Rússia e Egito podem começar a usar moedas nacionais em suas transações

Vladimir Putin declarou nesta segunda-feira que a Rússia está pronta a utilizar as moedas nacionais no comércio com o Egito. Segundo o presidente russo, o assunto está sendo discutido pelas autoridades dos dois países.

Em entrevista ao jornal egípcio Al-Ahram, o presidente da Rússia afirmou que a prática de realizar transações comerciais em moedas locais fomentará condições mais favoráveis para o setor turístico no Egito. Além disso, irá abrir novas perspectivas para a interação comercial e de investimentos entre os dois países, reduzindo a sua dependência da situação nos mercados mundiais.

“Portanto é completamente lógico que os círculos de negócio dos dois Estados comecem a falar na transição para as moedas nacionais em transações bilaterais”, frisou Vladimir Putin.

“Nós já estamos utilizando moedas nacionais em transações comerciais com vários países da Comunidade de Estados Independentes [CEI, da qual fazem parte antigas repúblicas da URSS], com a China. E esta prática está se justificando, nós estamos prontos a usá-la nas relações com o Egito”, disse o presidente russo.

A situação que a economia russa está passando atingiu o setor turístico no Egito. Em finais de dezembro, as praias do mar Vermelho tiveram 50% menos de turistas russos. Já o chefe da Câmara de Agências de Viagens do Egito, Husam al-Shair, a adoção das moedas locais pode salvar o turismo egípcio.

Fonte: Sputnik

 

 

29 Comentários

  1. Sou completamente favoravel a uma aceleração nesses processos mundiais, que livram o mundo de privilégios que são usados como armas, psicológicas ou não, que só fazem reforçar dominios culturais. A grande fronteira para um mundo multilateral é esta, ou se cria uma moeda de cunho completamente dissociado a países ou dar as moedas locais um padrão de equivalencia para trocas regionais.

  2. E o Dollar hem … não é a toa que o tio Sam está perdendo os cabelos da cabeça …vai ficar igual ao papai papudo . 😀

  3. o mais correto mesmo !
    e não apenas para eles mas para o mundo todo bem mais interessante que depender de terceiros como o dólar

  4. O último parágrafo dá uma exata noção do buraco em que a economia russa está se enfiando. Apenas esse ano a retração da economia russa será de no mínimo 3%. E ainda tem quem diga que os EUA estão preocupados com isso. Quanto ao comércio em rublos o país mais interessado é a Venezuela visto que a moeda russa pode ser reciclada para tornar-se papel higiênico..rs!

    • Bem natural em um primeiro momento de divórcio do ocidente. Vamos saber do resultado real quando a política de substituição de importações começar a fornecer seus primeiros frutos, economia de divisas e geração de empregos no país.

      • Como sempre você no mundo de Nárnia não é meu caro sindicalista alegre! Me responda como a Rússia vai fazer substituição de importações se fora petróleo e armas os produtos russos não podem fazer frente aos ocidentais. Você acha que empresas aéreas vão deixar de comprar Boeings e Airbus para comprar os Tupolev e Ilyushin? Vão deixar de comprar carros americanos, japoneses, europeus e coreanos para comprar carros Lada? E os outros bens de consumo? está vendo porque suas ideias não merecem ser levadas a sério?

      • Impossivel este divorcio , o odiado ocidente serah pelos proximos 50 anos o maior mercado consumidor , somente a russia miope ainda nao percebeu que seus amigos do cei ,querem na verdade eh suas terras ,afinal a populaçao russa extingue em 40 anos ,FATO , meus sentimentos otarios !

      • Nossa, que dramaticidade no seu comentário. Extinção da população russa foi no mínimo uma opinião louca de quem se guia por vias nada racionais, me desculpe, mas se vc acha que um dos países de maior gabarito intelectual do globo será extinto por falta de filhos, é porque desconhece o poder de um governo bem planejado, hoje a Russia não precisa se preocupar com praticas de PNL sobre sua população para induzi-los a fertilização, pois está dentro do planejado, a preocupação hoje na Russia é outra, se fosse assim a Alemanha estaria igualmente amargurada. Você precisa rever suas bases de crença e estudo, pois carecem de tal revista.

