2014 o ano de ouro para a Força Aérea Russa

Rustam- Moscou

Su 30

foto – Su-30M2 da Força Aérea Russa construído em 2014

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Os resultados do ano de ouro para  a Força Aérea Russa demonstra a capacidade de produção daquele país que muitos julgam incapaz de retomar seu lugar de destaque como super potência. de fato, quem pensa assim está vivendo a vinte anos no passado.

As entregas de novos aviões militares para o Ministério da Defesa da Rússia, em 2014, dão uma mostra de sua capacidade, nada menos que 108 novas aeronaves dos diversos fins foram produzidas e entregues apenas no ano de 2014, este montante inclui 81 aviões de combate, e 20 aeronaves de treinamento e 07 de modelos especiais. A saber:

  • 24 caças multipropósito Su-35S produzidos na Planta Komsomolsk-on-Amur empresa do ramo da JSC “Companhia” Sukhoi “.
  • 21  Caças multi propósito Su-30 SM produzidos pela Planta Irkutsk Aviation JSC “Corporação Irkut “.
  • 08 Su-30M2 produzidos em Komsomolsk-on-Amur na planta da JSC.
  • 18 Sukhoi Su-34 produzidos na Novosibirsk Aircraft Planta  da JSC “Companhia” Sukhoi “.
  • 10 caças navais MiG-29K / KUB produzidos na JSC “Russian Aircraft Corporação” MiG “.
  • 20 Aeronaves de treinamento de combate Yak-130 produzidos na Planta da Irkutsk Aviation JSC “Corporação” Irkut “.
  • 01 Avião de observação Tu-214ON “Open Skies” construído na  Kazan Aviation Vegetal ( JSC “Tupolev”).
  • 04 Aeronaves de passageiros An-148-100E construídos na “Voronezh Aircraft Company”.
  • 02 Aeronaves  An-140-100 construídos na  “Aviacor – Planta Aviação”.

78 Comentários

  1. Amigos
    Levando em conta que o Su 35 e o melhor Plus Plus 4 Generation

    e o PAKF foi projetado e esta sendo feito para ser superior o F22

    Isso e adimiravel como projetos e o desenvolvimentos da Industria Aerospacial Russa

    conseguiu da volta por cima depois dos atrasos do Anos 90

      • Deagol
        ___
        Electronics-once again you repeat this word? not even understanding)))

        I want to hear the konkertnyj story in detail about electronics, you’re not tired?

        I’m waiting for konketnye examples on items, or I you think troll! and talk more with you will not
        give the feed))

        PHASED ARRAY RADAR IRBIS-detection range of 400 kilometres!!!!!!!!!!!!!!! waiting for a reply))))

        ______

        Eletrônica-mais uma vez repetir essa palavra? Nem mesmo entendimento)))
        Eu quero ouvir a história de konkertnyj em detalhe sobre eletrônica, você não está cansado?
        Estou esperando para konketnye exemplos de itens, ou você acha que o troll! e não vai falar mais com você
        dar o feed))

        Intervalo de PHASED ARRAY RADAR IRBIS-deteção de 400 km!!! à espera de uma resposta)))

      • “Intervalo de PHASED ARRAY RADAR IRBIS-deteção de 400 km!!! à espera de uma resposta)))”

        Essa é fácil.
        Rustam se você não sabe a Diferença entre AESA e uma PESA não sou quem vai lhe ensinar.

        Use a wikipedia para começar.

        Você são atrasados em ralação aos americnaos sim. E você sabe que isso é verdade.

        Seu caça do futuro sempre será melhor que o caça americano do passado.
        Esse é seu lema.

      • Meu Caro Diago

        nao fique zangado comigo porem discordo da sua visao

        romatica que o Super dino de 37 anos projetado para Navy

        passando ser well know pelo nick de super bug

        Lerdo descrito por outros , Possa Passar o Might Su 35

        concebido para ser Superior a o Dino F15 , ainda pensava

        Versao Gambiarra do Dino silent eagle podia apresenta

        algo porem nao foi adiante con desistencia da Coreia do Sul

        Quanto Eletronica meu caro Diago PERDIDO NO TEMPO

        estamos no INICIO de 2015 Anos 90 meu caro so vive

        no seu SAUDOSO MUSEUN QUE VC VIVE ,

        Lembrando que Eletronica que derrubo o AVANCADO ,

        INVISIVEL DRONE AMERICANO NO IRAN

        era

        Russa

        Well se vc duvida que foi drone Yank ,

        veja o Presidente Obama

        .( ops clarificando a vc o presidente atual. Nao e mais o Genocida do Bush senior
        DOS ANOS 90 )

        pedindo de volta o drone . Na epoca alguns fanboys

        duvidarao que Iran tinha feito aquilo porem o Presidente

        clarifico isso

        confira ai na integra

        https://www.youtube.com/watch?v=-RckGP_z6hQ

      • Nada disso…. Os caras estão evoluindo muito…

        Inclusive no quesito guerra eletrônica….

        É questão de tempo Deagol até alcançarem patamares de excelência…..

