Não consigo visualizar como uma Ucrânia mais armada convenceria Putin que ele poderia perder militarmente – Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou neste sábado que enviar armas para ajudar a Ucrânia a combater os separatistas pró-Rússia não resolveria a crise no país, atraindo uma resposta crítica de um senador norte-americano, que acusou Berlim de virar as costas para um aliado em apuros.

A discussão áspera em uma conferência de segurança em Munique demonstrou a fragilidade do consenso transatlântico sobre como confrontar o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o conflito no leste da Ucrânia, que já matou mais de 5.000 pessoas.

A anexação russa da península da Crimeia, em março do ano passado, e evidências de que o país estaria apoiando as forças separatistas no leste do país, o que é negado pelo Kremlin, levaram as relações de Moscou com o Ocidente a um dos piores momentos desde o fim da Guerra Fria.

Uma recente ofensiva rebelde desencadeou uma série de intensas negociações diplomáticas, com Merkel e o presidente francês, François Hollande, viajando a Moscou para tentar convencer Putin a negociar um acordo de paz.

Mas autoridades europeias dizem que o líder russo tem poucos incentivos para negociar agora, e prefere sentar e assistir os separatistas ganharem mais território na Ucrânia, que desrespeitou um acordo de cessar fogo anterior, firmado em setembro em Minsk, capital de Belarus.

O Exército da Ucrânia disse no sábado que os separatistas pró-Rússia haviam aumentado os ataques às forças do governo, e pareciam estar reunindo forças para novas ofensivas na importante cidade ferroviária Debaltseve e na costeira Mariupol.

A líder alemã declarou em Munique, depois de retornar de Moscou no meio da noite, que era incerta a possibilidade de sucesso do plano de paz franco-alemão apresentado a Kiev e Moscou nesta semana.

Mas ela rejeitou diretamente a ideia de enviar armas para Kiev, considerada pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

“Eu entendo o debate, mas acredito que mais armas não levarão ao progresso que a Ucrânia precisa. Eu realmente duvido”, disse Merkel, que está liderando uma iniciativa ocidental para resolver a crise através de negociações.

“O problema é que eu não consigo visualizar nenhuma situação na qual uma Ucrânia mais armada convenceria o presidente Putin de que ele poderia perder militarmente”, disse Merkel.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, também em Munique, disse que havia “um momento bom para otimismo” de que as negociações entre Merkel, Putin e Hollande possam chegar a um acordo.

Mas Lavrov também cutucou o Ocidente acusando a Europa e os Estados Unidos de apoiarem um golpe de Estado contra o líder deposto Viktor Yanukovich, um aliado de Moscou, um ano atrás, e virando as costas para os nacionalistas que ele dizia ter intenções de promover uma limpeza étnica no leste da Ucrânia.

“Há apelos crescentes no Ocidente para suportar a política de militarização de Kiev, encher a Ucrânia de armas letais e trazê-la para a Otan”, disse Lavrov.

Falando após Merkel, o senador dos EUA Lyndsey Graham, um veterano republicano, elogiou a chanceler por seu engajamento na crise, mas disse que era hora de ela acordar para a realidade do que ele chamou de agressões de Moscou.

“No final das contas, para os nossos amigos europeus, isso não está funcionando… Levantem-se para o que claramente é uma mentira e um perigo”, disse Graham.

Ele acusou Merkel de virar as costas para uma democracia em perigo ao rejeitar o pedido de Kiev por armas. “Isso é exatamente o que você está fazendo”, disse.

REUTERS

Fonte: Terra

37 Comentários

  1. “resposta crítica de um senador norte-americano, que acusou Berlim de virar as costas para um aliado em apuros”

    Desde quando a Ucrânia é aliada!? Ela ainda não entrou pra União Europeia, nem Otan. Além do mais que fez isso foi os EUA, quando esperou a Alemanha gastar toda a munição com Inglaterra e Rússia antes de meter a cara na guerra!

    O povo já está ficando cansado dessa manipulação política americana!

  2. O senador dos EUA Lyndsey Graham acusou Merkel de virar as costas para uma democracia em perigo ao rejeitar o pedido de Kiev por armas.

