os papéis dessas empresas negociados em diversas bolsas de valores, além de sofrerem cortes em projetos, multas violentas e por aí vai, finalizando minha perspectiva, só posso dizer que o Planalto começou a enviar sua resposta as “ameaças internas e inimigos externos.
    ***Não isento os culpados de suas culpas – políticos e funcionários – mas não isento os antagonistas do governo, tanto internos quanto externos, de aproveitarem e destrincharem tal ensejo.

    • Não trata-se de contra-ataque Arc e sim de acesso.
      A intekigencia Americana repassou tudo contra o governo e nada contra a oposição.
      A Suíça esta repassando tudo com compromisso firmado em acordo de que tudo seja apurado. O tiro saiu pela culatra e agora teremos realmente a chance de passarmos o Brasik a limpo.
      Ou sera que pela profundidade empurrarão com a barriga todos ficando quietinho.
      Afinal de contas se morderem em praça pubkica e se chuparem nos bastidores é filosofia nesta Republica de Rattazanas.

      • Maluquinho, uma coisa ja foi comprovada, a corrupção vem de antes do governo petista, só agora explodiram tais fatos com intuitos políticos e estratégicos, e isso o Planalto sabe, tanto que o governo avisou que contra atacaria o PSDB e seus lobbystas, e tal contra ataque surgiu numa área onde está o calo dos tucanos e empresas lobbystas ( que apoiam a propaganda contra a Petrobras e Dilma ) os desvios pra Suíça e corrupção dessas empresas no Brasil, e tanto estou certo nessa colocação, que o PSDB retrocedeu no assunto empeachment por xonta do prejuízo que tal contra ataque vai gerar. Sds

      • Maluquinho, uma coisa ja foi comprovada, a corrupção vem de antes do governo petista, só agora explodiram tais fatos com intuitos políticos e estratégicos, e isso o Planalto sabe, tanto que o governo avisou que contra atacaria o PSDB e seus lobbystas, e tal contra ataque surgiu numa área onde está o calo dos tucanos e empresas lobbystas ( que apoiam a propaganda contra a Petrobras e Dilma ) os desvios pra Suíça e corrupção dessas empresas no Brasil, e tanto estou certo nessa colocação, que o PSDB retrocedeu no assunto empeachment por conta do prejuízo que tal contra ataque vai gerar. Sds

  5. Vejo muitas pessoas de aparente nacionalidade brasileira se manifestando contra a Petrobras, sob a alegação de que, como empresa ligada ao governo não serve aos interesses da cidadania de meu país. Usam a pifia argumentação de que completamente privatizada poderia servir melhor, produzindo e comercializando produtos a preço baixo o suficiente para agradá-los em seus arrazoados pequenos e egoistas. Procuram justificar-se sempre buscando situações que não são exclusivas de empresa publica, como a corrupção por exemplo, muito menos a garantia de que privatizada teriamos precos de produtos que se aproximassem do gratis, que é o que essa turma realmente gostaria quando o negocio não e deles. Como todos os maus brasileiros, pensam apenas e tão somente nos próprios umbigos, sem perceberem que seus piores instintos é otima ferramenta para perda, neste caso, de um patrimonio mineral que será esgotado até a ultima gota por estrangeiros sem qualquer compromisso com o nosso país, mas um grande compromisso com o deles. Infelizmente estamos onde estamos por causa desses nacionais, pessimos na interpretação, dos porques de nossa condição, não se enxergam como fator preponderante dessa nossa historia de pelo menos duzentos anos de Republica, e antes de imperio.

    • São traidores entrevuistas meu caro que visam entregarem o Brasil a subjugação externa.
      Querem que a Petrobras quebre.
      É preciso defendermos a Petrobras e colocarmos na cadeia todos que a dilapidaram.
      Quanto aos trairas vendidos assim como os ladrões merecem todos serem passados a fio de espada.
      Se soubessem que apenas aguarda-se o circo pegar fogo para irem todos de ralo receiariam.

      • Sim meu caro, são os modernos Joaquims Silverios dos Reis, que acreditam ser o Brasil um país que nunca deverá ser livre por incapacidade de seguir protagonista. Para eles o Brasil haverá de ser sempre colonia, baseado pura e simplesmente nas próprias incapacidades, por isso reduzem o país a suas poucas capacidades de se inserir no conceito de patriotismo, de aspirar viver em um país que inspire e aspire a liderança.
        Logico que isso proliferá como uma praga posto que recebem apoio para as desculpas que lhes servem para se ancorar nas próprias covardias. Querem o tamanho deles para o Brasil. Sds.

  6. O certo é que tudo isto tem um proposito o de privatizar totalmente a Petrobras faram de tudo para alcançar tal fasanha com a desculpa de que as empresas estatais não dão lucro só prejuizo para o pais pois LHES DIGO O QUE DA PREJUIZO AO PAIS SÃO SEUS POLITICOS coruptos traidores sem carater que os militares intervenham antes que alcansem tal propossito que os militares mudem a constituição coloquem como primeira lei pena de morte e confisco de todos os bens dos envolvidos diretos e indiretos principalmente se forem funcionarios publicos.SE BEM QUE JA SE INSTALOU EM NOSSAS FORÇAS ARMADAS O VIROS DA CORUPÇÃO E DA TRAIÇÃO POIS A MARINHA AINDA NÃO EXPLICOU COMO PODE PAGAR O QUILO DA CARNE TRES VEZES O PREÇO DE MERCADO.

  7. “Desde que, em março de 2014, foi deflagrada a Operação Lava Jato, Rolls-Royce (Reino Unido), Skanska (Suécia), Techint (Itália) e SBM Offshore (Holanda) foram citadas no escândalo. Juntas, elas tiveram mais de 30 bilhões de reais em contratos com a estatal.”

    Ahh quer dizer q tem ‘capital status quo’ no meio da lambança!!

    Interessante e agora a solução é: privatizar!!

    Novamente, senhores: estamos sendo atacados. O ‘capital status quo’ não engoliu a sua exclusão na partilha do bolo.

    Olhos abertos!

    Sds.

1 Trackback / Pingback

  1. Petrobras/Operação Lava Jato: Empresas europeias estão na mira | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.