      • Enquanto eles evoluem os ocidentais também evoluem. Pode ser que superem os americanos um dia, mas enquanto não demonstrarem isso estarão atrás.

      • Rafa “o melhor” é quetão de ponto de vista e atender as necessidades dos clientes. Mas você pode olhar as qualidades do Sukhoi e gostar do que quiser

      • KLM,

        F-15 e Flanker pertencem a mesma geração. São praticamente equivalentes em quase tudo…

        O caça russo foi pensado como uma resposta ao F-15, mas isso não fez dele algo superior. Muito pelo contrário… As primeiras variantes do Flanker eram bem elementares, se comparadas ao que havia de melhor na USAF pelos anos 80… As limitações das primeiras versões ficaram bastante evidentes, principalmente em conflitos como Badmé. Apenas com o advento do Su-30 e do Su-35 foi que surgiram variantes do Flanker comparáveis aos produtos mais avançados da Europa e EUA, versões essas nascidas de uma avaliação criteriosa de experiências operacionais…

        A razão o Silent Eagle não emplacar é basicamente a existência do F-35 e do F-18 E/F… Tanto é que os coreanos do sul optaram pelo F-35…

    • Salve amigo KLM,seobre o SU-35 te recomendo uma página com algumas opiniões de membros da USAF,de um Piloto do F-35 e de um TOP GUN.E veja por vc mesmo,as qualidades destacadas por cada um dele e faça uma comparação de qual 4g reune todas essas qualidades,o SU 35 apesar de ser por fora parecido com o SU 27,por dentro é um caça novo,só os seus fantasticos moteres de empuxo vetorado,já dão ao caça qualidades impar.

      Segue o Link amigo:

      http://nationalinterest.org/feature/the-russian-bear-roars-the-sky-beware-the-deadly-su-35-11799

      Abraços.

      • Olha Barca.
        Eu não ia me dirigir a você, mas quando você utilizar do seu pleno direito a me contradizer ai me sinto também no direito de defender minha opinião.

        Em nenhum local dos links eu vi alguma informação de o Su-35 é superior aos Rafale e Eurofighter modernizado.

        E dizer que o Su-35 é grande perigo para caças americanos, além de ser óbvio, não prova que ele é melhor.

        E a capacidade DRFM de guerra eletrônica é uma tecnologia que os ocidentais já tem há anos e na qual as modernizações do Rafale do F/A-18 Blog II+ possuem de forma ainda mais avançado que o modelo russo.

        E como eu disse ainda falta muito para radares VHF de boa resolução serem instalados em caças.

        Não é questão de lhe afrontar mas sim de direito de defender o que eu disse.

      • perigo é qualquer aeronave com um logotipo Made in Russia!

        Falei há pouco Var – se você poloho memorizar repeat

        Força Aérea da Índia na sua Su-30MKI ganhou 90% das lutas de treinamento de seus colegas, incluindo o americano F-15

        Eu aconselho você a se familiarizar com os ensinamentos da bandeira vermelha em 2008, onde os pilotos americanos de um completo fracasso dos pilotos indianos sobre SU-30!

      • Tá bom Rustam.

        Achei que você estava falando do Cope india 2004.

        Se esqueceu dizer que os indianos lutaram com uma vantagem de três contra um em 2004?

        E os americanos foram impedidos de simular mísseis de médio alcance e links de dados enquanto os indianos podiam simular todos os mísseis russos.

      • E lendo o texto de novo.

        http://www.aereo.jor.br/2014/04/29/o-f-35-nao-pode-escapar-dos-novos-radares-russos-e-chineses-tambem/

        “projetistas de um novo sistema de radar “anti-furtividade”, altamente móvel, que está sendo entregue para as forças armadas russas. Sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF ”

        O mais moderno radar VHF russo tem 30 metros e não cabe no radome do Su-35.

        Além disso, a matéria aponta sua capacidade de funcionar como sistema de alerta e não de engajamento.
        Até porque a resolução é tão baixa que esses radares tem extrema dificuldade de identificar os tipos de alvo.

    • Salve amigo KLM,o Su-35 é sim o melhor caça 4g,veja aqui algumas opiniões de membros da USAF,da fabricante do F-35,e de um TPO GUN.

      http://nationalinterest.org/feature/the-russian-bear-roars-the-sky-beware-the-deadly-su-35-11799

      Destaco esses dois trecho.

      The Su-35 would be launching its weapons from high supersonic speeds around Mach 1.5 at altitudes greater than 45,000 ft; the F-35 would primarily be operating in the 30,000-ft range at speeds around Mach 0.9.

      Overall, it would be fair to assess the Su-35 as an extremely capable fighter—perhaps the best Russia or the Soviet Union has ever developed. “But it’s not a Raptor and will be hamstrung by the two key elements of fifth-gen war…stealth, and broad spectrum sensor fusion,” said the senior military official.

      Os russos tb estão criando um nova geração de radares

      http://www.aereo.jor.br/2014/04/29/o-f-35-nao-pode-escapar-dos-novos-radares-russos-e-chineses-tambem

      Analise e veja por si amigo.

      Abraços Amigo KLM.

