OTAN recusa responsabilidade por crise na Líbia

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou que não foi a operação militar da OTAN na Líbia que levou à crise no país.

A operação militar na Líbia, que resultou na deposição  do líder Muammar Kadhafi, não foi a razão da crise no país, opina Stoltenberg. Segundo ele, a responsabilidade é de outras organizações internacionais.

“É preciso lembrar que a operação da OTAN na Líbia foi realizada por ordem da ONU, e tinha a ver com a proteção de civis durante ataques [das forças] do regime de Kadhafi”, disse Stoltenberg em resposta à pergunta se ele sente responsabilidade pelos acontecimentos na Líbia.

Segundo o chefe da OTAN, a situação exigia a presença maior de organizações internacionais.

“Precisávamos de medidas adicionais, mais presença da comunidade internacional, mas a crise não é apenas da responsabilidade da OTAN”, disse o secretário-geral.

Fonte: Sputnik

 

18 Comentários

  1. responsabilidade da otan ???? mas a otan não é apenas um grupo de mercenários compostos pelos países poodle europeus a mando dos anglossionistas ???

    então quem é o verdadeiro responsável é os estados unidos e sabendo que esse controla 99 por cento da onu segura o rojão também

    isso é a prova que esse facebook é um perigo junta um monte de idiota útil que quer pagar um sapo de pseudo intelectual e começa a ser usado como replicante de informações inverídicas e com isso faz apenas o que a NSA quer que seja feito

      • E por falar em animal … hahahahah … apareceu um alado chipado …Hahahahahah… deve ter fugido de alguma gaiola do mossad ou de algum pai de santo macumbeiro … Hahahahahah … XÔ azarento …Hahahahah

      • “Deagol
        18 de fevereiro de 2015 at 18:24

        O animal não seria um urubu a serviço do Mossad?”

        eita cabra escroto/invocado…respeito com o senhor Deadgol viu senhor helveciofilho, ele é o nosso comendador…cabra de peia este Deadgol :

        https://www.youtube.com/watch?v=vldh7oQD-a4

        “Deagol

        5 de fevereiro de 2015 at 14:07

        Normalmente quem me persegue no facebook são mulheres e não psicopatas como você.”

        e lá me interessa saber sobre o que a otan se responsabiliza ou não se responsabiliza meu amigo… o que me interessa saber mesmo aqui é afinal de contas quantas mulheres já entraram no feicibuki atrás do nosso grande & irresistível comendador …..isso é o que mais interessa meu amigo..é o que mais importa aqui… 🙂

        é ou não é um fanfarrão senhor helveciofilho !? 😀

      • A máquina.
        Agora você também grava meus comentários?

        Minha vida pessoal não tem nada a ver com a conversa.
        Aja como um homem e sustentente seus argumentos.

        Usar um nickname para atacar e mentir é muita covardia.

        Se você quer escrever “informações” esteja preparado para sustentá-las.
        Se não fica muito fácil desmentir você.

        Parece que você não é muito bem sucedido como ou pensava.

  2. Hipócritas, assassinos, fazem a m… e fogem das suas responsabilidades. Deveriam ser levados a um tribunal internacional e condenados por crime contra a humanidade.
    Esses são os verdadeiros terroristas, assassinos, golpistas e ladrões de riquezas das nações.

  3. senhores não é que o EL tenha se virado contra os eua e sim que o objetivo principal não tenha dado certo…que era o de derrubar o atual regime da síria alinhado aos Russos e Chineses….por não ter dado certo então estes mercenários estão sendo redirecionados para outros fins como os de causar/insuflar a instabilidade e o caos na região….os eua e seus teleguiados são hoje os principais fomentadores, financiadores e promotores do terrorismo pelo o mundo..suas intenções são de causar a criação de um caos construtivo apoiando guerras e conflitos locais…são eles que estão por trás dos principais grupos terroristas da atualidade..

    não se enganem senhores…muito destes grupos terroristas de hoje como o EL e o boko haram são mercenários teleguiados da cia….não lutam por causa alguma e sim para instaurar a instabilidade na região e sabotar governos locais que busquem aproximações com nações rivais dos EUA hoje como a China e a Rússia…ingênuos ou alienados aqueles que acham que os eua são os defensores da liberdade e da democracia, vide o estado que se encontra países komo líbia, Afeganistão, Iraque entre outros, sem contar que esses terrorista na maior parte são criaturas do próprio EUA…

