Venezuela ameaça cortar fornecimento de petróleo aos EUA

A Venezuela advertiu hoje (6) que vai deixar de enviar petróleo para os Estados Unidos, caso Washington “tente algo” contra Caracas. Há três dias, a Venezuela acusou os norte-americanos de atentarem “contra o diálogo de respeito mútuo”, depois do anúncio de novas sanções contra funcionários venezuelanos.

Durante uma concentração de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela no estado de Anzoátegui, a 320 quilômetros da capital, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, disse estar disposto a entregar a vida para “defender a revolução”, e avisou que os Estados Unidos não terão “nem uma gota de petróleo se tentarem algo contra a Venezuela”.

Por outro lado, ele acusou a oposição venezuelana de ter uma agenda violenta e de ser tão ruim que é incapaz de fazer o seu trabalho, tendo que buscar a ajuda dos norte-americanos para cumpri-lo. Cabello pediu que o povo não caia em “chantagem” e disse que “um chavista pode ficar incomodado, mas jamais irá votar na direita”.

Os Estados Unidos anunciaram, na segunda-feira (2), novas medidas restritivas, de suspensão de vistos, contra antigos e atuais funcionários do governo venezuelano, acusando-os de serem “responsáveis ou cúmplices” por violações dos direitos humanos no país latino-americano. Washington acusa Caracas de tentar “sufocar a dissidência”, reprimindo manifestantes que protestam contra a deterioração da situação política, econômica e de segurança no país.

Em julho, a Casa Branca já tinha imposto restrições na concessão de vistos a 24 dirigentes venezuelanos, supostamente envolvidos em violações de direitos humanos e na repressão de grupos opositores ao presidente Nicolás Maduro.

Fonte: Sputnik

 

 

24 Comentários

    • Não sei caro ARC.
      Mas como o preço do petróleo tem basicamente o mesmo valor em todo o mundo não faria muita diferença para quem a Venezuela vende.

      A china não vai pagar mais caro só para ajudar o Maduro, eu acho.

      saudações

    • Os norte-americanos importam da Venezuela mais ou menos 18% do petróleo que consomem. Mas com o aumento da produção dos EUA há um execedente mundial de pretróleo.
      Se a Venezuela realmente (duvido) parar a exportação, os norte-americanos mudariam para o excedente Saudita.
      A economia venezuelana depende 96% do petróleo. Essa eu pago para ver.

    • Na verdade os EUA dependem muito menos da VENEZUELA pois a Venezuéla é totalmente dependente da exportação de petroleo.

      • Mas é completamente independente para vendê-lo para quem quiser. Todo boicote é danoso para ambos os lados, pois se não houvessem vantagem para ambos os lados nunca teria sido estabelecido um comércio de tal grandeza entre as duas nações.

    • ARC,

      Atualmente, cerca de 40% do petróleo consumido pelos americanos é que vem de fora. E a importação está em franco declínio… Salvo melhor juízo, algo como 6% do total consumido nos EUA vem da Venezuela.

    • A Venezuela depende muito mais dos dólares dos EUA do que os EUA dependem do petróleo venezuelano. É só mais uma bravata bem ao estilo do bufonismo bolivariano.

      • Não é nem dos dolares porque o petroleo que ela vende eles ela pode vender a outros.
        A Venezuela precisa muito mais é do processamento Americano de seu xisto.

  1. Está só procurando fantasmas no vento. Ele fala para seu curral eleitoral, somente. É a paleolítica retórica de criar um inimigo do “povo”.

  2. é porque agora eles podem se dar ao luxo disto..e qualquer gota de petróleo a menos para os eua é um serio golpe a sua demanda… 😉

  3. A Venezuela devia parar com ameaças que não vai cumprir, os States vão continuar fazendo o que fazem de melhor, tentar desestabilizar países com os quais tenham algum interesse comercial para tentar colocar nos altos escalões gente mais suscetível aos seus dólares e aos prazeres de Miami, Las Vegas e São Francisco. E a Venezuela não pode prescindir da grana que vem de lá, vai continuar vendendo, não tem outra solução, a não ser que a China já tenha se comprometido a cobrir essa lacuna econômica, aí já seriam outros quinhentos, dólares..

