Revista ‘The Economist’ título: “O atoleiro do Brasil”

A revista “The Economist” volta a dedicar uma capa ao Brasil. Na edição latino-americana que chega às bancas, uma passista de escola de samba está em um pântano coberta de gosma verde com o título “O atoleiro do Brasil”.

Em editorial, a revista diz que a antiga estrela da América Latina “está na maior bagunça desde o começo dos anos 1990”. A capa da edição da “Economist” para o restante do mundo não tem o país como tema principal e dá destaque a outro assunto: o avanço dos telefones celulares.
A “Economist” diz em editorial que, durante a campanha, Dilma Rousseff “pintou um quadro rosa” sobre o Brasil, e a campanha teve o discurso de que conquistas como o emprego, aumento da renda e benefícios sociais seriam ameaçados pela “oposição neoliberal”. “Apenas dois meses do novo mandato, os brasileiros estão percebendo que foi vendida uma falsa promessa”.Para a revista, “a economia do Brasil está em uma bagunça, com problemas muito maiores do que o governo admite ou investidores parecem perceber”. Além da ameaça de recessão e da alta inflação, a revista cita como grandes problemas o fraco investimento, o escândalo de corrupção na Petrobras e a desvalorização cambial que aumenta a dívida externa em real das empresas brasileiras.”Escapar desse atoleiro seria difícil mesmo para uma grande liderança política. Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando”, diz a revista.A “Economist” nota que boa parte dos problemas brasileiros foram gerados pelo próprio governo que adotou uma estratégia de “capitalismo de Estado” no primeiro mandato. Isso gerou fracos resultados nas contas públicas e minou a política industrial e a competitividade, diz o editorial. A revista cita que Dilma Rousseff reconheceu parte desses erros ao convidar Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda. “No entanto, o fracasso do Brasil em lidar rapidamente com distorções macroeconômicas deixou o senhor Levy com uma armadilha de recessão”.Entre as medidas para que o Brasil retome o caminho do crescimento sustentado, a revista diz que “pode ser muito esperar uma reforma das arcaicas leis trabalhistas”. “Mas ela deve pelo menos tentar simplificar os impostos e reduzir a burocracia sem sentido”, diz o texto, ao citar que há sinais de que o Brasil pode se abrir mais ao comércio exterior.

Estadão Conteúdo

 

Fonte: Sputnik

 

40 Comentários

  1. Basta saí perguntando na rua para comprovar o que a revista diz.
    Já tem até sindicalizado arrependido por aí. Ontem tive uma video conferência com dois colegas no Rio e três em Macaé, sendo que um trabalha na Petrobras e os demais em multinacionais. Chororô, Chororô e Chororô. Bem diferente do discurso sindical de três meses atrás.

    • Caro Melkor, foram milhares de demissões que ocorrem no offshore! Em apenas três empresas de perfuração foram 25 plataformas embora por falta de renovação de contratos com a PB, com redução de mais de 60% do quadro de pessoal .. daí dá para se ter uma ideia da situação.

      • Henrique, Macaé, a “Capital Nacional do Petróleo”, a “Princesinha do Atlântico”, perdeu só no ano passado mais de 10.000 postos de trabalho, mais de 10.000!!!!!!. E você viu algum sidicalista vira-lata nas portas da Petrobrás? Esse governo é uma piada de mau gosto. E o pior é que muita gente já sabia, mas ninguém quis ouvir.

      • Este são os frutos da campanha midiática/ jurídica e politica da Operação Lava-Jato , visando atingir a Petrobras e consequentemente todas as empresas que prestam serviços a ela…

        Não é fruto da economia real, dos fundamentos econômicos da Petrobras, que são bons!

      • Cara, não fica repetindo a desculpa do governo. Ninguém quer atingir a Petrobras, ou destruir a Petrobras, ao contrário, estão querendo é a cabeça do PT que está por trás de tudo isso. Se repete com a Petrobras o que aconteceu com a PDVSA.
        Não vou comentar sua afirmação sobre a situação enconomica da Petrobras porque estou vendo que você não está no nível de discutir isso.
        Não é a mídia que está demintido, não é a mídia que está cancelando contrato, não é a midia que está levando as plataforma de volta, não é a mídia que está devendo alguns bilhões para a indústria naval.
        Essa pedra os “reacionários” já cantavam há anos.