      • Amigao Barca dessa velha guarda aqui do blog lhe estimo

        Muito vc

        sempre ponderado e atuliazado .Eu fico muito feliz em

        ter um abordagem sua Compartilhando atulizacaoes das ultimas

        Eu vi esse artigo ano passado no Yahoo salvei tbm ,

        Outro ponto nesse artigo

        But one Air Force official with experience on the Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter said that the Su-35 could pose a serious challenge for the stealthy new American jet. The F-35 was built primarily as a strike fighter and does not have the sheer speed or altitude capability of the Su-35 or F-22. “The Su’s ability to go high and fast is a big concern, including for F-35,” the Air Force official said.

        Eu penso que ja tem e soon tara mais ascesivel meios detecta se

        a tecnologia stealthy

        Quanto a essa materia ai dos Radares veja o que um dos projetista por tras do A- 10 e F 16 , fala

        1-https://www.youtube.com/watch?v=Z_vXqtCkVy8
        2-https://www.youtube.com/watch?v=mxDSiwqM2nw

        Pierre Sprey
        http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Sprey

        Abracao Amigao Barca

        sds

      • KlM não fiquei zangado com você,
        so estou lembrando que o superdino tem radar um geração a frente do Sukhoi-35, sistema de bombardeio mais eficientes.

        E segundo o comandante da força aérea russa, nem havia necessidade de projetar o Su-35 pois a diferença entre ele eo Su-27 é pequena.

        Não é questão de visão romântica e sim de perder dez minutos pesquisando.

        É que não dá para ignorar a eletrônica, qualidade e confiabilidade.

        Não adianta usar sarcasmo se não tem argumento.

        Ainda faltam muitos anos para os caças russos terem anularem a capcidade de aeronaves Stealth.
        Tlavez você esteja defendendo isso por perceber que os russos não capazes de projetar uma aeronave furtiva como o F-35 e o F-22

      • Meu caro Diago

        salve engano seu

        Segundo suas fontes que PAK F ta

        longe de ser

        Meu caro Diago PAFK e concebido para ser superior ao F22

        em outras palavras o FIASCO 35 e fabula por nesse patamar

        veja bem qunto furtividade o Dino F 18

        ja fez score sobre o F 22 com sua furtividade

        Well o Rafale faria o mesmo e melhor veja reportagen do Cavok

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=67843

        typhoon que sao os quartos na lista dos 4 plus plus da forca aeria Aleman

        tabem detectarao a invisibilidade do F22

        Imagina o Su -35 nao faria .

        well SU-50 nao so ira detectar como

        Rafales super Dinos f18 eTyphoon fizerao

        Como Ira tbm derruba a tranqueira de Holywood la nos ceus

        Well o fato do Iran ter feito o drone

        Yank aterrisar sem ser shut down

        Prova que a ELETRONICA RUSSA

        Funciona e muito bem ,e nao foi numa

        arvore de natal do F18 . Foi no MAIS

        AVANCADO DRONE INVISIVEL que

        existia na epoca e ainda menor que um

        B2 bomber

        Outro fato mostra que vc ta errado

        o radar que capto o drone era Russo

        Se capto um Drone daquele tamanho

        Furtivo . Pense bem, Imagina um

        B2 bomber

        Eletronica e Radar .Desmentindo seus

        livros dos anos 90 pro Yank

        Quanto China e Aeroflot comprarem

        Airbus mostra que els valorizan o

        Marketing . Haja vista que ate

        companias Yanks usao Airbus

        Mais uma vez o seu super Trunfo da

        Eletronica que vc INSITE em usar

        vai por agua, abaixo fico nos 90.

        Nao Nao meu caro Diago

        Barca nem Referiu a vc foi ao aviao

        muito pouco para vc ter perdido a o

        rebolado (paciencia) na sapucai , com

        ele

        well ,meu caro Diago

        quanto

        Bill Sweetman falam muito bem dos russos

        Lol faco ate ideia

        tipico falar que vc cansa de ver nos

        livros e magazines, por aqui comecao

        com mil elogios mais terminao

        puxando sardinha para lado do NATO

        E YANKS

        quando vejo esse tipo de literatura nos

        book shops e new stands , classifico

        logo como

        operancao brainwash

        Dr Carlo Kopp. e um caso especial

        vc sabe pq

        Me adimira vc vim aqui expo toda essa

        sua basada em editores Yanks e Briton

        Pasme pensar , que muitos levao ate serio

        seria mais lucro vc ouvi os diretores de

        Marketing

        do que gastar Din Din com os pagos

        pelo setor de Marketings dessas

        companias

        do NATO &USA

        Quanto Rq-170 . Mostra para vc meu

        caro Diago vc se perdeu nos 90. Pq

        sem Radar e Eletronica de ponta , o

        Rq-170 taria la kandara Afeganistao

        sem fazer o Presidente Obama passar

        pela Humilhacao de ir na TV no

        horario pedir oAVANCADO E FURTIVO

        Rq-170 de volta do Iran

        detectado pelos RADARES com a

        ELETRONICA

        MADE RUSSIA

        Fica aqui o video do Obames pedindo

        de volta o AVANCADO E FURTIVO drone

        https://www.youtube.com/watch?v=-RckGP_z6hQ

        quem sabe agora vc mude o disco

        furado dos anos 90

        sobre

        Eletronica Russa

        See you soon meu caro Diago

      • Os radares VHF russos mais eficientes ainda tem o tamnaho de uma casa e estão longe de ter a mesma resolução. Vai demorar muito tempo para serem diminuídos a ponto de serem instalados em caças pois sua capacidade depende do tamanho.

