Mirage 2000-9 e Super Tucano para a Força Aérea Iraquiana?

IraqAutor: Andrew Hładij

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos propôs a transferência para o Iraque de 10 caças multi-função Mirage 2000-9. Além disso  constariam nos pacotes as aeronaves Brasileiras EMB-314 Super Tucano. As máquinas seriam destinadas a ajudar as forças iraquianas na luta contra os terroristas do Estado islâmico.

Conforme relatado pelo site Defense News citando uma fonte do governo, as aeronaves de caça multi-função podem ser transferidos para Força Aérea do Iraque, em Março. A decisão surgiu depois de uma visita do primeiro-ministro iraquiano, há um mês à Heydar Al-Abadi, em Abu Dhabi.

Adquirir um vetor multipropósito moderno é importante para Bagdá, uma vez que há significativos atrasos e descumprimentos dos contratos de entrega dos 36 caças Lockheed Martin F-16 IQ, e a Força Aérea Iraquina não possui aeronaves de sua categoria. A Defense News observa que os Emirados Árabes Unidos estão particularmente interessados ​​em proteger os seus investimentos nas indústrias relacionadas ao petróleo e gás no norte do Iraque e estas aeronaves seriam um reforço às forças armadas iraquianas.

Super tucano

Nos dias de Saddam Hussein o Iraque atingiu o número de 133  caças  Mirage F1, que foram amplamente utilizados durante a guerra Irã-Iraque nas tarefas de caça de apoio em profundidade e ataque ao mar. Os aviões franceses também participaram na invasão do Kuwait e nas batalhas posteriores contra as forças da coalizão.

Os Emirados tem mantido o apoio aos ataques aéreos contra o Estado islâmico, acima de tudo no âmbito da coalizão internacional. As missões de combate destinadas a posições terroristas na Síria também tem sido executadas pro caças dos Emirados Árabes Unidos. Abu Dhabi também está planejando doar para o Iraque aeronaves de contra insurgência de  produção brasileira, produzidas pela empresa EMBRAER, o  modleo EMB-314  Super Tucano.

É interessante acrescentar que de acordo com as informações do Flightglobal de maio de 1989, o Iraque estava a negociar com a França para a compra de 50  caças Mirage 2000 os quais faziam parte dos planos estratégicos do governo de Saddam Hussein, no entanto, esta compra não chegou a ser concretizada, e Saddam optou por efetivar a aquisição de caças Mig-29 soviéticos, em razão da crise associada à invasão do Kuwait, que eclodiu um ano depois.  A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos possuem 68  caças Mirage 2000 obtido através de duas aquisições em dois modelos entregues a partir de 1986 e de 2003.

Fonte: Defence 24

7 Comentários

    • kkkkkkk que isso meu caro 1maluquinho, deixa de ser ‘covarde e vai lá fazer alguma coisa, ao invés de torcer para a desgraça alheia’

      😉

      • É mesmo, assassinato, corrupção, tortura e estupro é tão divertido.
        Só podiam ser esses dois infelizes para achar legal uma coisa dessas.

        Perdedores.

  1. Segundo o site The Aviationist um A-10 Thunderbolt foi abatido no Iraque por 4 mísseis manpad strela enquanto realizava ataques a baixa altitude.
    O pessoal do Isis está se tornando uma força militar organizada e com experiência em combate e já está atacando postos avançados das Forças Sauditas.

1 Trackback / Pingback

  1. Mirage 2000-9 e Super Tucano para a Força Aérea Iraquiana? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.