Vídeo/Documentário – Primeira Guerra Mundial: É oportuno olharmos para a História

Documentário:  TV Brasil

O início da Primeira Guerra Mundial completou 100 anos em agosto de 2014, mas os conflitos que levaram milhões às trincheiras permanecem em discussão e cada vez mais atuais. O mundo ainda convive com xenofobismos, extrema direita e separatismos, principalmente na Europa.

A batalha que começou com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo, alcançou as maiores potências europeias, a África e a América e ceifou cerca de 20 milhões de vidas. A primeira guerra testou no front novas armas, tanques, gases letais e as trincheiras de arame farpado. O aparato parecia infalível e todos acharam que a guerra acabaria em semanas, mas durou 4 anos.

A imprensa foi mais um personagem nesta luta entre nações. Os jornais abusaram da censura e do controle de informações com correspondentes proibidos de pisar no campo de batalha. A decisão levou os jornalistas, inconformados com a falta de liberdade, a entrar em greve. O cinema, com duas décadas de vida, também é mobilizado e veste o uniforme de batalha. Começa a primeira guerra midiática.

Entre milhares de baixas, feridos e pobreza extrema, surgem os pacifistas. São jornalistas, escritores, sindicalistas e socialistas que gritam por paz, assim como as mulheres sufragistas que brigam pelo direito ao voto.

 

15 Comentários

  1. Para os historiadores brasileiros a culpa da 1º GG foi o Positivismo. Para o historiador americano a questão inteira foi Geopolítica, com a Alemanha disputando territorios e n querendo saber de diplomacia. Esse doc do Observatório da imprensa, com esse jornalista q eu respeito inteiramente demonstra o “encrudescimento” e pequenez de pensamento da nossa “academia”.

    Enquanto os anglo-saxões e acredito q boa parte da europa, caminha para um pensamento analítico e pragmático, ficamos aqui, pensamento que no mundo (político e geopolítico) a culpa são das “más razões que alguns tomam como crenças”. É como se fossemos crianças no jardim da infancia, em busca dos “porques” sem nunca tentar entender o “como” as coisas acontecem (aconteceram).

    É uma pena e uma lástima. Enquanto nossa historia for contada a partir de crenças, vamos ficar a ver navios dos fatos, questões, comos e quantos. Falando em sincero — esse academicismo “socialista” (“sempre é uma questão de lutas de classe!!) é um atraso, acaba escondendo o q de fato aconteceu, porque pensa já ter todas as respostas para as “questões de fato”.

  2. Muitos historiadores, acreditam que a primeira guerra mundial e a segunda gerra mundial, são a mesma guerra contextualmente; com um intervalo ( cessar-fogo ) entre elas.
    .
    Para mim,os principais motivos que levaram a primeira guerra mundia estão nos resultados da guerra franco-prussiana e na guerra da Crimeia.
    .
    E por falar na I GM e na II GM, sem querem sair do fato histórico em questão; alguns dizem que os nazistas foram os perdedores na II GM más, para mim quem saiu perdendo foi o Hitler pois, o nazismo que estava hibernando com o final da II GM ; se mostro depois do atentado de 11 de setembro.
    .
    Muitos dizem que a força ocidental contra os nazistas liderada pelos anglo-saxões venceria tal guerra sem os soviéticos .. rsrsrsr … logo quem, os EUA que estavam atolados até o pescoço com a guerra no pacífico contra os japoneses e os Britânicos, entrincheirados na sua ilha e fazendo contra-taque aéreo sobre a Alemanha nazista.
    .
    A estratégia dos aliados ocidentais contra os nazistas em cortar as linhas de suprimento de petróleo no oriente médio deu certo, Hitler sem o acesso aos poços de petróleo no oriente médio,acarretando mais tempo de muitos aviões da Luftwaffe ficarem no solo sendo pressa fácil da RAF pois, a escola aeronáutica alemã era uma das mais respeitadas, como ainda é hoje; bem como a frota naval nazista; se viu forçado a buscar esse petróleo que necessitavam para o seu esforço de guerra na Rússia más, como não pegava bem para Hitler, um fervoroso anti-comunistas, líder dos nazistas ( pois todos nazista que se preze, é um ante-comunista .. 😉 ) e assim, ficarem dependendo de um comunista, Stalim o líder dos anti-comunistas ( Hitler ) , invadiu a URSS e assim, os anglo-saxões puderam respirar mais aliviado. 😉
    .
    Com a entrada dos soviéticos na II GM, ajudou a resistência liderada pelos anglo-saxões, vencerem Hitler e não o nazismo.
    .
    O nazismo não morreu, ele está vivinho nas ” islâmofobia ” e no massacre dos semitas da Palestina, no sistema policialesco ao estilo GESTAPO nos EUA que jogou no chão os direitos individual.
    .
    Até o “Karma” a síndrome de ” Gregos e Trianos” , que existia entre os nazistas e os comunistas, estão sendo revividos na Ucrânia, será que os nazista não aprenderam ? … rsrsrs
    .
    Só uma coisa que mudou, foi na terminologia que esses facinorosas são reconhecidos no século XXI, hoje eles são conhecidos como os sionistas. 🙂
    .

