Ucrânia: Kiev e Donbass acordam cessar-fogo

O grupo de contato sobre a regularização da crise na Ucrânia conseguiu alcançar um acordo preliminar sobre o cessar-fogo no leste do país e retirada de armas, disse nesta quarta-feira (11) uma fonte próxima à organização das negociações.

Kiev e as autoproclamadas Repúblicas de Donetsk e de Lugansk (RPD e RPL) deram respetivas garantias.

Fonte: Sputnik

Poroshenko diz que vai a Minsk para começar o “diálogo político”

O presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko afirmou que vai às negociações em Minsk para cessar os combates e iniciar o diálogo político “imediatamente, sem quaisquer condições”, escreve-se no site do presidente ucraniano.

“Vamos encontrar um compromisso dentro do país. Devemos proteger a paz, devemos proteger a tranquilidade da cidade de Kramatorsk, devemos proteger a Ucrânia. É exatamente por isso vou a Minsk, para imediatamente e sem quaisquer condições cessar o fogo e iniciar o diálogo político. Vamos arrumar tudo nós mesmos “, disse Poroshenko durante a visita a Kramatorsk.

Deve-se notar que no dia 10 de fevereiro a cidade ucraniana de Karamtorsk foi bombardeada com foguetes. 16 pessoas morreram e mais 48 foram feridas. As autoridades ucranianas acusaram as milícias independentistas deste ataque mas eles negaram estas acusações.

O presidente ucraniano acrescentou que Kiev quer a paz sem quaisquer condições. “Pedimos o cessar-fogo, a retirada de forças estrangeiras e o fechamento da fronteira.  Eles não têm nada a fazer aqui. Não temos nenhum conflito”, frisou.

Os EUA, Ucrânia e UE acusam a Rússia de ingerência nos assuntos internos da Ucrânia. Moscou nega categoricamente estas acusações e afirma que não é parte do conflito interno ucraniano, não tem nada a ver com os acontecimentos no sudeste da Ucrânia e está interessada em que a Ucrânia supere a crise política e econômica.

Nesta quarta-feira (11) em Minsk deve ocorrer o encontro entre o presidente russo Vladimir Putin, chanceler alemã Angela Merkel, presidente da França François Hollande e presidente ucraniano Pyotr Poroshenko. Como disse à RIA Novosti uma fonte competente, os lados abordarão os temas de retirada de armamentos pesados, criação de uma zona desmilitarizada e estabelecimento de um dialogo constante entre Kiev e Donbass.

Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas chegadas ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014 em Kiev. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.

Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região aumentou, bem como o número de vítimas do conflito.

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que as Forças Armadas ucranianas estão a aumentar os efetivos em todas as zonas onde ocorrem combates. Os independentistas, por seu turno, declararam que fizeram “avançar a linha da frente” para evitar os bombardeios de zonas residenciais das cidades por parte do exército ucraniano.

A Rússia considera que os últimos acontecimentos na região de Donbass comprovam os piores receios: Kiev tenciona resolver a situação por via militar.

Fonte: Sputnik

 

29 Comentários

  1. De novo !!!! …… da última vez que fizeram um cessar-fogo, eles os nazi-sionistas; usaram-na para se fortalecer e atacar os “bebuns” do leste achando que estariam desprevenidos … rsrsrsr … só que não contaram que do outro lado, pensaram a mesma coisa também o resultado, os queridinhos do tio Sam levaram a maior surra da paroquia e de quebra, até a OTAN entrou no chinelo também ….. que vergonha nê. 😉

      • A OTAN, pode não esta oficialmente agindo na Ucrânia,mas sua presença no conflito é inegável assim como a da Russia, a ponto dos EUA já terem manifestado publicamente o desejo de enviar armas a Ucrânia de forma oficial !

