Brasil: Explosão em navio-plataforma da Petrobras deixa mortos e feridos graves

Imagem meramente ilustrativa

Uma explosão na plataforma da Petrobras FPSO Cidade São Mateus, localizada em Aracruz, no norte do Estado, deixou pelo menos três mortes e 14 operários feridos em estado grave.

A informação ainda não foi confirmada pela assessoria de imprensa da estatal, mas a Secretaria de Saúde já encaminhou para o aeroporto de Vitória ambulâncias do Samu para atender as vítimas.

Os feridos estão sendo conduzidos de helicóptero da Petrobras e serão levados para os hospitais Jayme Santos Neves e Vitória Apart Hospital. De acordo com a Infraero, o funcionamento do aeroporto não será afetado.

Três pessoas já deram entrada no Vitória Apart. Um com queimaduras graves pelo corpo e outro com ferimentos leves. Outro paciente teve fraturas nas pernas e também teve o corpo queimado.

Fonte: Folha de Vitória

36 Comentários

    • Por isso que eu defendo que o Sindipetro passe, também, a formar profissionais mais conscientes sobre a segurança individual e coletiva.

      • A minha experiência com as empresas estrangeiras do setor, mostra que eles tem uma cultura de segurança muito forte, e programas de segurança muito bem baseados.
        A Petrobras também. Talvez tão bom quanto os da Shell e Statoil.
        O problema em alguns casos é o próprio empregado, que leva a vida à bordo como se estivesse na sua própria casa, alguns até com uso de droga. Eu convivi com isso por muito tempo.
        Acho que se o Sindipetro assumisse a responsabilidade de treinamento e conscientização os acidentes diminuiriam.

      • MELKOR
        Eu conheço a area off-shore,não se tem segurança efetiva nenhuma a não ser o trivial industrial.
        Tudo la é largado tratamos navios estrangeiros arrendados como territorio estrangeiro.
        Nem mesmo temos controle sob pessoal prestador de serviço.
        Eu vi la muitos estrangeiros principalmente Americanos,Israelenses e Paquistaneses com esperiencia militar qualificada em seus paises.
        A nossa Amazonia Azul que tanto alardeiam ser estrategica esta cheia de espiões de todos os tipos.
        Não se tem controle algum sobre este tema.
        Aquilo la é um prato cheio para sabotagens.

    • Logo funcionarios da propinobras reclamando de terceirizaçao,kkkkkkk,16 anos nas maos de esquerdistas acephalos , amigos de sindicalistas honestos que trucidam estatais estaduais por estas terem terceirizados nos seus quadros,kkkk, hipocritas e safados , utilizam dos sindicatos apenas para causar preju politico aos governates rivais ,no fundo estao de olho eh no OURO E PRATA ,kkkkkkk,vc eh boçal que dah tiro no proprio PEH DE CAO ,kkkkkkkk !

      • Sempre reclamaram meu camarada.
        Não existe concurso publico para a Petrobras a decadas.
        A maioria que nela trabalha é terceirizado inclusive pessoal tecnico tambem.

  1. Neste momento em que a Petrobrás está no olho do dragão convém ficar antenado com a possibilidade de sabotagens. Podem até surgir problemas ocasionais, mas o seguro morreu de velho.

    • Esta muito estranho Julio.
      Houve uma primeira explosão e quando a tinham controlado houve a segunda explosão andar acima.
      Mesmo que aja indicios esses assuntos jamais vem a publico.
      Voce ja viu no mundo alguem oficialmente dizer que foi sabotado ?
      A unica coisa que se pode fazer é reforçar esforços para inibir e se possivel dar o troco.
      Lembram quando afundou nossa plataforma e algum tempo depois o acidente no golfo do Mexico.Interessante não é !

  2. Muita calma nessa hora!!!
    Isso foi possivelmente uma falha operacional, quer dizer que não tem relação direta com o péssimo gerenciamento da empresa.
    Li alguns comentários e alguns jornais onde pessoas já estão jogando pedra na gerência da Petrobras, não creio que seja o caso, mas nunca se sabe.