    • helvecio,

      As principais razões da PGM estão nas disputas economicas oriundas do final do século XIX, com a Alemanha se tornando um verdadeiro milagre econômico e ameaçando diretamente as demais potencias européias. Disputas territoriais foram apenas um fator agravante… A PGM foi, isso sim, uma guerra por mercados e colônias; por influência a nível global…

      Mesmo sem o apoio russo, a SGM seria ganha pelo Ocidente de qualquer jeito… A capacidade industrial da Alemanha na época era realmente imensa, mas sem condição real de competir com a capacidade americana… Poderia, evidentemente, levar mais alguns anos, mas eventualmente a Alemanha cairia, posto que a industria americana jamais estaria ao alcance da máquina de guerra alemã…

      O petróleo do Oriente Médio estava muito além das capacidades logisticas da Wehrmacht; tanto que nunca houve uma operação de grande envergadura para além da África e Mediterrâneo. O calcanhar de Aquiles dos alemães, nesse caso, era uma marinha de superfície capaz de garantir o domínio do mar a longas distâncias e fazer frente a marinha aliada, coisa que os alemães nunca tiveram… Mesmo o Mediterrâneo estava longe de ser uma área segura para as operações do Eixo… A única opção dos alemães eram os recursos russos…

    • Há quem acredite, rsrsrs, na derrota do nazismo, rsrsrs, podem ter perdido a guerra naquele momento, mas, a partir do momento que países ditos venvedores recolheram suas raises culturais para serem plantados em terreno fertil em seus territórios, como um inso, começaram novamente a prosperar incorporados com carinho. Principalmente pela principal nação “vitoriosa”. Como você bem diz foi Hitler quem perdeu, mas virou martir de muitos espiritos hitleristas pelo mundo a fora, o que o tranforma em vitorioso. Por que, meu caro, a Alemanha pouco perdeu, se a olharmos hoje.

    • Tá fazendo muito xixi na cama tendo pesadelos com “Uzssiúnista mau”Pastel de Vento? Mamãe Pastel de vento tá braba e já lhe deu muita lambada pelo fato de todo dia ter de ir ao tanque lavar os seus lençóis? Ainda não conseguiu deixar de usar fralda?Tadinho! E aqui vai mais uma inspiração para os seus “sonhos molhados…..hehehehehehe

      http://www.montesiao.pro.br/images/israel/israel_flag.jpg

      E um pouco da história da mesma:

      Em 1948, depois de quase 2000 anos de exílio, o Estado de Israel foi reestabelecido como o Lar Nacional Judaico. A nova bandeira foi apresentada na ONU em 1949. A bandeira é o símbolo do orgulho do retorno da Nação Judaica ao seu lar.

      David Wolffsohn, que participou do Primeiro Congresso Sionista, em 1897, em Basiléia, Suíça, conta a história do nascimento da bandeira israelense:

      “A convite de nosso líder, Theodor Herzl, vim para a Basiléia para os preparativos para o Congresso. Entre muitos outros problemas que me ocupavam, havia um que continha algo da essência do problema judaico. Que bandeira seria pendurada no Salão do Congresso? Então tive uma idéia.Temos uma bandeira, e é azul e branca. O talit (manto de orações), com o qual nos cobrimos quando rezamos: este é nosso símbolo. Vamos tirar o talit de sua sacola e vamos desenrolá-lo perante os olhos de Israel e os de todas as nações. Então encomendei uma bandeira azul e branca com a Estrela de David pintada. Foi assim que a bandeira nacional de Israel, que esteve no Salão do Congresso, surgiu.”

      As faixas azuis acima e abaixo da Maguen David nos lembram o talit. Quando vemos a bandeira de Israel, nos lembramos da fé e das orações de muitas gerações de judeus que esperaram o retorno ao seu Lar.

