Kalashnikov AK-12 e selecionado como o novo fuzil padrão das Forças Armadas da Russia.

0_8448c_8fdbd01f_XXL

O Ministério da Defesa Rússia da anunciou que selecionou o fuzil AK-12 para equipar as suas forças armadas como parte integrante do Programa de modernização do soldado Russo conhecido como “Ratnik” (Guerreiro, em português). Segundo declarações do informou vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov. Segundo Borisov foi aprovado em todos os testes realizados pelas Forças Armadas Russas no qual desbancou seu concorrente AEK-971, de fabricação da Degtyarev. O AEK-971 tem boas qualidades porem e um fuzil caro e de manutenção complexa devido ao seu sistema que reduz o recuo. Já o Kalashnikov AK-12 apresenta uma relação custo beneficio melhor com um preço mais em conta que seu concorrente acrescentou Borisov. De acordo com o Ministério da Defesa Russo o novo fuzil é adaptado às condições da guerra moderna. O uso do AK-12 pelas Forças Russas será universal, haja vista que seu projeto visa diferentes versões para atender uma ampla gama de missões.

800px-AK-12-exhibition

O desenvolvimento do AK-12 começou em meados de 2012. A nova arma mantém o “layout” e alguns recursos do AK-74, fuzil esse em serviço nas Forças Armadas Russas desde 1970. No entanto, o novo fuzil apresenta várias modificações e mudanças ergonômicas. O rifle tem uma coronha dobrável e rebatível com uma melhor ergonomia a fim de proporcionar ao operador uma melhor empunhadura. O AK-12 conta com trilho Picatinny – um suporte para a instalação de equipamento adicional: colimador óptico de visão noturna, mira de ponto vermelho (red dot), telêmetros, lançadores de granadas, lanterna, designadores de alvo a laser e outros equipamentos.

AK-12

Acima Fuzil de assalto russo AK-12 em calibre 5.45×39mm, com supressor, coronha dobrável, guarda-mão, carregador drum, mira óptica e trilhos Picatinny

AK-12_1

Acima: AK-12 em calibre 7.62×39mm, com supressor, coronha dobrável e trilhos Picatinny

Todos os “controles” do AK-12 foram desenvolvidos afim melhorar a vida do operador em combate podendo ser manuseado tanto por destros, como canhotos. Seu modo de operação e Automático, Rajada de três tiros e intermitente (tiro único). O AK-12 terá carregadores com capacidade para 30, 60 e 100 projéteis. O novo fuzil será fabricado em diferentes calibres padrão OTAN (5,56x45mm e 7,62x39mm) a fim de atrair o interesse dos países ocidentais e no padrão Russo (5,45x39mm e 7,62x39mm).

sai-6713,

[embedplusvideo height=”517″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/169gAEh” standard=”http://www.youtube.com/v/1jIId6eeIuc?fs=1″ vars=”ytid=1jIId6eeIuc&width=650&height=517&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8585″ /]

Fonte: Janes.com

13 Comentários

  1. Feinha… mas, claro, o que importa é a qualidade da arma e não sua beleza.
    Tudo intica que os russos vão continuar usando o 5,45x39mm como munição padrão. Pessoalmente não gosto desse calibre, assim como também não gosto do 5,56x39mm. Acredito que o melhor são os calibres mais potentes como o 7,62×51 e o 7,62×39.
    Não vejo vantagem de carregar mais munição em detrimento de maior precisão e maior poder de parada. Até porque o 7,62×39 também pode ser carregado em quantidade bastante satisfatória e tem poder de parada muito superior aos 5,56×45 e 5,45×39.

    • Interessante a questão do calibre maior ou menor, um fato é que estão melhorando coletes, o que tem melhorado significativamente a capacidade de sobrevivência no campo de batalha, novos materiais são mais leves e resistentes. Não ficaria surpreso se no futuro a infantaria aparecer com uma verdadeira “armadura”,e é ai que o calibre 7,62 (talvez até maior) se fará presente. Mas aparentemente o calibre 5,56 parece ser consenso no mundo, salvo alguma exceção.
      É feinha mesmo.

