Irã poderá enviar homem ao espaço em 4-5 anos

Há dias, foi apresentado ao presidente do Irã Hassan Rouhani um protótipo da primeira nave espacial tripulada iraniana com o nome de trabalho Mak Ap. Esse protótipo, à escala de um por um, é um dos objetos em exibição na exposição dos resultados do Irã na área da exploração espacial.

Rouhani, ao discursar na inauguração da exposição, sublinhou que o Irã “atribui uma grande importância à pesquisa espacial” e referiu os “êxitos consideráveis dos cientistas iranianos nessa área nos últimos anos”.

Realmente, os iranianos têm motivos de orgulho. Até hoje, o Irã já colocou com sucesso em órbita 8 sondas espaciais e lançou 4 satélites. O lançamento solene do quarto satélite, o Fajr (Amanhecer) que pesa 52 kg, decorreu a 2 de fevereiro. Esse satélite deverá ficar em órbita a 450 km durante um ano e meio.

Podemos afirmar com segurança que o Irã, antecipando todos os seus programas anteriormente anunciados de lançamento de sondas espaciais, está avançando com sucesso em direção a seu objetivo final – a colocação do homem no espaço. O jornal Ettelaat informou que isso pode acontecer já este ano, ou no início do próximo.

A comunidade de especialistas vê com ceticismo o lançamento em breve pelo Irã de um foguete com ser humano a bordo. Apresentamos a opinião do conhecido jornalista iraniano Syrus Borzu, vencedor do concurso nacional de jornalistas Popularização da Ciência no Irã 2014:

“A apresentação do protótipo Mak Ap é apenas a primeira etapa na criação pelo Irã de um aparelho espacial tripulado. Não devemos esquecer que construir uma nave tripulada e treinar um astronauta é um processo longo, caro e trabalhoso. Por isso, é pouco provável que o primeiro voo espacial tripulado do Irã se realize já no próximo ano. Apenas se tudo correr de acordo com o planejado e se for atribuído o orçamento necessário para o desenvolvimento do programa espacial, nesse caso apenas dentro de 4-5 anos poderemos assistir ao voo do primeiro astronauta iraniano.”

A base preparatória para o envio para o espaço de organismos vivos foi criada pelos especialistas iranianos nos últimos 5 anos. O Irã foi o sexto país a enviar animais para o espaço. No dia 3 de fevereiro de 2010, a República Islâmica realizou com êxito um voo suborbital do foguete Kavoshgar-3 portador de uma biocápsula em que foram transportados um rato, uma tartaruga e vermes. A biocápsula regressou à Terra, todos os seres vivos estavam intactos e saudáveis. A organização aeroespacial iraniana exibiu igualmente uma transmissão em direto a partir desse minilaboratório ecológico. Esse foi o primeiro experimento do gênero realizado no Irã.

Um feito ainda mais importante do programa espacial iraniano foi o voo espacial de um primata. No dia 28 de janeiro de 2013, a mídia iraniana informou que uma “cápsula da vida”, contendo um macaco de nome Aftab (Sol em persa), foi colocada na órbita terrestre por um foguete-portador, tendo aterrissado com sucesso a bordo de um foguete suborbital Pishgam, alcançando uma altitude de 120 quilômetros. Em dezembro do mesmo ano, o Irã enviou mais um macaco em viagem suborbital. De acordo com um comunicado da agência de informação IRNA, o primata nomeado Fargam passou 15 minutos a uma altitude de 120 quilômetros. Foi testado pela primeira vez um foguete-portador a combustível líquido.

https://www.youtube.com/watch?v=3ItHc_mJi34

O êxito do lançamento de um primata para o espaço recebeu o elevado apreço do presidente do país na altura, Mahmoud Ahmadinejad. Aliás, na mesma ocasião  Ahmadinejad anunciou o lançamento pelo Irã de um homem no espaço e expressou seu desejo de vir a ser o primeiro astronauta iraniano. Contudo, nem o ex-presidente iraniano, nem qualquer outra pessoa, foi ainda aprovado para ser o primeiro astronauta iraniano. Isso também confirma, segundo Syrus Borzu, que ainda não está para breve o surgimento do primeiro iraniano no espaço:

“Na primeira fase é necessário que o astronauta seja rigorosamente selecionado, adquira a experiência necessária e suas condições físicas estejam totalmente de acordo com as exigências do voo. Outra coisa muito importante, como eu já disse anteriormente, é necessário construir um aparelho espacial preparado para um voo tripulado. O Irã ainda não tem nem uma coisa, nem outra.”