    • Se não me engano esse bicho foi construído em Singapura.
      Ele nào é da Petrobras, pertence à BW Offshore, e está a serviço da Petrobras.
      Só para informação, os helicópteros também não são da Petrobras, estão apenas a serviço dela. Eles pertencem a empresas como Lider, BHS, Senior, etc.

      • Sábias palavras senhor Melkor, vamos devagar com o andar que o santo é de barro. Esperemos a perícia se pronunciar. Sem conclusões precipitadas e de viés ideológico.

      • Pericia sobre estes assuntos neste pais é sempre uma pericia capaxo.
        Lembrem-se do Legacy quando prenderam controladores e soltaram os culpados.E agora o caso Eduardo Campos jogaram a culpa logo nos pilotos e o MP com embasamento tecnico os contestou.Não precisamos apenas termos meios pteventivoseficazes.Precidamos acima de tufo identificarmos os colaboradores espiões e os banirmos todos.Como tem trairas nesse Brasil.Piranhas de todos os tipos.

    • Salve Melkor

      Agora vai aparecer um monte de teoria da conspiração.
      FPSO Cidade de São Mates é da BW offshore que presta serviço a PETROBRAS, então ela iria sabotar a si própria para prejudicar quem paga ela.
      Brasileiro, no geral, adora criticar, mas não sabe como e que hora fazer.

    • Esse acidente que ocorreu em Aracruz, no norte do Estado e que deixou pelo menos três mortes e 14 operários feridos em estado grave, espero que não tenha mais tantos danos como o que ocorreu com a P-36 no dia 15 de março de 2001.
      .
      Dezessete minutos depois da primeira explosão na P-36, outra, e mais violenta, abalou a plataforma, matando 11 trabalhadores da Petrobrás que, heroicamente, tentavam salvar a P-36.
      .
      Cinco dias depois, no dia 20 de março de 2001, a maior plataforma petrolífera do mundo – que custou US$ 350 milhões – afundou, submergindo a uma profundidade de 1.200 metros, levando junto 1.500 toneladas de petróleo. .
      .
      Espero que caso apareça um “abençoado” que queira instalar uma CPI para investigar esse acidente com o navio a serviço da PETROBRÁS, não termine em piXXa como o que ocorreu com a CPI da P-36. 😉
      .
      .
      ********************
      .
      O QUE FEZ A P-36 AFUNDAR SOB FH ? ( vale a penas lembrar )
      .
      No dia 15 de março de 2001, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, pouco depois da meia-noite uma explosão sacudiu a maior plataforma petrolífera do mundo, a P-36, estacionada a 130 Km da costa e capaz de extrair, por dia, 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural. No momento em que começou a tragédia, a P-36 extraía petróleo de seis poços – o que era uma pequena parte de sua capacidade: ela estava em Roncador para extrair petróleo de 28 poços ao mesmo tempo.
      .
      (*)fonte:[ horadopovo.com.br/2009/maio/2767-22-05-09/P3/pag3a.htm ]
      .
      .
      (…) O presidente da Petrobrás na época era um daqueles típicos intrujões do governo Fernando Henrique, Henri Philippe Reichstul – que era vice-presidente do American Express quando foi nomeado, e hoje continua sua carreira de testa de ferro na Brazil Renewable Energy Company, um grupo de negocistas estrangeiros que se dedica a especular com o etanol, comprando usinas e terras brasileiras.(…)
      .
      .
      (…) As investigações sobre o que aconteceu com a P-36 ficaram a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que tinha como diretor-geral o então genro de Fernando Henrique, David Zylbersztajn, (…)
      .
      ********************
      .

      • RUSSIA E BRASIL PODEM COMEÇAR USAR MOEDAS NACIONAIS NO COMÉRCIO.
        .
        Na mais recente reunião do Conselho de Negócios do Brics, as delegações discutiam ativamente a possibilidade de adoção de pagamentos em moedas locais entre os países membros do grupo.

