Unasul: Sanções unilaterais dos EUA contra a Venezuela afetam estabilidade da região

Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) afirmaram hoje (9) que as sanções unilaterais de Washington contra Caracas afetam a estabilidade da região.

A reunião ministerial foi feita em Montevidéu, capital do Uruguai, a pedido do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que solicitou a colaboração da organização multilateral para analisar a situação interna e as relações do país com os Estados Unidos.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, disse que a Unasul quer “evitar que os países de fora da região possam afetar a paz e a estabilidade dos Estados-membros”, reiterando a necessidade de defender a Venezuela e os países da região de qualquer ameaça externa que afete a prosperidade e a paz na América do Sul.

Além do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e dos chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e do Equador, participaram da reunião na capital uruguaia a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, bem como o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, no último dia 2, uma série de novas restrições de visto contra funcionários do governo de Caracas, após declarações de Maduro de que o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, estaria “por trás de um plano para derrubá-lo”.

Em julho do ano passado, a Casa Branca já havia imposto sanções unilaterais a 24 integrantes do regime venezuelano. Washington acusa o governo Maduro de ter agido de maneira violenta na repressão a protestos contra sua gestão. A Venezuela nega todas as acusações.

Fonte: Sputnik

 

 

35 Comentários

  1. A Venezuela quebrando há 15 anos, devendo para Deus e o mundo, incluindo o letárgico e inerte Brasil.
    A Argentina antes emperrando as exportações brasileiras e agora nos apunhalando pelas costas com acordos unilaterais com a China.
    A Bolívia expulsando os fazendeiros brasileiros legalmente instalados e produzindo. Se apropriando das instalações de empresas brasileiras, incluindo a Petrobras.
    E esses imbecís dizem que são as sanções norte-americanas que estão desestabilizando a região?

    • Uma observação, não sei alguém mais notou, mas as únicas fotos que vemos de nossa governanta sorrindo é quando está cercada por defensores da liberdade e da democracia. Vejam as fotos dela na Europa ou na ONU e comparem com as fotos ao lado de Fidel Castro, Ho-chi-minh, Manduro, Kristina Kirchner, etc.

      • Caro Walfredo

        Com todo o respito a sua opinião.

        Porque devo achar o site de propaganda do governo russo mais confiável que a veja?

        O Sputnik serve diretamente aos interesses de Putin, qual a diferença entre ele e a veja ou a Globo?

        Sds

      • Deagol, eu estou me perguntando a que ponto as sanções contra indivíduos da Venezuela afetariam o Mercosujo, ou até mesmo a Venezuela. Isso é tudo que o chavismo queria. Agora alguns venezuelanos, corruptos do governo, nào podem movimentar seu dinheiro para os EUA, não podem passar férias na Flórida, etc.
        As medidas não são contra o povo ou o país, são contra certo indivíduos repressores que estão nadando no desgoverno.
        Chega ao cúmulo do rídico, o Brasil fazer parte desse circo. Uma palhaçada sem medida. Os trogloditas ainda vivem na era da propaganda soviética, choramingando pelos cantos ao invés de limparem seu próprios rabos.

      • “Os trogloditas ainda vivem na era da propaganda soviética, choramingando pelos cantos ao invés de limparem seu próprios rabos.”

        Também acho.

        Maduro culpar agentes americanos pelos problemas da economia é demais.
        Não dúvido que os “agentes”, se existirem, até possam estar atrapalhando.
        Mas tenho certeza que eles não tomam parte nas decisões econômicas.

        Sds.

      • Eu estou só de sacanagem, você não percebeu? A venezuela está muito bem. O Brasil então…está exportando exemplos para toda a galaxia. Eu mesmo já estou me filiando ao PCdoB. Quero fazer parte dessa evolução econômico-social-cultural desses países. Um dia quero poder contar aos meus netos sobre a gloriosa era de ouro sulamericana. De Deus quiser.

      • E a vida de quem se informa apenas por pasquins como a Carta Estatal e blogs sujos como o conversa fiada é doce como algodão doce não é meu caro sindicalista alegre? Não é à toa que suas intervenções aqui valem menos que uma nota de três reais.

