Brasil: Indonésia aguarda pedido de desculpas, relações bilaterais estão sendo reavaliadas

Presidente da Indonésia Joko Widodo, recusou pedido de clemência a brasileiros condenados à morte no país

Governo indonésio afirma que recusa das credenciais do embaixador em Brasília é inaceitável e diz que todos os aspectos das relações bilaterais estão sendo reavaliados. Diplomata cobra “respeito mútuo” na cooperação.

A Indonésia espera um pedido de desculpas do governo brasileiro pelo adiamento da apresentação das credenciais do embaixador indonésio designado para o Brasil e está analisando todas as áreas da cooperação bilateral, declarou nesta segunda-feira (23/02) o porta-voz da diplomacia do país asiático, Armanatha Nasir, à agência de notícias Lusa.

Segundo ele, o pedido de desculpa está subentendido na declaração enviada ao governo brasileiro sobre os passos que este deve tomar para resolver o mal-estar diplomático, criado pelo adiamento da apresentação das credenciais do embaixador indonésio à presidente Dilma Rousseff.

As declarações foram dadas depois de uma reunião no Ministério do Exterior da Indonésia, na qual o embaixador designado para o Brasil, Toto Riyanto, relatou o ocorrido. Ele foi chamado a Jacarta após Dilma ter adiado, na sexta-feira, o recebimento das suas credenciais até a situação das relações diplomáticas entre as duas nações se esclarecer.

“Trata-se um passo muito extraordinário e antidiplomático”, comentou Nasir, explicando que Riyanto foi convidado formalmente para apresentar as suas credenciais e, quando já se encontrava no Palácio do Planalto para fazê-lo, foi informado de que isso não aconteceria. Dilma, porém, recebeu as credenciais dos embaixadores de Venezuela, Panamá, El Salvador, Senegal e Grécia.

Em resposta, o governo indonésio enviou uma declaração às autoridades brasileiras, informando que chamou Riyanto de volta “até que o governo do Brasil determine o momento em que as credenciais deverão ser apresentadas” e onde constam todos os “passos que devem ser tomados pelo Brasil”, respondeu o porta-voz, sem entrar em mais detalhes.

“Todos os aspectos das nossas relações estão sendo analisados e revistos, bem como o que poderemos fazer para seguir em frente e o que precisa ser feito nos próximos meses, semanas e dias”, disse Nasir.

O diretor-geral para os Assuntos Europeus e Americanos no Ministério do Exterior, Dian Triansyah Djani, sublinhou que a Indonésia “é um país amigável”, mas que “toda a cooperação deve ser baseada no respeito mútuo e na aceitação da sua soberania”.

A diplomacia indonésia convocou o embaixador brasileiro no país, Paulo Soares, logo após a recusa das credenciais, com a intenção de transmitir a sua nota de protesto relativa ao episódio no Planalto, que qualificou de “inaceitável”.

Nasir sublinhou que a Indonésia tem explicado ao Brasil, “ao nível técnico, ministerial e até dos chefes de Estado”, que a condenação de dois brasileiros à pena de morte é uma questão de “implementação da lei” indonésia. “Esperamos que eles entendam isso”, completou o porta-voz.

Em janeiro, a execução de Marco Archer por tráfico de drogas gerou um mal-estar entre os dois países, após Dilma ter falado diretamente com o presidente indonésio, Joko Widodo, e pedido clemência. Outro brasileiro, Rodrigo Gularte, também foi condenado e pode ser fuzilado em breve, mas os familiares esperam que o fato de ele ter sido recentemente diagnosticado com esquizofrenia adie a aplicação da pena.

AS/lusa

http://www.dw.de/indon%C3%A9sia-aguarda-pedido-de-desculpas-do-governo-brasileiro/a-18274965

Fonte: DW.DE

 

51 Comentários

  1. Quem dera que todos os traficantes brasileiros fossem pegos pela justiça indonésia, saudita, iraniana e norte-americana, só assim para se fazer a justiça que não se faz no Brasil.
    E esses nossos vagabundos só defendendo marginais.
    A Indonésia é mais que está mostrando que entendem mais de diplomacia que este governo que está aí. Vagabundos de araque, não sabem governar, não sabem administrar e não sabem conversar.