      A Maguen David é um tradicional símbolo judaico. A história diz que David, rei de Israel, enfeitava seu escudo com a estrela de seis pontas, por isso a estrela é chamada Maguen David. A estrela é composta por dois triângulos, um com a ponta para cima, outro para baixo. Um deles aponta para tudo que é espiritual e santo. O outro aponta para baixo, para tudo que é terreno. A estrela une os céus à terra e a terra aos céus. O Maguen David simboliza que Deus reina acima, embaixo e nos quatro pontos cardeais.

      Não existe um símbolo judaico mais relevante. O símbolo recebeu o nome de David, que sempre confiou no Reino de Deus em todos os cantos do mundo e, por esta razão, não temia reis de carne e osso.

      A Maguen David no centro da bandeira significa que Israel confia não apenas no seu exército mas, principalmente, na Fortaleza de Israel. “Israel, confia no Eterno, Ele é seu socorro e seu escudo” (Salmos, 115:9).

      http://www.montesiao.pro.br/estudos/curiosidades/bandeira_israel.html

      • Na bandeira de Israel, essa estrela de Davi, um déspota que matou mais gente inocentes que Hitler ( Historia científica sem religiosidade);ele dizimou cidades inteira com o papo de fazer isso mando de D’us.
        .
        A estrela de Davi, é na verdade, um pentagrama; um símbolo satânico que todo os sionistas que se preza, adora-o como um ornamento; quer dentro de casa, na testa ou na cidade, basta vê como este simbolo é tando usado e adorado na putênfia dos EUA. 😉

      • E quem disse que eu não respeito a senhora sua mãe? Pelo contrário, respeito-a muito, especialmente pela resignação que ela lava os seus lençois molhados toda vez que você faz xixi na cama ao ter pesadelos com “Uzssiúnista mau”…rs!

      • Você se ridiculariza por si só Pastel de vento! Pelo visto tá fazendo muito xixi na cama, e tomando muita lambada da mamãe pastel, que está pulando carnaval no tanque lavando seu lençol….rs!

      • Cara …. não vamos apelar por favor, vamos respeitar as mães, elas são santas e nem se quer sabem se existe um blog como o Plano Brasil, por favor, vamos respeitá-las pois elas merecem, inclusive a sua.

      • E quem disse que eu não respeito a senhora sua mãe? Pelo contrário, respeito-a muito, especialmente pela resignação que ela lava os seus lençois molhados toda vez que você faz xixi na cama ao ter pesadelos com “Uzssiúnista mau”…rs!

    • SÍRIA EM CONJUNTO COM O HEZBOLLAH E IRÃ,JÁ ESTÃO ATUANDO EM GOLÃ.
      .
      Por assassinar um grupo de oficiais do Hizbollah e alguns iranianos que estavam visitando a área do Golan, eles( ISIS) acidentalmente abriu uma caixa de Pandora. Você vê, o Hezbollah recebeu o “sinal verde” do Irã para implantar nas Colinas de Golã e realizar todas as missões militares lá. Síria, por sua vez, concordou com a implantação e está coordenando com a libanesa super-milícia.
      .
      (*)fonte:[ noticia-final.blogspot.com.br/2015/02/siriasiria-recebeu-permissao-para-ligar.html ]
      .
      .
      (…) A Síria pode ligar o radar S-300 em breve. Esta decisão foi tomada em consulta com os nossos aliados russos que sempre sabiamente aconselhou contra a divulgação de tecnologia. Com uma guerra regional para começar em breve, os russos, tendo quase resolvido alguns de seus problemas sérios na Ucrânia estão ansiosos para demonstrar o poder da sua tecnologia (…)
      .
      .
      *****************
      .

      A IAF que se cuide em Golã … rsrsrsrr

      • Quem tem que cuidar são os sírios afinal a IAF frequentemente joga umas bombinhas por lá sem que os “poderosíssimos” SAMs russos sequer consigam um “Lock on”. E o que dizer do Su-24 derrubado pelo Patriot?

    • E pensar que Hitler, o líder dos nazistas; quase ganhou o prêmio Nobel da Paz de 1938. e que o Obama; foi o ganhador do Nobel de 2009 com o seu discurso defendendo a “guerra justa” durante o agraciamento.
      .
      Essas propagandas que o Nobel faz para defender a cultura ocidental em especial a anglo-saxônia é o que se pode chamar de propaganda enganosa que só os tolos e os Da-Luas se apegam para afirmar as suas teses psicodélicas .Hahahah

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo/Documentário – Primeira Guerra Mundial: É oportuno olharmos para a História | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.