De acordo com Syrus Borzu, o Irã tenciona primeiro apostar na construção de uma nave espacial completamente apta para um voo tripulado, e só depois se dedicar à preparação de um astronauta. Em geral, ainda é cedo para dizer com segurança que o programa espacial iraniano irá conseguir um grande avanço nesta fase, e que o Irã será o 38º país a enviar um seu cidadão para o espaço. O tempo o dirá.

Fonte: Sputnik

 

17 Comentários

  1. Uma coisa é verdade o Irã tem conseguido muitos feitos na área espacial !

    Uma coisa é ser o 38º país a enviar um homem ao espaço, oque não é difícil, difícil sera ser o 4º país a enviar um homem ao espaço, de MODO INDEPENDENTE, COM MEIOS PRÓPRIOS !

    Hoje se compra passagem para ser ir ao espaço, o BRASIL recentemente (sic) fez isso,mas desenvolver uma tecnologia própria que possibilite fazer isso de modo independente é um feito monumental para poucas nações !

    O Irã pode conseguir isso, mas como Sr. Syrus Borzu bem disse, dificilmente isso se dará em pouco tempo !

  2. Hahahah …Quer dizer que os barbudinhos vão pro céu e o jacozinho não vai … hahahah … vai ficar torcendo que não dê certo com o seu olho gordo … Hahahah … até parecem os coXinhas, na época antes que a EMBRAER vende-se os A-29 Super Tucano ao tito Satã .. hahahah … ficaram fazendo chacota da capacidade da empresa em desenvolver o KC-390 .
    .
    Hoje, que o titio comprou os “aviãozinhos feius”, eles agora dizem que são EMBRAER desde que eram criancinhas; brincavam de boneca Sussi da irmãzinha escondidinhos para que não visse a franguinha que iria ser depois de velho … Hahahah
    .
    Esses coXinhas … hahahahh

  3. ,..Só o BRASIL q ñ consegue lançar o amarrado VLS, e começou 1º q eles n projeto..Vamos fazer o mesmo q eles p atingir n objetivos, e termos um veículo de entrega, afinal o foguete de hj poderá ser o míssil de amanhã…vamos comprar essa tecnologia dos N.coreanos, se necessário e trazer uma dúzia de técnicos de lá p tornar reali// o n VLS, ò amarrado, chumbado,etc,etc,etc, …e p ontem.Sds. 🙁

    • Eu venho cantando essa pedra de ir buscar tecnologia que permita o VLS voar, seja lá onde for há anos !

      Mas ao oque parece o BRASIL não tem um serviço secreto, uma agência de espionagem ou outro órgão qualquer que tenha competência para buscar soluções mesmo que seja no mercado negro !

  4. Se podem mandar um homem a Lua, significa que podem mandar uma bomba para qualquer ponto do planeta. Mais uma preocupação para o ocidente Yanke.

  5. E o nosso governo, por outro lado, não foi capaz de prover uma “única” peça que o país se comprometeu em desenvolver para a ISS.
    Não é capaz de gerenciar um acordo com a Ucrânia e os Cyclones (esse só serve de teta para desvio de verbas).
    E vive fazendo propaganda dos enternos foguetes de “teste” e “sondagem” dos quais eu ouço falar desde que eu ainda era um feto.
    Será que meus tataranetos verão o país sair da eterna fase de testes?
    Quem sabe um dia, quando a corrupção neste país for crime.

      • Eu nem perco tempo mais comentando sobre esses foguetes teste brasileiro,eu só vou voltar a comentar quando o VLS,voar com êxito !

        E olha que já temos a convicção que o VLS, já é um foguete ultrapassado, que assim que voar terá que passar por atualizações para se modernizar !

Comentários não permitidos.