      • “Ninguém quer atingir a Petrobras, ou destruir a Petrobras, ao contrário, estão querendo é a cabeça do PT que está por trás de tudo isso.”
        —————————————–

        “Ninguém quer atingir a Petrobras, ou destruir a Petrobras, ao contrário…”

        Isto é uma piada? Como dizem: “Não sabe de nada inocente…”

        —–
        “…estão querendo é a cabeça do PT que está por trás de tudo isso.”
        ——

        E como o PT “está por trás de tudo isto”?

        Isto é uma ilação barata, não justiça…
        Até agora, só vi aparecerem dois ou três diretores corruptos na Petrobras ( em um universo com cerca de 3 mil diretores), todos antigos funcionários de carreira que ingressaram na empresa e lá começaram a se locupletar, muito antes do PT vencer as eleições de 2002…

        E o fato de vc dizer que “estão querendo a cabeça do PT”, realmente demonstra a cabeça teleguiada, partidarizada…de Alguns maus juízes e procuradores ansiosos por terem seus “5 minutos de celebridade”.

        A justiça não deve “querer a cabeça” de ninguém, tem é que investigar e punir imparcialmente. E isto é o que menos se vê no “Freak Show” contra as empresas nacionais, em que a Globo, Veja, et caterva…Converteram a Lava-Jato.

      • Caro Alvez, então vc acredita ser justificável passar a mão na cabeça daqueles que “esfolaram” o país por conta de proteger emprego? A justiça, o correto, a honestidade não deveriam estar sempre em primeiro lugar?
        Os que estão no poder hoje passaram décadas “jogando tomates da arquibancada” dizendo-se mais honestos e éticos que qualquer um … e o que fizeram. Uma refinaria que deveria custar 2BI passar a custar 20Bi é normal pra vc? O dinheiro que está indo pra partido, pro ralo e para o bolso de LADRÕES é fruto do meu, do seu e de muitos outros milhões de brasileiros HONESTOS que ralam o todos os dias para ver nossos impostos serem ROUBADOS. O que não podemos aceitar é justamente esta JUSTIFICATIVA CHULA de que a justiça está prejudicando o país quando quem prejudicou o país foram aqueles que o ROUBARAM! Se não tivessem feito TANTA M… e ROUBADO tanto o país não estaria nesta situação e que não venham agora colocar a culpa no juiz ou na justiça que estão fazendo o trabalho que são pagos para fazer.
        Abraço,

      • É vc Henrique,
        que está criando esta versão fantasiosa e daninha de:

        ” passar a mão na cabeça daqueles que “esfolaram” o país por conta de proteger emprego?”

        Porque é perfeitamente possível punir os culpados e preservar as empresas e os empregos, capacidades e tecnologia que as mesmas geram.

        Este seu pensamento de terra arrasada é que é realmente chulo e medíocre, na verdade de bobo alegre, que está dando tiros no próprio pé e achando graça….

        Justiça verdadeira pressupõe equilíbrio, onde se pune os culpados e preserva os inocentes.

    • Adoram citar as leis trabalhistas. Não são estas que atrapalham e sim a corrupção, falta de planejamento, estratégia e inteligência de estado, excesso de burocracia e politização da cadeira de produção (principalmente em estatais como Petrobras).
      Nossos governantes parecem viver no mundo de Bob, a desorientada da gerentona acredita piamente que está a governar a Suíça enquanto os congressistas, alheios a tudo que se passa na nação, aumentam suas verbas de gabinete e concedem até passagens aéreas “free” para as esposas.
      Vcs acham realmente que um pais dirigido assim vai a algum lugar sem ser em direção ao precipício?
      Abraço,

    • desculpe melkor, nao sei se vc acha isso, mais sindicalista tem mais é que se lascar(para nao dizer outra palavra) tinham que ser tudo preso, das pessoas que fiquei sabendo que trabalharam em sindicatos todas me disseram a mesma coisa, que so tem canalha e lixo naquele lugar, alias eu sabia disto a muito tempo e acho que todos sabem tb, é o pior tipo de gente que vc pode encontrar nao valem nada, tudo vagabundo e corrupto.