        (*)fonte: [ vermelho.org.br/noticia/258776-9 ]
        .
        .

        (…) Outro assunto econômico importante discutido na reunião foi o do novo Banco de Desenvolvimento do Brics, cuja criação foi oficializada no ano passado, durante a cúpula presidencial em Fortaleza.

        Segundo Serguei Katyrin, hoje em dia a criação do Banco já está na sua segunda etapa, a de elaboração de documentos normativos e regulamento. Katyrin sublinhou que o setor de negócios da Rússia deseja que “este Banco não seja burocratizado, que os procedimentos de aprovação de projetos de investimentos e outros tipos de projetos propostos ao Banco sejam minimizados, pelo menos para os representantes dos países do Brics”. (…)

  3. Olha pessoal, antes de mais nada conheço boa parte das pessoas que trabalham embarcados, dentre eles gerentes, engenheiros e tecnicos, e todos fazendo coro dizem a mesma coisa :” as plataformas são estruturas muito bem planejadas, cuidadas, e rigorosamente controladas”, logo, acho estranho no meio de tanta sabotagem politica contra a Petrobras acontecer esse tipo de acidente, ainda mais que ano passado foi achada pela MB parte de uma bomba em uma plataforma.
    Nossa estatal está passando por maus bocados, arisco dizer que isto foi sabotagem, pois esse navio plataforma é um dos mais importantes da Petrobras.

    • Da nome aos bois. Operacao Bandeira Falsa. Esses acidentes da-me motivacao para terminar a lewitura do livro NATOS’S SECRET ARMIES, Operacao Gladio and Terrorismo in Western Europe de Daniel Ganser,. E o mesmo tipo de “acidente” que aquele destruiu Fukushima.

  4. Faz tempo que acontece acidentes nas operações da petrobras , mas o casos são abafados , barrado na mídia.
    O que morre de gente nesses rincões do brasil , petrobras era marketing , agora a casa caiu.

  5. Essa unidade, tipo FPSO, é afretada à Petrobras e pertence à BW Offshore. Tem muita informação rolando e gente que não conhece absolutamente nada acusando a PB, colocando fotos de outras unidades e informações erradas na rede e outras coisas do tipo .. mas acidentes ou falhas operacionais podem acontecer nas melhores empresas e em qualquer tipo de unidade por diversos motivos, seja por falha de equipamentos ou um simples descuido. Portanto é preciso ter o máximo de cuidado e respeito aos colegas que lá estão (e os que infelizmente se foram) para não causarmos ainda mais sofrimento aos mesmos e suas famílias.
    http://www.bwoffshore.com/Our-business/Our-presence-and-units/Units/Cidade-de-Sao-Mateus/
    Abraço,

  6. Esse acidente faz parte da campanha imperialista para que o Brasil se retire do BRICS e privatiza a Petrobras. Servico de quinta colunas. Brasil que tome cuidado. Agora prepara para ouvir/ler a midia apregoar commais impeto, privatiza, privatiza a PetrobrasCom a nomeacao de um “economist” da escolar de Chicago, a president tem quinta coluna dentreo do seu proprio ministerio. Bom, eu nunca acreditei que o PT seria a solucao para o Brasil em longo termos, entao nada me surpreende.

    • JOJOzinho bipolar, a atividade petrolífera é por si só muito arriscada. A verdadeira causa do acidente será apurada em inquéritos nas searas administrativa e criminal. Ou seja, não cabe você vir aqui destilar suas teorias conspiratórias doentias, que misturam ideologia de esquerda com extrema direita, no intuito de impressionar as mentes fracas, facilmente sugestionáveis, fracamente alfabetizadas e ideologicamente corrompidas que infestam aqui.

