Rússia oferece ao Irã novo sistema de mísseis antiaéreos Antey-2500

Imagem meramente ilustrativa

A Rússia ofereceu ao Irã seus novos mísseis Antey-2500, disse nesta segunda-feira o chefe do conglomerado estatal de defesa russo Rostec, Sergei Chemezov, de acordo com a mídia, depois que um acordo entre os países para a venda do míssil de menor potência S-300 foi abandonado por pressão ocidental.

Chemezov disse que Teerã está atualmente considerando a oferta, segundo a agência de notícias Tass.

A Rússia cancelou um contrato para fornecer os mísseis S-300 terra-ar para o Irã devido à pressão do Ocidente em 2010, e o Irã depois entrou com uma ação contra a Rússia em Genebra cobrando 4 bilhões de dólares, mas os dois países permanecem sendo aliados.

Os Estados Unidos e Israel fizeram pressão para a Rússia bloquear a venda dos mísseis, afirmando que as armas poderiam ser utilizadas para defender as instalações nucleares iranianas de possíveis ataques aéreos no futuro.

Não houve resposta imediata do Irã, de Israel ou dos Estados Unidos aos comentários de Chemezov.

REUTERS

Fonte: Terra

28 Comentários

  1. Mesmo com o Antey o Irã estaria muito bem servido.
    Ele pode engajar mísseis balísticos e aeronaves a uma distância de 250 km. Pode atingir alvos a uma altitude de até 30 km. Este sistema de defesa aérea pode engajar até 24 aeronaves ou até 16 mísseis balísticos simultaneamente.

    • Sr.William
      .
      Provavelmente haverá mais novidades nessa parceria e devemos lembrar que os Russos, estariam por trás daquele exitoso sequestro de uns dos L.U.A’s, o tão propagado RQ-170 sentinel.

  2. A posição russa era uma em 2010 quando cedeu pressão Ocidental,mas hoje a Rússia se encontra acossada pelos mesmos ocidentais com quem colaborava, e certamente ira reagir a todo custo não aceitando mais pressões !

    • Essa é só mais uma mostra da disposição Russa em aderir. Mas o ocidente yanke nunca teve uma real sinceridade com os Russos. Sempre estiveram a espreita para torná-lo um país de pouco carater, como costumam fazer com países compostos por homens de pouco carater. Mas os Russos mostram que possuem carater, história e dignidade.

  3. “Arábia Saudita condena jovem à pena de morte por insulto a Deus e Maomé

    EFE – 8 horas atrás”

    pois é senhores..para os eua e seus fantoches o irã é um regime tirano e autoritário…já o da Arábia Maldita não é ….que coisa não?!….o pior é ver vira latas latindo pelos interesses e atrocidades dos outros.. defendendo seus crimes….as olavetes do poder coxinha rasgarão suas calcinhas… 🙂

    • Pois é, quando o Brasil fazia acordos com o Irã era criticado, por fazer acordos com uma nação comandada por ditadores selvagens e que deveríamos mesmo era negociar com os EUA e com quem esse mandasse. Mas o EUA negociam com tudo quanto é tipo de ditador, alguns que eles mesmo colocaram no poder. E cadê as mesmas linguás que criticavam o Brasil para criticar os EUA???
      São um bando de birutas e/ou sem vergonhas!

      • É aí que está o problema caro Carl, existem partidaristas sem compromisso com a verdade dos fatos, mas totalmente vinculados a certos interesses mesquinhos, cruéis e nada honestos,e esse assunto é um deles, pois sabemos que os EUA tem apoiado diversas agências terroristas, apoiado a ditadura cruel da Arábia Saudita, apoiado levantes na Africa, em suma, são grandes coordenadores de conflitos que dizimam milhões pelo mundo com o intuito de poder, mas mesmo assim as linguas que difamam a Russia, Brasil, China e afins não se levantam pra condenar isso, pelo contrário, apoiam e justificam tais atrocidades com desculpas esfarrapadas, e simplesmente tal postura revela a falta de compromisso com a verdade, são partidaristas desonestos. Acredito que devemos sempre olhar pelo angulo que visa o bem comum, mas infelizmente nem todos pensam assim, dessa forma, prefiro não esperar muito de pessoas que agem assim, pois afinal, elas pensam por um lado que na maioria das vezes vai contra o principio de harmonia e respeito. Sds

  4. Essa falta de pressa dos iranianos em aceitar logo as ofertas russas de entregar os S-300…está cheirando mal…tem algo muito estranho nisso, o Irã está cercado de inimigos e também tem EUA, com bases em todo lugar, e vizinhos vassalos dos EUA, então porque não aceita logo, e a questão não é dinheiro, já que o Irã pagou a vista toda encomenda em 2010.

