Apesar das proibições impostas pelos EUA a China obtém tecnologias sensíveis de Israel

top secretTradução e adaptação: E.M.Pinto

O website de US Mundial Policy Journal publicou um artigo em 14 de janeiro de 2015 sobre a a compra pela China de armas e tecnologia avançadas de Israel.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Israel e China, Israel forneceu  a China tecnologia sofisticada e precioso know-how profissional para as corporações privadas através de cooperação não-oficial, mas agora veio ao público a afirmação da existência dessas negociações comerciais bilaterais. Os Estados Unidos tem dificultado a exportação de armas e tecnologia de armamentos de Israel de maneira vigorosa, mas não conseguiu parar a exportação de tecnologia de uso duplo militar e civil para a China.

Isso porque, a China adota uma política pragmática que separa o comércio da política. Algumas pessoas se surpreendem que a China seja capaz de manter boas relações com Israel e com o seu inimigo número 1 o Irã. No entanto, a China tem seus próprios interesses para cuidar e não se envolve em suas relações geopolíticas.

Seus interesses estão na obtenção de armas avançadas e tecnologia de armas de Israel, a fim de obter o que quer, a  China mantém silêncio sobre o que Israel faz no Oriente Médio enquanto os EUA e a Europa têm se mantido em acusar os caminhos de Israel para lidar com a Palestina. Isso faz com que a China seja mais aceitável para Israel.

Atualmente, Israel tornou-se o segundo maior fornecedor de sistemas de armas para a China, perdendo apenas para a Rússia.

Alguns especialistas acreditam que as boas relações entre a China e Israel e seus inimigos podem ter alguma influência positiva na prevenção de conflitos diretos entre eles. No entanto, a China só pode fornecer algum tampão político insuficiente, Israel ainda carece substancialmente da ajuda Americana para garantir a sua segurança.

Fonte: Huanqiu

13 Comentários

  1. E a metropole quem determina com que a colonia pode manter relacao commercial. Os EUA determina com qual paises Europa e Japao pode manter relacoes comerciais, e o qual mercadoria pode entrar nas transacoes. E neste caso, a soberania inverte. Israel sendo a metropole, e os EUA a colonia, o primeiro nao tem que pedir autorizacao ao segundo, se eles podem manter relacoes comerciais, o que transarem etc com China ou qualquer outro pais. Isto e a ordem natural das coisas, nao ha razao para fazer comentarios.

    • alem du mais ,eles estao fartos da eletronica russa , nada melhor doque comprar oque ha de melhor no mundo , eque tambem eh utilizado por TIO SAN ,quem possui ASCOS de produtos ocidentais sao os bolivarianos,kkkk,eternos zeros a ESQUERDA,kkkkkk !

      • É verdade, e o TIO SAN compra o que há de melhor no mundo em matéria de motores para foguetes, os fabricados na Rússia, só não deixa os eurobambis e outros lambe-botas fazerem o mesmo, e o pior, eles obedecem, são eternos “bananas”.

  2. Israel precisa vender , na verdade eh melhor tecer estes acordos comerciais doque ter suas tecnologias roubadas e nao ganhar nem um centavo com isso ,bloquear este tipo de comercio so tem efeito relativo quando se trata de naçoes prquenas e sem um peso politico consideravel , o Dragao saiu da inercia quando o ocidente resolveu instalar suas industrias de tecnologias em territorio Chines , deram a eles uma chance de ouro , assimilaram as tecnologias com bastante competencia , fizeram CAIXA , criou-se uma dependencia da capacidade de produçao chinesa e as outras naçoes ficaram dependentes de suas importaçoes , a China agora os tem nas maos , um povo que viveu um padrao de vida milenar , acostumados a se virar e viver com pouco , serah dificil chantagea-los ameaçando lhes tirar as industrias multinacionais , a pobresa nao os assusta ,ao contrario de europeus e americanos ,os chineses vivem como podem , se a vida melhorar OTIMO ,mas eles nao sao amantes das mordomias e facilidades ,talves o ocidente apostou que poderiam enfeitiça-los com as magias do capitalismo , isso deu errado , utilizam o capitalismo como um meio de conquistas e a massa acaba sendo favorecida com as chuvas de euros e dollares , os chineses viraram o jogo , ao inves de-se conformarem sendo apenas uma grande fabrica internacional !

  3. “Estados Unidos tem dificultado a exportação de armas e tecnologia de armamentos de Israel de maneira vigorosa, mas não conseguiu parar a exportação de tecnologia de uso duplo militar e civil para a China.”

    O que os EUA mais vendem é detcnolgia de duplo uso.
    Inúmeros equipamentos civis como, computadores, motores de aviação, aparelhos de comunicação, celulares, boeings feitos com materiais compostos e eletrônica moderna podem muito bem ter suas tecnolgias copiadas e adaptadas para uso militar.

  4. Como agora piada infame tá na moda. Tem aquela que o cara pergunta qual a diferença entre um turco e o Judeu. Aí o cara diz, todos os dois vendem a mãe, mas só o Judeu entrega.

  5. Comentário Ofensivo:
    Removido,
    A persistência do autor em comentários desse gênero, implicará na sua expulsão deste blog.
    E.M.Pinto

1 Trackback / Pingback

  1. Apesar das proibições impostas pelos EUA a China obtém tecnologias sensíveis de Israel | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.