    • Carl,

      Uma parte da questão estaria resumida em peso e dimensões… Rifles e carabinas de calibre 5.56 são mais adequados a funções de assalto, tendo melhor portabilidade que tipos de calibre superior.

      Um outro ponto: na esmagadora maioria das situações, difilmente se terá um alvo a distâncias superiores a 600 metros. Daí que até essa distância, as diferenças entre o 5.56 e 7.62 são praticamente irrelevantes… Por tanto, mais lógico optar por poder levar mais munição no carregador… Logo, o calibre 7.62 está se tornando mais utilizável para tiros de precisão.

      • Grande _RR_.

        Como sempre discordo do senhor. Pelo simples fato dos eventos ocorridos tanto no “Iraq Army” vs “IS” e em Donetsk Ucrânia. Onde em uma das lutas talvez a mais feroz de todo o conflito. E o segredo da derrota Ucraniana centenas de carabinas m4a1, prova? Claro…Segue o Link.

        http://youtu.be/Fl3Lsn5Jt_I?t=1m59s

        As variáveis de emprego são muitas pelo que tenho lido em sites e fóruns gringos.
        Você pode levar um caminhão de munição pra combate e se sua munição não tiver um coeficiente balístico adequado para a maioria das situações pode significar a derrota. Então é preferível acertar a saturar.

        Sobre 5,56 até os soldados americanos no Afeganistão vivem reclamando, por essa reclamação o Próprio pentágono teve que desenvolver uma nova variedade do mesmo calibre; M855A1 Enhanced Performance Round, o qual degrada o cano da arma e vários outros problemas em fogo automático.
        Calibres realmente interessantes para todos os propósitos 7.62×39, 6.5 Grendel e 6.8.
        http://youtu.be/BROdbEm5wqA
        6.5
        http://youtu.be/SNPexr5HvQM
        http://youtu.be/c6h2Cgoi8MY
        6.8
        http://youtu.be/dHreIMu1d6M

        Texto feito com muita pressa desculpe os eventuais erros gramaticais.

      • Gafe!
        Corrigindo o texto acima sobre o fato da derrota ucraniana, deve-se incluir inúmeras outras causas que levaram a vitoria da Milícia.

    • Nem sempre o mais caro é o melhor. Você acha que o governo Russo vai colocar um fuzil ruim na mão de seus soldados? Há muitos testes científico e ténico para os especialistas chegaram essa conclusão de optar por AK-12.

  2. Novo fuzil!!!!!!!!!!!!!Isso ai não passa de um AK47/74 com equipamentos táticos que já é feito a décadas nos EUA.

  3. bob sap como disse o texto acima do artigo e outros que li da russia mesmo o AEK-971, de fabricação da Degtyarev tem qualidades superiores na precisao e recuo acimo do pedido pelos militares russos e picatinis e acessorios como no ak-12 ele tem tambem! o no texto diz bem claro o o ak-12 e mais barato e manutençao mais facil lembrando que vai ser comprado na casa dos milhoes ate quem sabe um fuzil barato ajuda a diminui as despesas com aquisiçao e ao mesmo tempo bom sim sem duvida nao precisa fica irritado po achei que vc era ate soldado russo rssrsrsrsrsrsrsrsr

    jackson de almeida pergunta pros americanos que efrentarm o o ak-47 no vietna no lonbo deles se o fuzil e ruim!!!!
    http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/867056-eficiente-e-quase-indestrutivel-fuzil-ak-47-ganha-biografia.shtml

  4. e outro fuzil russo muito bom tambem o an-94 que anos atras prometia substituia o ak-74 pra onde foi sai da lista qual motivo muito cara tambem porem superior ao ak em distancia precisao e recuo e tem todos os acessorios disponiveis

1 Trackback / Pingback

  1. Kalashnikov AK-12 e selecionado como o novo fuzil padrão das Forças Armadas da Russia. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.