  5. senhores…..a pouco tempo a Rússia realizou junto com a China extensos exercícios militares conjuntos….acontecimento noticiado por aqui inclusive….Na linguagem internacional manobras militares é uma demonstração…. uma mensagem….No caso vemos os russos reafirmando seu apoio aos seus países aliados….não tenham duvidas, de que se a Rússia for ameaçada ou atacada ela não estará sozinha ….acredito que só a Rússia e a China são suficientes para mandar para o espaço 1/3 deste planeta…

    • Não existe garantia nenhuma.

      Cooperação militar é uma coisa, mas nada garante que haja um pacto de defesa mútua.
      Recentemente a China particpou de um exercíco em larag escala com a OTAN.

      Acho estranho que os mesmo que dizem que França e a Alemanha abandonariam a Inglaterra agora dizem que a China irá defender a Rússia.
      Não existe pacto de defesa militar entre China e Rússia e não há razão para a China entrar em guerra com Estados Unidos e Europa para ajudar a Rússia.

      Comodities ela compra de qualquer um, mas o dinheiro ocidental, que sustenta a economia chinesa, não tem substituto.

      • ““.não tenham duvidas”” não é uma exprasão e adequada quando se faz suposições. É melhor dizer “eu acho” ou “talvez”.

    • Salve Sr. Maquina;

      Com o Urso a OTAN não aguenta, imagine com o dragão ? …rsrsr …e os dois juntos …Vixxxeee !!!!! . 🙂
      .
      .
      .
      .
      ******
      .
      SENHOR JOAZINHO TAM-TAM ….rsrsrs
      .
      O senhor que vive chamando uns e outros aqui de covarde por se “esconder” atrás de um avatar … no caso específico do senhor … o quê te leva a usar um ?. 😉

      • Olha Helvecio

        Eu chamo de covardes aqueles que usam o avatar apenas para mentir ofender os outros escondidos atrás de um nickname.

        E uso um avatar para algumas pessoas não investigarem a minha vida como já fizeram aqui e que porque perdi a senha de meu email e precisei criar outra conta. Só isso

        Eu posso errar, mas não preciso esconder o meu nome porque não digo nenhuma.

        E certamente não vou procurar você pela internet para divulgar informações suas ou qualquer tipo de sujeira.

        E “”””Com o Urso a OTAN não aguenta, imagine com o dragão ?””””

        Por que você não se dá o trabalho de pesquisar e entender as coisas?
        Já foi explicado que a Rússia não tem tropas para lutar longe do território russo e tem 10vezes menos recursos que a OTAN.

        Por que você não pesquisa e tirar as próprias conclusões?

    • Não há dúvidas que a combinação dos poderes bélicos russos e chineses são uma ameaça mortal aos EUA/OTAN mas esse alinhamento russo chines tem sempre arestas a se aparar !

      • Sr.Pereira;
        .
        Por incrivel que possa parecer, essas arestas entre a China e a Rússia todas estão sendo “pau-dadas” pelo tio Sam ou melhor, pelas mancadas estratégicas dos falcões da casa branca.
        .
        Se bobear,eu não ficarei surpreso se até a Índia, no futuro de curto ou a médio prazo, entrar nessa cooperação militar; que já existe de fato entre as duas potência militar do planeta ( China e Rússia ).
        .
        O pragmatismo da Índia de não se alinhar com esta ou aquela potência, sempre pendeu para o lado dos russos, desde a guerra-fria.
        .
        As arestas entre a Índia e a China, também estão sendo acertadas, uma coisa que deixas os americanos assutados, afinal, na estratégia americana; o Japão,Austrália e a Índia seriam os três buchas-de-canhão para ajudar os americanos a conter a China, assim com está sendo com a Europa em relação com a Rússia .
        .
        Não é a toa que muitos especialista, entendidos no assunto em especial os britânicos, vêem ao público ;criticar a capacidade real da OTAN em frente ao poderio russo. 😉

      • Helvecio.

        As relações entre India e ocidente estão melhorando e rússia e China já disseram ter preocupação com isso.

        Cada vez mais os indianos se aproximam dos americnaos e europeus, pois eles tem muyito mais oferecer do que Rússia.

        Também você se esquce dos especilaistas que criticam a capacidade russa de enfrentar a OTAN.

        Cooperção militar não significa que a China vai entra na terceira guerra mundial para ajudar a Rússia, e muito menos a índia.

