Governo brasileiro poderá mediar diálogo político na Venezuela

O governo brasileiro elogiou a iniciativa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) de preparar uma visita dos chanceleres da organização à Venezuela devido à situação pela qual passa o país.

Nessa quinta-feira 19 de fevereiro, Antonio Ledezma, prefeito da capital venezuelana Caracas e opositor do presidente Nicolás Maduro, foi preso e será alvo de um processo judicial. Segundo o governo venezuelano, Ledezma fazia parte de uma conspiração contra o presidente. A oposição, no entanto, argumenta que o prefeito foi “brutalmente detido” e que a sua prisão é “ilegal e abusiva”.

De acordo com nota do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil pretende contribuir, sempre que solicitado, para a retomada de um “diálogo político amplo e construtivo na Venezuela”. “O governo brasileiro acompanha, com grande preocupação, a evolução da situação na Venezuela e insta todos os atores envolvidos a trabalhar pela paz e pela manutenção da democracia”, afirma a nota.

Ainda segundo o ministério, o governo brasileiro saúda o anúncio do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, sobre a visita dos chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador, ao país vizinho, informou Agência Brasil. No ano passado, representantes do Brasil e de outros países já estiveram em Caracas para acompanhar os diálogos de paz entre governo e oposição no país.

 

18 Comentários

  1. A intromissão brasileira deve ser clara, pois se trata de uma nação que está amargando incursões externas e um líder que não sabe lidar com tal guerra de informações ( coisa que a Dilma está de parabéns ), trazendo uma clara necessidade de intervenção da Unasul em questões claras : troca do atual lider por um outro que seja alinhado aos interesses dos sulamericanos e mais capacitado que o atual para desfazer a má reputação da administração do atual lider e melhorar a moral do mercado investidor, e além de tudo, colocar um lider que saiba jogar “o jogo”. Controlar as redeas antes que os EUA se intrometa e ajudar a realizar reformas economicas e politicas no tal país. Estas atitudes todavia, só podem ser tomadas se nosso governo sanar a situação de descredito com a sociedade, e isso pra já.

  2. A última vez que o Brasil se uniu com alguém na Am. do Sul para intervir em assuntos internos, foi com o Padre Comedor do Paraguai … não adiantou nada ;da mesma forma esperneou com a Indonésia por matar traficantes … não adiantou nada , são assuntou internos de estados soberanos e que CUMPREM SUAS LEIS .

    Mas como é é área de interesse brasileiro …

  3. O Brasil tem que tomar a dianteira como está fazendo, aqui é nosso quintal. Assuntos Diplomáticos sulamericanos estão relacionados diretamente aos nossos interesses.
    A Venezuela é um mercado consumidor importante na américa Latina (terceira maior população da AS), o Brasil é o principal parceiro comercial da Venezuela na América Latina, tem superavit na balança comercial com esse país e deve interferir para manter a paz e a democracia no continente sem intromissão de Nações fora do continente sulamericano.

    • Concordo se não podemos ser omissos ,é melhor pecar pela ação que a omissão !
      Nada de dar espaço aos EUA nessa questão, a Unasul foi criada para isso !

  4. Se existe um país menos qualificado para mediar qualquer debate entre as forças políticas venezuelanas este é o Brasil. Para ser mediador se faz necessário que o mesmo seja imparcial, e esse não é o caso do Brasil onde a diplomacia dos atabaques do Governo Petralha apóia incondicionalmente os absurdos do bolivarianismo