        Quanto os Radares de banda L que do PAK eles realmente diminuem a vantagem do Stealth mas não a anulam comletamente.

        E como já disse ao barca, o Radar do su-35 não pertence a mesma geração do APG-79 do super dino e está longe de ter a mesma resolução e resitência a guerra eletrônica.
        Além disso o Super dino e o Rafale estão recebendo upgrades para terem capacidade de ataque eletrônico direcionável.

        Só ignorando coisa fundamentais como essa dá para se dizer que Su-35 é melhor.

      • Meu caro Diago

        nao ponha o Barca nessa. pois ele se

        Referiu a mim nao a vc

        Referente ao super Dino e Museu

        se nao o F 35 nao tinha nascido

        Might Su-35 e mult task

        Meu caro Diago

        Verdade que Eletronica e importante

        Prova que a Russia sabe disso e que

        e que foi com eletronica Russa, que o Iran

        Derrubo o AVANCADO E INVISVEL DRONE YANK

        vejo que vc nao viu o video veja de novo

        https://www.youtube.com/watch?v=-RckGP_z6hQ

        Errado meu caro Diago . Projetos Stealth

        vem muito antes da queda da Uniao Sovietica

        Cientista por trais do F117 era um Russo

        veja o video

        https://www.youtube.com/watch?v=lq-xlLcL_1k

        Yanks ja tiverao um pouco na frente ,

        porem hoje ate a China faz Stealth

        Imagina Russia que tem exp industrial de decadas

        Quando Su – 50 sai F22 sera abisoleto perto dele

        PQ o F22 FOI DESENHADO PARA GUERRIA FRIA

        o SU -50 alem de ser projetado para ser superior do que o F 22

        ele vem atuliazado parao tempo atual

        Acorde dos anos 90 , e mude ese disco furado de eletreonica

        Quanto os livros de Bill Sweetman

        vc me faz me rir meu caro Diago

        um Briton falando da Russia o que poderia se espera dele

        tenha do

        tendencioso

        sds meu caro Diago

      • O Pak-fA, segundo os russos, está longe, de ter a mesma furtividade do F-22 e F-35. Basta olhar para fuselage, para ver que este se aproxima muito mais dos 4Gs do que do Raptor.

        Também acho que em muitas coisas será superior ao F-22, mas não fará o Raptor ser obsoleto.
        Tem até fontes russas que dizem que o PAK_FA terá 90% das capacidades do Raptor para privilegiar a disponibilidade e baixa manutenção.

        O assunto sobre o Irã ter Hackeado um RQ-170 não se relaciona com o Su-35 e não prova nada sobre o que estamos discutindo. E esse fato não me atinge como você espera e até acredito que seja verdade.

        A tecnologia russa atual parece ser boa, mas confirmação de que é superior à ocidental é muito questionável. Podem ser superiores em muitas áreas mais em eletrônica de aeronaves tudo indica que não.
        Tamto que a Aeroflot e a China preferem comprar boeings e aibus, mesmo com putin pedindo que comprem aeronaves.

        E não meti o Barca na conversa, acontece que ele fez um comentário que contraria minha opinião e tenho o direito de defende-la.

        Não fiz para contrariar o Barca, por mim nem me dirigiria a ele, só defendi meu ponto vista.

      • O contrário do que você já afirmou sobre livros americanos falarem mal da tecnologia russa livros do Bill Sweetman falam muito bem dos russos. Pena que o tempo provou que em muito ele estava enganado.

        Você deveria gostar dele assim como gosta do Carlo Kopp.

        E o Rq-170 é falta de argumento, talvez seja melhor falar no AEGIs jammeado, mesmo com o Rustam tendo desmentido essa história.

      • Meu caro Diago

        salve engano seu

        Segundo suas fontes que PAK F ta

        longe de ser

        Meu caro Diago PAFK e concebido para ser superior ao F22

        em outras palavras o FIASCO 35 e fabula por nesse patamar

        veja bem qunto furtividade o Dino F 18

        ja fez score sobre o F 22 com sua furtividade

        Well o Rafale faria o mesmo e melhor veja reportagen do Cavok

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=67843

        typhoon que sao os quartos na lista dos 4 plus plus da forca aeria Aleman

        tabem detectarao a invisibilidade do F22

        Imagina o Su -35 nao faria .