      Quanto ao Brasil e a Petrobrás, vou fazer a você algumas poucas (e boas) consideraçôes:

      Se a empresa vir a ser privatizada será uma decisão soberana de um governo soberano, posto que ter sido conduzido ao poder pelo voto popular. Assim, nâo cabe a um representante de governo estrangeiro como você tecer qualquer tipo de comentário a respeito. Pessoalmente eu acredito que a empresa não será privatizada. Ela é grande demais, simbólica demais para isso.

      Quanto a uma eventual decisão retirar-se dos BRICS, será igualmente uma decisão soberana de um governo que elegemos ou ainda vamos eleger democraticamente. Se isso prejudica os interesses dos seus patrões isso não é problema nosso;

      Ademais, caso não tenha prestado a atenção somos um país democrático que, como tal, preserva e mantém a liberdade de imprensa. Não vivemos ainda em um simulacro de democracia como nossos vizinhos argentinos e venezuelanos, onde os governos locais perseguem a imprensa por publicar matérias que são contrárias aos seus projetos de perpetuação no poder. E tampouco somos a mafiocracia russa, onde os capangas de Putin e seus aliados oligarcas perseguem e matam jornalistas opositores. Assim nossos meios de comunicação são livres para defender inclusive a ideia de pivatização da Petrobrás. Ideia polêmica? Sem dúvida! Mas a polêmica é essencial a democracia;

      Quanto ao novo ministro da fazenda, ele está tendo a ingrata missão de promover ajustes na economia após anos de irresponsabilidade com as contas pública. Como de costume a escola de Chicago precisa vir para consertar os estragos que os governos populistas insistem em fazer;

      Por fim, quem tem de dizer sobre o que é a solução do Brasil são os eleitores brasileiros, e não um preposto de estado estrangeiro como você.

  7. Infelizmente é a mais pura verdade!

    12/02/2015 às 4:42
    Petrobras na lona: roubalheira, explosão de plataforma, cadáveres, desaparecidos e desastre cambial: é a tempestade perfeita!

    Diz-se de Juscelino Kubitschek que construiu 50 anos em 5. Nem concordo muito com isso, uma síntese de aduladores, mas vá lá. Representou, sem dúvida, um avanço para o país. Dilma Rousseff, já escrevi aqui, veio para inovar: como prometeu em 2014 uma porção de coisas que já havia prometido em 2010, brinquei que ela pretendia fazer quatro anos em oito. Mas isso também não vai acontecer porque a presidente herdou de si mesma uma herança maldita que não é bolinho. Se pensarmos o PT como um conjunto, aí a coisa é mais séria: os valentes provaram que é possível destruir 60 anos em 12. Eu me refiro, claro, à Petrobras.

    Tudo aquilo de que a empresa não precisava agora — e está tendo de enfrentá-lo — era uma disparada do dólar. Como demonstra reportagem da Folha desta quinta, os efeitos são desastrosos para a empresa. Analistas classificam essa disparada da moeda americana como a “tempestade perfeita” para a estatal, que já enfrenta a crise provocada pela roubalheira institucionalizada e até a explosão de um navio-plataforma, com mortos e desaparecidos.

    Atenção para a fórmula do desastre em razão da variação cambial: 75% das despesas estão em dólares (importação de gasolina e gás, royalties, despesas de exploração etc.), mas apenas 25% das receitas são em moeda forte (exportações de petróleo, venda de combustível de aviação). O relatório é do banco Goldman Sachs.

    Em recente explanação a investidores, a estatal projetava chegar ao fim do ano com modestos US$ 8 bilhões em caixa. Ocorre que o pior cenário imaginado era um dólar a R$ 2,80. Nesta quarta, ele chegou a R$ 2,87.

    E há o problema do endividamento. Informa o jornal que, “segundo dados mais recentes da empresa, a dívida líquida subiu de R$ 221,6 bilhões em dezembro de 2013 para R$ 261,4 bilhões em setembro de 2014 por causa da variação cambial. Cálculo do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) aponta que a variação cambial pode ter elevado essa dívida para R$ 290 bilhões”.