  2. O telefonema a Jacarta foi politicamente desastroso, surpreendentemente amador. Enviou ao mundo mensagens negativas sobre nosso País, remetendo nossa diplomacia a uma posição para a qual não há respaldo. Tal pedido – de conveniência altamente discutível – deveria, sendo esse o caso, ser formulado via embaixada. Nossa “Presidenta” devia ter sido melhor acessorada.

    • Realmente em matéria de incompetência, a nossa dilminha nessa história toda com a Indonésia, só se iguala ao Obama … é o nosso Obama se saias … tstst…. fez um gol contra na nossa diplomacia de atabaque ..nesse caso os nossos atabaque saíram do tom . 😀
      .
      No tempo do lulinha, seria bem diferente … 😀

      • No tempo do Apedeuta seria exatamente igual Pastel de Vento. Aliás, desconfio que seria pior ante à vaidade e o Messianismo que caracterizam o Pinga de Garanhuns.

        E a diplomacia dos atabaques seque o seu propósito, transformar um anão diplomático em microbio diplomático.

  3. Mais uma prova de como o governo sabe lidar com a diplomacia.
    Enfim, um governo que não sabe gerir seu país, como fara com a politica externa.

    • Caro Richard.

      Concordo com os apelos de clemência feiots pela Dilma, mas criar um incidente diplomático já demais.

      Ela não faz nada para mudar nossas leis protegendo os milhares que são torturados, violentados e mortos em nossas prisões e vem quer mudar as leis de outros países.

      Saudações.

      • “Ela não faz nada para mudar nossas leis protegendo os milhares que são torturados, violentados e mortos em nossas prisões”

        O que?? Quem?? Onde?? Que que isso?? “Ela não faz nada para mudar nossas leis protegendo os milhares que são torturados, violentados e mortos em nossas prisões”. Hem?

        😀 😀

      • Caro Deagol

        Me desculpe por discordar de sua opinião quanto ao pedido de clemência, pois foi provado que o mesmo era uma “mula do tráfico”, não tem como perdoar, talvez abrandar a pena de morte pra perpetua mas pedir clemência para um criminoso, eu não aceito.

        Saudações

      • Nessa eu tenho a mesma opinião que vc Deagol, pedir clemência (mesmo querendo que ele seja fuzilado) é obrigação de qualquer governo. Mas ela exagerou, e acabou criando um problema diplomático e econômico muito serio. E para ajudar ainda deu munição aos seus oponentes, justamente em um momento que o PT ta com credibilidade baixíssima.
        Dilma é uma anta, mas isso não quer dizer que eu apoie um pedido de desculpas com o rabo entre a patas. Fez a cagada, vai te que limpar, mas com dignidade.

  4. Sou contra a pena de morte e ainda mais quando não existe crime que envolva a vida de uma pessoa, mas neste caso a Sra. Dilma foi mais uma vez mal acessorada e caiu na armadilha da imprensa e opinião pública. Foi pedir clemência para o traficante e ganhou um não na cara. Claro que ficou contrariada, como todo chefe de estado ficaria, e dai prometeu que as relações entre os dois paises ficaria extremecidas, bem e assim tentou cumprir um dos passos. Se é pra levar as coisas a sério, feche a embaixada naquela M de país e cancele toda e qualquer cooperação ou negócio com os índios. Pegue o que sobrou dos Super Tucanos e entregue ao Iraque assim como as unidades de astro. Nossa diplomacia assim como o itamaraty estão falidos.

    • Discordo de você em algumas coisas, por exemplo a Indonésia não é um país de merda, pelo contrário, mostrou que tem muito a nos ensinar!

      Também discordo que Dilma tenha caído na armadilha da opinião pública,ela pode ter caído na armadilha dos pseudos intelectuais, porque a opinião pública foi sempre a favor da condenação, inclusive se sentido ofendida e envergonhada com essa atitude da presidente !

      Quanto a nossos negócios com a indonésia eles não estão abalados,certamente há pessoas com mais tato e competência no Itamaraty que contornarão essa vergonhosa situação em que nossa presidente nos enfiou !

    • Caro Wolfpack,

      Só fazendo um “parênteses”… a Dilmanta é conhecida por ignorar seus assessores… ela esbraveja, bate o pé e consegue o que quer…

      Então não é uma questão de assessoria… é uma questão de ideologismo mequetrefe tupiniquim…

      Sds

  5. Diplomacia sindicalista. Fazem cara feia, montam barricadas, não deixam quem quer trabalhar entrar, paralisam a produção, etc. Mas isso funciona na porta da fábrica, lá fora não.

