Guerra nos Bálcãs Sérvia e Croácia 1990: Segundo tribunal da ONU não houve genocídio

Um país havia acusado o outro de assassinato deliberado por motivos étnicos, durante a guerra nos Bálcãs, na década de 1990. Segundo tribunal da ONU, acusações não puderam ser comprovadas.

A Corte Internacional de Justiça afirmou nesta terça-feira (03/02) que nem a Sérvia, nem a Croácia cometeram genocídio durante a guerra nos Bálcãs, nos anos 1990. Um país havia acusado o outro do assassinato deliberado de pessoas por motivos étnicos.

Segundo o veredicto do principal órgão judiciário das Nações Unidas, os atos cometidos pelos sérvios não tinham a intenção de destruir o grupo étnico croata em algumas áreas da Croácia reclamadas pelos separatistas sérvios, mas de movê-los à força.

“A Croácia falhou em comprovar sua queixa de que foi cometido genocídio”, afirmou o presidente da corte, juiz Peter Tomka, ao ler o veredicto em Haia, na Holanda. Pouco depois, Tomka fez afirmação semelhante sobre a ação movida pela Sérvia contra a Croácia.

Segundo Tomka, muitos crimes foram cometidos pelos dois países durante o conflito, mas a intenção de cometer genocídio – a destruição total ou parcial de uma etnia – não foi provada contra nenhum dos dois. Decisões da corte são definitivas, não cabendo recurso.

A Croácia entrou com uma ação contra a Sérvia no tribunal de Haia em 1999, numa acusação de genocídio relativa à guerra da independência, entre 1991 e 1995, na sequência da dissolução da antiga Iugoslávia.

A Sérvia era acusada de limpeza étnica como uma forma de genocídio na cidade de Vukovar e em outrsa áreas, resultando num grande número de croatas deslocados, assassinados ou torturados, que ainda perderam suas terras. Em torno de 13.500 croatas foram mortos. A Croácia buscava compensações financeiras.

Em 2010, a Sérvia respondeu com uma ação contra a Croácia, afirmando que cerca de 200 mil pessoas de etnia sérvia foram forçadas a fugir quando, em 1995, a Croácia iniciou uma ofensiva militar para reconquistar território. Depois dessa ofensiva, a proporção de sérvios na Croácia caiu de 12% para 4%. Em torno de 6.500 sérvios foram mortos.

AS/afp/rtr/dpa/ap

Fonte: DW.DE

12 Comentários

  1. O testemunho de Nayirah

    Em Outubro de 1.990, uma adolescente de 15 anos, chamada Nayirah, Apresentou-se diante do Congresso americano e começou a falar de forma emocionada da brutalidade do exército iraquiano, contando como soldados desse país haviam matado cerca de 300 bebês em um hospital. Embora os jornalistas daquela época não terem acesso ao Kuwat, seu depoimento foi considerado confiável e foi amplamente divulgado. Em diversas ocasiões, foi citado pelos senadores e presidente em seus argumentos para apoiar o Kuwait na Guerra do Golfo.Anos depois, alguém deu uma olhada mais de perto em Nayirah, revelando que ela era filha do embaixador do Kuwait nos EUA, Saud Nasser Al-Saud Al-Sabah. A adolescente havia sido treinada em relações públicas da empresa Hill e Knowito, que recebeu um total de 10,8 milhões de dólares da associação Citizens For Free Kuwait, uma plataforma organizada pela família real do Kuwait, a fim de persuadir a opinião pública dos EUA da necessidade dos EUA intervirem na Guerra do Golfo.

    • Meu caro, com certeza o estado americano, tão cioso em conhecer cada elemento que chega a receber esse destaque ( de se apresentar diante do seu congresso) , com certeza sabia das intenção e da origem da trombadinha estelionataria Kuwaitiana. A utilidade foi mutua, com certeza, provavelmente até a articulação. Sds.

  2. Só quero vê quando os nazi-sionistas como o Benjamin Netanyahu e os seus asseclas fascista colocarem as suas “bunzanfas” gordas na cadeira dos réus para explicar o genocídio do palestinos . 😉

    • Depois do fascista do Ahmadinejad colocar a sua bundinha magrela no banco dos réus do TPI por crimes contra a humanidade praticados contra o povo iraniano!

