Dilma Faz primeira troca de comando Ministerial em seu segundo mandato

RobertoUngerPortrait

Mariana Haubert

de Brasília

A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta terça-feira (3) fazer a primeira troca ministerial do seu segundo mandato. O ministro Marcelo Neri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), deixará o cargo. Em seu lugar, assumirá Mangabeira Unger, ex-ministro da pasta.

A informação foi divulgada na noite desta terça pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann. Ele não deu mais detalhes sobre a troca de comando na pasta.

A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição ao ministro Marcelo Neri. A presidenta agradeceu a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri", diz nota oficial divulgada por Traumann. A posse acontecerá na quinta (5), às 10h.

Mangabeira Unger foi o primeiro ministro da SAE. Ele assumiu a secretaria em 2007, quando ela ainda se chamava Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, e permaneceu no cargo até 2009.

Desde 1971, Unger é professor da Universidade Harvard, nos EUA. Ele interrompeu seu período na academia para assumir o cargo e retornou assim que saiu do governo. Unger é filiado ao PMDB.

Dilma conversou com Neri na tarde desta segunda-feira (2). A reunião não foi registrada na agenda oficial da presidente e nem na do ministro. Neri estava na SAE desde 2013 e foi confirmado na pasta durante a reforma ministerial que a petista fez no fim de 2014 para compor seu segundo governo.

A SAE é responsável por assessorar diretamente o presidente da República no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional. A secretaria é responsável pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Fonte: Folha de São Paulo

18 Comentários

    • Tirolesa.
      Se ele não se vendeu aos Americanos teremos sim um excelente ministro respeitado e admirado no mundo inteiro.
      Voce gostava mais dos analfabetos politicos não é mesmo,assim voce desaguava teu proselitismo ideologico de um Brasil capaxo.

      • Tireless, se ele não apoiar os todos os interesses da China e da Rússia será a prova definitva, concreta e incontestável que ele foi comprado pela CIA.

        Nem leve a sério, o argumento será sempre o mesmo, sem evidência, sem provas e sem nexo.

        Saudações

      • A Tirolesa geme e a poodlezinha da Tirolesa logo late.
        Não apoio China,Russia ou quem quér que seja.Na minha cabeça não tem espaço para capaxismos,ideologias.
        A mim interessa unicamente o que venha trazer realmente auto-suficiencia tecno-cientifica ao Brasil independente de origem.
        Daegógó voce tem o microbio golpista e separatista.E a meu ver é mais imundo do que os corruptos do governo porque não passa de um caraveleiro apátrida.
        Sera passado a fio de espada e se lembrara de mim.

  1. Quanto suas qualidades tecnicas,intelectuais e profissionais tenho nada contra mas Mangabeira hoje é mais Americano do que Brasileiro e nem fala Portugues mais direito.
    Uma pasta importante para uma pessoa qualificada mas ate onde vai hoje a fidelidade dele ao Brasil !
    Foi Mangabeira quem teceu o acordo sobre tecnologias militares e aeroespaciais entre Russia e Brasil em 2008.Acordo esse entre governos que sempre esteve em vigor e cada dia mais se aprofundando e que sempre fica fora dos holofotes.
    O mesmo preve inclusive desenvolvimentos conjuntos de caças,defesas aereas e tecnologia aeroespacial num momento em que nosso programa aeroespacial é uma interrogação devido a situação atual da Ucrania e os compromissos que a Ucrania jamais cumpriu na integra.
    Eu não rendo homenagens a ninguem desde que me prove não com palavras mas atos seu comprometimento para a auto-suficiencia tecno-cientifica Brasileira.
    No dia seguinte da vitoria do segundo turno Mangabeira estava em Brasilia com a Dilma e certamente a sugeriu a composição dos novos ministerios.
    Ele sempre foi visto como um guru.
    Pelo menos teremos alguem que influencia com capacidade.

