Ucrânia acusa Rússia de enviar armamentos aos separatistas

Kiev afirma que tanques de guerra, munição e tropas foram vistas atravessando a fronteira na cidade de Novoazovsk, costa sul do país. Movimentação militar torna o já desgastado cessar-fogo cada vez mais insustentável.

O governo em Kiev acusou a Rússia de enviar equipamento militar às tropas separatistas na cidade de Novoazovsk, na costa sul da Ucrânia. “Nos últimos dias, apesar do acordo de Minsk, equipamento militar e munição foram vistas atravessando a fronteira”, declarou o porta-voz das Forças Armadas ucranianas, Andriz Lysenko, nesta sexta-feira (20/02). Ele afirmou que mais de vinte tanques de guerra e dez sistemas de mísseis, além de ônibus carregados de soldados, entraram no país.

A Rússia não respondeu às acusações. Se a ação for confirmada, isso pode significar o fim definitivo do já frágil e inefetivo cessar-fogo assinado em Minsk no dia 12 de fevereiro. Moscou negou acusações parecidas no passado.

Em poder dos rebeldes, a cidade de Novoazovsk está localizada a 40 quilômetros da cidade portuária de Mariupol, um ponto estratégico, sob controle do governo ucraniano, disputado pelos separatistas.

Troca de prisioneiros

Os rebeldes afirmaram que vão iniciar uma troca de prisioneiros de guerra. A encarregada dos direitos humanos do governo separatista, Daria Morozova, disse que as primeiras trocas devem ocorrer já neste sábado. A medida foi acordada entre as duas partes durante a elaboração do acordo de Minsk, mediado pelos líderes da Alemanha e da França.

Kiev denunciou que 13 soldados foram mortos durante a retirada das tropas ucranianas da cidade de Debaltsevo, onde os combates continuaram após o início do cessar-fogo até a rendição das forças ucranianas. Outros 110 militares foram capturados pelos separatistas e 31 estão desaparecidos.

Após assumir o controle da cidade, os rebeldes afirmam ter encontrado 57 corpos de soldados mortos e grande quantidade de armamentos abandonados no local, incluindo 28 tanques. Os separatistas afirmam terem feito centenas de prisioneiros.

Procupação na ONU

O porta-voz Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Rupert Colville, afirmou em Genebra que a entidade está “profundamente preocupada com o destino dos civis e dos capturados e feridos” em Debaltsevo, e expressou temores quanto ao reinício das hostilidades em Donetsk e Mariupol.

Colville disse que uma estimativa “moderada” da ONU aponta para 5,692 mortos no conflito iniciado em abril de 2014. Mas o número verdadeiro “pode ser bem maior”, complementou.

RC/rtr/afp

Fonte: DW.DE

Hollande: Não há evidência de presença militar da Rússia na Ucrânia

Não há evidência de presença militar da Rússia na Ucrânia. A afirmação é do presidente da França, François Hollande, que concedeu uma entrevista coletiva hoje ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel.

Segundo o líder francês, não é possível confirmar a entrada de tanques russos na Ucrânia. Mais cedo, o porta-voz militar ucraniano Andriy Lysenko alegou que cerca de vinte tanques, junto com equipamento militar e munições, entraram em território ucraniano pela fronteira com a Rússia.
Sem fornecer provas, autoridades ucranianas, juntamente com as dos Estados Unidos, têm insistentemente acusado a Rússia de enviar soldados e equipamentos ao leste da Ucrânia. A Rússia vem seguidamente negando essas acusações, enfatizando que não faz parte do conflito interno no país vizinho.

Fonte: Sputnik

 

5 Comentários

  1. os estados unidos mandando novamente a junta nazista de Kiev contar mentiras

    na verdade as armas são as que acabaram de perder para os ucranianos do leste

  2. Esse Poroshenko deve fumar um bem forte ou tomar garrafas e mais garrafas de vodca antes dessas declarações, pois são loucas, totalmente desprovidas de sensatez.
    Se os EUA começar fornecer armas para Kiev, a Russia arrumará um justificativa para invadir e retomar o poder em Kiev, e não dou duas semanas para que isso aconteça, logo após isso, os EUA liberarão mais sanções, UE liberará mais sanções, porém NADA mais do que isso ocorrerá, pois a Russia fará tudo dentro de parâmetros que permitam uma resposta mais tranquila do lado oposto, e é isso o que a UE fará, ela arrumará justificativas para não entrar no jogo louco dos EUA, logo, quem se ferra é esse vendedor de serenata de amor que não entende nada de geopolítica e pior, não faz idéia que enfrentar a Russia vai derramar sobre ea Ucrânia um banho de sangue inesquecível e não uma calda de chocolate como ele esta acostumado a ver.

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia acusa Rússia de enviar armamentos aos separatistas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.