Irã Apresenta oficialmente o seu caça Saeqeh 2

Iran unveils new Saeqeh 2 fighter jet 2

 

 

O Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O Ministério da Defesa do Irã revelou o seu mais novo e avançado treinador supersônico e caça leve construído integralmente no Irã, a aeronave denominada Saeqeh 2 (Thunderbolt 2).

A aeronave Biplace Saeqeh 2 jato foi projetada e fabricada por especialistas e engenheiros da Aerospace Industries Organização do Ministério da Defesa e em cooperação com a Islamic Republic Iran Air Force (IRIAF), afirmou o ministro da Defesa Adjunto brigadeiro-General Amir Hatami nessa segunda-feira .O avião de combate cobrirá missões táticas de curto alcance, servindo de backup, também em missões de treinamento avançado de pilotos, acrescentou.

Iran unveils new Saeqeh 2 fighter jet 4

O comandante observou que o novo jato é a segunda geração do modelo Saeqeh que foi fabricado com capacidades de combate avançadas. A aeronave foi equipada com sistemas, aviônicos e armas  mais avançadas de modo a melhorar a formação de pilotos. Hatami acrescentou que o avião é capaz de se engajar em intensas missões aéreas.

Iran unveils new Saeqeh 2 fighter jet 3

A cerimônia de inauguração vem no 8º dos dez dias das comemorações do 36º aniversário da vitória da Revolução Islâmica em 1979. O Saeqeh 2 foi apresentado como protótipo em 2004 e mais tarde tornou-se operacional em 2006. O jato é o segundo caça internamente desenvolvido do Irã o qual muitos o chamam de “O F-18 iraniano”.

O caça possui a capacidade de rastrear aeronaves inimigas, entrar em combate, segmentar locais no terreno e transportar uma carga de armas e munições variadas.Iran unveils new Saeqeh 2 fighter jet 1

Nos últimos anos, o Irã tem feito grandes conquistas no setor da defesa e ganhou a auto-suficiência em sistemas essenciais de hardware e de defesa militar. O país anunciou repetidamente que sua defesa pode não representar qualquer ameaça para outros países e que a doutrina de defesa do Irã é totalmente baseada na dissuasão.

Fonte: PressTV

 

 

25 Comentários

  1. E o Qaher 313 ? quando é que veremos voando, apesar de ser um avião invisível,kkkkk !!!

    Acredito que o VLS decole antes do Qaher 313 !

  2. Essas sanções dos EUA serão lembradas nos salões como anedotas … as piadas de portugas estão com os seus dias contados … Hahahaha

  3. haha so na parte final do video deram um molezinho de alguns segundos permitindo ser vista a paisagem ao fundo e ser possivel identificar o vedadeiro local que deve ser a base tanto que protegerem tudo a volta com toldo kkkkk chibuuummm

  4. eles fazendo vários desses ai ,e enriquecendo o uranio vai ser uma dor de cabeça

    para qualquer pais que queira peitar os iranianos

    parabéns para eles !

  5. Tenho de parabenizar os Persas por sua determinação em criar algo, sozinhos, novo em cima de velhos aviões, e q aparente/ funciona. Torço p q Pindorama faça algo = ou melhor…estão andando, ñ estão parados, o estreito de Ormuz está infestado de micro submarinos e lanchas torpedeiras rápidas c mísseis Iranianas, em breve será o céus ,..Qto aos sul maravilha, só depois de 2021, “se”, q talvez venhamos a receber n pulgas aladas, espero estar errado….p ontem e quem viver verá. Sds. 😉

  6. e a grande putenfia pujante?!….NADA!!!!!!!!!!!

    como diz um velho ditado daqui…o brazil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade…

  7. Um F5 biplace com radone maior e cauda dupla, e o resto? não acredito nessa coisa nem um pouco, mas pelo menos voa e estão trabalhando, apesar das sansões.

  8. Alguem ai mais informado pode me tirar uma duvida que tenho quase certesa de que a um caça identico a este fabricado pela INDIA pois a anos atras vi o video de um caça Indiano quase identico a este.

  9. Acho que o Irã tinha que parar de perder tempo com esse tipo de caça (no sentido literal, só serve pra ser caçado) e deveria lutar para adquirir vetores decentes da Russia e China, uns Su-30 MK e futuramente uns J-31 estariam de bom tamanho pra coloca-los no patamar de seus adversários locais.

  10. Apesar das enebriantes viagens das mil e uma noites de Teerã, tiro o chapel para eles no que abrange esta aeronave. Cópia clara do F 5 Tiger, porém segundo consta eles conseguiram não apenas clonar o caça americano descaradamente, mas promover refinamentos aerodinâmicos que lhe permitem mais capacidade de manobra que o original. Trata-se de um treinador supersônico coisa que muitos países não o tem. Outro quesito, pra quem tem força aérea baseada em F5 o Saeqeh 2 é um senhor oponente.
    vale ressaltar que o Irã planeja adquirir membros da família sukhoi o que o garantirá o papel secundário ao treinador.
    emfim, neste ponto não tenho o que rir do Irã estão 30 anos na nossa frente.

    • Amigo Edilson acho que os Saeqs não sejam aparelhos novos de fábrica mas sim os antigos F-5 da época do Xá reformados e modificados. Mas não se pode negar que os iranianos estão aprendendo muito com o projeto.

      • Salve HMS, não acredito que se tratem dos F5 velhos, pois eles são inclusive maiores e possuem diâmetro maior para acomodar os motores, mas na hipótese de se tratarem dos F5, isso também demonstra um Overall na célula, também digna de ressalte.
        Em Fim, eles certamente tem em mãos um ótimo treinador supersônico na pior das hipóteses.
        Sds
        E.M.Pinto

      • Salve amigo! Acho que o ganho é mais do que ter treinadores supersônicos. Os dados obtidos durante o processo podem capacitar os iranianos a partirem para seus próprios projetos.

    • “emfim, neste ponto não tenho o que rir do Irã estão 30 anos na nossa frente”. Exatamente, e ainda tem brasileiros rindo.

1 Trackback / Pingback

  1. Irã Apresenta oficialmente o seu caça Saeqeh 2 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.