    “Isso é exatamente o que você está fazendo”,

    Quanta bobagem !

  3. Esses Yankes contam com sua distancia para manter sua retóricas de porras locas. Eles sabem que atravessar um oceano é muito mais difícil que atravessar uma fronteira seca.
    Certamente entendem, é muito bem, que numa guerra afirmativa suas posições sofrerão, mas a Europa virá primeiro, e é isso que a Merkel pensa, logicamente.
    A Europa, pensam os Yankes, mesmo sendo destruída com certeza causará o enfraquecimento Russo, que vão comendo pelas beiradas, como sempre em sua estratégia de destruição para outros povos. Depois, entram para se servirem de uma Russia enfraquecida, acreditando em facilidades para a implantação de um mundo planetário conforme o seu interesse, como uma recolonização aos seus moldes, é só o que será talvez seja possível recolonizar o planeta..

  4. A Ucrânia se encontra sem nenhuma perspectiva de um futuro pacífico sendo um testa de ferro dos EUA para atacar a Rússia bem ao lado dela.
    .
    Os Europeus vassalos dos EUA, colocaram-na na condição de boi de piranha e o seu agente o chocolateiro implantado na Ucrânia, as forças armadas Ucraniana tem duas alternativas : o de virarem bucha de canhão para a OTA e EUA ou escorraçar de vez o agente dos falcões da casa branca na Ucrânia.
    .
    A OTAN está na primeira linha de frente nessa guerra assimétrica e já está junto com as tropas ucranianas, levando uma surra dos federalistas e o que só falta ocorrer,é uma nova versão da ” operação dínamo ” ( Evacuação de Dunquerque, Milagre de Dunquerque,retirada de Dunquerque ) más, que ficou conhecida como “a corrida de Dunquerquer “, Um Triathlon de ultima hora na praias de Dunquerque pelas tropas inglesas com direito a recorde mundia de corrida … rsrsrrs… aquela carreira humilhante que os britânicos levaram dos alemães … rsrsrsr … o quê o medo não faz com as pessoas .. 😉

    • “A OTAN está na primeira linha de frente nessa guerra assimétrica e já está junto com as tropas ucranianas, levando uma surra dos federalista”

      A OTAN nem está participando da guerra.
      Não dá para entender essas fantasias.

      Se aos menos o o cidadão pudesse nos esclarecer quais equipamentos da OTAN estão sendo usados e quantas tropas da ocidentais estão participando.

      • Amigo Deagol, veja o que o Pastel de Vento escreveu:

        “Um Triathlon de ultima hora na praias de Dunquerque pelas tropas inglesas com direito a recorde mundia de corrida … rsrsrrs… aquela carreira humilhante que os britânicos levaram dos alemães … rsrsrsr … o quê o medo não faz com as pessoas ..”

        Ele nao apenas mostra que embaixo da casquinha de “socialista” se esconde um fascista da pior espécie, como também mostra desrespeito ao aliados e também desconhecimento de história. Aliás, desde 2003 que a educação no Brasil, em especial o ensino de história, segue ladeira abaixo!

    • Dizer que o fato de alguns equipamentos da OTAN terem sido encontrados com rebeldes prova que o ocidente está partcipando da guerra não dá.
      é muiot pouco.

      Com todos o respeito a opinião de alguns, mas todos nós aqui temos acesso a fontes alternativas de informação.

      • Desculpe Deagol mas e mesma linha de raciocínio usado pelos títeres ocidentais, vez eu basta ser fotografado algum equipamento russo para se acusar a Rússia de estar apoiando os rebeldes.

        Apenas para demonstrar que não são os blogs alternativos que acusam a OTAN de fornecer armas a Ucrânia adiciono alguns enxertos e suas respectivas fontes ok:

        Países da Otan começam a entregar armas para Ucrânia, diz ministro ucraniano – http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0H90RT20140914

        Valery Heletey disse que havia discutido entrega de armas em reuniões bilaterais com ministros da Defesa da Otan – http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-09-14/paises-da-otan-comecam-a-entregar-armas-para-ucrania-diz-ministro-ucraniano.html

        video tv russa – http://www.liveleak.com/view?i=eb3_1423244528

        Agora se você deseja como prova do envolvimento de armas da OTAN no conflito da Ucrânia a confissão de Obama ou de seus assessores militares, ou a cópia dos documento de embarque e liberação dos equipamentos fica difícil.