        well SU-50 nao so ira detectar como

        Rafales super Dinos f18 eTyphoon fizerao

        Como Ira tbm derruba a tranqueira de Holywood la nos ceus

        Well o fato do Iran ter feito o drone

        Yank aterrisar sem ser shut down

        Prova que a ELETRONICA RUSSA

        Funciona e muito bem ,e nao foi numa

        arvore de natal do F18 . Foi no MAIS

        AVANCADO DRONE INVISIVEL que

        existia na epoca e ainda menor que um

        B2 bomber

        Outro fato mostra que vc ta errado

        o radar que capto o drone era Russo

        Se capto um Drone daquele tamanho

        Furtivo . Pense bem, Imagina um

        B2 bomber

        Eletronica e Radar .Desmentindo seus

        livros dos anos 90 pro Yank

        Quanto China e Aeroflot comprarem

        Airbus mostra que els valorizan o

        Marketing . Haja vista que ate

        companias Yanks usao Airbus

        Mais uma vez o seu super Trunfo da

        Eletronica que vc INSITE em usar

        vai por agua, abaixo fico nos 90.

        Nao Nao meu caro Diago

        Barca nem Referiu a vc foi ao aviao

        muito pouco para vc ter perdido a o

        rebolado (paciencia) na sapucai , com

        ele

        well ,meu caro Diago

        quanto

        Bill Sweetman falam muito bem dos russos

        Lol faco ate ideia

        tipico falar que vc cansa de ver nos

        livros e magazines, por aqui comecao

        com mil elogios mais terminao

        puxando sardinha para lado do NATO

        E YANKS

        quando vejo esse tipo de literatura nos

        book shops e new stands , classifico

        logo como

        operancao brainwash

        Dr Carlo Kopp. e um caso especial

        vc sabe pq

        Me adimira vc vim aqui expo toda essa

        sua basada em editores Yanks e Briton

        Pasme pensar , que muitos levao ate serio

        seria mais lucro vc ouvi os diretores de

        Marketing

        do que gastar Din Din com os pagos

        pelo setor de Marketings dessas

        companias

        do NATO &USA

        Quanto Rq-170 . Mostra para vc meu

        caro Diago vc se perdeu nos 90. Pq

        sem Radar e Eletronica de ponta , o

        Rq-170 taria la kandara Afeganistao

        sem fazer o Presidente Obama passar

        pela Humilhacao de ir na TV no

        horario pedir oAVANCADO E FURTIVO

        Rq-170 de volta do Iran

        detectado pelos RADARES com a

        ELETRONICA

        MADE RUSSIA

        Fica aqui o video do Obames pedindo

        de volta o AVANCADO E FURTIVO drone

        https://www.youtube.com/watch?v=-RckGP_z6hQ

        quem sabe agora vc mude o disco

        furado dos anos 90

        sobre

        Eletronica Russa

        See you soon meu caro Diago

      • KLM, tudo falta de capacidade de interpreteção e fantasia sua.

        Eu mostrei que estava engando e você responde com boatos.

        Dizer que o PAK-Fa tornará o F-22 é completa ilusão.

        Não porque você insiste em se enganar.

      • Meu caro Diago

        Mais um vez lhe peco nao perca a

        paciencia comigo

        Primeiro nao e fantasia nao meu caro Diago

        O projeto e real Estima que em 2016

        o SU-50 entre em servico

        agora so 5 prototipos estao em testes

        Su- 50 e um projeto feito desde do

        Nacimento para ser superior ao F22

        que nasceu para Guerra fria do tempo

        Fato

        Quanto ao F 22 , jets 4 Generation ja

        sao abes Para detectar e derrubar

        Fato

        O Rq-170

        Foi detectado por Radares e ELETRONICA

        Made in Russia

        Fato

        Meu caro Diago por favor doe esses livros

        Para uma local Library , ou venda no Ebay

        e pegue seu din din de volta

        Saudacoes meu caro Diago

      • Como é que pode escrever tanta bobagem?

        Os 4Gs também podem derrubar o PAK-FA porque ele é pouco furtivo.

        Você é um piadista sem graça.

      • Meu caro Diago

        No poste anterio lhe mostrei FATOS

        Que vc tava dizendo que era Fantasia

        Se considera fato Bobagen e seu

        problema

        e dos seus Livros brainwash

        ja lhe aconselhei vender in one used

        books shop vc pode ganhar seu din din de volta !

        Quanto PAKF tera suas possibilidades

        tbm , porem o ponto que toquei foi

        o PAKF foi projetado para ser superior

        ao F22 foi isso.

        Sinto desapontando com vc Meu caro

        Deagol

        Pois nao esperava esse Feed back

        seu a respeito minhas Piadas

        mais tudo bem

        See you soon meu Caro Deagol

        tome um cha de camomila to notando

        sinhozinho muito Alterado nesses

        Ultimos Post

      • Amigao Lucena ta fora Blog

        Nao tenho Ideia . Mais que pelo que ouvi

        foi por linguagem dura

        Agora Pq o TACANHO ai cima

        Pode falar as CAVALICE e as Asneiras

        dele aqui e

        e blog nao nao faz o mesmo que

        Fez com Amigao Lucena e Blue Eyes?

        se foi por isso mesmo . Se nao eu

        tbm como muitos a qui tbm tenho i meu

        direito de retribui

        da mesma Forma como fui abordado

        Haja vista que nem me referi ao

        sujeito

      • Problema do argumento argunto acima é saber como irão colocar um radar VHF de 30 metros em um flanker.

