42 Comentários

  1. Mesmo demonstrando as diferenças entre versões as Trilogienses cuririqueiras disco arranhado ensistem em basearem-se em versões anteriores.
    Mas como elas poderiam esquizofrenizarem sobre um vetor que é segredo industrial e militar e que inclusive suas versões anteriores cansaram de serem apontadas como os mais modernos em tecnologias embarcadas de sua categoria superando ate categorias acima.
    As unicas coisas que as trilogienses cuririqueiras podem deliciarem-se em trocas de figurinhas para satisfazerem seus egos é sobre utilizações de material belico externo da aeronave.
    Jamais vi nenhum video ou mesmo materia demonstrando o ponto mais alto do NG sua versatilidade e multiplas configurações que o levaram a ser escolido por nós por encaixar-se como uma luva em nossas estrategias assimetricas de emprego e necessidades.
    Ele é um verdadeiro Play Mobil que voce monta segundo sua conveniencia bem mais rapido do que outros caças.
    Foi projetado e concebido tambem para receber modificações e substituições.
    A versão naval existe basta apenas ser fabricada e ja ate fabricamos na Akaer seu trem de pouso reforçado a mais de 2 anos.
    Existe tambem projeto bi-turbina desenvolvido por Brasileiros.
    O Gripen NG alem disso tem em seu contrato upgrade como o mesmo feito com a Africa do Sul pela Saab por esta ter sido seu primeiro cliente.
    Lembro mais uma vez que não estamos comprando somente 36 unidades e pagando acesso a tecnologia mas estamos ADENTRANDO como socios e isso atribui propriedade intelectual em um programa de COMPARTILHAMENTO TECNOLOGICO.
    Mais uma vez parabens ao tecnico e profissional trabalho de escolha e de exigencias desenvolvido pelo COPAC

    • Gripen bi-turbina é uma fanatsia.

      Tudo no avião foi projetado para ser um monotor.
      Não vai existir um gripen com dois motores porque é impossível.
      Teriam que começar praticamente do zero e seria outra aeronave totalmente diferente custando dezenas de bilhões de dólares só em projeto.

    • Bem eu queria responde uma pergunta sua e fazer também uma correção, la vai !

      “Mas como elas poderiam esquizofrenizarem sobre um vetor que é segredo industrial e militar…“

      Simples, bola de cristal, tarô ou jogo de búzios ! já respondi !

      “Ele é um verdadeiro Play Mobil que voce monta segundo sua conveniencia bem mais rapido do que outros caças.“

      Agora a correção, não é Play Mobil, mas sim Lego !

      Claro que esse comentário é só uma brincadeira !

    • Acredito caro Maluquinho que o NG ainda trará certas novidades que nos agradarão, todavia minh briga sempre foi que ele na quantidade que se aumeja é pouco, precisariamos de no mínimo 5 esquadrões compostos por 40 caças para defesa de cada região do país, e tendo suas capacidades de visão aumentadas por mais awacs, talvez dois por esquadrões, se assim fosse teriamos o controle do nosso espaço aéreo contra qualquer eventual agressão, mas…como não é e provavelmente não será, é pouco e insuficiente para nossa FAB. Sds

      • ARC não estamos comprando 36 unidades meu caro adianta a fita.Estamos adentrando em um programa sofisticado de compartilhamento de tecnologia.

    • 1maluquinho,

      Nem tanto céu, nem tanto terra…

      O que será fabricado na Akaer serão estruturas da fuselagem:
      http://1.bp.blogspot.com/-36KqbeDhAlA/UdlJY_gvFDI/AAAAAAAAAgY/A-xDXUSZ7T4/s1600/Akaer2.jpg

      Uma lista das responsabilidades:
      http://4.bp.blogspot.com/-RnGH6d8e1sI/UrQkzg6H9rI/AAAAAAAAMm0/YxCXkuZBbv4/s640/gripen+parts.jpeg

      A coisa não funciona como um “plug and play”… Deverão haver itens compatíveis com a “anatomia” da máquina, o que compreende hardware e alguma coisa de software…