        O que acho estranho é que para muitos o que a imprensa ocidental publica é verdade absoluta, enquanto o que a imprensa russa veicula é mentira absoluta e propaganda de Putin.

      • “O que acho estranho é que para muitos o que a imprensa ocidental publica é verdade absoluta, enquanto o que a imprensa russa veicula é mentira absoluta e propaganda de Putin.”

        Novamente o amigo está bastante enganado.

        Eu não disse que a imprensa ocidental diz a absoluta verdade, e SIM, EU DISSE QUE A IMPRENSA RUSSA É TÃO MENTIROSA QUANTO.

        E não neguei que as forças ucranianas possuiam armas ocidentais e não disse saber que havia provas de que os russos estavam apoiando militarmente os rebeldes.

        Só disse e repito que o argumento de que a OTAN está na linha de frente na luta contra os rebeldes e stá perdendo é uma grande mentira. Se você concorda com isso nem precisamos discutir.

        já deixei claro que essa conversa de russo bonzinho e coitadinho não me serve.

        Gostaria de entender como você concluiu que eu neguei a presença de armas ocidentais no conflito?

        É cansativo ficar sempre e sempre me justificando pelo que eu não disse.

        Vai com calma.

      • E se o caro colega não entendeu, quando eu disse “acesso a fontes alternativas de informação.” Não estava julgando a qualidade da informações.
        Estava dizendo que, ao contrário do que você supoem, algumas pessoas se preocupam sim em ouvir todos os lados da história e mesmo assim não obrigadas a amar os magnatas russos.

      • Caro rprosa. Peço desculpas se fui muito enérgico com seus comentários.

        Não considero que as fontes ocidentais são mais honestas ou desonestas que as russas.

        Mas gostaria que soubesse que sempre pesquiso os dois lados.

        Novamente, peço desculpas por minha resposta exagerada.

      • Deagol o que afirmei e que a mesma analogia utilizada pelos ocidentalistas de plantão para envolver a Rússia no conflito e a presença de armas e assessores russos na mão de rebeldes do Dombass, assim a mesma analogia serve para colocar a OTAN no conflito pois a armas e assessores dos EUA/OTAN.

        É evidente que havendo contenta entre os lados antagônicos ambos os lados irão favorecer seus pupilos, mesmo que por baixo dos panos, como foi feito no Afeganistão na epoca da invasão soviética, como foi feito em Cuba durante a revolução de Fidel, no Vietnã, no Iraque, na Nicarágua, na Síria etc.

        Agora o que se critica e o falso moralismo americano, que aplica como ninguém a regra do que faça o que eu digo mas nuca faça o que eu faço.

        Lembrando que o direito internacional para ser usado como fundamento jurídico deve valer e ser respeitado igualmente para todas as nações

  5. “””Não consigo visualizar como uma Ucrânia mais armada convenceria Putin que ele poderia perder militarmente – Merkel”””

    Sabedoria.

    • A Merkel sair do discurso de indiretas e começar a por a realidade dos fatos na mesa significa que algo está mudando no cenário europeu, em isso claro, pro lado russo, acredito que a divisão da Ucrânia é iminente, pois não há o que fazer, a Europa está ciente que um confronto entre Kiev e Moscou (ainda que recebendo toda uma logistica) resultará na queda de Kiev, e consequentemente na retomada do poder pro lado de Moscou, pra piorar ainda terão a discordia e inimizade da Russia, o que pode ser bem ruim a longo prazo. tratando do aspceto Otan entrar na guerra, temos na história o que ocorreu na 2 GM, e simplesmente os EUA só entraram quando a Europa estava surrada e mesmo assim quando a Alemanha já estava a bancarrota, e disso a Europa lembra, e acho que não preciso dizer que estamos falando da Russia e não da Alemanha, enfim, não existem ganhos nas possibilidades de confronto com a Russia, mas dividir a Ucrania e redesenhar seu território sim, agrada a gregos e troianos…o tempo dirá. Sds

      • Seu comentário tem muito sentido.
        A visão simplificada que eu tenho é que se for vital para a Rússia essa separação, ela não vai tirar o pé e a Ucrânia está pagando ou vai pela sua subserviência ao ocidente (EUA), lamento pelos civis e torço pela paz, mas que a Ucrânia merece ahhh isso merece.