        Você se esquece que as comodities russas podem ser substituídas, mas o dinheiro dos EUA e EU não.

        Se houvesse a mínima intenção da índia confrontar a OTAN eles não estariam preferindo comprar equipamentos militares ocidentais no lugar de russos.

        Essa conversa de aliança militar por enquanto é uma grande fantasia

      • helvecio,

        Uma das arestas é uma guerra recente entre esses dois países…

        Outra aresta é a ampla cooperação chinesa com o Paquistão, um adversário em potencial dos indianos, que possui arsenal nuclear e projeta nos hindus o principal adversário…

        E mais outra aresta: a influência crescente da China nos mares de interesse imediato dos indianos.

        A Índia sempre velou pela sua neutralidade durante a guerra fria. Os russos apenas entraram como fornecedores alternativos de material, posto que o Paquistão, era amplamente abastecido pelos americanos. E mesmo assim, os indianos compraram tanto material francês quanto russo por aquele período.

        Hoje, com o fim da Guerra Fria e o arrefecimento das relações EUA-Paquistão, há consideráveis oportunidades de cooperação Índia-EUA, Tanto que isso já rendeu consideráveis frutos, como a venda recente de equipamentos militares americanos…

  6. porque vcs acham que brasileiros estão lutando por lá na Ucrânia?!…o atual governo em resposta as ultimas movimentações que veem sendo orquestradas contra este pais, esta enviando obscuramente soldados brasileiros para apoiar as tropas Russas..por debaixo dos panos a Rússia e a China vão cada vez mais conquistando aliados importantes e estratégicos..como o Iran…segunda maior reserva de petróleo do mundo…as alianças dos Brics não só vão se fortalecendo cada vez mais com o tempo como o grupo vai crescendo…com sondagens e intenções de outros países como a Argentina em aderir ….

    • “”””o atual governo em resposta as ultimas movimentações que veem sendo orquestradas contra este pais, esta enviando obscuramente soldados brasileiros para apoiar as tropas Russas.””””

      Cara, como é que você faz afirmações sobre o que você não tem a menor ideia???????

      Então. por que você acha que existem brasileiros no exército americano?
      Deve ser porque o Brasil está apoiando secretamente os EUA?.

      Você não tem a menor indicação de apoio do governo brasilerio. O que você quer inventando esses boatos?

      Isso é piada.

  7. Maquina…

    helvecio…

    http://www.naval.com.br/blog/2013/03/25/china-participara-pela-primeira-vez-do-rimpac-em-2014/

    http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=31255

    Os chineses realizam exercícios com todo mundo. E seu propósito é óbvio: manter-se inserida na comunidade das nações.

    No mais…

    http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2014_02_24/Forcas-estrategicas-indianas-e-a-Marinha-chinesa-no-Indico-0494/

    http://wap.noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/03/19/china-e-india-disputam-o-indico.htm

    Creio que está óbvio quem é que os indianos projetam como maior adversário em potencial…

  8. Os Russos se sentem descomprometidos com interesses do “ocidente” yanke, fazem muito bem. Esta parte do mundo, chamada ocidente yanke, não quer conviver, quer se impor, dominar.
    Tomara que o Brasil, e os brasileiros, comecem a entender isso, e resolvam aceitar de bom grado as ofertas de parcerias Russas, Chinesas, Indus, e de todos os países que nos propuserem tais negócios sem pre-condições, nem exigências que afetem nossos negócios, por que sabemos, os falcões e as águias cobram e cobram caro, e podendo ainda nos colocam em camisas de força.

    • Meu caro colega, o Brasil é uma incógnita pra nós brasileiros… imagina para esses países que o senhor citou. Somos uma roda gigante que tem seu ciclo em 4 anos. Ao final dele tudo volta à estaca zero, com a máquina mais inchada e o povo mais pobre. As forças armadas à passo de tartaruga não acompanham a vocação eterna do gigante em berço esplêndido. E verdadeiramente, mas inversamente, a corrupção cresce exponencialmente… esta, à galopes…. bilhões somem e a banda continua enquanto o brasileiro dorme nas filas, afinal de contas elas são grandes. Assim se passaram 500 anos.
      Espero que isto mude um dia…. espero…

      • Meu caro, tenho dito por aqui e repito, esse problema da incognita, é uma questão de formação cultural. Eu tento fazer a minha parte nessa cidadania. não me inspirando nos piores exemplos. Mas tem muita gente que faz critica mas não faz auto critica. Sds.

Comentários não permitidos.