      • Walfredinho alegre sindicalista do nucleo pink da Marthinha kit gay que diante do inevitavel relaxa e vai pras estrelas.

        https://www.youtube.com/watch?v=AsnbVBo5hCg

        Veja o ultimo bandido que me iludiu e que dentro em breve vai de ralo.
        PS:Acaba de acontecer uma explosão na casa de bombas de um navio plataforma da Petrobras com mortos e muitos desaparecidos.As informações ainda estão chegando….Acidente ou mais uma sabotagem heim !

        Dilma ô Dilminha,não seja uma colonialista.E desde então ela adotou o velhinho chincheiro e o carrega a tiracolo para onde for.

  2. Não curto Anglo-Sionistas como não curto tambem Bolivarianos mas a ingerencia Americana é a culpada do agravamento da crise economica na Venezuela sim.
    Essa é a estrategia Americana de promover a insatisfação popular em paises por eles considerados como hostis.

    • Agora falta só verificar que os mais radicais bolivarianos não chegam aos pés da extrema direita da Noruega, Dinamarca, Suíça e outros países que tenham adotado o estado de bem estar social, onde todo cidadão tem direitos desde o nascimento, e esses direitos que estão alinhavados em nossa Constituição brasileira não são encarados como letra morta, mas são efetivados por todas as políticas públicas, principalmente com o recolhimento de enormes alíquotas de impostos diretos sobre a renda e o patrimônio dos bilionários (quem tem mil vezes um milhão de euros).

      • E desde quando o bolivarianismo advoga pelo estado do bem estar social? Se fizesse isso era respeitado! Mas não o faz. A regra do bolivarianismo é o populismo barato, usado para entreter as massas enquanto eles não apenas se apropriam das riquezas nacionais como paulatinamente destroem o estado democrático de direito.

      • Meu caro sindicalista alegrezinho pouco me importa comparações pois elas não resolvem problemas e apenas ensaiam acusações como dois bundões com os rabos cagados que encostam as nadegas nas paredes e ficam uns acusando os outros e saem de ladinho deslizando.
        Mas a falta de percepção e intelecto não lhes fazem prognosticarem os rastros de merda que ficam nas paredes.

    • O Quantity Easy, QE1, QE2, QE3,como e denominada a politica do FED de imprimir mais de $1 trilhao de dolares anualmente e distribui-los praticamente gratis aos grandes bancos e outras corporacoes norte Americana e algumas familias e responsavel pela crise mundial, nao so na Argentina, Brazil, Venezuela, mas tambem na Africa, Asia, Australia e Europa pela simples razao que o dolar e ainda a moeda de reserva internacional. Aqueles “privilegiados” que recebem gratis esses trilhoes de dolares vao em busca de investimento que lhes permitem um retorno lucrative. Estando Europa e os EUA em depressao, os investidores, bancos, etc investem em outros paises, mesmo que seja investimento a curto prazo. Os paises que recebem esse dolares ficticio, sem lastro sao forcados imprimir papel moeda local para absolver esses dolares. Dai a inflacao. Agora com a depressao economica se expandindo mundo afora existe uma reducao no consume de mercadorias que resulta num excess de producao no mundo. Os precos caem, as moedas perdem valor e o dolar como moeda de reserve sobe. Com essa subida no valor do dolar, se torna mais dificil para os paises do resto do mundo manter um equilibrio noas balancas de pagamentos. Esta e a razao pela qual se faz necessario substituir o dolar como moeda reserva internacional por uma moeda ancorada no ouro. A volta do padrao ouro e a unica saida. So tem um probleminha, Tio Sam nao vai permiti-lo. Vao a Guerra para evitar a volta do padrao ouro.

  3. A questão é quando é que esses povos da Unassul vão se bastar sem os States?. Parem de ficar pedindo aos States que deixem de ser o que são. Se não interessa a parceria, reforcem seu laços culturais e, principalmente, economicos, ao ponto de prescindir deste país de maquiavélicos. Aproveitem a democracia para se tornarem de fato soberanos e independentes. Parece chororo de criancinhas, vão trabalhar para fortalecer seus países.