        Além disso tem a poderosa indústria de armamentos de ambas as partes, que de conflitos temporais e precisa renovar o estoque … com sangue.
        É o Anti-Cristo em ação.

      • Se são democratas, perguntem ao povo de que lado cada um deseja ficar e risquem o mapa. Ninguém precisaria morrer se a questão fosse meramente política. Na verdade, alguém está querendo o ouro ou o labor de outrem.

  6. Virar as costas para uma democracia em perigo kkkk que democracia por acaso foi eleita com o voto do povo pra ser democracia kkkk.
    Esse governo Americano é canalha,covarde e sem escrupulos.
    Que a Europa vire as costas para eles pois o maior perigo para a Europa não é a Russia e sim os EUA.

      • Putin ja afirmou publicamente que a UE poderia abandonar EUA e aliar-se a `Uniao Eurasiana.
        E a Merkel não descartou

        A Europa ta rachando

        Meu palpite é que o EUAs vão ficar ozinhos.

      • A muito tanto a Alemanha joga por baixo dos panos com a China ( as rusgas passadas com a Russia parecem estarem se dessipando ) e a França joga por baixo dos panos com a Russia.
        Eu afirmo isso ja vai pra mais de 4 anos assim tambem como a Turquia joga por traz dos panos com a China e a Arabia Saudita tambem.
        Com a filosofia de implantarem discordias,intrigas promovendo animosidades entre paises quando os EUA verem ate a UK lhes dara as costas e olha que ja ensaiaram fazerem isso por duas vezes.
        O inevitavel vem o mundo contra os EUA que mais parece a Alemanha dos anos 30,40.
        Não sabem fazerem outra coisa que não seja disseminarem guerras sempre defendendo seus interesses e de suas corporações.
        Pensam que o mundo é deles e tudo o contido nele lhes pertecem.
        NEO-NAZISTAS
        Ou acabara havendo uma revolta interna ns EUA pois o povo Americano esta de saco cheio de tudo isso ou a terceira guerra mundial sera mesmo todo o mundo contra eles.
        Assim como Judeus preferem a destruição do que a humildade do entendimento.

  7. Só a esquerda começar crescer na Europa, na Espanha, Portugal , França e Grécia, que a ue e os eua ameaçam com mentiras e arranjos….

    • O que cresce na Europa é a ultra-direita neo-nazista meu caro.
      Não se esqueça,Europeus Ocidentais são seculares corsarios xenofóbicos.

      • Ouviu falar da última eleição na Grécia, ganhou o PCO de lá. Quem governa a Escandinávia inteira, a França e a Suíça? Agora até a Itália está bandeando de lado. Na democracia sempre vence a esquerda-centro, pois a direita, por princípio, só beneficia uma minoria e a esquerda radical não premia o esforço individual.

      • Cumé ki é Tirolesa kkk Sindicalista alegre kkkkk do nucleo Pink da Marthinha kit gay aquela que quando é inevitavel relaxa e vai pras estrelas kkkk
        Mas segura tua onda FHC maconha livre heim kkkkk

  8. Merkel esta sendo forcada pelos industrialistas alemaes a ser mais independente dos EUA, se quiser ficar no poder. O perigo para ela e a operacao Glaudio, pode ser assassinada numa operacao bandeira falsa. O mesmo pode ocorrer com Hollande O ato terrorista de Paris foi so uma pequena demonstracao do que pode ocorrerf.

  9. Eu não entendi a Alemanha esta virando as costas para os EUA pois pelo que vejo o unico aliado em perigo é o interesse EUA.