      É lógico que se pode desenvolver componentes ou trocar os que não se deseja por qualquer outro no mercado, mas isso custaria dinheiro, tanto no desenvolvimento ( no caso de um item novo ) quanto na integração; além de se elevar custos operacionais como um todo, caso a modificação não seja abrangente… Logo, é questão também de custo/benefício…

      Na real, o que a FAB busca é uma aeronave que ela possa manter da forma mais independente possível, em primeira instância. O que vai ou não ser aproveitado em tecnologia, é mais responsabilidade da industria.

      • _RR_ o trem de pouso reforçado do Sea Gripen ja é fabricado a mais de 2 anos na AKAER.
        Claro meu caro que haveram mudanças adequações o proprio modelo bi-turbina que espera-se fazer é maior.
        Quanto a adequar tecnologias embarcadas nisso meu caro temos espertiase de montadores kkkk
        Não nos esqueçamos tambem do motor turbina que a Volvo ja desenvolve e superior ao GE melhorado por ela.
        Temos espertiase em aerodinamica e nossas empresas adentram em eletronica sofusticada e os Suecos tambem possuem experiencia e conhecimento.
        É um programa em desenvolvimento meu caro e não algo pronto que apenas sera melhorado.

      • Creio que este mesmo trem de pouso seja adequado a nossas pistas Amazonicas _RR_ não entendo muito desse assunto meu caro.

      • 1maluquinho,

        Depende muito da pista de pouso…

        Se for em pista semi-preparada ( terra compactada ), então a coisa não se limita só a uma estrutura robusta. Há toda uma preocupação com ingestão de objetos pelos motores e a adoção de pneus largos e de baixa pressão, que são específicos para esse tipo de pista.

        O Gripen é preparado para rodar a partir de pistas minimas, com o mínimo de infraestrutura, mas não me recordo de ter lido nada sobre seu uso em pistas semi-preparadas. Seja como for, a operação muito provavelmente se dará somente a partir de trechos de rodovias e aeroportos, posto que o uso em condições tão extremas de pistas semi preparadas desgasta por demais qualquer aeronave…

      • Meu caro _RR_
        Temos em nossas forças armadas pessoas capacitadas não temos e voce pensa que essas pessoas prognosticaram nossa defesa apenas com um caça que desempenha função low e midi ? Claro que não não é mesmo !
        Por ser um novo projeto e que ja foi consebido para receber modificações e certamente essas não se limitarão a estrutura existente né mesmo !

      • 1maluquinho…

        Tudo gira em torno do airframe. Tudo está limitado a ele… O que não for compatível com o espaço disponível, não pode ser adotado. Simples assim… No mais, não se pode simplesmente fazer grandes modificações na estrutura sem provocar uma grande alteração no desempenho geral da máquina ( o que efetivamente cria um novo avião ). A modularidade se limita ao que o hardware e software comportam.

        Se for pra fazer uma comparação, pode se dizer que o Gripen NG está para o Gripen C, assim como o F-18C/D está para o F-18E/F… Creio que qualquer modificação mais substancial já seria difícil de se conceber…

        Na real, é possível dizer que o airframe do Gripen está próximo do seu limite evolutivo… Na prática, o NG é virtualmente um novo avião, se comparado ao C…

      • ## No mais, não se pode simplesmente fazer grandes modificações na estrutura sem provocar uma grande alteração no desempenho geral da máquina ( o que efetivamente cria um novo avião ).##
        Concordo na integra meu caro mas quem afirmou que não pensamos e não desejamos criar encima.
        Ja foi superficialmente citado a existencia de projeto bi-turbina de aeronave maior extrututuralmente.
        O que acontece na blogosfera de defesa Brasileira é que tudo se pensa limitado ao padrão existente e trabalha-se extritamente sobre isso.
        O NG foi escolhido justamente pela moderna tecnologia embarcada e o comprometimento de não ficar restrito ao existente e sim criar desenvolver meu caro.O que não seria satisfatorio a nossas pretenções com nenhum dos outros concorrentes.
        Amigo _RR_ entenda que não compramos apenas 36 aviões e estamos pagando por tudo que os envolvem e que sim estamos adentrando em um programa de compartilhamento de tecnologia de ponta.
        Somente a palavra COMPARTILHAMENTO ja traz consigo criação e desenvolvimento.
        Se formos ficarmos pensando nos issos e aquilos jamais daremos um passo a frente.
        Quem quer faz e consegue.

