Ministro do Exterior alemão Frank-Walter Steinmeier estrá nesta sexta-feira no Brasil

Um dos objetivos do ministro alemão é organizar viagem da chanceler federal em agosto, que marcará início das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, mecanismo que Berlim sustenta com poucos países.

O ministro do Exterior alemão, Frank-Walter Steinmeier, inicia nesta sexta-feira (13/02), no Brasil, uma viagem sul-americana que o levará também ao Peru e à Colômbia. Ele estará acompanhado de uma grande delegação econômica e representantes dos setores de cultura e ciência.

A viagem estava programada para começar na quarta-feira, mas foi adiada devido às longas negociações em Minsk em torno do conflito da Ucrânia, que também envolveram o ministro alemão.

A ida de Steinmeier servirá para preparar a visita ao Brasil da chanceler federal alemã, Angela Merkel, prevista para ocorrer entre 19 e 21 de agosto. “Para a Alemanha, a América Latina é uma região com grande potencial”, disse Steinmeier.

Consultas Intergovernamentais

Em Brasília, Steinmeier fará nesta sexta-feira uma visita de cortesia à presidente Dilma Rousseff e logo depois terá encontro de trabalho com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O principal objetivo do ministro alemão é iniciar a preparação da primeira edição das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha. O mecanismo deverá ser inaugurado em agosto próximo, em Brasília, sob a copresidência de Dilma e Merkel. A Alemanha mantém esse tipo de encontro de alto nível com poucos países, como EUA e China.

Os ministros Mauro Vieira e Frank-Walter Steinmeier deverão analisar os principais temas da agenda bilateral, inclusive comércio e investimentos, cooperação em ciência, tecnologia e inovação e em educação.

Eles deverão discutir, também, a reforma das instituições de governança global, temas da agenda de paz e segurança internacionais, assim como tópicos relacionados à privacidade na era digital.

Após denúncias de que os EUA espionaram líderes mundiais, entre eles Dilma e Merkel, Brasil e Alemanha se uniram na ONU e elaboraram uma resolução para garantir a segurança de dados e o direito à privacidade na internet, aprovada em dezembro de 2013.

Segundo o Itamaraty, a Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa – e o quarto no mundo. Em 2014, o intercâmbio comercial bilateral atingiu 20,4 bilhões de dólares.

Fonte: DW.DE

4 Comentários

  1. O Brasil e a Alemanha mantem boas relações de longa data, anterior ao tempo que os Alemães buscavam se impor ao mundo através da sua invenção o nazismo. Meu pai, que foi contemporaneo de Getulio, afirmou que o mesmo nutria grande simpatia pelo nacional socialismo alemão, gerando inclusive, como todo brasileiro aculturado e colono que se preze, algumas imitações como o fardamento da época, de nitidas inspirações naquele grupo. Disse-me tambem que o que fez Getulio mudar de posição foi o bombardeio de navios na costa brasileira, feitas por sub alemães, segundo os yankes, mas que muita gente da época jurava que não faram eles, mas sim os proprios americanos. Hoje com certeza documental se sabe que Getulio enfrentou uma ameaça de invasão yanke pelo nordeste brasileiro. Quem sabe não foi essa a verdadeira motivação para nos enviar a guerra?

  2. Visita de ministro do future bloco ABRICS para um pais membro do BRICS. Estou seguro que a imprensa controlada pela CIA nao esta sendo informada do assunto realmente discutido. Alemanha aliado da China golpeando contra o privilegio exorbitante do dolar. A decisao suissa de abandoner a proteger o valor do franco suisso na base de 1.20 contra o Euro, foi coordenado com Alemanha. Faz parte do assalto contra o dolar, e portanto contra os EUA. Creio que essa visita esta conectada com esse assunto.

Comentários não permitidos.