Jordânia executa jihadistas após morte de piloto pelo ‘EI’

Sajida al-Rishawi (Foto: Reuters)

A Jordânia executou nesta quarta-feira dois prisioneiros iraquianos condenados – incluindo uma jihadista – em retaliação a um vídeo que retrataria um piloto da Força Aérea do país sendo assassinado por militantes do autodenominado “Estado Islâmico”.

Sajida al-Rishawi, que falhou ao tentar cometer um atentado suicida a bomba, e Ziyad Karboli, um combatente da rede extremista al-Qaeda, foram enforcados durante a madrugada.

Leia mais: Piloto jordaniano teria sido queimado vivo pelo ‘Estado Islâmico’

As execuções ocorreram horas depois do “Estado Islâmico” divulgar um vídeo do piloto Moaz al-Kasasbeh sendo queimado vivo dentro de uma jaula. As imagens, cuja autenticidade ainda não foi completamente confirmada, mostram o homem de pé dentro da gaiola, com o corpo tomado pelas chamas.

O material foi distribuído por uma conta do Twitter conhecida como fonte de propaganda do EI.

O vídeo, que tem 22 minutos de duração, inclui uma sequência que mostra o piloto caminhando até o local onde foi morto em meio a destroços provavelmente resultantes de ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra jihadistas – da qual a Jordânia faz parte.

A notícia da morte do piloto vídeo veio à tona três dias depois de outro vídeo mostrar o suposto corpo do jornalista japonês Kenji Goto, também refém da milícia.

Manipulação

Crédito: EPA
Moaz al-Kasasbeh foi capturado pelo ‘Estado Islâmico’ após seu caça cair em dezembro do ano passado na Síria

O tenente Moaz al-Kasasbeh foi capturado após o caça que pilotava cair perto de Raqqa, na Síria, em dezembro do ano passado. Ele atuava na missão que apoia a coalizão militar liderada pelos Estados Unidos contra o “Estado Islâmico”.

A TV estatal jordaniana afirmou que a morte teria ocorrido há um mês – antes, portanto, de a Jordânia tentar negociar sua libertação por meio de uma troca de prisioneiros. A contrapartida das autoridades jordanianas seria libertar Sajida al-Rishawi.

Ela estava no corredor da morte por envolvimento nos ataques a bomba na capital jordaniana, Amã, em 2005.

Karboli, o outro prisioneiro, havia sido condenado em 2008 por matar um cidadão da Jordânia.

Segundo o correspondente diplomático da BBC, Jonathan Marcus, o vídeo que mostra a morte do piloto deixa claro que o “Estado Islâmico” nunca teve a intenção de libertá-lo.

“A manipulação do episódio pelo ‘Estado Islâmico’ mostra a importância que o grupo dá à guerra de informação”, afirmou Marcus. “Fica clara a tentativa de criar problemas para as autoridades jordanianas e enfraquecer a coalizão árabe-ocidental.”

Mamdouh al-Ameri, um porta-voz das Forças Armadas do país, disse na terça-feira que o tenente Kasasbeh “caiu como um mártir”.

“O sangue dele não será derramado em vão. A punição e a vingança serão tão grandes quanto a perda dos jordanianos.”

Fonte: BBC Brasil

8 Comentários

    • Manipulação por parte do EI, que estavam negociando a soltura do prisioneiro, que na verdade já estava morto há um mês !

      “A TV estatal jordaniana afirmou que a morte teria ocorrido há um mês – antes, portanto, de a Jordânia tentar negociar sua libertação por meio de uma troca de prisioneiros.“

  1. Esses jihadista creem piamente que irão para o paraíso e lá serão recebidos por 70 virgens e com elas “viverão” eternamente.
    .
    E tem outros fundamentalistas que também acreditam que irão depois de mortos para um paraíso “disneilógico” e lá serão recebidos por 70 marines saradões e viverão felizes eternamente. 😉

    • E por falar em manipulação …
      .
      .
      *****************
      .
      Israel apaga placas de trânsito de cidades palestinas e indica apenas assentamentos na Cisjordânia.
      .
      (*)fonte:[ operamundi.uol.com.br ]
      .
      .
      (…) Embora a Cisjordânia esteja sob controle da ANP (Autoridade Nacional Palestina), a região é alvo de constantes construções de assentamentos israelenses, classificados como ilegais de acordo com as leis do direito internacional e conforme os protocolos da ONU. (…)

  2. Demoraram, já deviam ter feito isso a muito tempo. Deram argumentos para os facínoras matarem o militar, se tivessem executado antes os facínoras matariam do mesmo jeito, mas não teriam os argumentos para conquistas corações vagabundos e desiquilibrados.

  3. aqui se faz aqui se paga o sangue de um soldado pelo do outro

    como o maluquinho falou guerra é guerra ,sem puritanismos .

    e sobre a foto o coisinha feia do papai ,por isso que os caras mandaram ele se explodir

    mas la no fundo o estado islâmico demostrou que não esta nem ai para esses tal de mártir ,pois tiveram a oportunidade de salvar a vida dela

    mas não fizeram demostrando que ele era o tempo todo uma pessoa que se podia descartar .

  4. Erro estratégico do ie , agora amman vai precisar dar reesposta a população , que se indignou com a barbarie .
    O serviço de inteligência e as tropas especiais , serão um peso muito grande para que o ie consiga estabelecer o território ocupado por eles , já foram explusos kobani .
    Este ie vai sobreviver sem estado , serão varridos e teram que recuar e agir como guerrilha , mas sem a posse do “estado” .

  5. Eu não sei da onde saiu a historia de que o terrorista que se sacrifica matando inocentes ao se explodir teria a sua espera 40 virgens sera que no caso das mulheres estarião esperando por ela 40 super calçados ai ta esplicado o porque dela tentar se matar desta forma pois com aquela cara aqui na terra ta dificel alguem comela VOCES SÃO UMA VERGONHA PARA A RELIGIÃO ISLAMICA.

Comentários não permitidos.