    • Me perdoe amigo mais vou discordar de sua opinião.
      Nossa escola dipomática é uma das mais competentes do planeta, o Instituto Barão do Rio Branco forma excelentes diplomatas reconhecidamente por todos, inclusive pela ONU.
      Temos sim capacidade e autoridade diplomática para sermos o mediador desse incidente, essa sua afirmação basea-se no fato de termos aqui no Brasil um governo Trabalhista? Se for, isso não desqualifica em nada nossa diplomacia. Seria sindrome de inferioridade? Um conceito já pré concebido de achar que outros são mais capazes que nós? Também não acredito que como brasileiro pense assim.
      Quanto a ser “parcial” é lógico que vamos defender nossos interesses. Ou defendereremos interesses norte-americanos, russos ou chineses? Obvio que não.
      Sua afirmação soa como um desrespeito a nossa escola diplomática, um desrespeito aos nossos diplomatas e a diplomacia brasileira.
      O que nos qualifica a intermediar é exatamente o fato de a mais de um século vivermos em paz com nossos vizinhos, sermos a maior economiado continente, temos interesses a zelar, ta na hora de dizer ao mundo aqui é o meu quintal, e históricamente sempre fomos a favor do diálogo e da solução negociada.
      Espero que não leve para o lado pessoal, não quero ser desrespeitoso com vc, apenas estou discordando de sua opinião, pode replicar se achar que deve, vou procurar entender seus novos argumentos esses não convencem.
      Ah só lembrando, Simon Bolivar foi um libertador. Ser Bolivariano nem é depreciativo, ao contrário deveria ser uma honra.
      Abraços.

      • Amigo Pantaneiro, antes de mais nada me desculpe pela falta de educação do Helvécio pois além de não ter aprendido que crianças não devem se meter em conversas com adultos ainda vem aqui externar seus “sonhos molhados” toda vez que tem pesadelo com “Uzsiúnista mau”…..

        Não achei desrespeitosa sua intervenção muito pelo contrário. Você mostra ser qualificado para o debate, ao contrário de outros como Helvécio e Cia……

        Quanto ao conteúdo do seu comentário eu discordo pelas seguintes razões:

        – Em que pese os quadros do Itamaraty serem de fato bem preparados a política diplomática é ditada pelo governo de turno, e desde 2003 temos presenciado uma política externa ideologizada que abandonou a tradicional equidistância que sempre caracterizou a nossa diplomacia em prol de uma atuação notoriamente destinada a promover bem mais os interesses do Partido no poder do que os reais interesses do Estado Brasileiro, resultado de um apequenamento da atuação do Ministro das Relações exteriores em prol do fortalecimento do Assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, que todos sabemos ter uma visão absolutamente e equivocada e ideologizada de mundo.

        Como resultado dessa diplomacia ideologizada tivemos resultado foramações absolutamente desastrosas como a absurda leniência com o Governo Boliviano após a expropriação dos ativos da Petrobrás, a nossa atuação na crise hondurenha e a injustificada e descabida aproximação com o regime fascista de Mahmoud Ahmadinejad, onde no intuito de fazer com que os mesmos ganhassem tempo patrocinamos um acordo nuclear que teve rejeição recorde no CS da ONU. E é importante lembrar que hoje em dia, no seio da populações hondurenha e iraniana existe forte rejeição ao Brasil

        – Especificamente no caso da Venezuela as intervenções brasileiras pautaram-se exclusivamente não no intuito de promover diálogo mas sim de proteger o regime chavista. E tudo isso em virtude da notória simpatia do nosso “Governo Trabalhista” com o Chavismo,inclusive pelo fato de ambos integrarem o malfadado Foro de São Paulo. E em virtude dessa notória simpatia perdemos completamente a imparcialidade, que é o requisito fundamental para quem deseja se apresentar como mediador;

        – Uma vez que você falou em interesses, no caso da Venezuela o principal interesse a ser resguardado é o do povo venezuelano. O regime chavista claramente caminha para o ocaso, provocado principalmente pelo colapso econômico decorrente de políticas populista que desperdiçaram os recursos advindos da exploração do Petróleo quando este estava com uma cotação favorável. E agora com o valor do óleo baixo e os problemas se agravando aumenta a insatisfação popular. E também a radicalização do regime, atestada pelas prisões arbitrárias de opositores como o Prefeito de Caracas sob a acusação de serem “golpistas”. Nesse quadro, as forças políticas opositoras, sabedoras da notória simpatia do governo brasileiro pelo chavismo, certamente não irão aceitá-lo como mediador.