  6. O Governo do Brasil contesta as atitudes daqueles que deveriamos tomar como exemplo e fica de pirraça com um Estado sério como a Indonésia, por conta de um traficante? Quem dera os “Beira-mares”, “Nens”, “Marcolas”, “Vp’s” da vida expandissem suas operações e fossem explorar o mercado da Indonésia. Quanta hipocrisia, Senhora Dilma Rousself! Criar problemas com quem deveria aprender apenas para não fugir ao protocolo, é muita ESTUPIDEZ! Por mim, já passou da hora de reduzir a maioridade penal para 14 anos e de voltar a discutir a regulamentação da pena capital no Brasil, para que quando oficializada, cada Estado pudesse escolher por tal.
    PARABÉNS INDONÉSIA!

  7. Isso foi um vacilo enorme do governo brasileiro,se quisessem protestar que emitissem uma nota simples,dizendo que apenas condenam a pena de morte onde for e pronto,mas essa patuscada de negar credenciais a um embaixador já e ir longe demais !

    Se tivessem condenado um brasileiro inocente,gente de bem, eu até apoiaria esse protesto,mas essa de querer interferir nas leis internas de um país por causa de um ser vil,arrogante que levava morte a Indonésia ai já é muita audácia !

    Como podemos esperar coisas boas de um governo assim? que não tem o mínimo respeito pelo seu povo,que chega a mudar as leis para favorecer a FIFA e acredita que todas as nações são assim, sempre dispostas a abrir as pernas aos estrangeiros !

  8. O que mais revolta é que pedir clemencia por um brasileiro que foi uma “mula do tráfico”.
    A ideia que passa é que, tudo nesse pais pode.

    • Meu caro Richard, o meliante Marco Archer, não era um simples mula como querem nos fazer crer, pelo contrário, era um traficante perigoso com operações em vários continentes,barra pesada mesmo,recebeu oque mereceu,espero que tenha dito a verdade quando disse ter arrependido de tudo !
      Mas concordo com você,se pede clemencia quando há dúvidas a respeito da condenação,oque não foi o caso !

  9. Mija dilmona, mija ou pede pra c…e sai.

    Vamos perder a encomenda dos Super Tucanos e Sistema Avibras té Logo… o múmia do chaves incorporou por aqui … seremos uma Venezuela uma dia isso é um sonho???

    • Sem o apoio das forças armadas … e com popularidade gov beirando a 20% ? … ainda n caímos a nivel de Argentina …. quem dirá Venezuela .. deus nos livre desse pesadelo

    • Concordo, o Lula abriu portas para o Brasil na Africa, Ásia e América do Sul. Não tinha frescura fazia acordos com o diabo se fosse favorável ao Brasil, assim como enfrentava qualquer um para defender nossos interesses (que o diga os EUA). Por isso ele desperta tanto ódio, além de ser de origem pobre, nordestino e te feito mais que outros de origem rica vindos do sul e do sudeste!
      Já a Dilma é fraquinha mesmo, não tem como negar.

  10. Isso e uma vergonha … mais a ”resposta” do gov e meramente populista .. vai de acordo com q nossa ”elite/intelectuais”’ pensam … ou se esqueceram das reportagens falando sobre o assunto ?? ….o fez parecer um pobre coitado q n sabia o q estava fazendo .. q pena !!!…. li em algum lugar q tal episódio pode se tornar ”filme” da pra acreditar ?? …

  11. Muito correto o governo Indonesio. Me envergonha a atitude de nosso governo, que busca confrontar a soberania alheia, e não aceita procedimentos semelhantes vindos do exterior ( o que é justo) promovendo um ato de hipocrisia inominavel. Alias, este nosso tem demonstrado ser um governo dos mais cafagestes, por que escolhe caminhos que não foi combinado com seu eleitorado ( onde me incluo). A mim só resta esperar as proximas eleições e torcer para que surja um brasileiro que honre suas palavras, que honre nosso povo e nossa patria, sem fazer concessões ao estelionato eleitoral. Ah! E tambem espero que nossa democracia encontre caminhos sempre junto com a cidadania. que obriguem esses dirigentes a cumprirem compromissos assumidos com o povo.

