Egito pede à ONU que aprove resolução para intervenção na Líbia

© AP Photo/ AP/Egyptian Presidency

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, exorta o Conselho de Segurança da ONU a aprovar uma resolução em apoio de uma intervenção internacional na Líbia, informa a Reuters na terça-feira.

No domingo um site extremista que apoia o Estado Islâmico publicou em seu Twitter um vídeo mostrando a decapitação de 21 cristãos coptas egípcios sequestrados na Líbia.

Na segunda-feira, o Egito abriu uma nova frente contra o EI na Líbia. A aviação militar do Egito, em coordenação com a Força Aérea da Líbia, atacou com foguetes e bombas as posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste da Líbia.

Fonte: Sputnik

Egito ataca “Estado Islâmico” na Líbia

Caça F-16 egípcio pousa após atacar alvos na Líbia. FOTO: exército egípcio / AGÊNCIA European Pressphoto

Investida contra alvos do grupo extremista é realizada em retaliação à execução de 21 cristãos egípcios, sequestrados no país vizinho. Objetivo é “vingar derramamento de sangue”, diz porta-voz das Forças Armadas.

Um porta-voz do Comando Geral das Forças Armadas egípcias anunciou nesta segunda-feira (16/02) a realização de ataques contra alvos do “Estado Islâmico” (EI) na Líbia, em retaliação à execução em massa de cristãos egípcios.

Neste domingo, o EI divulgou um vídeo na internet que mostra a decapitação de vários reféns algemados. As vítimas eram 21 cristãos coptas, sequestrados na Líbia.

“Ataques aéreos foram realizados contra campos do Daesh [nome árabe para o EI], locais de agrupamento e treinamento e depósitos de armas”, afirmou o porta-voz das Forças Armadas.

De acordo com a declaração do militar, o objetivo dos ataques era “vingar o derramamento de sangue e lançar retaliações contra os assassinos”. “Que todos, próximos ou distantes, saibam que os egípcios têm um escudo que os protege”, afirmou.

Esta é a primeira ocasião em que o governo egípcio admite publicamente uma ação à vizinha Líbia, assolada pela violência de milícias há meses.

Antes do anúncio dos ataques, o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, havia afirmado num pronunciamento à nação que o “Egito se reserva o direito de responder de maneira adequada para punir esses assassinos”. O presidente declarou luto oficial de sete dias no país.

RC/afp/rtr/ap

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. Os States vetarão, rsrsrsrs, eles tem muita preocupação para que esse problema não chegue até seus amigos sauditas. Rsrsrsrs.

    • Julio Ribeiro, por detras do Egito esta a Arabia Saudista. Ela e outros paises do Golfo ja estao participando do conflito na Libia contra os islamitas radicais.

  2. Não sei porque só agora se deva pedir a ONU uma autorização para atacar ao que sobrou da Líbia, já que para transformar a Líbia em terra arrasada, a coalizão chefiada pelos sionistas anglo-saxões, não fizeram.
    .
    Quem tem que limpar a sujeira, é quem fez a caca ; a OTAN os EUA, esse grupelho de patifes inveterados . 😉
    .

    • Helvecio, aada e mais sujo e criminoso que os paises imperialistas da OTAN. A melhor contribuicao que eles possam fazer na Libia e nao intervencao. Deixe que os libios resolvem esses problemas internos. Sao os imperialistas que estao criando o caos la Libia, querem o petroleo, ja que ja roubaram o ouro que estava depositado em Londres. Patifes inverterados em quem armaram os fanaticos religiosos do Oriente Medio, sabendo que eles odeiam cristaos e outras religioes, pensando que poderiam controla-los.

  3. os estados unidos são os culpados da morte dos cristãos

    pois eles deram um golpe na primavera árabe usando facebooks e etc e tal ,hoje aqueles idiotas que ficavam postando coisas pensando que iria melhorar de vida com a queda de todos esses lideres árabes estão arrependidos

    esses grupos islâmicos radicais assim como a alkaeda são financiados pela cia

    por isso cada vez mais os países se afastam dos anglossionistas

  4. Os EUA e a UE derrubaram os Líderes nos países Árabes e no lugar deles assumiu Estado Islâmico e Al-Qaeda. Hoje em dia a Líbia é uma terra sem lei e a população está abandonadas a sua própria sorte.

    Essa é a democracia maluca que os EUA tanto desejava nos países Árabes. Os EUA quase fizeram mesma merda no Síria, a sorte foi que a Rússia não deixou, se não, o Estado Islâmico estaria governando a Síria por completo hoje em dia.

1 Trackback / Pingback

  1. Egito pede à ONU que aprove resolução para intervenção na Líbia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.