    • Luiz esse é o argumento que usam pois pressionam a Alemanha como se ela lhes devesse eterno tributo de guerra.
      O que acontece é que a Alemanha nação mais rica e prospera da Europa esta se cansando de ser eterna serviçal e ainda carregar a Europa nas costas.
      O que os EUA querem é levar a guerra e a destruição a Europa.
      Ja passou da hora de a guerra e a destruição sobrevirem sobre o territorio Americano quem sabe assim se tornam humildes e pensem melhor.
      A cada dia perdem hegemonia,confiança e acomulam ressentimentos.
      Jamais a Russia voltara a ceder diplomaticamente para eles.
      O que fizeram foi o jogo sujo de premeditarem e porem em pratica a guerra na Europa unicamente para verem se teriam respiro economico com a Europa se destruindo e as industrias belicas deles faturando.

  10. A Grécia ter estabelecido um governo de esquerda, em que seu novo representante conclamou a Grécia a uma aproximação da Russia e já recebeu convite para tal significa um revide claro da Russia pra UE, pois a Russia tem condições hj de ajudar a Grécia a se restabelecer, não só isso, vai mais além, ainda abre as portas pra máquina industrial chinesa e por aí vai. Se a UE não retroceder vai acabar aprendendo que nesse conflito ngm sai vitorioso, pelo contrário, todos sairão muito sequelados.

  11. A Europa já percebeu que tem muito a perder apoiando o interesse dos EUA na Ucrânia, pois as sanções atingem ambos os lados. O povo Russo não confia mais na UE e a cada dia a Europa está perdendo mercado russo para vários países, isso não é nada interessante para eles, pois a Rússia é grande mercado consumidor para Europa. Além disso, não há ganho em possível confronto militar com a Rússia. A Rússia de hoje é 100x mais perigoso militarmente do que a Rússia da segunda guerra mundial que colocou Hitler pra correr.

    Eu acho que único final possível para essa crise é federalização da Ucrânia, dando autonomia ao leste da Ucrânia..

  12. A informação de que o Senador Americano falou para a Merkel é errada ele junto com uma comissão de politicos Americanos falou para politicos Alemães.
    Queria ver falar o que falou para ela e ela o colocar no seu devido lugar porque ele é nada nessa intermediação e não representa nada.
    A Europa e a Russia não querem a guerra e não hevera guerra entre Europa e Russia a não ser possivel precipitação de algumas cadelinhas tipo Polonia,Estonia entre outras que são manipuladas pelos EUA.Mas as grandes nações da Europa não querem a guerra.
    A Ucrania é e sempre foi uma prostituta.La familias vendem crianças para o mercado pornografico.Tem ate atriz porno que desde os 8 anos fazia filme porno agora ja deve estar com uns 16,17.
    A maior de todas as cagadas que o Brasil fez com nosso programa atomico foi nos associarmos a esses prostitutos sem carater sem escrupulos e que desde 2012 se venderam a Americanos e se instalaram em Cabo Canaveral.
    Com Ucranianos e com Americanos nosso programa aeroespacial jamais vai a frente e o maximo que conseguiriamos é sermos ponto de lançamento de material Americano.
    Espero que nosso governo concretize de vez as negociações na area aeroespacial com a Russia que estão ja no ponto de assinatura de contrato e que acione na OMC a prostituta Ucrania.
    São tão imundo que entregaram todo o ouro do povo Ucraniano ao Vampiro que detem a maior parte do ouro do mundo E QUE NINGUEM SERA RESSARCIDO.
    A China ano passado ameaçou cobrar sua divida e eles boatram o rabo entre as pernas.

    • Eu espero que multiplique as verbas por dez e divida recursos entre as forças e institutos de pesquisas nacionais, como a Embrapii, criando nossas próprias soluções e comprando as que nos forem oferecidas, valendo roubar cérebros e projetos alheios também.

  13. Quando vejo determinados comentários aqui, carregados daquele viés esquerdista-viralata latrianoamericano apenas consigo imaginar que seus autores têm a mesma linha de raciocínio que o Apedeuta de Garanhuns, que certa vez disse: “a puluição anda pruquê u mundu é redondio, pruquê si fossi planu num andava?

1 Trackback / Pingback

  1. Não consigo visualizar como uma Ucrânia mais armada convenceria Putin que ele poderia perder militarmente – Merkel | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.