    • CNN chama o exército ucraniano de “tropas pró-americanas”.
      .
      Os espectadores atentos tiraram um screenshot do noticiário de CNN, que imediatamente se tornou um hit nas redes sociais. Durante o noticiário na parte inferior da tela apareceu uma legenda que surpreendeu muitos imediatamente: “Obama quer armar as forças pró-americanas”.
      .
      (*)fonte: [ vermelho.org.br/noticia/258694-9 ]
      .
      .
      (…)Os blogueiros se indignaram com a inscrição e batizaram-na de “lapso freudiano”, tendo o canal de TV sido acusado de fomentar a guerra. (…)
      .
      .
      *********************
      .
      Os queridinhos do Tio Sam ( OTAN e Kiev ), estão na Roda … Hahahahahahah

      • Quer dizer que a participação da OTAN só se resume em tropas ? …. comandos, instrutores, apoio político e de armamento isso não vale também … OHH coitados … Hahahahah
        .
        Sempre buscando uma tabuinha para se agarrar nesses momentos … hahahah … que coisa nê … hahahahah

      • Você disse, em outro post, que a OTAN estava lutando na linha de frente e perdendo.
        Agora tenta remendar suas aifrmações.

        Quando tiver 10.000 soldados da OTAN, com Leopards e Apaches, ai sim a OTAN vai estar lutando na linha de frente.

      • Vejamos…primeiro ficou enchendo o saco dizendo que a OTAN não estava participando diretamente.
        .
        Depois quando apareceu números, ai vem com esse papo de 10.000 soldados da OTAN, com Leopards e Apaches … e ainda por cima, é eu que quero remendar as informações aqui … Hahahahahah,
        .

      • Números estimados.
        4 000…
        “instrutores”: 400.
        Poloneses: 2.000
        Academy: 1.800.

        Cerca de 20 combatentes belgas tiveram seus corpos retirados do Aeroporto de Donetsk. Aeroporto este, que foi o cemitério de quase uma centena de poloneses.

        Oficialmente são mercenários.

      • Qual é fonte?

        Números estimados por quem?

        Quantos estão particpando dos combates?

        Li em uma fonte russa que eram 400 estrutores e cerca de 500 a 600 mercenários.

      • Caro Richard.

        Pelo que sei existem mercenários ocidentais lutando ao lado que Kiev, talvez algumas centenas, e alguns com equipamentos ocidentais.
        Se bem que equipamento da OTAN eu também encontro no meu bairro.

        Não posso negar que estejam fornecendo armas para Ucrânia, mas não sei o quanto é fornecido e o quanto vem do “mercado negro”.

        Mas o cidadão dizer que é a OTAN que está lutando e que estão perdendo é total falta de compromisso com a verdade.
        Não sei qual o objetivo de levantar esses boatos falsos e mentirosos.
        Lamentável.

        Se a OTAN estivesse mesmo participando dos combates já teríamos dezenas de matérias do sputnik revelando isso.

        Saudações.

      • Salve Deagol

        Concordo que há ajuda da OTAN ao combalido exercito ucraniano, e tambem existe mercenários financiados pelo EUA, mas afirmar que já existem tropas ai é outra estória.
        Por isso faço coro com você, ao replicar que não existe apoio oficial(ainda), com tropas, mas um apoio velado, isso temos que reconhecer que existe.
        A mesma coisa acontece do lado russo.
        E volto afirmar, ainda não há tropas da OTAN, e sim mercenários.
        Mas tem horas que nem é melhor replicar.
        Obrigado pela explanação.
        Saudações

    • Caro Helvecio, houve envolvimento tanto por parte da Otan como da Russia mas de forma indireta, pois diretamente seria declaração de guerra de ambas as partes, mas quanto a essa negociação de cessar fogo ser fajuta tenho minhas duvidas, pois as coisas estão realmente ruins pra Kiev, que inclusive não está recebendo apoio necessário pra ser erguer e pra piorar ainda deve valores colossais a Russia.
      Este vídeo explica um pouco em que situação se encontra o governo de Kiev, foram documentos vazados por hackers, onde revelam que Kiev declara estar perdendo no campo de batalha.
      https://www.youtube.com/watch?v=SH8lnFF54w0

      • Sr.ARC.
        .
        .