    o Terrorismo ou a “guerra contra o terror” esta sendo usado como um instrumento de guerra de propaganda para conquistar as mentes e os corações das massas e da comunidade internacional…para conseguirem o apoio e o aval que precisam para suas movimentações obscuras pelo o oriente médio…o mesmo é feito nas outras regiões do mundo como na África, América Latina, Ásia e Leste Europeu…

    o mesmo é feito aqui neste pais hoje através guerras de propagandas promovidas por mídias/meios de comunicação teleguiadas nacionais e internacionais, sabotagens como a operação Eduardo Campos para influenciar disputas presidenciais, ataques econômicos como as que veem sendo feitas contra nossas grandes empresas e conglomerados e manifestações manipuladas contra o atual governo que apesar de ser corrupto representa uma ameaça a seus interesses e influencias no atlântico sul…tentam por em ação aqui o mesmo que fizeram no Paraguai e Honduras recentemente…uma nova Operação Brother Sam encontra-se em ação neste pais hoje…o objetivo é dominar estados independentes e soberanos, possíveis ameaças a sua hegemonia, influencias e mercados…substituí-los por governos fantoches a seus interesses…manifestações por “20 centavos” ou impeachment do atual governo orquestradas por ongs estrangeiras são nada mais do que novas Marchas da Família com Deus pela Liberdade postas em ação…..

    Em 31 de Março de 1964 foi deflagrada a Operação Brother Sam, que, segundo a imprensa e documentos já em domínio público liberados pelo governo estadunidense, consistia no envio de 100 toneladas de armas leves e munições, navios petroleiros com capacidade para 130 mil barris de combustível, uma esquadrilha de aviões de caça, um navio de transporte de helicópteros com a carga de 50 helicópteros com tripulação e armamento completo, um porta-aviões classe Forrestal, seis destróieres, um encouraçado, além de um navio de transporte de tropas, e 25 aviões C-135 para transporte de material bélico…

    Queriam a intervenção rapidamente, se o golpe não tivesse vingado, o Brasil seria invadido, a poderosa Frota do Caribe estava entre 50 e 12 milhas náuticas ao sul do Espírito Santo, nas águas próximas à cidade do Rio de Janeiro….

    Documento do Congresso estadunidense comprova a ação intervencionista: O papel dos Estados Unidos nestes eventos era complexo e às vezes contraditório. Uma campanha de imprensa anti-Goulart foi realizada ao longo de 1963, e em 1964 apoiada por Johnson. O embaixador Lincoln Gordon admitiu mais tarde que a embaixada tinha dado dinheiro a candidatos anti-Goulart nas eleições municipais de 1962 e encorajado os conspiradores; que muitos agentes das Forças Armadas dos Estados Unidos e pessoal extra da agência de inteligência estavam operando no Brasil; e que havia quatro navios tanques e o porta-aviões USS Forrestal da Marinha dos Estados Unidos, numa operação de codinome Brother Sam. As forças estavam ao largo da costa e, em caso de necessidade durante o golpe de 1964, agiriam rapidamente. Washington reconheceu o novo governo imediatamente após o golpe em 1964 e uniu-se ao coro que cantava que o golpe de estado das “forças democráticas” barrou o comunismo internacional. Em retrospecto, parece que a única mão estrangeira envolvida era a de Washington, embora os Estados Unidos não fossem o ator principal nestes eventos. Na verdade, a linha dura do exército brasileiro, pressionou Costa e Silva a promulgar o Quinto Ato Institucional (AI-5) no dia 13 de dezembro de 1968. Este ato deu para o presidente poderes ditatoriais, o Congresso e assembleias legislativas foram dissolvidos, foi suspensa a constituição, e imposta a censura .

    Nos telegramas, reconhecem também o envolvimento dos EUA no “apoio encoberto para manifestações de rua “pró-democracia” … e incentivo [do] sentimento “democrático e anti-comunista” no Congresso, nas forças armadas, no ambientes de trabalho e grupos de estudantes, igreja, e nas empresas” e que ele “poderia pedir um modesto financiamento suplementar para outros programas de ação encobertas em um futuro próximo…

    FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas:

    O FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado nesta segunda-feira.
    Em muitos dos 500 casos de terrorismo analisados por tribunais americanos desde 2001, “a promotoria americana e o FBI tiveram como objetivo muçulmanos americanos em operações clandestinas de contraterrorismo abusivas, baseadas na condições religiosa ou étnica”, denuncia o informe da HRW.

    A conceituada organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia. Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas. Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores.

    “Em alguns casos, o FBI pode ter criado terroristas a partir de pessoas que respeitavam a lei, ao sugerir a ideia de realizar ações terroristas ou ao encorajar o alvo a agir”, diz o texto, que considera que metade das condenações são resultado de operações infiltradas. Em 30% dessas situações, o agente infiltrado joga um papel ativo na tentativa de atentado.