  5. Ta mais que correto….

    Oq tem de americanocida trilogiopata implantado melindrosos correndo pra justificar a “quebra-cara” do titio deles nao ta escrito

    É excesso de “Lantanideos” no sangue

    No mais….

    É os pés de barro……

    • Você precisa de uma namorada (ou namorado). Quem sabe com isso você consegue superar o pé na bunda que tomou da trilogia..rs!

  6. Cada dia mais governos falam de em usar outras moedas em transações comerciais em detrimento do Dólar, lastreado em armas.

    É devagar, é devagar, é devagar, é devagar

    Devagarinho

    É devagar, é devagar, é devagar, é devagar

    Devagarinho

    Eu conheci um cara

    Que queria o mundo abarcar

    Mas de repente

    Deu com a cara no asfalto

    Se virou, olhou pro alto

    Com vontade de chorar
    (…)

  7. Cada dia mais governos falam de em usar outras moedas em transações comerciais em detrimento do Dólar, lastreado em armas.

    É devagar, é devagar, é devagar, é devagar

    Devagarinho

    É devagar, é devagar, é devagar, é devagar

    Devagarinho

    Eu conheci um cara

    Que queria o mundo abarcar

    Mas de repente

    Deu com a cara no asfalto

    Se virou, olhou pro alto

    Com vontade de chorar
    (…)

    https://www.youtube.com/watch?v=cK5sXM7j8EY#t=73

  8. O problema está em muita gente que acha que entende de economia, mas não entende um dos pilares fundamentais do sistema econômico global, qualquer país que saia do eixo causa um efeito dominó, o que diremos então da Russia? um dos senão o mais estável dos emergentes, o país com maior indice de confiança empresarial entre os países do Brics (fora China ) , sim, eles estão enfrentando um decrescimento com prazo (de até dois anos) ,onde a Russia espera que a UE levante suas sanções, ou continuará com o que poucos nesse site se preocupam em saber…a troca de mercado, tanto de fornecedores como de compradores, a troca da moeda de cambio, a troca da moeda de reserva entre ela e seus parceiros, o Egito não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro, mas um dos vários países que estão aderindo o processo de abrir mão das reservas em dólar pra trocar por moedas nacionais ou Yuan, com isso, a restruturação econômica da Russia vai prosperando, a dependência do mercado ocidental retrai. Fiz um estudo sobre a guerra industrial que está ocorrendo na Russia e alguns países da Europa, principalmente Alemanha, Itália e França, onde o próprio governo de Moscou começou a fornecer facilidades para a China,Índia e outros parceiros pra entrarem nos mercados onde estes países dominavam, e aos poucos, e com ajuda do próprio governo, estão tomando o lugar de certas industrias…o prejuízo pra UE está em grande escala, existem setores na Alemanha que entrarão em crise antes do final deste ano por conta disso,o que afetará o próprio PIB alemão, e isso explica a postura da chanceler Merkel de arrumar uma solução rápida pra isso, confrontando o próprio EUA, pois a força motriz da Alemanha, sua industria, está sofrendo perdas terríveis com essa babaquice norte americana de brincar de Roma antiga.

  9. Humm.. já vi esse filme antes com outros protagonistas….. Saddam e Gaddafi. E o resultado não foi bom. Será que o arsenal nuclear fará diferença neste jogo econômico atual?
    Abraço,

  10. Em menos de 10 anos o dolar que connstituia 90% das moedas de reserva internacional passou ser apenas 60%. Nesses proximos dois anos vai cair para

  11. Em menos de 10 anos o dolar que connstituia 90% das moedas de reserva internacional passou ser apenas 60%. Nesses proximos dois anos vai cair para menos de 30% A fim esta proximo,Quem tem dolares que compre imoveis, se for dificil compare ouro, porque chegara o dia, quando sua serventia sera so para acender fogao a lenha. Como papel higienico ele nao presta.

    • E o Rublo JOJOzinho bipolar, que apenas serve para papel higiênico? Tá vendo por que não dá para acreditar nas suas asneiras conspiracionistas de extrema direita?