  3. não precisa nem ler o texto ,olha a foto ,as caras desses juízes , uma vergonha ,alias mais uma vergonha para essa instituição chamada ONU

    a mesma onu que 80 por cento dela serve a interesses dos estados unidos

    se não houve genocídio nesses lugares então a Alemanha também pode se safar do que fez na segunda guerra mundial !!!

  4. E a prisão e morte de Slobodan Milosevic, quando estava sob a custódia desse tribunal ? e porque tanto tempo para se constatar absolutamente nada ?

    Esse tribunal de Haia é o maior 171, a justiça da Corte Internacional internacional enxerga,a ponto de escolher quem vai condenar e quem ira encobertar os crimes !

  5. Calma pessoal,
    que a farsa serviu para a OTAN bombardear infraestruturas e cidades servias, tornar independente na marra o minusculo Kosovo e lá construir a maior base militar estadunidense no exterior:
    —————————

    “Em junho de 1999, imediatamente após o bombardeio da OTAN a Iugoslávia, forças dos Estados Unidos apreenderam 1.000 hectares de terra perto de Uroševac, próximo da fronteira com a República da Macedônia, iniciando a construção do acampamento, 4 incorporado em uma rede de bases americanas em ambos os lados da fronteira entre o Kosovo e a Macedônia. Em menos de três anos foi transformado de um acampamento de tendas em uma base auto-suficiente de alta tecnologia habitada por cerca de 7.000 soldados, três quartos de todas as tropas estadunidenses estacionadas no Kosovo.4

    A base é abrangida por 25 quilômetros de estradas e abriga mais de 300 edifícios. É cercada por 14 quilômetros barreiras de terra e de concreto, 84 quilômetros de arame farpado e 11 torres de vigia. Cerca de 55 helicópteros, incluindo Black Hawk e Apache, têm base em Bondsteel” (Wikipédia)

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Camp_bondsteel_kosovo.jpg

    • E para variar, terrorismo, violação dos direito humanos, narcotráfico,etc…Acompanham as empreitadas militares do EUA no exterior:

      “Vários meios de comunicação têm relatado que desde a construção da base de Camp Bondsteel, no contexto da Guerra do Kosovo, que intensificaram-se as atividades criminosas da organização terrorista Exército de Libertação do Kosovo (ELK). Segundo alguns observadores, o ELK agiu com uma quase total impunidade na área controlada pelos Estados Unidos, apesar da alta tecnologia das instalações da inteligência militar em Bondsteel.

      Em 2002, foi relatado que Camp Bondsteel era usado pelos militares estadunidenses como campo de detenção ilegal alternativo ao Campo de Guantánamo, assim que foi inspecionado pelo Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Álvaro Gil-Robles, que provou a sua existência descrevendo como uma “versão menor de Guantánamo” e pediu às autoridades seu desmantelamento.

      O jornal suíço Weltwoche relatou: “Um relatório do Instituto Alemão de Berlim para a Política Europeia produzido no ano passado em nome do exército alemão … é particularmente crítico do papel dos Estados Unidos, que tinham obstruído as investigações europeias e que havia sido aberta até extorsão política pela existência de um centro de detenção secreto da CIA, com base na Camp Bondsteel, no Kosovo…”

    • Querendo defender o genocídio que Milosevich praticou na Bósnia e também no Kosovo meu caro Estafeta? Cada vez que você dá crédito a fascistas ou tenta aliviar a barra de genocidas apenas movido por antiamericanismo rastaquera e antissemitismo barato, desqualifica as suas ideias.

      • Você é mesmo ridículo, até quando o assunto não envolve em nada semitas, fica neste disco arranhado:

        mimimi anti-semita… blábláblá, anti-semita…lero lero…anti-semita…

        oras! vá ver se estou na esquina!
        A quem vc pensa que engana?

1 Trackback / Pingback

  1. Guerra nos Bálcãs Sérvia e Croácia 1990: Segundo tribunal da ONU não houve genocídio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.