    Pode-se discutir, claro, se o desastre que a questão cambial provoca nas contas da empresa é ou não culpa do governo. Basta olhar para outros países da América Latina e para outros emergentes para saber que é, sim. Colhe-se na economia o que foi diligentemente plantado. Não pensem que é tão fácil assim destruir as contas do país e lançá-lo no descrédito. É preciso ser obsessivamente incompetente — e teimosa! Adiante.

    Ainda que a questão cambial fosse obra da natureza, o resto não é. A Petrobras só está na pindaíba porque, em passado recente, foi usada como instrumento porco de política econômica — para segurar a inflação — e porque foi entregue a uma quadrilha. Mesmo com o dólar num patamar mais civilizado, estaria na lona.

    Mas o que é que diz mesmo aquela resolução do PT? Não se pode tocar no sacrossanto modelo de partilha, aquele que impõe à estatal desembolsos bilionários de um dinheiro que ela não tem.

    Para citar Ivan Lessa, o partido insiste num modelo que tem os dois pés no chão. E as duas mãos também. Vocês sabem: é tudo culpa da direita e da elite branca de olho azul.

    Por Reinaldo Azevedo

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/petrobras-na-lona-roubalheira-explosao-de-plataforma-cadaveres-desaparecidos-e-desastre-cambial-e-a-tempestade-perfeita/

  8. Fundos de investimento processam Petrobras nos EUA

    A ação movida por investidores minoritários contra a Petrobras na Justiça dos Estados Unidos recebeu a adesão de pelo menos nove grandes fundos de investimento. Cada fundo alega ter perdido, no mínimo, 50 milhões de dólares com a queda das ações da estatal negociadas na Bolsa de Nova York, as chamadas ADR. O valor máximo de perda individual apontado por um dos investidores é de 268 milhões de dólares, cujo autor foi o fundo norueguês Skagen. De acordo com os acionistas, os prejuízos foram provocados pelo fato de a estatal ter omitido a prática de corrupção e superfaturamento do valor de ativos, violando as normas da Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais americano.

    Além do Skagen, os demais fundos que aderiram à ação são: Union Asset Management Holding AG, Handelsbanken Fonder AB, Ohio Public Employees Retirement, Public Employee Retirement System of Idaho, Employees Retirement System of the State of Hawaii, Universities Superannuation Scheme Limited e Danske Invest Management Company. Este último alega prejuízo de 222 milhões de dólares.

    Na segunda-feira, o procurador-geral do estado de Ohio, Mike DeWine, comunicou, em seu site, que entrou com a ação contra a Petrobras por conta das denúncias de “propina e corrupção generalizada”, que estariam ocorrendo “há mais de uma década”. “O escritório do procurador-geral tem a responsabilidade de avaliar se as empresas e seus executivos estão defraudando os pensionistas de Ohio”, disse DeWine, em comunicado. “As alegações contra a Petrobras são tão escandalosas que não temos escolha senão agir em nome dos servidores e aposentados do estado”. Neste caso, o processo foi feito conjunto com fundos dos estados de Idaho e Havaí,

    Os nomes dos fundos foram divulgados pelo escritório Almeida Advogados, que trabalha em parceria com o americano Wolf Popper, o primeiro escritório a anunciar que entrou com uma ação coletiva contra a Petrobras em um tribunal no distrito de Nova York. A petição foi protocolada na última sexta-feira e será analisada pelo juiz Jed Rakoff, da corte Sul do Distrito de NY, em um processo que pode levar dois anos.

    Desde dezembro, diversos escritórios de advocacia – como Rosen Law Firm, Pomerantz Law Firm, Brower Piven – e grupos de investidores também entraram na Justiça americana contra a Petrobras. No total, cinco ações foram abertas até o momento por grandes fundos, pessoas físicas, a cidade de Providence e os fundos de pensão de Ohio, Idaho e Havaí. Os processos devem ser unificados em uma ação única.

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/fundos-de-investimento-processam-petrobras-nos-eua

  9. Vamos ver se eu entendi o cidadão entra para a policia e não quer correr o risco de enfrentar bandidos,ENTÃO SE NÃO QUER CORRER O RISCO NÃO ENTRE PARA A POLICIA.