        Até conseguirem reduzir o tamanho para 1 metro provavelmente vai demorar bastante. E quanto a resolução dos comprimentos de onda mais longos ela poderá ser melhorada mas nunca vai chegar ao mesmo nível do modelos de banda e X e L.

        Esses radares só servem como sistemas de alerta, não tem nada a ver com a superioridade do Su-35.

        Estão defendo uma coisa que não existe, nem no papel.

        Apples and oranges.

      • Discordo desta visão, pois o Mig 35 já possui radar AESA operacional a antena do PAK FA é resultado da evolução deste modelo com mais módulos. talvez, ai sim, nem todas as funções estejam habilitadas, como ocorre no RADAR do Typhoon por exemplo e na nova variante do radar do Rafale que terá mais funções.
        Mas a antena por si já existe.
        The single seat version is designated MiG-35 and the two-seat version is MiG-35D. The fighter has vastly improved avionics and weapon systems, notably the new AESA radar and the uniquely designed Optical Locator System (OLS), relieves the aircraft from relying on ground-controlled interception (GCI) systems and enables it to conduct independent multi-role missions.

        http://defense-update.com/features/du-1-07/aesaradar_zhuk_AE.htm
        http://www.ausairpower.net/APA-Zhuk-AE-Analysis.html

      • Caro E.M Pinto.

        Já tinha visto esse link. Mas está AESA foi desclassificada na Ìndia por ter capacidade limitada e funcionamento problemático.

        Sei que os russos possuem essa tecnologia, mas não li nada sobre já estar operacional.

        No meu argumento acima me referia aos radares VHF.
        E até onde eu sei o Su-35 ainda não recebeu radares de varredura ativa.
        Mas provavelmente receberá em poucos anos.

        Sds

      • Olha, barca o Radar do Su-35 opera exatamente no comprimento de ondas em que o Stelth do F-35 funciona melhor.

        E segundo o ex-comandante da Força Aérea Russa não havia a necessidade de se projetar o Su-35 pois quase todas as melhorias aplicadas poderiam ser instaladadas no Su-27. O que significa que a diferença não é tão grande.

        E quanto os radares VHF, não será nós próxmidos 10 anos que elessuficientemente pequenos e eficientes para sererm colocados em um caça.

      • A mis uma barca.

        Eu tenho váriosl ivros do Bill Sweetman, e em todos ele afirma que equipamneto russo é superior ao americano.

        Ele disse que o su-27, Mig-29, R-27 e R-73 eram muito superiores aos seus análogos ocidentais. Mas o tempo, os combates, as experiências e as concorrências que os russos perderam provaram que ele estava errado.

      • Embora o texto afirme que o Su-35 é extremamente perigosoa para caças amerianos,( o que todo mundo já sabia)

        Ele não menciona nada sobre a superioridade do sukhoi sobre o Rafale e o eurofigther equipados com AESAS e mísseis Meteor.

        A conclusão de uq e é o melhor é pessoal e não técnica.

      • Su-35

        N035 “Irbis” – small-sized Russian aviation radar with a passive electronically scanned array, development and NIIP GRPZ. The average power of the radar radiation – about 5 kW, maximum – 20 kW. Electronic beam steering (with a mechanical blade antenna dovorotom two-stage elektrogidroprivodom to increase the angle of deflection of the beam). Detection range of aerial targets up to 400 km

        Frequency range: X
        PAR diameter: 900 mm
        Number of MRP: 1772
        Objectives: Support on the aisle up to 30 aircraft, or 4 ground
        Simultaneous firing of up to 8 goals – missiles with ARGSN (eg, P-77) or 2 goals for missiles with PARGSN (illumination for the CSG R-27R); 2 ground targets guided weapons air-to-ground

        Detection range: from 3 EPR m² on a collision angles of 350-400 km, will catch up to 150 km (in the area of 100 sq. Degrees and altitude of 10 km) [2]
        EPR 0,01m² with up to 90 km

        Viewing angles: In azimuth ± 60 ° (e), ± 120 ° (with dovorotom antenna)
        Elevation ± 60 ° (e)

        The average pulse power: 5000 W
        Peak pulse power: 20000 W
        Discrete continuous illumination power: 2000 W
        Beam switching time: 400 ms

        The main criticism of the experts is the use of passive phased antenna array, which is an intermediate step on the way to AFAR. In this PFAR has some advantages – in particular, it is cheaper AFAR has slightly better energy performance and efficiency, especially in side-view (as radiated power of the fixed blade AFAR depends on the angle of the normal / target and canvas PFAR N035 installed on gimbals and may deviate from the construction line fighter, increasing the field of view, and without losing the radiation power of the main lobe).
        Assigned resource of not less than 6000 hours, for 30 years. TBO and service life – 1500 hours, for 12 years.
        Mean time to repair no more than 30 minutes.

        The radar provides detection of targets in all weather conditions in the presence of natural and organized interference

      • Obrigado pelas informações Rustam.

        Acredimos que o Su-35 seja mesmo excelente. Superior em alguns pontos.