      • Leonardo, sindicato é dirigido por vira-latas que vem como inimigos os que pagam seus salários, impostos e geram renda. Vendem a idéia que lutam, tem que ter a tal luta, pelos direitos do trabalhador, mas na verdade só estão aí com ferramenta política dos partidos de esquerda.
        Vide aí a situação dos estaleiros e dos petroleiros, os sindicatos estão quietinhos.
        Já em São Paulo, onde o governo não é da esquerda, o pessoal da GM entrou em greve contra a demissão de 800 funcionários. 800!!. Como disse aí em outro comentário para o Henrique, só no ano passado foram 10.000 empregos perdidos só em Macaé. Isso sendo empregos diretos. E as demissões continuam. E os vira-latas estão caladinhos. Por que? Porque a culpa não é dos burgueses, reacionários, inimigos do povo e da revolução, é sim dos iluminados do século passado.
        Os barrigudos de escrivanhinha, que só saem da cadeira para protestar contra os patrões (isso quando o patrão não é o governo de esquerda), tem mais é que serem extintos.

  2. a imprensa americana é aliada de seu governo

    já a brasileira é aliada aos interesses estrangeiros

    mas sobre a revista ,essa esta tentando queimar o filme do brasil desde que ela foi lançada !!!

    coitado de quem bota fé na imprensa pois a verdade é a primeira a morrer

    e nos estamos sendo atacados por fazer parte do brics

    muitos falam da argentina Venezuela e brasil estão sendo atacados e futuramente ate o chile pois colocou uma presidente contraria aos interesses yankes na américa latina

    os cães ladram mas a caravana não para

    mas a américa latina e seus governo temque ser mais dispostos a fazer um contra golpe a esses traidores apátridas que são orientados por estrangeirismos de todo tipo

    • A sim, não se pode fazer analises economicas porque os mortadela não querem.

      Queirmar o filme?
      Quem está quiemando o filme do Brasil são os políticos e seus administradores que não fazem seu serviço direito.

      Acorda meu.

      • Melkor:

        A imprensa está tentando queimar o filme do Brasil? Precisa de imprensa para isso?
        —–

        Precisa…. e é recurso amplamente utilizado há a mais de 60 anos, criando gerações de apátridas abestalhados que se julgam “elites”…

      • Para queimar o filme do Brasil precisa é de ideologia afinal, há anos ela vem criando um exército de zumbis lobotomizados que se prestam ao triste papel de estafetas de um ParTido e do seu caudilho, e que ainda se julgam “Nacionalistas” e “politizados”.

      • melkor ,eles fazem isso a anos ,vai me dizer que nunca percebeu ?

        e a resposta é sim eles precisam queimar o filme ,é uma pratica além de varias outras

        eles os anglosionistas usam não apenas a imprensa ,mas políticos atrelados a suas ordens além logico de alguns do próprio judiciário , todos que puderem atrasar o desenvolvimento de uma nação entraram na lista desses crápulas

        e também hoje em dia pelos idiotas uteis conduzidos pelo facebook e etc etc e tal !!!!

      • Galera, eu sei que imprensa gosta de mostrar o que ruim dos outros e o que é bom deles. Já convivi muito com isso, vocês nem imaginam o quanto.
        Mas o Brasil tem uma tendência de entra em combustão espontãnea, sempre. Vivemos perdendo o bonde que param para a gente.
        O que a mídia aqui faz é mostrar a realidade que a midia do Brasil não mostra porque tem conceção, rabo preso.
        Da mesma forma, aqui, a mídia desce o pau no Obama, na Halliburton, nos Fracs Hidráulicos nos EUA, e por aí vai. A mídia aqui fala até das manobras das potências por tras do EI, coisa que não se vê no Brasil, se vê?
        A diferença é que as pedradas agora são contra os que sempre atiraram pedra e posaram de paladinos da justiça.
        Veja bem, o Brasil está se auto-alijando do Brics para salvar o sindicato que se tornou o Mercosul. Amanhã o Lula vai culpar a mídia. Eu tenho orgulho de ser brasileiro, mas quando discutimos na mesa, com a Petrobras, por exemplo, dá vergonha.
        A Venezuela vem se enforcando sozinha há 15 anos, agora que a casa caiu, a culpa é dos EUA.
        E a nossa presidente e seu partido estão tomando a mesma direção. Procurando um culpado e preparando os buchas de canhão para irem para as ruas criar uma fumaça para desviar a atenção.
        É triste, mas a pobreza no Brasil não deixa os coitados perceberem que são iludidos.