    • Concordo com você, faltam aos países da América Latina projetos de nação, com investimentos de longo prazo em educação, desenvolvimento econômico, tecnológico e militar. Apenas reclamar das canalhices do governo americano não resolve.

  4. Esse sera um teste de fogo para a Unasul, pois põe a prova a soberania de seus membros,muitos ainda tendo suas economias dependentes dos EUA !

    Esse episódio ira testar o grau de coesão da entidade,mostrando até que pondo a Unasul tem autonomia própria !

  5. Essa turma que adora encher o saco do Tio Sam, por motivos ideológico; deveria sair dessa atitude de eterna defensiva e buscar implementar novas perspectivas como a de fortalecer a UNASUL; com parcerias mais forte e estratégicas como por exemplo , a China e a Rússia e esquecer por alguns anos séculos o tio Sam . ;).
    .
    Essa atitude é coisa de quem se acha os “pobres coitadinhos” que sempre se sente debaixo dos pés do tio Sam, estão mais do que na hora de criarem vergonha na cara e irem à luta, do que ficarem ai com caras de “bundões”…. cresçam ! 😀

    • Parceria forte com Rússia e China fortalecendo alguém? Fala sério pastel de vento! Com afirmações desse naipe você apenas reforça o fato de que todo pastel de vento é burro, preguiçoso e indolente. No máximo o que esses vira-latas vão conseguir é ser capachos dos interesses de chineses e russos ou seja, vão apenas trocar de patrão…rs!

      • E o senhor que defende Caninamente o Tio Sam.. .. Justa mente, aquele que não permite que haja outras vias que não leva a Washington a vossa Meca .. é claro que não concorde não é mesmo .. Hahahhahah .. o senhor vai desagradar justamente a quem ? … aquele que você tanto se curva e é um devoto juramentado as causas impossíveis do sionismo .. hahahah .. me admiraria se fosse do contrário … hahahah

      • Por mim vão todos de ralo tanto os que defendem corruptos e perpetuação no poder ( INCLUSIVE PERPETUAÇÃO DE PODER QUE ESTE LOUCO AQUI FALAVA AQUI NESTE ESPAÇO E MUITOS DESDENHAVAM,LEMBRAM ? NÃO LEMBRAM NÉ,TEM MEMORIA CURTA ) quanto os trairas entreguistas que se aproveitam do momento para entregarem o Brasil de vez ao Vampiro.

    • Temos a mesma história cultural dos EUA. Somos um pouco europeus, cristãos, e romanos. Os EUA são também latinos e africanos, além de europeu. Nosso vínculo cultural é total. O que precisamos é apenas de governos coesos que não aceitem a política de domínio que a minoria bilionária tenta impor a todos os demais, inclusive os cidadãos mais pobres dos EUA e da Europa.

      A classe média, sempre enganada pelos meios de comunicação dos bilionários, precisa procurar se informar melhor na internete, ver como os problemas sociais e políticos foram solucionados nos países com maior IDH do mundo (escandinávia) e copiar e adotar.

      O ideal para todos é uma novo pacto de todo o ocidente, o renascimento do império romano.

      Para isso a classe média dos EUA precisam eleger um Obama que cumpra as promessas de campanha de paz e prosperidade e não mantenha a política de confronto e domínio militar e econômico, que beneficia apensas alguns bilionários.

      • Ainda com essas asneiras de “luta de classes”militonto petralha? E falando em enganação da classe média, ninguém engana tanto a mesma como o lulopetismo ao qual você é um servidor dedicado.

      • pqp maluco essa foi um chute no saco da historia e os ovos sairam pela boca kkkkk
        No mundo todo o colonialismo foi implantado por Europeus meu caro ate ai morreu Neves.
        Não temos nada em comum com os EUA nossas origens de colonização foram bem diferentes das deles que foran colonizados por Ingleses e populacionados por Irlandeses.