        – Por fim, embora Simon Bolivar tenha sido um libertador, hoje em dia bolivarianismo é sinônimo de simulacro de democracia.

        Abraços!

    • A diplomacia boa; é a do anã Jacó … hahahahah essa sim que é uma diplomacia boa … hahahah … dialoga até com EI … Hahahahah …
      .
      .
      Esses sionistas … hahahah…

      • kkkkk correto lucena ,esse tiraleite so sabe queimar o filme dos israelenses ,

        imagina um derrotado desses em israel os iranianos invadem no outro dia rsrs

        o brasil como ponta de lança latina vai ajudar como ajuda muitos outros países na américa latina e no mundo

        exemplo na colombia ,Haiti ,moçambique,angola ,irão ,e etc etc e tal

        aqui é brasil sionistinha de meia pataca !

      • “Brasil PuTênfia” ponta de lança de alguma coisa? Fala sério Pezito! Sei que você é petralha mas sua indigência intelectual é realmente algo surpreendente…..rs! E não queira difamar nós brasileiros sim!? Brasileiro é uma coisa e petralha é outra! Petralhas são o parasita que vitimam o hospedeiro (Brasil)

      • putenfia é o seu isruela ,aquele pais deserto que esta inflamando uma guerra no oriente médio por causa de uns barracos que constrói no lado palestino

        ladrão de terras apenas isso ,

        e quando na sua vida você foi ou é brasileiro caiu aqui de paraquedas

        você sabe disso .para de se enganar patinho feio
        você esta moscando no ninho dos harpia

        mais cedo ou mais tarde vai virar rango como sempre

        e sua mal educação contra o povo brasileiro e com o brasil apenas vai acelerar isso

  5. É um dever o governo brasileiro apoiar, se for convidado, a Venezuela, ou qualquer outro país que reconheça nossa importância, por sermos um país sem pretensões de impor filosofias, apenas a construção de solidariedades entre países, e pronto para usufruir de tudo que possa advir desse conceito, sempre respeitoso e soberano.
    Aqueles que zombam de nossas qualidades, afirmando não as termos, por suas psicoses partidárias, e de fato por serem perdedores e péssimos democratas, mas que usam a democracia como escudo panfletário, certamente não tem o devido preparo para entender que um país transcende a governos, e quando são chamados a intervir, principalmente quando é por ambas as partes estrangeiras do conflito, certamente isto devia mostrar a estes que o país, mais que o cidadão, e suas picuinhas, tem o reconhecimento de sua grandeza e está apto a participar de um processo de pacificação. E o post foi bem claro quanto aos termos do governo para a participar desse processo, e o fez de forma serena e digna e transparente. O resto é conversa de ressentidos e inconformados, mas principalmente por não terem tido o poder de escolher a pátria de seu nascimento. Mas a esses deveria já estar claro, que neste mundo moderno, de amplas e abertas fronteiras, amplas e abertas opções, já não se necessita sofrer por questões de geografia e o Brasil, cujo simbolo são os braços abertos, deixa isso bem claro, não expulsa, nem agarra.

  6. e esta na hora do governo federal começar a colocar traidores da pátria no X IGUAL a esse prefeito da Venezuela

    mas como a esquerda brasileira defensora dos direitos humanos e burocracias das mais variadas vai ficar deixando esses vermes destruírem a petrobras como não se fosse nada

    isso demostra fraqueza do governo federal

    traidor da pátria é caixao e vela preta mesmo e já era !!!

    vamos conviver com quem quer acabar com nosso pais apenas para louvar esse lixo de democracia ????
    alias suposta democrecia !

