Ucrânia/OTAN: Repúblicas de Donetsk e Lugansk exigem não alinhamento

As autoridades das Repúblicas de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) planejam forçar a manutenção do status de não alinhamento da Ucrânia, diz-se num comunicado conjunto dos representantes das repúblicas autoproclamadas em Minsk, Denis Pushilin e Vladislav Deinego.

“Qualquer movimento de Kiev em direção da OTAN ou de qualquer outra aliança militar antirrussa é inaceitável para nós. Neste caso iremos imediatamente romper a colaboração com Kiev e consideraremos os acordos de Minsk como nulos”, diz-se no comunicado publicado nesta segunda-feira (16) no site da agência de notícias de Donetsk.

Os representantes também anunciaram que irão solicitar a abolição de todas as decisões das autoridades políticas e militares da Ucrânia relativamente à declaração e manutenção da operação militar em Donbass.

Kiev está realizando, desde meados de abril, uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas, chegadas ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014 em Kiev. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.

Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região aumentou, bem como o número de vítimas do conflito. Isto fez regressar ambas as partes às negociações.

O novo acordo de paz, acordado previamente entre os líderes da Rússia, da Ucrânia, da França e da Alemanha, inclui um cessar-fogo global no leste da Ucrânia, que deve entrar em vigor no próximo domingo (15). Segundo o acordo, o armistício deve ser seguido pela retirada das armas pesadas da zona de conflito, operação que deve começar “o mais tardar no segundo dia do cessar-fogo e estar concluída no prazo de 14 dias”.

Fonte: Sputnik

 

 

4 Comentários

  1. A FAMÍLIA DE PROSCHENCO , FUGIU DE KIEV
    .
    sector direita da ultimato por causa do Debaltsevo caldeirão
    .
    (*)fonte:[ noticia-final.blogspot.com.br/2015/02/poroschenkos-familia-fugiu-de-kiev.html ]
    .
    .
    De acordo com relatos de vários jornais ucranianos e russos, toda a família do Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko deixou a Ucrânia. Fundo deve ser um ultimato ao setor direito a Poroshenko que “mesmo acontecerá como Gaddafi”, se não melhorou até 23 de fevereiro, a situação na caldeira de Debaltsevo para o lutador ucraniano. Atualmente, mais de 6.000 soldados ucranianos e organizações de voluntários estão na caldeira.
    .
    *************************
    .
    Caso seja verdade, que eu não duvido, a chapa já esquentou para o chocolateiro e Putin já esteja puto da vida e provavelmente, uma guerra em larga escala envolva toda Ucrânia de uma vez e que pode transborde para o resto da Europa.
    .
    Vamos vê se o Obama é realmente aquilo que ele demostra ser. 😉

  2. É sempre bom relembrar a gênese da atual Ucrânia neonazista:

    Entrevista feita logo após o golpe de Maidan , com uma (bela) procuradora ucraniana, que se refugiou na Crimeia (sua terra natal) em seguida a derrubada do governo:

    (Ativando a tradução, dá para entender boa parte…)

    https://www.youtube.com/watch?v=PaXA9xPGhKo

    O pesado clima em Kiev no período das manifestações de Maidan e o massacre em Odessa:

    http://www.liveleak.com/view?i=9ce_1399485064

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia/OTAN: Repúblicas de Donetsk e Lugansk exigem não alinhamento | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.