  10. Uma primeira explosão seguida apoz alguns minutoz fe ums degunda explosão em um navio plataforms não legalizado operando irregularmente.
    A muito tenho dito lor conhecer um louco da operação na Baciz de Macaé tanti da parte da Petrobras quanto off-shore.
    É o verdadeiro cu da mãe Joana onde navios estrangeiros com pessoal estrangeiro zem controle algum de nossa parte zem i clusive estarem cadastrados e terem licença para trabalharem no Brasil.
    Grande larte dedsas leddoaz tem instrução militar.
    Eu mesmo vi alguns de nacionalidades Americana, Israelense, Paquistanesa.
    É OU NÃO É UM AMBIENTE PROPICIO A SABOTAGENS.?

    • Não fale bobagem maluquinho, qualquer embarcação para operar no Brasil precisa de contrato, licença ambiental (que é provida pela PB que é a dona do campo), licença da ANP, DPC, além de todos os órgãos fiscalizadores e estrangeiros tabalhando no Brasil devem possuir o visto técnico de trabalho caso contrário NÃO PODEM SER CADASTRADOS/INSERIDO NO SISPAT que é o sistema que controla o embarque e desembarque do pessoal offshore nas unidades afretadas e da própria Petrobrás. Este navio foi incorporado da antiga Prosafe pela BW e uma questão simples de cadastro no CREA do ES não significa que a unidade não estivesse legalmente operando no Brasil e estrangeiros não são alienígenas, são também pais de família que estão também longe de casa trabalhando (em funções que muitos brasileiros não querem trabalhar) para ganhar seu sustento, assim como tem muitos brasileiros trabalhando em contratos internacionais lá fora.

      • A teoria é esta mas a prática é outra meu camarada.
        Pergunte-lhes se eles tem a relação fo pessoal tecnico embarcado e se fazem pesquisas dobre os mrsmos.
        Tratam essas embarcações e duas tripulações estrangeiras como se elas estivessem em seus paises e não no Brasil.
        A maioria do pessoal tecnico embarcado são estrangeiros.Vida muitos com experiencia militar qualificada em seus paises.
        A Amazônia Azul é altamente vulnerável e desprotegida.
        Não se tem no Brasil contra-espionagem que preste r os meios são mal orientados e ate impedidos por não terem autonomia que deveriam ter.
        Tenha uma certeza meu caro no Brasil tem trocentos espiões estrangeiros e trocentos colaboradores locais inclusive em meios oficiais.

      • Meu caro, trabalho numa embarcação onde (inclusive por força de contrato) são 80% de brasileiros em todos os tipos de funções e os estrangeiros que estão a bordo todos sabem de onde vem e qual qualificação tem.
        O Brasil não tem uma política de imigração clara e efetiva (vide a quantidade de haitianos, senegalezes e outros alienigenas sem nenhuma qualificação que estão invadindo o Brasil) e nestas horas todo mundo quer mostrar serviço em cima de áreas que são puramente técnicas.
        Abraço,

      • Você deveria ter visto s entrevista do superintendente da PF fo ES inclusive ele cita o que mencionei que não se tem controle algum sobre pessoal estrangeiro embarcado e que muitos vem diretamente de seus países para as embarcações os quais nem sabemos que la estão.

  11. A anos eu falava sobre o relaxamento e a falta total de controle e meios de segurança efetivos em nodsa area petrolifera maritima.
    É um ambiente novo altame te se sivel e exposto.
    É preciso maiof co trd sobre os navios alocados e maiz ainda sobre zs tripulações e pessoal tecnico embarcado.
    Com meus olhos vi muitos estrangeiros com experiencia militar la.
    É preciso plano dd estratégia e controle sistematico e efetivo sobre pessoal, vistorias dedicadas.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil: Explosão em navio-plataforma da Petrobras deixa mortos e feridos graves | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.