Rússia está pronta para assinar contrato de caças Su-30MKI adicionais à Índia

O vice-diretor da compania russa Rosoboronexport, Sergei Goreslavsky, disse que a Rússia está pronta para assinar um contrato de fornecimento de caças Su-30MKI adicionais à Índia.

A Rosoboronexport está pronta para assinar um contrato de fornecimento à India de um lote suplementar de caças Su-30MKI, em vez do Rafale francês, disse em entrevista à RIA Novosti o director-geral da empresa, Sergei Goreslavsky.

Ele lidera uma delegação da Rosoboronexport na abertura de Exposição Aero India 2015, em 18 de fevereiro, em Bangalore (Índia).

“Se vocês precisam de caças Su-30MKI adicionais, estamos prontos para elaborar o acordo. Isso requer um pedido do lado indiano”, disse Goreslavsky.

No entanto, ele ressaltou que a questão é da competência do Ministério da Defesa da Índia.

As informações de que a Índia vai se recusar a comprar os caças franceses  foram divulgadas na véspera pelo jornal indiano Business Standard. Segundo os jornalistas descobriram, o principal obstáculo era o preço da transação. O contrato tem sido analisado em diferentes níveis do Departamento de Defesa da Índia, mas no final os indianos acharam o preço final de 126 aparelhos (de acordo com estimativas preliminares, este poderia ultrapassar US$ 20 mil milhões) de excessivamente alto.

Os analistas indianos apontam que mais um outro efeito negativo sobre as negociações com o lado francês foi a incerteza quanto à execução do contrato entre a França e a Rússia de fornecimento dos navios tipo Mistral.

A Índia tem dúvidas sobre a confiabilidade do fornecimento de armas por parte da França em conexão com a situação.

A mídia indiana tem observado repetidamente que o departamento de defesa do país tem uma oferta mais atraente, e que a alternativa mais provável em vez do caça francês é a compra dos aparelhos russos Su-30MKI e MiG-29K.

Fonte: Sputnik

 

 

16 Comentários

    • Mas aqui existe uma chance muito grande dos russos estarem falando a verdade visto que a opção pelo Rafale vai ficando cada vez mais difícil na India.

      • Se concretizarem esta venda de Su’s para a India será a segunda enrabada que a França toma por ser afobada no xadrez global, a primeira foi o Rafale pro Brasil quando o Sarkozy falou merda, e agora o atraso do Mistral que fortaleceu o lobby russo. Sds

      • O problema quanto a India e a Clausula draconiana de querer que a Dassualt garanta os Rafales produzidos na india,se formos levar pelo retrospecto da excelente manutençao indiana,vai ter rafale caindo que nem mangueira em epoca de manga.

  1. (…) A Índia tem dúvidas sobre a confiabilidade do fornecimento de armas por parte da França em conexão com a situação. (…)
    .
    .
    O caso dos Mistrais pegou muito mal nessa história com os indianos; só para o Egito e mesmo assim, vai sair muito salgado para os contribuintes franceses devido as facilidades financeiras que o governo francês deu para o ditador egípcio.
    .
    Lembrando que no Egito há uma ditadura implantada pelo tio Sam e que pode de uma hora para outra cair e quem venha assumir não irá reconhecer as dívidas do ditador, a não sê que os franceses tenham um avalista que no caso deve sê a Arábia Saudita.

    • Eu nunca esqueci oque os franceses fizeram aos argentinos na Guerra das Malvinas,onde repassaram aos ingleses os códigos de desativação dos mísseis Exocet, vendido aos argentinos !

      Desde essa data eu tive a certeza que não podemos confiar nos franceses,inclusive torci para que perdessem o FX-2, pois se ganhassem estariam envolvidos nos principais programas de defesa brasileiro, o PROSUB e o FX !

      Agora estão colhendo oque plantaram,o mercado foge de quem não cumpre os seus contratos,em quem não se pode confiar !

      Espero que não deem para trás no PROSUB !

      • Cesar,

        Esse estória de “código de desativação” é lenda de internet… Tanto é que todos os mísseis a disposição dos Etendard foram usados, com dois acertos confirmados ( HMS Sheffield e Atlantic Conveyor, ambos afundados ).

        Fora isso, o que os franceses certamente repassaram aos britânicos foram os parâmetros do míssil, como alcance, velocidade, frequência da cabeça de busca, etc; além de, evidentemente, prestarem alguma consultoria aos seus aliados acerca das melhores contra-medidas possíveis para evitar o missil…

        Já li em uma publicação que o maior problema foi que os franceses, ao se retirarem da Argentina, não terminaram de integrar os mísseis aos Etendard. Isso teve que ser completado pelos técnicos argentinos, o que foi feito “na raça”…

      • Se é lenda eu não posso afirmar,mas a inúmeras citações a respeito desse suposto episodio !

        No livro Rendez-vouz: La psychanalyse de François Miterrand de Ali Magoudi, psicanalista do primeiro ministro frânces Fraçois Mitterrand na época do conflito, afirma que Margareth Thatcher ameaçou lançar um ataque nuclear contra a Argentina caso a França não fornecesse o código de desativação dos mísseis Exocet para que estes não pudessem ser usados contra os navios ingleses. Segundo o livro o ataque nuclear partiria de um submarino armado com mísseis Polaris, cada um com duas ogivas de 200Kt. O alvo segundo o livro teria sido escolhido, a cidade de Córdoba. No livro Mitterrand se refere a Thatcher em uma das sessões como:
        -“Que mulher mais terrível, esta Thatcher. Com seus quatro submarinos nucleares destacados no Atlântico Sul, ameaça lançar mísseis nucleares contra a Argentina, a menos que a proporcione os códigos secretos que deixariam os mísseis que vendemos surdos e cegos aos argentinos”

    • Interessante saber de onde veio a informação de:
      “””””A Índia tem dúvidas sobre a confiabilidade do fornecimento de armas por parte da França em conexão com a situação. “””””

      Em todas as matérias que li deixam bem claro que o problema é o aumento de custos. Como a gente já conhece o helvecio já dá para imaginar a veracidade das informações dele.

  2. A JACA FRANCESA PULOU, E OS RUSSOS VAO LEVAR MELHO DOQUE O CONTRATO DO EGITO ISSO SE O EGITO NAO MUDA DE IDEIA EHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEH

      • Salve amigo,os franceses precisam vender o rafale,mas eles nao sao loucos de deixar a Dassault garantir os Rafales produzidos na India.
        Pois se cometerem essa loucura, a Dassult vai ter que repor mais rafales(produzidos na India)do que a USAF tem de caças.

      • Pior que é verdade amigo Barca! Na Índia cai um caça por semana. As vezes mais de um. É por essa e outras que considero a Força Aérea Paquistanesa mais letal que a indiana, embora esta última seja muito maior.

  3. É uma pena que a Dassault não consiga emplacar boas vendas deste excelente caça.
    O fato de ser obrigado a seguir a política externa dos EUA certamente está pesando nesta decisão.

Comentários não permitidos.