      • analise politica ????

        de uma imprensa inglesa comprometida com estados quo ,fala serio cara pálida !

        você deagol é uma piada das mais sem graça que existe

        quem mandou ser criado dentro de uma bolha rs

    • Pe de Cao, vc diz que a imprensa norte Americana e aliada do governo, ja a brasileira e aliada aos interesses estrangeiros.Nao existe alianca entre prostitutas e seus clientes. Existe uma troca commercial. O cliente paga para a prostituta satisfaze-lo em suas fantasias. Imprensa e a prostituta que faz uso da escrita para satisfazer os interesses de seus cliente. Trabalha para quem paga mais A diferenca entre a prestituta norte Americana e a brasileira, e que esta trabalhando para cliente pobre, com um poder financeiro mais limitado,, o governo brasileiro, ela procura outros clientes com mmais recursos financeiros for a do pais, enquanto aquela trabalhando para um cliente mais rico e poderoso, o governo norte Americano, que pode mandar o FED digitar quatrilhoes de dolares.se for necessario para pagar suas despesas, presstituta incluida, ela pode ser bem remunerada sem precisar buscar clientes no estrangeiro.. Questao de pagamento..

  3. Apesar da saber que tudo que está ocorrendo neste país conta com ingredientes e interesses internacionais, apoiados, logicamente pelos apatridas antinacionais que vem passando suas bandeiras para suas descendencias a gerações, reconheço, com pesar, a incompetencia destes governos do PT, no aspecto politico, por que transigiu com a marginalidade que orquestrou todos os dissabores polticos que temos enfrentado a gerações.

    • Julio, discordo 100% de você. Esse discurso é o mesmo da Venezuela.
      Os dissabores que estamos enfrentando é todo devido ao governo. Isso eles não tem como negar. Em que ponto você acha que tem intromissão extrangeira?

      • Meu rapaz, para conhecer o Brasil como você mostra, devo reconhecer que você deve ter no maximo 17 anos. Quando você amadurecer voltamos a conversar.

    • (…) Servi em todas as patentes, de Segundo Tenente a General. Durante todo este período, gastei a maior parte do meu tempo fazendo as vezes de “Leão de Chácara” para as grandes empresas, para Wall Street e banqueiros. Resumindo, eu não passava de um chantagista do capitalismo(…)
      .
      .
      (*) Smedley Butler,general dos fuzileiros dos Estados Unidos,Sobre seu tempo de serviço na América Central

    • JOSÉ SERRA em entrevista: Petrobras deve “vender o que dá prejuízo”
      .
      Recém-empossado no Senado, José Serra (PSDB-SP) afirmou ontem que a Petrobras precisa “vender, conceder ou extinguir” ativos que hoje dão prejuízo e áreas que fogem da prospecção e exploração de petróleo, principal atividade da estatal. “Diversificou demais e foi muito além do necessário”, justificou o tucano.
      .
      (*)fonte: [ veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/jose-serra-em-entrevista-petrobras-deve-vender-o-que-da-prejuizo/ ]
      .
      .
      (…) Vendido, concedido ou extinto. E tem que começar pela revisão do modelo do pré-sal: retirar a obrigatoriedade de a empresa estar presente em todos os poços, ser a operadora única dos consórcios e ter que suportar os custos mais altos da política de conteúdo nacional. Não se trata apenas de contabilidade, a empresa tem que ter vigor, porque o petróleo continuará por muito tempo sendo uma grande mercadoria (…)

  4. Mas o petróleo está lá , as descobertas são verdadeiras, os erros são de gestão e de administração somados a corrupção e isso tem conserto ainda que doa ao The Economist da rainha.

    Por acaso eles não estão interessados que a Petrobras venha a ser privatizada , né ???
    Por acaso a CEO da Falkland Oil Gas Ltd., Royal Dutch Shell Plc, Premier Oil Plc entre outras não dariam um lance para arrematar a Petrobrás inteira ??
    Acaso o regime de partilha não interessa só regime da mão grande interessa né ?