    “Muitas das pessoas nunca teriam cometido um crime, se as forças de ordem não as tivessem estimulado, impulsionado e até mesmo pago, para cometer atos terroristas”, explicou Andrea Prasow, uma das autoras do trabalho.

    O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh (Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar americana. De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”, transformando em “terroristas” pessoas “de uma bufonaria digna de Shakespeare”.

    Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais. Outro do caso apresentado é de Rezwan Ferdaus, de 27 anos, condenado a 17 anos de prisão por pretender atacar o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos. Um agente do FBI reconheceu que Fergus apresentava “claramente” problemas mentais, mas que isso não impediu o policial infiltrado de planejar o atentado.

    • “sabotagens como a operação Eduardo Campos para influenciar disputas presidenciais, ataques econômicos como as que veem sendo feitas contra nossas grandes empresas e conglomerados e manifestações manipuladas contra o atual governo que apesar de ser corrupto representa uma ameaça a seus interesses e influencias no atlântico sul”

      Sempre afirmações em sem base além da imaginação.
      A informação de sabotagem contra Eduardo Campos por enquanto foi descartada, pois a aeronave teve a oportunidade de pousar e não pousou.

      Se o máquina troll se preocupa-se em achar bos fundamentações para seus comentários não sera tão fácil desmenti-lo.

      É lamentável pessoas tentando fazer análises com base em mentiras descaradas.

  4. Dois pontos para se observar a respeito deste assunto : Kadafi era um ditador , sua derrubada desagradou a esquerda , mas esta mesma esquerda paria adorou quando derrubaram Mubarak ,outro ditador , entao conclui-se que a esquerda bosta brasileira nao odeia a ditadura , eles odeiam eh ver um ditador se alinhar ao IMPERIO,kkkkkkk,por isso estes bostas vivem rodeados de moscas. Segundo ponto, a OTAN fez merda na libia sim , ja eh publico e notorio que o pais vivia uma situaçao tranquila (na base do porrete,mas era melhor doque hoje ), e como ja disse os profetas russos ,ha povos que nao vivem bem em uma democracia ,as diferenças de interesses acabam justificando a barbaria domestica , kadafi impedia isto (alem de nao ser um viciado em oraçoes), a OTAN jogou bombas e armas para os terroristas , agora que o FILHO demostra ser monstruoso, eles querem tirar o fiofo da reta ,. Vida longa a pseudo-democracia Egipsia , para conquistarem apoio da esquerda criminosa ,basta comprar algumas tralhas russas , a frança ja ta no papo, espero que o boto visite toda a esquerda,kkkkkkkkk !

  5. Ninguém é culpado de nada agora…. Assassinaram o Saddam sem um julgamento adequado (corte internacional não existe não é mesmo?), depois fazem aquela firula toda para derrubar e assassinar o Kaddafi transformando um dos países mais prósperos e com melhor IDH da África num verdadeiro caos à mercê de terroristas, depois tentam derrubar na cara de pau o Assad financiando tudo que é tipo de terroristas para invadir a Síria…. e ninguém é culpado de nada! A ONU deveria ser extinta pois só serve para fazer teatro e mandar forças de paz para países miseráveis. Os radicais islâmicos e terroristas que estão hoje a ameaçar a sociedade ocidental são o presente (de grego obviamente) que a OTAN, ONU e lideranças americanas e francesas estão deixando para o mundo! Deveriam, a exemplo dos nazistas da segunda guerra, ir todos para o tribunal internacional! Assassinos travestidos de polícia do mundo!

  6. Kadhafi não era mais o mesmo e inclusive mantinha dialogo com nações Ocidentais e a pretesto de humanitarismo os EUA e a OTAN pressionaram a ONU com o olho grande no petroleo Libio.
    Kadhafi foi morto e o pais se viu dividido em grupos etnicos e grupos insurgentes.
    Agora que a Africa do Norte e o Oriente-Medio estão cheios de fundamentalistas radicais nutridos pelos boçais Ocidentais eles querem que a culpa seja da ONU ou melhor do mundo.
    Eu queria que o caldo engrossasse na Arabia Saudita,Egito so para ver o que fariam
    E a distancia a cagona Israel se borrando de medo acuada com medo de agir e isso unir os Arabes.
    Por mais que ataquem e destruam o que puderem são seculos de sequelas deixados as custas de genocidios e covardias.
    Voce se esqueceria de quem te bateu e viraria amiguinho dele ? Se dizer que sim voce é um Japones.

Comentários não permitidos.