        Eu mesmo gostaria dele em nossa força aérea.

        Em breve receberá um novo radar e novos aviônicos, ai sim ficará mais difícil de contestar sua superioridade.

  2. A gente já sabe como funciona algumas das formas de manipulação através de propaganda. Principalmente sendo nós cidadãos de um país onde um dito cujo cidadão de alto escalão estrangeiro afirmou em alto e bom som fazermos parte de seu quintal.
    Então nada a estranhar nessas minimizações sobre o potencial Russo, unico país no mundo com capacidade militar e tecnologica para rivalizar com a nação do power e do marqueting.

  3. “Os resultados do ano de ouro para a Força Aérea Russa demonstra a capacidade de produção daquele país que muitos julgam incapaz de retomar seu lugar de destaque como super potência. de fato, quem pensa assim está vivendo a vinte anos no passado.”

    kkkkkkkkkkkkkkk Quem será hem? Quem?

    😀

      • As críticas da veja sobre equipamento russo utilizados no Brasil foram confirmadas por soldados, um deles inclusive apareceu lá no Cavok e disse “pela experiência que eu tenho equipamento russo é bom só para os russos”.

      • Ele apenas soldados?

        eo oficial da Força Aérea Brasileira, I – e novo Eurocopter é uma merda)))) melhor comprar 3 novos MI-17 em russo

        _______

        he just soldiers?

        and the Brazilian Air Force officer, I – and new Eurocopter is shit)))) better to buy 3 new MI-17 in Russian

  4. “Os resultados do ano de ouro para a Força Aérea Russa demonstra a capacidade de produção daquele país que muitos julgam incapaz de retomar seu lugar de destaque como super potência. de fato, quem pensa assim está vivendo a vinte anos no passado.”

    .
    Caraca

    A galera começa o texto logo dando voadora no coitado do Deagol

    • Rafa porque esses ataques se você não tem nenhum argumeto?
      O texto foi escrito pelo rustam.

      Os russos os estão recuperando os anos de sucateamento comprando equipamentos de uma geração passada.

  5. Amigos,

    Mesmo que esse novo Flanker detenha um poderoso radar PESA, algum sistema EW no estado da arte e mísseis avançados, isso tudo ainda está integrado a um airframe que remonta a conceitos do final dos anos 60… Não há como comparar com aeronaves como Rafale e Typhoon, que nasceram dentro de conceitos muito mais avançados, tais como menor detectabilidade ( já uma realidade nos anos 80 ), menor assinatura térmica, maior racionalidade de manutenção, etc.

    O Su-35 é realmente uma ave e tanto, como uma performance invejável. Mas no que diz respeito a sistemas e airframe, ele apenas se aproxima dos modelos mais avançados de Europa e EUA. Tanto é verdade que russos, chineses e indianos se apressam em ter operacionais seus projetos de quinta geração e correm com seus sistemas eletrônicos, pois entendem que o Flanker não é uma opção para manter as capacidades de suas forças aéreas para as décadas seguintes…

    Tal como Eagle, Falcon e Hornet, o Flanker já se aproxima do limite evolutivo… Apenas forças aéreas que não podem pagar por um Rafale, F-35 ou PAK FA é que farão do um Flanker uma opção.

    O fato é que já entramos em um período de transição tecnológica, no qual todos os conceitos nascidos nos anos 60/70 para as necessidades dos anos 80/90 estão se tornando obsoletos, e dando lugar a conceitos que nasceram nos anos 80/90 para preencherem as necessidades maiores das FAs nesse primeiro terço de século.

    A maior razão pela qual conceitos mais antigos ainda tem alguma apelação, é devido a uma nova realidade econômica, que exige cortes maiores em orçamentos de defesa pelo mundo. Estivéssemos ainda vivenciando uma Guerra Fria, F-15, F-16, Flanker e outros tantos já seriam peças de museu…

    • Bom comentário RR, como sempre.

      Acho que os colegas, deveriam considerar que o melhor caça é aquele que atende melhor as necessidades dos usuários que não se limitam apenas a performance.

      Sem dúvida o Su-35 aparenta ser uma aeronave excelente e muito capaz e dependendo do ponto de vista, ou na opinião de alugns até ser “o melhor”, mas os Eurofighters e Rafales também possuem as prórprias vantanges.

      A matéria que afirma que o Su-35 pode ser o maior rival dos caças americanos se deve em grande parte ao fato de que o eurocanards pertencem a membros da OTAN, e por isso, não seriam rivais ou não faria sentido considerálos de forma.

      Sabemos que, em exercícos, o Eurofighter e Rafale também superam ou levam algumas vantagens sobre o F-15 e o superhornet. Inclusive contam com algumas vitórias sobre o F-22.

      Certamente o um radar com 400km de alcance é uma boa vantagem, mas em algumas situações servirá para alertar os inimigos sobre a presença dos Flankers muito antes que estes detectem alguma coisa.

