Crise na Ucrânia faz ONU pedir a Índia que envie novamente seus Helicópteros para a missão de paz no Congo

UN Indian Air Force (5)As Nações Unidas tem procurado o retorno de helicópteros da Força Aérea da Índia para a missão de manutenção da paz no Congo, quase três anos depois de Nova Delhi retirar seu contingente aéreo devido às necessidades internas indianas. A questão foi discutida entre o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e o Ministro das Relações Exteriores Indiano Sushma Swaraj em Nova Délhi capital indiana nesta segunda-feira.

UN Indian Air Force (1)
Entre os anos de 2010 e 2011 o governo indiano foi diminuindo gradativamente seu componente aéreo da Força Aérea Indiana (helicópteros Mi-8/17 Hip e Mi-25 Hind) na Missão da ONU no Congo devido à necessidade de uso domestico dos mesmos. Em substituição ao contingente Indiano a Ucrânia enviou helicópteros de Transporte Mi-8 Hip e de ataque Mi-24 Hind (18º Destacamento de Helicópteros do 3º Regimento de avião/8º Corpo de Exercito da Ucrânia) para compor o componente Aéreo da MONUSCO. Porem devido à crise que assola a Ucrânia a operação dessas aeronaves esta ficando comprometida devido à dificuldade de manutenção das mesmas deixando de apoiar as tropas da ONU.  A ONU espera que a Índia possa enviar um novo destacamento Aéreo ao Congo.  A Índia é um dos maiores contribuintes do mundo para as operações da ONU no qual fornece homens e material na maioria das missões da ONU. Atualmente a índia emprega cerca de 3730 militares na MONUSCO alem de contribui para 10 das 16 missões da ONU no Mundo.  .

 ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

NOTA DO EDITOR: Se caso o pedido da ONU se concretizar a Força Aérea Indiana muito provavelmente enviara a MONUSCO seus Helicópteros Mi-17V5 recém-adquiridos da Rússia e os Mi-25 Tamam (helicopter multi-mission optronic stabilised payload HMOSP) modernizados por Israel. Os helicópteros de transporte Mi-17V5 irão cumprir uma gama de missões dentre elas transporte de cargas e tropas SAR/CSAR. Já os Mi-25 Taman serão empregados em missões de Apoio Aéreo Aproximado (Ap Ae Aprx) (Close Air Support – CAS), escolta e ataque dentre outras missões de apoio às tropas da ONU no Congo.

UN Indian Air Force (3)
Fonte: defencenews.in

6 Comentários

  1. Saudações meu caro Deagol, mas chamou minha atenção essa informação sobre a aquisição Indiana sobre os helicopteros Russos, veja mais uma confirmação de seu equivoco quando afirmou a preferencia indu sobre equipamentos do ocidente, inclusive me parece que a questão do pós venda não é esse caos que você as vezes pinta, que eu acredito levado pelas propagandas negativas de seus concorrentes e dos aliados midiaticos deles. Sds.

    • Saudações caro Julio.

      Mas esses helicópteros foram comprados por acordos intergovernamentais e não atráves de concorrencias abertas.
      Não é uma confirmação do meu equívoc,o essa compra faz parte da perceria com a Índia e sabemos que esses helicópteros, são muito bons.

      Nas sete ou oito concorrências seguidas, que eu vi, os russos perderam todas, e os indianos afirmaram que escolheram pela qualidade.
      Quanto as críticas ao suporte e aos pós venda elas existem, inclusive de fontes russas.
      Achar que não há nada de errado em um “parceiro estratégico” perder oito concorrência seguidas, e ainda negar as críticas dos indianos para mim é fechar os olhos

      “é esse caos que você as vezes pinta”
      Não me lembro de ter dito caos, disse que apareciam vários problemas e reclamações de alguns países.
      E as fontes são indianas e até russas e não propaganda negativa dos concorrentes.
      Me parece que é muito mais fácil culpar a mídia ocidental do que enfrentar qualquer realidade desagradável.

      Saudações amigo.

      • Desculpe, meu caro, se você entendeu em minhas palavras alguma afirmação sua de caos, não quis dizer isso, quis dizer que da forma que costuma colocar passa esse sentimento, de que aqueles que adquirem produtos russos costuma vivem serios problemas de pós venda, não é verdade? O que certamente leva-os a ter sérios problemas. ( o que de alguma forma é a mesma coisa, quando se tem necessidade de um produto que se adquire para suprir uma deficiência). Sds.

      • Caro Julio.

        Probelmas existem, mas em geral os indianos dizem estar bastante satisfeitos com os produtos miltares russos.

        Grande abraço.

      • “Nas sete ou oito concorrências seguidas, que eu vi, os russos perderam todas, e os indianos afirmaram que escolheram pela qualidade.”

        Boa parte dos produtos Russos estavam em processo de desenvolvimento naquela década (vide o Mi-38 que não estava pronto e que o próprio fabricante disse que teria sido um milagre se o mesmo vencesse).

        “Quanto as críticas ao suporte e aos pós venda elas existem, inclusive de fontes russas.”

        Problemas com suporte, pós venda e até de conclusão de contrato existem nas empresas ocidentais (lembro de uma frase em que iluminado capacete preto dizia que a empresa americana não era obrigado a fornecer ou a ter as peças e sobressalentes para os nossos F-5).

        Um bom caso é o nosso M-113 cuja modernização das primeiras 150 unidades deveriam ter sido finalizadas no final do ano passado e a empresa BAESystem só entregou 100 unidades.

        “A BAE Systems, em parceria com o Exército Brasileiro, modernizará 150 veículos blindados M113, usados no transporte de pessoal, com base em um contrato militar avaliado em US$ 41,9 milhões.(…) De acordo com o contrato, o trabalho será executado nas instalações do Exército Brasileiro, em Curitiba, e deverá ser concluído em novembro de 2014.” http://www.forte.jor.br/2011/12/22/bae-systems-fecha-contrato-de-modernizacao-de-veiculos-m113-no-brasil/

        “Curitiba – 5 de dezembro de 2014: A BAE Systems e o Exército Brasileiro concluíram a atualização do 100º veículo M113” http://www.forte.jor.br/2014/12/05/bae-systems-e-exercito-brasileiro-completam-atualizacao-do-100o-veiculo-militar-m113/

        Vale lembrar que os Russos entregaram antes do prazo, os helicópteros M-17 à Força Aérea Peruana.

        E no mais, não há nada de errado a impressa Russa criticar os produtos e serviços Russos. Isso é democracia! Não é uma questão de fechar os olhos pois se for assim, o que dizer dos inúmeros problemas que o tão ‘poderoso’ F-35 tem apresentado (sendo estes problemas exaustivamente apontados por várias fontes ocidentais, inclusive americana). Pois bem, negar as críticas dos americanos para mim é fechar os olhos também.

        Agora vai brincar com o seu Su-24, vai….

        PS – E apesar das pesadas críticas ao pós venda Russo, a Rússia foi selecionada para concorrer no fornecimento de helis de ataque ao EB… Estranho né!! 😀

1 Trackback / Pingback

  1. Crise na Ucrânia faz ONU pedir a Índia que envie novamente seus Helicópteros para a missão de paz no Congo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.