  6. recapitulando os outros textos
    estados unidos jogando japao contra a china e etc e tal

    estados unidos jogando a europa contra a russia e etc e tal

    estados unidos financiando os terroristas no oriente médio e etc e tal

    e agora no giro do mundo eles voltam os olhos para a américa latina para tentar fazer a guerra a fome e a desunião novamente para o nosso continente

    usam o facebook ,e agora que compraram o whatsapp vocês podem perceber como o whatsapp que era um aplicativo bom para conversar virou um meio deles passarem notinhas contra o governo desses países latinos

    foi assim que eles fizeram na libia ,na síria ,no egito , melhorou nesses países logico que não pois esse não é o objetivo deles dividir para conquistar sim !!

    estados unidos estão virando o câncer do mundo ,pior que os nazistas ,Maquiavel parece um muleque de creche do lado deles

    toda força gera uma reação e o mundo começou uma ebulição a muito tempo ,lenta mas sem volta ,e com cada vez mais países aprendendo a fazer armas nucleares pois essa já tem mais de cinquenta anos de idade e com isso o conhecimento esta sendo passado e adquirido de varias maneiras no mundo

    resumo os estados unidos não vai segurar esse rojão ele precisa de vassalos em outros países ,mas cada vez menos consegue manter como antes fazia

  7. Esta declaração do novo comandante do Exercito Brasileiro sobre a pressão dos derrotados nas urnas que usam os escandalos pedindo intervenção militar.
    Guerreiro de Selva acostumado com os perigos eminentes que rondam nossas fronteiras ele foi bem coerente ao defender as instituições nacionais e a democracia no que diz respeito ao cumprimento da lei e d Constituição Federal.
    Isso demonstra o atual pensamento do Exercito Brasileiro que não serve a pessoas de passagem e nem a interesses proprios.

    https://www.youtube.com/watch?v=_ORIcL83HAA

  8. Genoino não é gunuino.
    A florzinha cagueted o Araguaia apos ser condenando simulou problemas de saude para não ficar preso ate que conseguiu prisão domiciliar.
    Agora a florzinha caguete do Araguaia pleitea a extinção da pena.
    kkkkk esse Brasil é uma mãe.
    Ja pensou eu no poder deste pais.Resolveria em 27 dias os dias que eu levaria para percorrer os 27 estados desse pais para resolver o problema de superlotação carceraria eliminando lideranças de facção,crime organizado e altas periculosidades.
    Depois olharia para os que sobraram e lhes diria que não precisavam mais cagarem fora do pinico bastando cagarem na beiradinho que tambem iriam de ralo.
    Acabava com todos previlegios,preso tem direito é de ficar preso e pagar o que deve.
    Não teriam mais visitas nem contato com ninguem externo so teleconferencia com advogados e parentes diretos.
    Teriam de trabalharem para terem alimentação,vestuario,material de limpesa.
    O mais comum custa ao estado no minimo 4 salarios mais os beneficios inclusive o BOLSA PRESO.
    A grande maioria de nosso povo não ganha nem a metade disso e trabalha e paga impostos para nutrir esses microbios.
    Endureceria com paises vizinhos que são produtores ou rotas de trafico transfronteiriço ou contrabando inclusive de armas.
    E então me taxariam de criminoso contra a humanidade né e me mandariam para o tribunal de Haia né e eu iria feliz e contente por ter livrado meu pais e meu povo de microbios que nos sugavam.
    Ô Dilma não seja colonialista.
    Ô Maluquinho não seja agressivo.
    Jamis em toda a historia da humanidade nenhum povo oprimido ou dominado se prevaleceu sobre a minoria opressora ou dominante sem o uso da violencia e da marra.
    Quem mama não larga as tetinhas da cabritinha so na porrada mesmo.

    • Ah e daria duas semanas para os EUA irem embora da Colombia ou a Colombia se veria comigo.
      Um pais que é natural liderança regional não se impõe unicamente com bolsismos e facilidades.É preciso tambem mostrar os dentes quando necessario.

Comentários não permitidos.