        Quer dizer que, solados russos e da OTAN se envolvendo diretamente no conflito em solo Ucraniano não é uma prova cabal de comprometimento dos governos externos ?
        .
        Se em uma guerra interna, há elementos estrangeiros financiando por outro governo estrangeiro, como no caso da Rússia que não se limita só em dar apoio de material mais humano e assim como a OTAN não é um ato de comprometimento direto que pode se caracterizar até um declaração de guerra unilateral … então é o quê ?
        .

        O problema é que a Ucrânia é a sardinha nessa briga de tubarões e os queridinhos do Putin até aqui, estão levando a melhor para cima de Kiev e da OTAN .

      • Caro Helvecio, não disse diretamente, mas sim indiretamente, pois desta forma não se pode provar nada, só levantar suposições nas acusações. Claro que alguns países da Otan estão fornecendo armas ( principalmente os componenfes do tratado de Varsóvia que tem muitos equipamentos em comum com a Ucrania) e a Russia igualmente fornecendo gente e armas do mesmo naipe ucraniano, e isto a fim de não criar brechas para acusação de suporte, pois podem alegar que tais armas são da própria Ucrania. Sds

      • Caro ARC

        Na minha humilde opinião de leigo, foi somente para as combalidas forças armadas ucranianas, foi para respirar e se reorganizar e receber equipamentos de forma velada do ocidente.

        Saudações

      • Caro Richard, se fosse a dois meses atras estariamos de comum acordo, mas hj a Ucrania não tem mais essa opção, pois a colocaria no caminho da maquina de guerra russa e tanto eles como os europeus sabem disso,e que isto resultaria na queda imediata do governo de Piotr Poroshenko, e pra tanto, fizeram novos acordos que possui termos bem honestos e bom para ambos os lados, e o próprio Putin pressionou a RPL e a RPD a aceitarem o acordo. A UE não quer perder o mercado russo, e a Russia não quer perder o mercado europeu, e a Ucrania entendeu que precisa de ambos, logo, agradar aos dois lados trará prosperidade em relações ( a exemplo disso temos a Finlandia).
        Acredito que Kiev pode viver bons tempos se manter a neutralidade, poderão ganhar muito com isso, pois terá ajuda de ambos os lados para crescer se respeitar os interesses da Russia e da UE. Sds

  2. “Vamos encontrar um compromisso dentro do país. Devemos proteger a paz, devemos proteger a tranquilidade da cidade de Kramatorsk, devemos proteger a Ucrânia. É exatamente por isso vou a Minsk, para imediatamente e sem quaisquer condições cessar o fogo e iniciar o diálogo político. Vamos arrumar tudo nós mesmos “
    …………………………………………………………………………………………………………….
    Esse canalha apenas quér mais uma vez ganhar folego e armar com os EUA o proximo passo.Desde quando neo-nazistas respeitam acordos ? So respeitam acordos quando são derrotados.Acordos de rendição.

  3. O ditador ucraniano Pyotr Poroshenko, pensa que irá enganar os separatistas,com promessas vãs e acordos que não serão honrados !

    Do jeito que as coisas vão a Ucrânia, jamais sera a mesma,creio que a sua secessão já é quase um fato !

    • Meu caro, a secessão já é de fato, só falta virar de direito, questão para pouco tempo.
      Esse problema Ucraniano guarda semelhanças com a nossa história no Acre, que no passado era um território devoluto com escritura em nome da Bolivia. Brasileiros foram indo, foram colonizando e no no fim gerou um entrevero com esses vizinhos pelas terras, mas aí já era tarde. Os Brasileiros tinham tomado conta e para encerrar a pendenga de forma digamos mais civilizada, os bolivianos acabaram por aceitar que pagássemos um preço econômico negociado. E aquele negócio, sempre que deixam muita gente de uma mesma nacionalidade estrangeira ocupar terras em territórios nacionais há sempre um perigo real de separação, negociado ou não. Sds.