  12. Mas uma coisa deve ser dita, a Dilma errou muito feio, mas aí em dizer que toda a diplomacia dos últimos 12 anos é ruim ou nos chamar de anões diplomáticos é SAFADEZA, foi nos últimos 12 anos que conquistamos algumas das maiores vitorias diplomáticas de nossa história. Se anti-PT é uma coisa mas exaltar discretamente o governo anterior “vem não” que aquilo era uma piada.

    • O governo FHC foi o pior governo da história do Brasil, e só não é considerado um traidor por conta de suas articulações e do Brasil, onde esse tipo de gente não sofre consequências. Por que, até ele presidir este país nenhum outro ousou tanta desfaçatez ao vender a pátria, e as conquistas dela, como ele. Vendeu inclusive nossas prerrogativas de país soberano, para atender a uma necessidade de fornecimento de grana externa para tapar sua incompetência como gestor. Esse sujeito só consegue admiração num país como o nosso, por que aqui qualquer incompetente bem apadrinhado, ou que souber fazer “concessões” aos nomes certos dessa republica, podem virar consultores e coro artificial para terem a alcunha “de estadista”. Como exemplo vejam, os piores economistas que já passaram por aqui, que levaram o país a hiper inflação e outras desgraças, aonde estão hoje? todos sendo remunerados por grupos empresariais e dando palestras de economia. O Brasil é um país único, que encontra gente que paga, e caro, por incompetência comprovada. Sds.

      • Acho que você está muito equivocado Julio…

        Para a economia o FHC foi a melhor coisa que aconteceu desde a redemocratização (claro, em grande parte por falta de políticos melhores). Lula e Dilma surfaram na estabilidade econômica conquistada pelo FHC (e pela geração de divisas geradas pela valorização das commodities)… Bem longe de mim ser tucano (sou um liberal-conservador), mas as privatizações tiveram muitos benefícios… VALE vai bem obrigado…. EMBRAER vai bem obrigado…. telefonia (tarifas ainda são altas… em grande parte em função do custo brasil) melhorou 1000%…

        A própria hiperinflação (gerada pelos governos militares e seu “estadismo” muito similar ao do PT aliás) a que você se refere foi “domada” pelo FHC e pelo plano real.

        Sds

      • Meu caro, com todo o respeito, mas por tudo que vc tem colocado neste blog eu já havia percebido que você é um admirador do FHC, nem precisava postar. Mas diferente de você, que pode ter tido algum beneficio particular vindo do governo dele, eu reafirmo foi a pior desgraça em termos politicos e economicos que este país já teve. Economicamente falando então foi um desastre, que só sobreviveu por força de seus comprometimentos cobertos pelo FMI, pagos pelo povo Brasileiro mais fragil economicamente. Por que eu me lembro bem da crise de empregos, da entrega de nossa soberania, das humilhações ao povo, sempre externadas no exterior. Meu caro, o povo brasileiro é considerado de pouca memória, mas eu faço questão de ser excessão em se tratando de minha cidadania e de meu país. Foi um traste politico sim senhor, que soube irrigar muito bem, as custas do povo, os que hoje são seus promotores. Aquilo que vc diz ter sido bem feito foi uma usurpação paga pelo usurpado, entregou algo que não construiu a custa de moedas podres lastreadas pelo FMI, que o povo usurpado se obrgou a pagar. Só mesmo tendo muito pouco conhecimento sobre negocios, ou interesses estranhos, para acreditar que um sugeito se apropria de um bem alheio, entrega esse bem a um comprador sem dinheiro, pega emprestimo para se garantir nessa venda, e cobra do expropriado dono da propriedade o pagamento desse emprestimo e ainda dizer foi um bom negocio para ele?. Me desculpe meu caro mas esse contorcionismo eu não consigo assimilar. E não esqueça, por que eu não esqueço, a compra da reeleição feita por esse virtuoso. Sds

      • Há um vídeo em que ele, espantosamente, admite ter entregue a Vale para ter credibilidade junto aos banqueiros. Esse cara devia ser posto a ferros por crimes de lesa-pátria.