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/consorcio-formado-por-petrobras-e-mais-4-empresas-vence-leilao-de-libra.html

    É que nem aquele papinho das commodities .

    “””Quem entrega seu petróleo , aliena sua própria independência .”””

    https://www.youtube.com/watch?v=mbn_mJrl_48

  5. O interesse é esse. Tirar o logo Petrobras, e colocar no lugar o logo da Shell, Exxon.
    A corrupção já vem acontecendo desde do tempos do FHC boca mole. Agora sucatear a Petrobras é demais. Voces acham a gasolina cara. Passem o controle da Petrobrás para a iniciativa privada, e vocês terão saudade da gasolina barata.
    Esse processo de exploração do gás de Xisto é combatido por muitos ambientalistas.

  6. Sobre a informação da mídia eu me abstenho de tecer comentário.

    Agora, tudo que é ligado à Petrobras vai ter que sofrer um ajuste… não tem para onde correr. Trata-se de saúde financeira. Ninguém vai alterar a lei da gravidade… entendem? O caminho pra resolução vai ser percorrido ou, aí sim, só restará uma opção que eu me nego a sequer escrevê-la.

    Bom, encerrando, liguei minha bola de cristal e prevejo que isto não vai quebrar nossa amada Petrobras….

    Problemas são ótimos. Eles revelam o que precisa ser resolvido. O Brasil é maior que isto.

    Grande abraço.

    • Caro colega, a Petrobras não vai quebrar.

      O governo vai tirar dinheiro do povo para salvar a empresa.
      Em entrevista, membros do governo já disseram que o preço da gasolina não vai baixar para recuperar os prejuízos.

      Sds.

  7. William:

    “Agora, tudo que é ligado à Petrobras vai ter que sofrer um ajuste… não tem para onde correr. Trata-se de saúde financeira. Ninguém vai alterar a lei da gravidade… entendem?”

    ———————

    Se há algo para se entender,
    é que a saúde financeira da Petrobras está boa e que o anunciado estado calamitoso da empresa, não passa de obra ficcional vendida como realidade por empresas inimigas do Brasil, como Organizações Globo, Abril/Veja, FSP et caterva…

    “O Bradesco (R$ 3 bilhões), o Banco do Brasil (R$ 3,7 bilhões) e a Caixa ofereceram créditos à Petrobras DEPOIS que a Moody’s enganou os trouxas, como diz o Santayana ( http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2015/02/25/a-nota-da-petrobras-e-a-nota-da-moodys/ ) .

    Portanto, a nota da Moody’s não afeta os critérios de risco do Bradesco, do BB e da Caixa.

    A Petrobras agradeceu muito, mas disse que tem dinheiro em caixa – R$ 20 bilhões – para todas as despesas de 2015.”

    • É como eu disse. A ideologia, atrelada a doutrinação, é que realmente queimam o filme do Brasil. Basta ver a legião de zumbis lobotomizados, sedizentes “nacionalistas” e “politizados” que e prestam ao triste papel de estafetas do ParTido e do Apedeuta. E ainda se acham muito espertos reproduzindo o “pensamento”de puxasacos como é o caso de PHA e o velho senil do Santayana

  8. Ao colega Alvez80 lá em cima…
    Empregos se protegem preservando as instituições, protegendo a constituição, sendo responsável com o dinheiro público (que é derivado de nossos impostos), é ser austero, investir naquilo que tratará riqueza e independência ao país … isso protege não só emprego mas as empresas também que terão a garantia e e segurança de investir em um estado “SÉRIO” !!
    Não tente inverter os papéis à moda da esquerda bolivariana que tenta justificar todos os males que causam culpando os outros. Crime de lesa pátria não tem desculpas.
    Preserve-se os empregos e as empresas SIM, mas com a garantia de que TODOS estão sob a lei, a ética e à honestidade pois há de se preservar o BRASIL!
    E quando digo isso não é só em relação aos famigerados do PT e sim a TODOS que queiram tirar vantagem do país em cima de nossos impostos, de nosso trabalho, de nosso suor!
    Se não entendeu, posso desenhar pra vc!
    Abraço,

1 Trackback / Pingback

  1. Revista “The Economist”: título “O atoleiro do Brasil” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.