      • Eu discordo em relação a semelhanças com a questão do do Acre, no caso ucraniano esta havendo uma guerra civil,ou seja é uma questão interna entre ucranianos!

        No caso do Acre foi uma invasão estrangeira em solo boliviano por parte de brasileiros, nem a Crimeia guarda semelhanças com a questão do Acre a meu ver !

  4. “Deve-se notar que no dia 10 de fevereiro a cidade ucraniana de Karamtorsk foi bombardeada com foguetes. 16 pessoas morreram e mais 48 foram feridas. As autoridades ucranianas acusaram as milícias independentistas deste ataque mas eles negaram estas acusações.”
    —————————————————-

    1º: Karamtorsk está situada bem profundamente por trás das linhas do exercito ucraniano, uns 50 km
    da zona de combate e os “milicianos” negam ter feito o ataque…Pode até ter sido um ataque de falsa bandeira ucraniano, “preparando o clima contra os rebeldes”, para as conversações em Minsk…

    2ª: Ataques à áreas urbanas das cidades do Donbas, matando e ferindo centenas de civís e destruindo infraestruturas, interrompendo abastecimento de luz e água,etc…tem sido uma constante por parte do exército de Kiev. Inclusive a própria “Organização para a Segurança e Cooperação na Europa” (OSCE) reconheceu que foram utilizadas bombas de fragmentação contra cidades…

    https://pp.vk.me/c624817/v624817495/19223/B7R0Gy0U37A.jpg

    https://pp.vk.me/c624817/v624817495/1922c/xvn3nLkbEiU.jpg

  5. Esse neo-nazista chocolateiro fantoche bem que poderia criar vergonha e realmente aceitar a vontade das provincias que buscam sua independência. Muitas vidas seriam poupadas.

    • verdade pantaneiro mas bem que ele falou uma coisa que todos queriam ouvir na ucrania ,que é o conflito acabar e eles mesmos resolveram isso
      logico para ganhar tempo ,

      mas acho que os discursos estão mudando o chocolaterio já foi mais folgado que isso
      ,a angela merreca da alemanha e o enroland da frança foram la para avisar que a ucrania tinha virado um boi de piranha que esse poderia envolver toda a europa e isso mesmo para um fantoche que sabe que ele esta na linha de frente da terceira guerra mundial , é muita treta então os discursos estão mudando

      mas a CIA esta la para isso qualquer pipocada do atual fantoche eles colocam outro em seu lugar

      mas sera que a kgb ou o que sobrou dela ira deixar dessa vez

      briga de cachorro grande ,e tem gente que quer isso para o brasil !!!

  6. Uai, se a Rússia não tem nada a ver com o conflito e não existem tropas russas na ucrânia por que é o presidente da Rússia que faz os acordos?

    O correto era exigir a aceitação do representante eleito do Donbass nas negociações, não é mesmo?

  7. ficando ai chamando a OTAN E UCRANIA DE NEONAZISMO MAIS OS COMUNISTA DA URSS E SEUS SEGUIDORES HOJE RUSSIA E DEMAIS BAMBIS VERMELHINHAS ERAO MUITO BONZINHOS NE MOSSADA
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estupros_em_massa_de_mulheres_alem%C3%A3s_pelo_Ex%C3%A9rcito_Vermelho
    http://pt.metapedia.org/wiki/Crimes_sovi%C3%A9ticos_na_Segunda_Guerra_Mundial
    https://www.youtube.com/watch?v=AnlhEeVxh2Q
    A UCRANIA SO NAO ESMAGO OS REBELDES POR CAUSA DA RUSSIA QUE DISPARA CONTRA ELES DO OUTRO LADO DA FRONTEIRA E TEM TROPAS ESPECIAIS NAO TERRITORIO UCRANIANO SIMPLES ASSIM!!! BASICAMENTE OS UCRANIANOS TEM QUE VENCER O EXERCITO RUSSO

    • Dispara contra eles do outro lado da fronteira e tem tropas especiais no territorio Ucraniano.
      Voce tambem encontrou isso na Wikipédia foi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentários não permitidos.