      • Marcelo, meu caro, para afirmar o que afirmei não preciso de video, só foi necessário viver aquele momento e ter memória. O grande problema do país Brasil, se consiste nesse tipo de coisas, que muitos (ainda que sejam minoria) se recusam a aceitar. Como eles foram beneficiados por alguma coisa vinda de péssimos políticos, acreditam que sua felicidade deve invadir os espíritos substituindo as agruras da maioria. Por isso somos bombardeados de irrealidade diariamente, temos aquilo que se definiu como qualidade de vida dos ricos brasileiros ao nível dos Belgas enquanto a do pobres brasileiros ao nível do Indus. Para quem está na Bélgica, a Índia está ao alcance das mãos num mapa mas muito distante de fato, chega-se lá apenas com uma viagem na imaginação. Sds.

      • Aaaaaa Julio Julio… vamos lá então aos fatos e não “achismos” ou versões esquerdizadas da realidade…

        Antes de mais nada: não sou admirador de FHC, aliás estou a tão anos-luz à direita da social-democracia que poderia até considerar FHC um Hugo Chavez da vida… mas julgo ter a capacidade de analisar friamente e buscar o máximo de imparcialidade nas minhas análises – me atenho aos fatos e não a ideologia na hora de fazer meus comentários.

        Posto isso posso dizer que tive sim benefícios das reformas do FHC… meus pais e avós que o digam (já que eu apenas estudava na época) com o ganho que tiveram com a estabilidade da moeda – o que fez muita diferença para quem teve de criar 4 filhos sendo funcionário público (da categoria mais escamoteada – professores).

        Agora vamos ao “entreguismo” do FH propriamente dito?

        FHC ganhou essa pecha de “entreguista” com base na falácia de que vendeu as estatais à preço de banana… foi mesmo?

        Vamos pegar o exemplo da privatização da Telebrás (propagadas pelos lulopetistas como tendo sido “à preço de banana”) gerou quase meio trilhão de reais para os cofres do governo… é mais ou menos o que o governos petista conseguiu perder com a espoliação sistemática da Petrobras (entre corrupção e equívocos).

        E não se trata de ser a favor ou contra a privatização, mas de respeitar a verdade dos fatos e dos números, pois eles desmentem todos os que insistem no chavão do “preço de banana”.

        Já que você possui uma memória tão vívida, deve se lembrar que:

        Em primeiro lugar: o governo federal só detinha 19% das ações da Telebrás, já que a grande maioria das ações da empresa havia sido pulverizada nas mãos de milhões de acionistas privados. Foram esses 19% que foram à leilão em 29/07/1998 pelas quais o governo recebeu R$ 22,2 bilhões (ou U$ 19,9 com o câmbio de então). É mais do que óbvio que se o governo detivesse 100% das ações ordinárias e preferenciais poderia ter ganho muito mais… mas só tinha 19%… vale ressaltar que foi o maior valor por ação pago por qualquer empresa de telecomunicações no mundo em toda década de 90… Soma-se isso ao fato de que além de R$ 22,2 bilhões o governo ainda garfou, desde 1996, R$ 45 bilhões com a venda de licenças às operadoras de telefonia, ou seja, lucrou ainda mais vendendo ‘nada’, só direito de operar no país… Temos então aqui na telefonia já R$ 67,2 bilhões…

        E o que a iniciativa privada fez no setor? Bem, de 1998 pra cá investiram 190 bilhões… em 1998 haviam 14 telefones para cada 100 habitantes… hoje existem 130 telefones para cada 100 habitantes…

        Como você tem boa memória deve se lembrar também que em 1997 a linha telefônica custava muito caro… além de demorar muito para ser instalada…. hoje é uma commoditie ao alcance de todos… a tarifa é alta? Culpa do governo, pois a alíquota de impostos é de mais de 40%, o que gera mais de R$ 40 bilhões ao governo anualmente…

        Agora já estamos com quase 400 bilhões só da privatização da Telebras… Ainda há os “fundos” setoriais que o governo obriga às operadoras a “contribuir”: FUST/FISTEL/FUNTTEL que devem estar em torno de 40 a 45 bilhões de reais…

        Já temos aí uma bela somatória do preço de banana… bananinha cara!!!