      • o RUBLO SO AINDA NAO FOI LASTREADO EM OURO PORQUE OS PAISES DO BRICS ESTAO CRIANDO A INFRAESTRUTURA PARA CRIAR AS RELACOES COMERCIAIS INTERNACIONAIS baseada em ouro.. Aguarde e veras. Russia converte imediatamenteem ouro todo pagamento que recebe em dolares ou euro pelo pagamento de gax e petroleo exportado

      • Aguardarei para ver o rublo não servir nem para “toilet paper” e “uzbriqui” falhar antes de começar meu caro JOJOzinho bipolar e serviçal russo!

  12. kkkkkkkkk, desculpe pessoal, mas tem uns fanáticos do Isis querendo dizimar populações, com o poder da mente, que matam também. De rir. kkkkkkkkkkkkkkkk

  13. HMS_TIRELESS seus comentários ácidos no fundo escondem o total desconhecimento do sistema econômico mundial, vc se vangloria pela queda do rublo, mas esquece ou deixa de mencionar que a queda do rublo se dá em função de armações monetárias dos EUA/UE, posto que economicamente se falando a economia russa e muito mais saudável que a de França. Inglaterra, Itália, Japão e de diversos outros países europeus, bem como até do próprio EUA.

    Diferentemente da eterna ladainha “os russos estão chegando corram para as montanhas pois eles vão comer nossa criancinhas, chamem o Tio Sam”, você bem deve saber das grandes armações envolvendo a economia mundial, a necessidade americana em fazer permanecer o dólar como moeda internacional e os títulos do FED como reserva dos bancos centrais, posto que esta ciranda financeira que envolve o mundo permite que os EUA possam financiar seus deficits gigantescos, as isso apesar de você saber, você não comenta, prefere seguir a sua sanha de criticar a Rússia, e as vezes penso o que seria de grande parte dos foristas de sites de defesa se não houvesse a Rússia, se não houvessem os malvados comedores de criancinhas do leste.

    Você entra em verdadeiro extase quando apregoa que a economia americana cresceu 3% e a russa vai retroagir em 5% segundo algumas analises, mas mesmo sabendo não fala que a economia americana cresceu na base do financiamento barato, que possibilitou inclusive o boom do gás de xisto, da mesa forma, você sabe ou deveria saber que a política do FEd do quantative easing de emitir moeda sem lastro so se sustenta mediante a constante emissão de títulos do FED, sendo que a se aplicar os mais básicos ensinamentos de economia, mesmo aqueles pregados por Adam Smith, o dólar não serviria sequer para queimar na fogueira, quanto mais para ser usado como papel higiênico.

    infelizmente a dominação americana e ocidental extrapola até as regras micro e macro econômicas, permitindo que os mercados sejam moldados mediante a pressão econômica e militar, sendo qeu só apr te lembrar a economia americana cresceu 3% no ultimo ano, mas o deficit público americano aumentou em mais de 1 trilhão de dólares, ou seja para crescer 3% o EUA se endividaram em cerca de 10% do PIB, isso em apenas um ano, sem contar que na gestão Obama o defict americano praticamente triplicou.

    Desta forma, a situação da economia americana e como se eu lhe concedesse um cartão de crédito ilimitado com a garantia de que seu saldo devedor sempre será renegociado, sem que eu possa lhe cancelar o cartão, enquanto para todos os demais países do mundo, vale a regra de gastar apenas o que seu orçamento lhe permite.

    • Falou o sabe tudo…rs! Quem você acha que engana minha cara tiete russa? tenta vir com um arzinho “professoral” mas apenas recicla a mesma ladainha das outras tietes aqui. Acho que quem está com histéria de “Uzamericanú é mal, feio e bobo” e você, e nem nisso você se diferencia dos outros. Mas o momento mais hilário é quando você coloca a culpa dos problemas econômicos russos, derivados principalmente da excessiva dependência da exportação do petróleo, na conta de americanos e europeus. É velha tática diversionista tão cara aos esquerdista.

      Conselho de amigo: Melhore seus argumentos e tente outra vez pois aqui você fracassou tal como fracassou defendendo o GAZ Tigr.

    • Poutz….

