Rapidinhas da Venezuela: Exercito Venezuelano anuncia construção de Centro de Guerra na Selva na Fonteira com a Guiana.

01frontera630at

O Comando do exercito venezuelano (Ejército Nacional de Venezuela) anunciou  no inicio de Janeiro ultimo a construção de um centro de treinamento de guerra na selva. O novo centro de guerra na selva será instalado na ilha fluvial de Anacoco localizada na confluência do rio Cuyuni e do rio Venamo, perto do povoado de San Martín de Turumbán  na fronteira Guiana-Venezuela (A Venezuela, que reivindica uma grande parte da Guiana ocidental (uns 159 500 km²), sob a denominação de Guaiana Essequiba ocupou e anexou à metade guianesa da ilha em 1966, e é administrada como parte do Estado de Bolívar. Em 14 de outubro de 1966 a Venezuela construiu um aeroporto na ilha com a oposição do governo da Guiana. A Venezuela atualmente ocupa toda a ilha de Anacoco, onde instalou uma base militar).

IsladeAnacocoAnkokoIslandVenezuela

IsladeAnacocoAnkokoIslandVenezuela2

Através de mensagem postada na sua conta oficial do Twiter (EjercitoFanb) informou que o Comandante do exercito nacional da Venezuela Mayor General Gerardo Izquierdo Torres visitou a ilha onde destacou o excelente trabalho dos militares estacionados na base de segurança territorial instalada na ilha. O Comandante também conheceu de perto as obras de construção da nova Escola de Guerra na Selva. A nova escola foi criada mediante resolução do Ministério da Defesa assinada em dezembro de 2013 no qual recebeu o nome de Centro de Adestramento de Infantaria de Selva General de Divisão José Pascual Luces (Centro de Adiestramiento de Combate de Infantería de Selva General de División José Pascual Luces). Cabe ressaltar que o Governo da Guiana declara que estuda uma solução judicial via corte Internacional de Justiça para resolver seu impasse com a Venezuela sobre o Território Essequibo  que espera tomar uma decisão definitiva ainda em 2015. O Governo Bolivariano respondeu ratificando os direitos de soberania da Venezuela sobre o Território Essequibo  e considerou um ato não amistoso a ação pretendida pela Guiana.

04frontera630at

Fonte: FavClub

10 Comentários

  1. Mais uma provocação grosseira à Guiana por parte do herdeiro da múmia bolivariana. Espero que a Guiana vá pedir socorro ao Tio Sam, e que este último coloque uma base militar em território guianense. Além de fazer o Maburro ter uma diarréia daquelas, agravada pela falta de papel higiênico, ainda vai deixar a diplomacia dos atabaques daqui colérica.

    • HMS_TIRELESS,

      Deagol,

      Caros amigos,

      Não creio que os venezuelanos sejam tão imprudentes.

      A Guiana é membro do Commonwealth… Ali, a conversa é outra…

      Creio que os venezuelanos não tem pra onde virar seu arsenal. Se correrem na direção da Guiana, compram briga com a rainha e metade do mundo civilizado… Se forem em direção aos colombianos, vão estar em um atoleiro quando derem de cara com a Cordilheira Oriental e a selva no centro-sul daquele país, além de provocarem uma chuva do Tomahawks. E se por ventura vierem na direção do Brasil, vão ter que encarar o ambiente mais rude do mundo, onde suas forças mecanizadas e sua aviação serão de serventia questionável, e para o qual o EB está decisivamente melhor preparado; seria um sem fim de atritos de selva, no qual eles teriam todas as desvantagens estratégicas… Enfim, se declararem guerra a alguém, melhor se entrincheirarem em torno de seus poucos centros estratégicos, tentando utilizar quaisquer obstáculos naturais como barreira, pois é o que podem fazer…

      • Verdade caro RR.

        Algumas pessoas pensam que fazer uma guerra é simples
        Se esquecem dos milhões de recursos necessários para manter as operações.
        Nas condições em que se encontra a Venezuela seria um grande sacrifícia para o povo.

        Sds

  2. Caso a Venezuela ataque a Guiana em questão, dará o respaldo político que os EUA precisam para atacar a Venezuela.
    .
    ” Se um país com uma força amarda pode atacar outro de força inferior” então os EUA ( superior ) pode atacar a Venezuela ( inferioridade ), maduro não seria bobo a tanto … ou seria .
    .
    Até o Brasil, se caso acontece-se ficaria calado e no cantinho dele.
    .
    O sonho de todo anti-bolivarianista que se preze,é com o dia em que a Venezuela ataque a Guiana.
    .
    Mas pode muita bem ser o contrário, o que se vê ultimamente é muita bandeiras falsas sendo erguidas pelos sionistas neste mundo ultimamente é impressionante. 😉

    • O bolivarianismo é filho da burrice. Ou seja, como a vaca está no brejo há muito na Venefavela, Maburro pode se muito bem se achar muito “Ixperto” e querer atacar a Guiana no intuito de produzir um factóide. Basta lembrar dos militares genocidas argentinos em 1982.

      Como se vê, não precisa de “bandeira falsa” dos “sionistas” que você tanto odeia para que o Maburro faça alguma burrice.

  3. A Venezuela reconheceu a independência da Guiana que se deu em 1966,mas sem a chamada “Guaiana Essequiba”,a qual já revindicava como sua ao Império Britânico, muito antes da independência da Guiana Inglesa !

    Sei que muitos nutrem um verdadeiro ódio do atual governo venezuelano,mas o pleito que defendem é legítimo, e vem de longa data,a Venezuela não esta tentando se aproveitar da frágil Guiana,repito ela já revindicava os territórios ao poderoso Império Britânico muito antes da independência da Guiana !