        Vá somando os bilhões e veja como não sou pró-FHC pois acho essa alíquota de impostos um absurdo… mas mais absurdo é falar em preço de banana… quem espolia o povo brasileiro é o governo com impostos e não com privatizações. Privatizações beneficiam o povo.

        Nunca vai me ver afirmando que tudo vai bem na área de telecomunicações nem que estou satisfeito com a qualidade do serviço e o padrão (ou falta) de atendimento. Aliás, é bom dizer que os serviços não são melhores exatamente por omissão do governo federal. Nem FHC nem Lula cumpriram essa obrigação fundamental.

        Nesse quadro, se uma operadora privada presta bons serviços, tudo bem. Se não o faz, o governo vem a público criticar a privatização, como se ele nada tivesse a ver com o problema. É muito cinismo. O governo federal nunca fiscalizou nada com seriedade – até porque, ele mesmo, é mau prestador de serviços.

        “Ah mas pra onde foi o dinheiro”: até onde sei para o pagamento da dívida pública! Ao menos é o que consta em documentos do banco central.

  13. a indonésia está estudando cancelar os contratos com a embraer e avibras
    em retaliação as atitudes de nossa ilustre presidenta ela não se contenta em manchar a imagem do país e ainda levas as empresas junto

  14. Depois quando eu falo sou tachado de entreguista, anti-Brasil e outras asneiras proferidas pela tropa de militantes acéfalos, lobotomizados e zumbis ideológico que o ParTido mantém patrulhando esse e outros espaços da internet, ao custo do dinheiro suado do contribuinte Brasileiro. Como consequência do amadorismo diplomático da combinação Stella Wanda/ Diplomacia dos atabaques o Brasil mais uma vez paga um sonoro vexame. O legado maldito da dupla Apedeuta de Garanhuns/ Megalonanico continua intocado, e sendo levado adiante pela Governanta (Sem trocadilhos sim?) junto com o chanceler e turno e o sempre onipresente e trevoso MAG.

  15. Segue excelente texto de Noblat para reflexão, republicado aqui pela trilogia que tanto assombra os militantes acéfalos…rs!

    Anão diplomático – O Brasil de Dilma e Lula

    NA ERA PT, DEFINITIVAMENTE OS INTERESSES SUPERIORES DO PAÍS DEIXARAM DE ORIENTAR NOSSA POLÍTICA EXTERNA. CEDERAM A VEZ À IDEOLOGIA PESSOAL DO GOVERNANTE DA OCASIÃO

    Ricardo Noblat

    ClippingQue alma corajosa se oferece para aconselhar a presidente Dilma a renovar seu vocabulário, começando por descartar lugares comuns do tipo “Não ficará pedra sobre pedra” e “Doa em quem doer”?

    Lugares comuns arranham os ouvidos. E com frequência se voltam contra os que gostam de usá-los. Um exemplo? “Não ficará pedra sobre pedra” da política externa brasileira depois da passagem de Dilma pelo poder.

    Forcei a barra? Tentarei ser mais justo: não ficará pedra sobre pedra da política externa brasileira depois da passagem de Lula e Dilma pelo poder. Melhor assim?

    Este gigante econômico e cultural, chamado de “anão diplomático” em julho do ano passado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, sempre contou com uma das diplomacias mais respeitadas e bem-sucedidas do mundo.

    Há farto conhecimento adquirido com aplicação e afinco. Relativa grandeza. E coerência política secular.
    Tamanho patrimônio, infelizmente, repousa, hoje, quase esquecido nos subterrâneos do Itamaraty.

    O retrato de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, ainda enfeita paredes de gabinetes acarpetados. Mas como dói observá-lo.

    Na semana passada, com muitos quilos a menos, mas sem ter perdido um grama de arrogância, Dilma emergiu do carnaval disposta a ocupar por todos os meios o espaço que a mídia costuma lhe oferecer com generosidade.

    E assim foi. Sem pejo, remeteu ao governo Fernando Henrique Cardoso a origem da roubalheira na Petrobras, que só se tornou sistêmica a partir de 2003.
    E como se não bastasse tal agressão à verdade, resolveu brigar com um país situado do outro lado do mundo – a República da Indonésia, um arquipélago com mais de 17 mil ilhas.

    No momento, a Indonésia deveria ser o último país com quem o Brasil almejasse a arranjar briga. Ali, em 17 de janeiro último, o brasileiro Marcos Archer, um traficante de drogas, foi executado a tiros.