  2. Tá, dizer que o Gripen NG tem mais alcance que o F-35 é um bom exagero.
    Tem mais alcance com dois ou três tanques externos e 4 mísseis leves.

    • “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

      Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

      😀

      • Valeu carolzinha, mas eu já sabia disso fazem 25 anos.

        Chegou tarde.

        E de qualquer forma o Gripen não é da mesma categoria que o F-35 e, por melhor que seja, nunca vai ser um Eurofighter.

      • O que é F35 ah aquele 5G mono turbina né que fazem pressão para encontrarem otarios que participem da vaquinha.
        è mesmo sera o melhor 5.0 do mundo kkkk vai vender como agua kkkkk para paises apenas demonstrarem interesse de compra os caras apelam para chantagens ou então oferecem massagem gratuita nos ovos kkkkk
        Vai mal das pernas vai mal das asas kkkk e quando o Gripadinho começar a vender que nem agua kkkk ai els cometem o harakiri baiano introduzindo os indicadoes nas nadegas se rasgando kkkkk

      • Se o Gripen NG tiver 2/3 da capacidade de F-35A você já pode comemorar.

        Quem é que vai querer o gripen se pode comprar um 5G?

      • Salve amigo Warpath,eu discordo dessa afirmaçao que a Russia esmagaria os Ingleses,por regra de profissao os estrategistas pensam sempre no pior cenario,para poder evita-los,mas cabe lembrar que para isso a Russia teria que enviar uma frota de submarinos enormes para estrangular a inglaterra,como Napoleao e HITLER tentaram ou teriam que enviar duzias de avioes por levas para lutar contra os ingleses,ai ao meu ver aconteceria o mesmo cenario da Segunda Guerra Mundial,os Ingleses mesmo com um numero menor de avioes usariam a mesma tatica que usaram contra o os Nazis,aplicar força em determinados pontos do inimigo,nem sempre ter o maior numero e sinonimo de vitoria,Anibal criou esse conceito na sua luta contra os Romanos,isso tudo num cenario aonde França e Alemanha ficasem neutras,agora se a Russia usar armas Nucleares e promover um genicidio sem precedentes ,ai sim a inglaterra seria varrida,isso sem contar com uma retaliaçao americana.

    • Olha caro Deagol, não vejo tanta discrepância no Gripen em relação a alguns caças da atualidade, principalmente porque ele é barato pro que oferece, claro que ele não estará no nível de enfrentar (pelas características que nós já conhecemos) um F-35, T-50, F-22, mas poderá emplacar uma boa defesa se for acompanhado de sistemas de vigilância de alto padrão, radares de alta performance, além de aviões awacs, em suma, pode ser um vetor de qualidade se tiver toda essa logistica acompanhando ele, como é na Suécia.
      Agora terei que ser realista em dizer que pra mim não foi a melhor escolha, e perdemos duas escolhas que pra mim nos dariam superioridade aérea: T-50 (choro só de lembrar que nos foi oferecido…) e o Rafale, que é o melhor caça 4.5 G. Sds

      • Caro ARC.

        Eu adorei o Gripen, principalmente pela eletrônica, a baixa manutenção e a alta disponibilidade. Se bem utilizado pode fazer frente a praticamente todos os caças que existem por aí.

        Mas caças maiores geralmente possuem maior capacidade, o eurofighter vazio por exemplo é 2000 kg mais pesado e possui 8000 kg a mais de empuxo.