  4. Vai cortar né e vai processar o xisto aonde kkkk A Venezuela depende que os EUA processem o cisto dela e os EUA dependem de comprarem o petroleo Venezuelano.
    Esse Maduro não passa de um idiota o Chavez dava um banho nele.

    • Só se for banho de sal com arruda, essas duas coisas são clones da mesma idiotia comunista … aliás tem muitos fãs por aqui … né ?

      • Quanta asneira heim pai de santo.
        Pai de santo baba ovo yanke sabe que pai de santo depois da meia noite vira frango e senta na vela de sete dias acessa né !
        Hummm maa nesse ponto gostas-tes heim cinta liga de pilchas kkkk

  5. A Venezuela é o quarto maior exportador de petróleo para os EUA, portanto a Venezuela depende muito mais dos EUA do que o contrário ,somando-se o fato que a produção do gás de xisto só faz aumentar.
    Xeque mate dos EUA para cima da Venezuela , porém o principal alvo com a queda do preço do petróleo são Rússia e Irã e quem tem se beneficiado são a Petrobras e China.

  6. O regime de Chaves/Maduro se esgotou. Se Socialismo em pais isolado foi derrotado na Uniao Sovietica, um pais que se nao me engano tinha mais de 20.000.000 quilometro quadrado de area, 7 fusos horario, mais de 200.000.000 de habitantes e que acima de tudo era um regime controlado pelo Partido Comunista, que havia abolido as forcas armadas do regime anterior, e criado uma nova Forcas Armadas controlada pelo partido, uma policia secreta das mais eficientge do mundo, etc, um regime que realmente desenvolveu educacionalmente o pais, eliminando o analfabetismo, criou bases industriais para manter o pais independente, etc, etc, somente gente idealistas, ou intelectuais pequenos burgueses com medo da ditadura do proletariado, poderiam imaginar ou sonhar que o regime Chavismo, poderia manter-se e se desenvolver num mundo sob a hegemonia dos EUA. O regime de Chaves nunca abandonou o regime capitalista. Purgou elementos anti Chaves das Forcas Armadas, mas esta como instituicao e a mesma que existia nos regime capitalistas antgerior a Chaves. a imprensa continua sob a direcao de gentes trabalhando para CIA. E economicamente o regime nunca procurou desenvolver outros setores da economia. Nunca tentou criar alternative industrial e Agricola para o petroleo. Os Chavistas assumiram que o preco do petroleo sempre subiria de acordo com a inflacao mundial e que sua fonte eterna.Agora frente a depressao internacional, resultando entre outros fatores de um excess de capacidade, de super producao, diminuicao de consume, etc, o regime Chavista nao tem alternative a nao ser retorica. China poderia prestar uma ajuda financeira a Venezuela, mas seu preco e alto. China e o pais capitalista mais economicamente agressivo do momento. Estao “ajudando” setores agricolas dos EUA, comprando terras produtivas, que passa produzir visando exporter para China 1!3 de qualquer coisa que produzem.Na Venezuela sera o mesmo.China traz dinheiro, mas carregando esse dinheiro vem chines para trabalhar por salario bem mwenor que o salario minimo pago a populacao venezuelana. O problema e que China esta diminundo sua importacoes, devido a queda na sua exportacao. Mundo esta em depressao.China tambem esta em vespera de uma crise financeira de gigantesca proporcoes.China construiu muito elefantes brancos, muitoas cidades, fabricas, que estao fechadas, sem usos. Entao tem limite na capacidade chinesa de prestart ajudas a outros paises. Os EUA vao server-se dessa oportunidade para tentar depor o regime. Se sucederem, os culpados sao Chaves e Madeira, e o proprio Fidel Castro, que nunca criticou em public, a fraqueza do regime chavistas, isto e sua decisao de nao criar um regime dictatorial nos moldes cubano.

    • JOJO
      Chavez era agente duplo o real alvo dele sempre foi o Brasil.
      Chavez afrontava os EUA e dependia do beneficiamento deles.
      Chavez doava em segredo alta cota anual de oleo para o governo Americano distribuir a seus pobres para terem como suportarem pesados invernos.

  7. sera muito pior para a Venezuela do que para os EUA.
    fato.
    os EUA podem muito bem suprir esta demanda com outro pais produtor.

    • É né cada vez a cota Saudita aumenta mais para a China e para a India que pagam a vista inclusive a India paga com a moeda que mais Sauditas adoram,ouro.

Comentários não permitidos.