      • Bem eu já disse que tenho um pé atrás em relação ao Sr. Mangabeira, pois ele esta há muito tempo fora do BRASIL,tanto que seu português tem um sotaque bem carregado !
        Não acredito em sua vinda,se quisesse mesmo contribuir mesmo, já tinha abandonado Harvard,desde a primeira passagem no governo e estaria até hoje ai,desenvolvendo um trabalho bem mais longo .

  2. O professor Mangabeira Unger,tem um discurso nacionalista e sua última passagem pelo governo foi satisfatória,mas a pergunta é o Mangabeira Unger vai vim para ficar ou é só um passatempo, fica um ano,dois e depois retorna para Harvard ?

    Se for assim é melhor não vir, tenho também um pé atrás em relação ao Sr. Mangabeira, pois ele esta há muito tempo fora do BRASIL,tanto que seu português tem um sotaque bem carregado !

    Mas para ser sincero não estou acreditando que Mangabeira Unger,venha mesmo, acho que isso é mentira !

  3. Novo ministro propôs levar água da Amazônia para o Nordeste

    De crítico a aliado do ex-presidente Lula, Mangabeira defendeu política armamentista

    BRASÍLIA – Ex-ministro das Assuntos Estratégicos do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o professor e filósofo Roberto Mangabeira Unger esteve envolvido em diversas polêmicas durante sua passagem pelo governo. Crítico ferrenho de Lula — chegou a pedir o impeachment do petista no início de seu governo —, mudou seu posicionamento e trabalhou pela reeleição do ex-presidente.

    Quando ministro de Lula, esteve à frente de uma comitiva formada por 38 pessoas, que viajou durante quatro dias pela Amazônia apresentando um punhado de novas — e polêmicas — ideias. Sua proposta era colocar em prática o plano de desenvolvimento sustentável da floresta.

    Batizado por Mangabeira de “Projeto Amazônia”, o conjunto de ideias tinha como eixo principal um modelo econômico com espaço para atividades como a mineração e a produção industrial e, ao mesmo tempo, a preservação da mata nativa. Propôs também aquedutos para levar água da Amazônia para estados da Região Nordeste, uma das propostas mais comentados de seu projeto.

    À época, Mangabeira defendia que a Amazônia não poderia ser mantida como um parque para deleite da humanidade. Mas também deixava claro que não concordava com sua exploração indiscriminada.

    “Estou muito animado. Sinto que, na Amazônia, o Brasil tem a melhor oportunidade de se redescobrir e se reorganizar. Tenho dito que a Amazônia não é retaguarda, é vanguarda. É o nosso grande laboratório. A nação acorda para a centralidade desse tema para o nosso futuro”, disse Mangabeira Urger ao GLOBO, em janeiro de 2008, após sua expedição.

    Também durante o governo Lula, Mangabeira defendeu uma política armamentista para o Brasil, embora considerasse o país o mais pacífico do mundo. À época, o novo secretário de Assuntos Estratégicos do governo Dilma dizia que “os leigos precisam andar armados”.

    Mangabeira Unger voltará a comandar assuntos estratégicos

    Ex-Ministro do governo Lula toma posse amanhã no lugar de Marcelo Neri

    André de Souza

    O ex-ministro Mangabeira Unger voltará ao comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e vai substituir o ministro Marcelo Neri. Mangabeira esteve à frente da SAE entre 2007 e 2009, durante o governo Lula, e chegou a esboçar um projeto que previa levar água da Amazônia para o Nordeste.

    Ontem, em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff agradeceu o trabalho de Neri, mas não explicou os motivos da mudança. Mangabeira tomará posse amanhã. “A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição do ministro Marcelo Neri. A presidente agradeceu a competência, dedicação e lealdade do ministro Neri”, diz a nota oficial da presidente.

    Em 2009, Mangabeira deixou o governo para reassumir o cargo de professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Na época, tentou prorrogar a licença, mas a universidade não concordou. Marcelo Neri vinha comandando a SAE desde março de 2013.

    O Globo

1 Trackback / Pingback

  1. Dilma Faz primeira troca de comando Ministerial em seu segundo mandato | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.