    Archer havia sido preso há 10 anos, julgado e condenado à morte. A legislação da Indonésia contra a droga é uma mais rígidas do mundo.
    Dilma empenhou-se em salvar a vida de Archer. Reagiu à sua morte chamando de volta o embaixador do Brasil por lá.

    Era tudo o que não deveria ter feito – afinal, há outro brasileiro na Indonésia condenado à morte por tráfico de droga.
    Se havia uma tênue esperança de que à diplomacia fosse possível evitar um segundo fuzilamento, ela se dissipou com outra decisão desastrosa tomada por Dilma na última sexta-feira.

    Novos embaixadores de outros países estavam reunidos no Palácio do Planalto para apresentar suas credenciais a Dilma. Pela ordem, o primeiro deles seria o embaixador da Indonésia.

    Uma vez cumprido o rito, o embaixador desceria a majestosa rampa do palácio, entraria no seu carro e iria embora. Não foi o que aconteceu.
    No último minuto, o ministro das Relações Exteriores do Brasil chamou o embaixador para uma conversa a sós. Comunicou que Dilma não receberia mais suas credenciais.

    O embaixador saiu humilhado pela lateral do palácio. A Indonésia foi humilhada na figura dele. E para quê? Para quê?
    Para Dilma parecer forte e aguerrida aos olhos dos seus governados? Pareceu estabanada, como sempre. Imprudente. Adepta de jogadas vagabundas de marketing.

    Saca o Estado Islâmico – aqueles loucos que degolam e incineram pessoas?
    Pois é: Dilma já recomendou que se dialogasse com eles.

    A Venezuela deixou de ser uma democracia há muito tempo. Para fazer parte do Mercosul, um país tem que ser democrático.

    Dilma faz de conta que ainda existe uma democracia na Venezuela, onde o governo prende e arrebenta a oposição e libera o Exército para que reprima manifestações à bala.

    Na guerra entre judeus e palestinos, Dilma tomou partido dos últimos. E para que não restem dúvidas sobre isso, no ano passado chamou de volta o embaixador do Brasil em Israel.

    O Congresso do Paraguai depôs em junto de 2012 o presidente da República Fernando Lugo. Aí o Brasil juntou-se à Argentina e à Venezuela para suspender o Paraguai do Mercosul.

    Seis anos antes, na Bolívia, o presidente Evo Morales usou o exército para ocupar as instalações da Petrobras no país depois de ter nacionalizado a exploração de petróleo e gás.

    Mais tarde, dobrou o preço do gás vendido ao Brasil. O então presidente Lula nada fez. “Queriam que eu invadisse a Bolívia?”, debochou como de hábito.
    Na Era PT, definitivamente os interesses superiores do país deixaram de orientar nossa política externa. Cederam a vez à ideologia pessoal do governante da ocasião.
    Pobre barão do Rio Branco. Pobres de nós.

    FONTE: O Globo

    http://www.forte.jor.br/2015/02/23/anao-diplomatico-o-brasil-de-dilma-e-lula/

    Para arrematar, uma excelente charge:

    http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2015/02/anao-diplomatico.jpg

    • Não minha cara, lá vem você de novo mostrando a opinião de um boçal como sendo o epicentro balizador da cultura ocidental. Faça-me um favor o caro virou deboche no carnaval, virou mascara de deboche, para com isso. Senão você corre o risco de virar piada de carnaval como ele. Sds.

      • Acertou na mosca TIRELESS,

        São os “dois pesos e duas medidas” da Dilma (pra não estender pro Lula). Quando questionada sobre o rapto do prefeito de Caracas ela diz que é “assunto interno”, na hora de suspender o Paraguai não foi “assunto interno” né?