      E tu acha Q o Da Lua tem conhecimento de economia???

      O Da Lua é só propaganda mentirosa trilogiopata

      Só isso

      É nas horas vagas ele faz esculturas de areia

      O garoto é um transtornado….foi mal comido na alfabetização e cresceu assim

      • Pealô visto você domina a arte de ser comido né Rafrutinha? Isso explica toda a obsessão pelo Vader….tá vendo como você mesmo se entrega tapadinho?

    • Bom… vou dar uma opinião neutra (minha opinião) como não “russófilo” e não “americanófilo”… 🙂
      O colega acima expôs algo que é fato, as manobras econômicas forçando a economia mundial a manter o dólar como moeda padrão sempre foram claras pelos EUA desde o final da segunda guerra e vem aumentando (e a sutileza diminuindo) ao longo dos anos devido ao descabido endividamento interno que só aumenta ano após ano. Ninguém controla o BC americano e o fato da emissão de moeda sem lastro vem ficando cada vez mais claro… mas quem ainda tem a maior máquina de guerra do mundo pode continuar peitando e sabotando quem quer que seja… mas que também reflete em sérios erros geopolíticos. A exemplo do oriente médio onde se aplicou a tática furada de “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” financiando grupos terroristas que agora colocam em risco o mundo inteiro, se está cometendo o mesmo erro a apoiar golpistas neonazistas na Ucrânia. Ao invés de trazer os russos para seu lado como parceiros econômicos e evitando a expansão dos chineses (estes sim os verdadeiros vilões..) estão criando tensões em suas fronteiras fomentando ainda mais a indústria bélica e os riscos daqueles que querem apertar o gatilho de qualquer jeito… uma hora a coisa desanda e não vai ter volta.
      Capengar a economia russa é um grande erro, principalmente para a Europa e são cenários como os atuais que criaram condições para conflitos sangrentos no passado…. as consequências já sabemos.
      Agora o que mais me preocupa não são os EUA, Russia, Ucrânia etc… é a república de “banânia” que parece não observar nada do que está acontecendo em volta e não se preparar (principalmente em termos de infraestrutura e educação) para enfrentar um cenário mundial nebuloso, onde possamos subsistir com menos dependência externa ou exposição ao capital especulativo mundial.
      O ser humano é realmente uma raça superior… totalmente capaz de prover sua própria autodestruição!
      Abraços,

  14. Olha os argumentos do Da lua

    Kkkkkkk

    Foi humilhado (pra variar) e parte pro descontrole

    Ughuauhhuauhoauhuhahuuhahuahuuhahuahua

    E ainda não tem vergonha de mandar os outros melhorar a argumentação

    Piada

    É um otário mesmo

  15. HMS_TIRELESS aprendi desde cedo que discussões se desmontam com argumentos convincentes e não com agressões infundadas, posto que se partir desta premissa o que antes era uma discussão transmutar-se-á em contenda.

    HMS_TIRELESS caso você não saiba, mas acredito que deva saber a Rússia após a queda da URSS passou praticamente uma década sendo espoliada e repartida pela potências ocidentais, mediante a privatização de sua economia e acesso ao imenso potencial de matérias primas existentes, coma criação de inúmeros oligarcas atlanticistas, e isto não é coisa de russófilo ou de americanófilo patogênico, são eventos de história que todos nós deveríamos conhecer para poder debater.

    Assim, durante esta d´pecada de ouro para os ocidentais a Rússia era tida como aliado e parceiro ocidental, inclusive com o apoio incondicional dos EUA para que a Rússia ingressasse na OMC e em diversos organismos internacionais, inclusive com a facilitação de empréstimos via FMI e Banco Mundial, fatos estes que numa simples pesquisada no google vc pode comprovar.

    A situação de benevolência coma Rússia começou a mudar com a ascensão de Putin ao poder e a tentativa de se resgatar o orgulho russo, iniciativa estava que teve o pleno apoio da população russa e enormes críticas da opinião política ocidental, que o acusou e o acusa de tentar retornar o império soviético.