    • Meu caro, me obrigo a dizer a vc, que este seu pensamento trilha o caminho de muitos dos quais vc critica, na questão da democracia. A democracia é o unico instrumento que poderá levar nosso país a ostentar uma posição melhor no nosso planeta. Os percausos que atravessamos apesar de serem incômodos são naturais na democracia de um pais em que grande parte de seu periodo republicano esteve dominado por algum tipo de ditadura e no outro dominado por oligarquias centradas no espirito do coronelismo. Meu caro, a construção de uma democracia, num país com um passado do tipo do nosso, não se dá por um simples ato de inconformismo, ela ira acontecendo a medida que as pessoas como vc entendam que democracias de papel não existem. Democracia é uma construção individual de cada cidadão, e que para conseguirmos chegar a esse ponto de compreensão precisamos exorcisar nossa historia e procurar mudar, individualmente, nossas culturas.

      • julio ,a democrecia é uma forma de atrasar o desenvolvimento de uma nação .

        quem criticava a monarquia hoje convive e vota em políticos monarcas

        pois você pode perceber que são tudo parentes na politica

        democracia julio brasileiro crucificou jesus cristo

        quem vocês salvam : e o povo critava barrabas !!!

        essa foi a democrecia que você acha que é linda ,mas nada mais é que mais uma burocracia da lentidão

        o congresso que você elege não representa a nação e sim seus próprios interesses

        viraram lobistas ,e muitos são ate apátridas enfiltrados em cargos de comando

        outra consequência que você pode notar é o próprio estados unidos foi naquilo que se transformaram ,o sistema engoliu a democracia e usa ela como eles quiserem

        se a maioria vence e a minoria pode fazer esse barraco todo ,então para que ter essa tal de democracia

        e vai se iludindo com essas urnas eletrônicas

        a democrecia é uma lesma ,e quando ela anda faz isso em círculos

      • “a democrecia é uma forma de atrasar o desenvolvimento de uma nação ”

        É possível uma coisa dessas?

        É mesmo, a União Soviética era muito mais adiantada que a União Européia e Japão.
        Nem sei porque o que sobrou da URSS ainda compra tecnologias da EU.

      • Nao condene o ideia por que os condutores não são o que vc. espera. Me mostre o sistema perfeito. Ditaduras? De esquerda ou direita? Ambas, como a historia indica, destruiram varios cidadãos generosos. Quantos cristos poderiam ter existido e que podem ter sido assassinados pelas ditaduras. Alias, meu caro Pé de cão, Cristo o historico, foi morto por um despota, com o apoio do maior império da época, onde vc viu democracia naquele periodo? Somente por que o Pilatos deu opção de escolha, entre cristo e barrabás? Numa época de barbaros onde confrontos na arena faziam herois os mais sanguinários, derivando daí a expressão pão e circo, para saciar os povos mais que ignorantes, povos barbaros. Por favor, você não queira trazer aquele periodo de poucas letras, quase no tempo da borduna, para hoje. Como falei estamos num processo de transição, nosso país viveu periodos de ditaduras, outros de oligarquias, quase sempre ambos estiveram unidos, e fazendo a cultura e a cabeça das proprias vitimas. Nunca me associarei a ideias retrogradas, que me façam involuir. E acredito que nosso país, como qualquer ser, tem desenvolvimento muito particular. Não é como gostariamos, não, mas não há como compararmo-nos com qualquer outro pais, nem com qualquer periodo historico mundial, afinal cada individuo brasileiro é unico, e o somatorio dessas unidades fazem um país unico. Somos diferentes de Russia, de America do norte, de China, de Alemanha, de qualquer outro país, por que nossas individualidades não formam esses países, por isso nossa história depende exclusivamente de nós, e quanto mais cedo enterdermos isso e mudarmos, dentro de nos mesmos, os vicios que temos e que nos incomodam, mais cedo evoluiremos para o que queremos, democraticamente, por que na marra só se alcança antagonismos. Sds.

Comentários não permitidos.