        Tudo bem, parece supertrunfo, mas na hora de carregar peso isso fará muita diferença.

        Amanhã eu continuo.

        Grande abraço.

  3. “nossas estrategias assimetricas de emprego e necessidades.”

    Com toda a humildade, será que alguém poderia me explicar quais são as “nossas estrategias assimetricas de emprego e necessidades.”

    Admito que não sei.

    • O Aedes existia normalmente na natureza mas foi mosquitos que habitavam piramides presos e criados naquele ambiente se alimentando com sangue de rato e ao violarem as tumbas eles sairam e se reproduziram.
      O Aedes era a maldição do Faraó que vitimou muita gente de dengue e nem sabiam que esse virus existia.
      Nossas abelhinhas deixaram a USAF boquiaberta,nossos bicudinhos tambem.
      Então meu caro imagine esse pequeno caça rustico altamente manobravel e com tecnologia hi-tec embarcada e com armamentos de ponta nas mãos de nossos caçadores.
      O Gripen NG espalhado em pequenas bases camufladas na Amazonia coloca qualquer potencia de orelha em pé.
      O simples fato de ser multiconfigurado com rapides faz dele uma perfeitra arma dentro de nossa assimetria assimetria.

  4. a imagem com as 2 garotas de biquínis com o caça ao fundo foi tipicamente clichê de propaganda… tipo aquelas de carros…rs….além do mais gostaria de saber/confirmar se o tal Super Cruise deste caça se mantém mesmo com ele todo carregado(armas/tanques externos)…

    a força aérea por segurança deveria escolher 2 misseis de origens diferentes..um míssil ocidental e outro Russo ou Chinês para não passar o que a argentina passou na guerra das Malvinas com aquele míssil exocet…ou então tomarem vergonha na cara e desenvolverem um nacional….já temos A-Darter agora só falta um BVR nacional…

    • A loura é suéca da pepéka peludinha porque la faz frio e a morena é Brasileira depiladinha senão fica molhadinha que aqui faz muito calor

    • Maquina

      Até onde sei, ninguém mantem supercruise com carga máxima… No caso do Gripen, salvo melhor juízo, isso somente será possível com, no máximo, um tanque de 300 galões no center liner, quatro mísseis BVR e dois WVR.

      http://www.flightglobal.com/news/articles/saab-celebrates-39supercruise39-test-success-for-gripen-321428/

      Tendo o produto nacional, não há necessidade de equipamento estrangeiro… No mais, está óbvio que a FAB buscará em produtos israelenses uma alternativa; o que está ótimo, posto a confiabilidade do armamento de Israel…

      Quanto ao Exocet na Guerra das Malvinas, este cumpriu o seu papel. Tanto que a marinha britânica perdeu navios para esse míssil, e foi prioridade durante o conflito destruir os caças Etendard e quaisquer Exocet ainda restantes…

  5. Sem falar que é um projeto novo e sofisticado com muita vida ainda pela frente e não algo terminal com o F18 ou esgotado como o Rafaleco téco téco kkkkk
    Atenção senhores passageiros portadores do bilhetinho rosa-choque queiram tomar o portão principal que se piquem kkkkkkk

  6. Rafaléco Téco téco kkkk dois abatidos por um unico bicudinho pressurixado a super bonder kkkk nem trouxeram o F18 terminal poius se tivessem trazido a vergonha seria ainda maior kkkkkkk
    Vem agora ai bicudinho com bunda de SU30 fabricado em Teerã para o terror dos decadentes kkkkkk basta um desse para tomar as Malvinas kkkkkk
    Chora bananeira
    bananeira chora
    chora bananeira
    a boeing ja foi embora

  7. Vou falar pela “enésima” vez… o vídeo faz crítica ao fato de ser monomotor, afirmando que não cairia se fosse bimotor.

    Cai sim. Eu vi. no Top Gun, Ases Indomáveis.

    F-14 Tomcat BIMOTOR. O Goose morreu. E quase que o Marverick também!

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Verdades sobre o Gripen NG | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.