    Assim, com nacionalização da economia russa, principalmente nos setores militar, energético e de recursos naturais a economia russa voltou a crescer e se modernizar, atingindo níveis de crescimento de até 7% ao ano, sendo evidente que se encontrava estagnada seja no seu desenvolvimento econômico, tecnológico e cientifico e o mundo qeu se encontrava em plena evolução financeira desejoso por matéria primas nada mais normal do que aproveitar o boom do mercado e a Rússia investiu pesado na prospecção de matérias primas variando gás e petróleo,a extração de diamantes, carvão e minerais, bem como o desenvolvimento da industria bélcia que encontrava-se as moscas.

    Evidentemente que outros setores foram esquecidos e hoje a Rússia paga o preço por não ter diversificado sua economia, situação esta que o próprio Putin reconheceu em seu discurso no Clube Valdai, mas certam,ente você sequer se concedeu a possibilidade de ler o discurso proferido.

    Não tendo ocultar os erros e acertos da política econômica de Putin, nem tampouco tento endeusa-lo, posto que este merece muitas críticas, mas também é merecedor de muitos elogios.

    Da mesma forma, não posso negar a existência de enormes conchavos e armações para dinamitar-se a economia russa, fazendo-a voltar aos áureos tempos da dominação ocidental, posto que estas informações pululam na mídia escrita, falada, televisada e virtual e somente um néscio teria a capacidade de negar fatos tão largamente comprovados debatidos e analisados.

    Infelizmente a imbecilidade do ser humano e a sua arrogância natural faz com que somente enxerguemos as coisas pelo nosso próprio viés, e quando alguém nos confronta temos a natural atitude defensiva de rotulá-lo, adicionando predicados a pessoa de forma coloca-lo como um radical um excêntrico.

    Assim se Vossa Senhoria, tivesse trazido argumentos que desmentissem não o que eu postei , mas sim o que inúmeros analistas, observadores, políticos e formadores de opinião já afirmaram, certam,ente eu seria obrigado a concordar com sua visão, porém a contrario sensu Vossa Senhoria prefere tão e apenas desmerecer só comentário rotulando-os seus contestadores de russófilos, esquerdopatas, etc., sem contudo acrescer nada ao debate vez que raramente Vossa Senhoria traz algum aspecto positivo ao debate, vez eu geralmente seus comentários são órfãos de fundamentação, sendo na maioria das vezes penas reprodução de um discurso enviesado politicamente e uma defesa ocidentalista constante, mesmo que para isso tenha Vossa Senhoria de utilizar-se de predicados jocosos.

    No que consta no debate ao Tigr em post excêntrico a este, tem-se que ficou devidamente comprovado que Vossa Senhoria confunde alhos com bugalhos., bem como nega o obvio e ululante que tudo na vida é evolutivo e se prende num evento ocorrido em 2011 para analisar e contestar um equipamento de 2015, que em comum talvez só tenha o nome, vez que do motor ao chassis tudo é diferente, mas Vossa Senhoria na sua idolatria ao pensamento e geopolítica ocidental, prefere reputar-se a eventos passados, tecendo críticas infundadas e desmerecedores de qualquer crédito.

    Cabe a ressalva de que não assumo tom professoral, nem tenho a intenção de servir de referência ou de dono da verdade, apenas expresso minha opinião, procurando sempre embasa-la mediante o uso de opiniões de profissionais e analistas, vez que não passo de um mero aficionado.

    Acredito que quando conseguirmos arriar os viés ideológicos, conseguiremos ter diálogos mais construtivos, vez eu não é porque possuo uma outra visão com relação a Rússia, que muitas vezes contradiz sua opinião pro-ocidental, que sou russófilo, esquerdopata, etc. até porque tenho a ciência de que como brasileiro temos de encontrar nosso próprio caminho e nunca seguir a cartilha de outrem, sendo que somente posto um comentário quando vejo uma inverdade sendo apregoada como verdade, quando se deixa de discutir argumentos para se afirmar ofensas.

    Como já diz a velha máxima “posso não concordar com nada que você fala, mas sempre defenderei o seu direito de falar”, até porque a verdade absoluta nunca existe, posto que a verdade é uma questão de ótica e cada qual possuí a sua.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia e Egito podem começar a usar moedas nacionais em suas transações | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.