Putin critica sanções mas diz que Rússia não quer guerra com ninguém

O presidente russo Vladimir Putin disse no congresso da Federação de Sindicatos Independentes da Rússia que o país não está em guerra com ninguém, e não quer uma guerra contra ninguém, mas criticou bruscamente as sanções antirrussas implementadas pelo Ocidente.

“Não tem guerra, graças a Deus. Mas tem uma tentativa de conter nosso desenvolvimento com várias medidas… Mas nós não planejamos entrar numa guerra com ninguém, planejamos cooperar com todos”, declarou o presidente russo.

Quanto às sanções, Putin disse que elas no final “não farão ninguém feliz e não podem ser efetivas contra um país como o nosso”.

Parece que estas ideias também são às vezes partilhadas pelos países ocidentais. Durante a Conferência de Segurança de Munique, por exemplo, a chanceler alemã Angela Merkel disse que o Ocidente não quer construir a segurança na Europa contra a Rússia, mas sim com a Rússia.

A União Europeia impôs o primeiro conjunto de proibições de viagem e congelamento de bens contra pessoas e entidades supostamente responsáveis por desestabilizar a Ucrânia em março de 2014.

Ainda no ano passado, os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados acusaram a Rússia de se intrometer no conflito ucraniano, inclusive prestando uma suposta assistência militar para os separatistas da região de Donbass, que haviam declarado independência por se recusarem a reconhecer a legitimidade do novo governo em Kiev, que subiu ao poder depois de um golpe de Estado em fevereiro.

Desde março de 2014, o Ocidente já impôs várias rodadas de sanções contra Moscou, visando não só indivíduos de alto escalão, mas também os setores bancários, de energia e de defesa da Rússia.

O Kremlin tem repetidamente negado qualquer envolvimento na crise interna da Ucrânia e qualifica a linguagem das sanções como contraproducentes. Em resposta às sanções ocidentais, Moscou impôs uma proibição de um ano sobre a importação de certos alimentos dos países que impuseram restrições.

Fonte: Sputnik

 

2 Comentários

  1. “Não tem guerra, graças a Deus. Mas tem uma tentativa de conter nosso desenvolvimento com várias medidas… Mas nós não planejamos entrar numa guerra com ninguém, planejamos cooperar com todos”, declarou o presidente russo.”

    Tem uns piripaque aqui e ali, mas guerra mesmo não tem não!

    Mas os EUA são realmente um país em guerra. Lembram de um parceiro que queria seguir carreira no exército americano, eu postei um vídeo de uma brasileira que está lá falando exatamente isso. Diferente de outros países, os EUA é uma país em guerra, e ele pode ser enviado imediatamente para vários lugares do mundo!

    “Mas tem uma tentativa de conter nosso desenvolvimento com várias medidas…” Verdade incontestável!

  2. Enquanto Putin tenta convencer seu “parceiros e amigos” no ocidente, que Russia nao deseja guerra, elas mandam tropas e equipamentos belicos nao so para Ucrania, mas para todos aqueles paises que fazem fronteiras com Russia.Quem contemporiza com seus inimigos mortais acabam como acabou Quadafi, com uma faca no anus.

Comentários não permitidos.