        Esse tipo de atitude pode passar batida para os idiotas úteis no Brasil, mas no cenário internacional os governantes estão bem de olho…

        Inconsistências assim deixam claro o viés ideológico do PT suplantando o interesse nacional…

      • Mas, mangano, que caldo esse hem, que você está fazendo. O que tem de igual nos dois casos? Sinceramente não consigo enxergar? Fala serio meu caro você não convive bem com democracia né verdade? Por que senão vejamos, no caso do Paraguai houve um golpe consumado, feito pelos oligarcas corruptos que sempre dominaram a politica por lá e que deram ao Paraguai a fama internacional que tem, provavelmente você apoie. Tipo de politica que propicie as situações que proliferam por lá, mas eu não. O Lugo foi eleito democraticamente e desde o inicio representou a mudança de paradigma politico naquele país, inclusive na propensão ao alimhamento regional forte, o que desagradou seu principais adversários internos e externos. Imagina um Paraguai sem contrabando, trilhando outros caminhos, quanto a Venezuela, meu caro, a questão é que as pessoas que conhecem o tal prefeito dizem ser um sujeito daqueles que acreditam que democracia boa é aquela em que ele esta no poder. Nào sendo primario nas manifestaçòes pró golpe. Então o governo brasileiro deve sim apostar sempre no cumprimento das normas legais tanto na Venezuela quanto no Paraguai, e isso foi o que fez a coerencia e a correlação nas duas situações. Sds.

      • Julio, não tem caldo nenhum e são casos muito similares para análise.

        Não consegue enxergar a relação? Pesquisa “Protocolo de Ushuaia” no qual os membros do Mercosul se comprometem a defender o regime democrático entre membros… ou seja o mesmo critério que foi aplicado ao Paraguai (erroneamente porque o processo no Paraguai foi legal segundo a própria constituição do país) poderia ser aplicado á Venezuela… Simples assim Julio… o pau que bateu em Chico não bateu em Francisco… claro como uma manhã de inverno…

    • Leonardo, se tem uma coisa que concordo contigo é a lição de incompetencia que Dilma tem dado, inclusive na contradição politica.

      • pois é Julio, no ano passado quando eu disse que foi uma pena a Dilma ter ganhado as eleições, muitos vieram se “esgoelando” contra mim, eu nao sou psdb, pt ou sei la qual outro partido lixo que tem neste país, mais acho que o melhor para o brasil era outro presidente sem ser a dilma, esta ai o monte de merd. que esta acontecendo e que ainda esta por vir, se ja esta assim nos dois primeiros meses de reeleição imagina nos próximos três anos e dez meses, se a coisa ficar ainda pior ela corre sim um risco forte de sofrer um impeachment(ainda acho muito improvável isso), mas o collor saiu por menos, e nao sei como vai ser essa reunião com o pmdb(este partido que só tem canalha e ladrão, porem nao diferente dos outros que estão no poder), mas ela(dilma) corre o risco tb de perder e muito a aliança que se tem entre eles.

      • A questão do impeachment, seria a mais tragica para o país por que ela a falso juizo de querer fazer justiça iria instalar no poder os principais responsaveis pelas calhordices que o PT abraçou. Seria como retirar os alunos “reprovados” no teste da corrupção para empossar os mestres. Como todos sabem, ou deveriam, a discussão da corrupção no Brasil feita pelos agentes corruptos que a discutem, é a maior falacia, a maior hipocrisia para podermos simplesmente concordar nos termos que colocam. Para virar coisa séria muitos desses que apontam os dedos deveriam estar puxando a fila dos processados. Inclusive muitos dos julgadores do judiciário que estão promovendo esse furduncio. Sds

      • a questao do impeachment, se a dilma saísse concordo com vc que iria sair o sujo para entrar o mau lavado , mais o tal do temer nao iria conseguir fazer muita coisa nao, iria seguir praticamente o mesmo caminho que dilma esta seguindo, porem o pt iria perder e muito a sua influencia, e acredito e muito que nas próximas eleições esta merd. do pmdb não conseguiria se reeleger, o brasil precisa de pessoas que pensem bem no caminho em que tomamos, e na “visão” do mundo la “fora” (nao estou querendo dizer em que deve se aliar a direita ou a esquerda mas sim ver o que tem de melhor para nos entre estes dois lados), sei que o mundo pressiona para escolher um lado mas a como ser um pouco imparcial neste caso.
        ainda acredito que este país deveria ter passado por uma guerra civil a muio tempo antes, so que o povo nao teve coragem, atitude e sabedoria para isso.

  16. Enquanto a Dilma não pede desculpas a indonesia e ao povo Brasileiro AQUI VAI UM MUITO OBRIGADO DE UM BRASILEIRO.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil: Indonésia aguarda pedido de desculpas, relações bilaterais estão sendo reavaliadas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.