    Senhores convindo-os a conhecerem a verdadeira história

    “Em 1840 o Governo britânico designou a Robert Hermann Schomburgk a tarefa de demarcar a fronteira ocidental da Guiana Inglesa com a agora independente Venezuela. A Venezuela não aceitou a linha Schomburgk, que colocou toda a margem do rio Cuyuni dentro da colônia, e reivindicou todas as terras ao oeste do rio Essequibo como seu território, com base aos limites da Grã Colômbia e os da Capitania Geral da Venezuela, direitos dos quais é herdeira de acordo no princípio do Uti possidetis iure.

    Em 1897, o presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland, utilizou pressão diplomática para que as partes aceitassem uma arbitragem. O tribunal de arbitragem reuniu-se em Paris em 1898, sem nenhum representante venezuelano, e emitiu seu laudo de 1899. O tribunal atribuiu cerca de 94% do território em disputa aos britânicos. Anos depois, a Venezuela denunciaria esse resultado como tendencioso – produto de um acordo entre Rússia e Grã Bretanha, decisão que ademais continha indícios que o fariam totalmente nulo, entre eles, excesso de poder (ver Ultra petita).

    A questão manteve-se adormecida até 1962, quando a Venezuela renovou sua reivindicação, alegando que o laudo arbitrário não era válido, e a declaração era nula e errônea. O governo britânico rechaçou a alegação, afirmando a validez da atribuição de 1899. O Governo da Guiana Inglesa e, logo, sob a liderança do PPP, também rechaçou energicamente esta afirmação. Em 1966 quando a Guiana tornou-se independente, a Venezuela reconheceu o território da Guiana, mas só a parte a leste do rio Essequibo. Além disso, anexou nesse mesmo ano uma pequena porção da colônia, a ilha Anacoco. Os esforços realizados por todas as partes na questão para resolver o conflito, às vésperas da independência da Guiana, em 1966, fracassaram. Atualmente a disputa continua sem solução e está nas mãos de um delegado do Secretário Geral das Nações Unidas.“

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Brit%C3%A2nica

  4. Sugestão ao editor, fonte Jornal O globo:

    BRASÍLIA – O estreitamento das relações econômicas e comerciais entre Argentina e China preocupa o governo brasileiro, que vê nessa aproximação a possibilidade de perda ainda maior de espaço no país vizinho. Um dos principais fatores de irritação é um acordo firmado pela Casa Rosada com Pequim que prevê investimentos chineses na geração de energia elétrica, na indústria, na produção de equipamentos ferroviários e em pesquisas espaciais. Em visita à capital chinesa, a presidente Cristina Kirchner assinou na quarta-feira 15 acordos de cooperação e uma declaração conjunta de “fortalecimento da associação estratégica integral”.

    Com a economia argentina em frangalhos e de pires na mão, Cristina concordou que as empresas chinesas levem mão de obra e importem insumos e bens de capital em condições mais vantajosas que as concedidas a outros parceiros comerciais. Empreiteiras chinesas também serão beneficiadas com a construção, sem licitação, de duas usinas hidrelétricas, com as mesmas facilidades alfandegárias voltadas ao Mercosul.

    — Em primeiro lugar, a Argentina não poderia, sozinha, tomar essa decisão. Seria o mesmo se o Brasil fizesse um acordo em separado com a União Europeia e ponto final. Esse acordo perfura e fragiliza o Mercosul. A China passa a concorrer em igualdade de condições com os parceiros do bloco, seja exportando para a Argentina sem tributos ou entrando em empreendimentos naquele país — alertou o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

    O fato é que o Brasil tem limitações legais para ajudar diretamente os vizinhos com dinheiro. Quando o petróleo estava em alta, por exemplo, a Venezuela comprava títulos da dívida argentina. O governo brasileiro tem feito sua parte relevando a imposição de uma série de barreiras às exportações do Brasil.

    — A China chega aonde existe um vácuo — admitiu uma fonte da área diplomática.

    INFRAESTRUTURA E RESERVAS CAMBIAIS

    Sem crédito no mercado externo, a Argentina encontra na China uma forma de financiar seus projetos de infraestrutura e melhorar suas reservas cambiais. No entanto, esse tipo de atitude poderá abrir mais uma crise entre a Casa Rosada e o Mercosul.

    Junto com os Estados Unidos, a China e a Argentina são os principais destinos das exportações brasileiras. Segundo o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), em 2014 o Brasil exportou US$ 14,2 bilhões para o mercado argentino — 27,19% a menos que em 2013. Suspeita-se que parte dos produtos que deixaram de ser vendidos para os vizinhos tenha sido substituída por mercadorias chinesas, especialmente itens manufaturados. Já os embarques para a China somaram US$ 40,6 bilhões, uma queda de 12% ante o ano anterior.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/brasil-teme-prejuizos-com-parceria-sino-argentina-15259531#ixzz3QyarpI1t
    © 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

    • Infelizmente o Mercosul acabou. Só o “Brasil” não percebeu, continua adormecido e tendo pesadelos com recorrentes casos de corrupção estourados nestes últimos tempos…

  5. a Venezuela investindo militarmente em seu pais e o sionista dizendo que a rainha careca vai invadir a Venezuela !!!

    a Venezuela esta correta ,e não apenas ela mais vários países latino investindo nas forças armadas

    é a celac saindo do papel ,a américa latina para sobreviver não pode deixar influencias de fora igual fizeram na ucrania desestabilizar a região do cone sul

Comentários não permitidos.