      Há poucos anos atrás, em uma entrevista a revista, se não me engano, Defense magazine, o comandante chefe da Força Aéra Russa afirmou não saber a razão de se projetar o Su-35 porque a maioria de suas vantagens poderia ser aplicada nos Su-27, inclusive novos motores com vetoração de empuxo e o radar potente ( provavelmente com uma atena um pouco menor). O que leva a entender, ou supor, que o Su-35 não é tão diferente de uma versão altamente modernizada do Su-27.

      Mas ele disse que o PAK-Fa possuirá um grande vantagem sobre o novo Sukhoi, pertencendo a uma nova geração.

      Sds

      • Olá Deagol,

        “…o melhor caça é aquele que atende melhor as necessidades dos usuários que não se limitam apenas a performance.”

        Simples assim!

        E digo mais: ele não precisa ser o melhor. Ele tem atender aos requisitos operacionais do usuário. Evidente que o dito cujo deve ter algum potencial de crescimento ( para upgrades ), mas todos os caças de nova geração no geral o tem.

        É aquela tal história: pra que vou querer um F-22 se um Rafale faz o que eu preciso hoje e fará amanhã?

        Saudações!

    • you think Rafale better than the Su-35?
      __

      você acha Rafale melhor do que o Su-35?

      Se você não esqueceu o SU-35 e SU-how 30 é um completamente novos produtos nasceram após os anos 90! e SU-35 após a década de 2000

    • Não está sendo desqualifico, as pessoas que fazem certas afirmações só estão sendo contrariadas.

      Ninguém falou aqui que o Su-35 é ruim.
      Também acho doentio alguns comentaristas culparem os certos países por todos os problemas do mundo sem evidência e não reclamo.

      Entendo que a maioria não queira ouvir críticas sobre os russos, mas não posso fazer nada. Todo mundo que está aqui tem que estar disposto a ser contrariado.

    • Meu caro, os Russos que lêm portugues devem morrer dessas desqualificações, na verdade acredito que eles devem prestam mais atenção é na reação que causam aos seus adversários históricos. E a prova de que esses se assustam, com as menores demonstrações de avanço dessa gente, são mstradas nas tentativas que fazem de miná-los em suas capacidades, em todas as frentes possiveis. É aí que se mostra o valor da capacidade Russa, e eles tem provado serem adversários a altura.
      Quanto a ter armamentos inferiores, a esse ou aquele, isso só se provará num combate direto, em que esses vetores estejam em disputa, até lá o que se tem mais é propaganda e simpatia a determinados lados e países. Só conversa fiada para encher linguiça no blog. Rsrsrsrs. Saudações.

      • Caro Julio.

        Vou discordar de você, tecnologias empregadas em aeronaves muito fáceis de definir.
        E enquanto não se enfrentam, podemos fazer suposições com base na opinião de quem usa ou analisa de perto.
        A opinião de um perito vale bastante.

        Saudações.

      • Meu caro, em sua exposição duas palavras saltam aos meus olhos, “fazer suposições” essas duas, em que pese toda a boa vontade que tenhamos com as analises teoricas, dizem tudo. Mas vou aproveitar o momento para lembrar um caso biblico lapidar que moldou toda uma civilização, e que certamente te dará o que pensar. Davi, em sua luta contra o gigante Golias muito bem armado para derrotá-lo, só precisou de coragem e boa pontaria, ou quem sabe sorte para derrotar um inimigo muito mais poderoso.
        Para mim, nos tempos atuais, equipamento é importante, mas mais importante e a capacidade humana de dominio sobre o que se tem e a obstinação. E nesse aspecto, com todo respeito, apesar da propaganda de super herois mundiais, o principal adversário Russo, e de todos os países que não se curvam a irmandade por ele dominada, são mestres em bater em retiradas. Michael Jacson pegou bem o espirito de seu país, com seu passo de dança parecendo que esta avançando na verdade com muito estilo e pompa está é recuando, mas que se encanta com o movimento quase nem percebe. Rsrsrs. Sds.

      • Caro Julio.

        Não estamos discuntindo quem vai vencer ou perder. Como eu já disse é bem possível que a doutrina russa vença. Isso ninguém sabe.

        Estamos debatendo sobre tecnologia embarcada. Até fontes russas concordam que ainda tem um certo caminho a percorrer para alcançar os ocidentais.

        Por que os indianos escolhem e afirmam que a tecnologia ocidental é mais refinada?
        Já que são “aliados” estratégicos da Rússia não deveriam fazer ao contrário?

        Porque pagariam duas vezes mais caro por produtos ocidentais apenas para dificultar a logística?

        Saudações.

      • Meu caro, desculpe por resistir, mas é que para as posições que você coloca, eu claramente veja nelas proprias as motivações para minhas desconfianças. Por exemplo, eu não vejo os Indus fazendo aquisições de produtos ocidentais, como você coloca, muito pelo contrario, no caso dos Rafales por exemplo, estão sendo bastante reticentes, fazendo com que o processo se arraste a mais tempo do que levou o nosso FX2. Tem sim mantido estreita colaboração com os Russos, certo é que os americanos tentam reverter isso, por enquanto sem sucesso. Quanto a maior inserção de produtos do ocidente no mercado pagando o dobro, isso é um processo lógico causado pelo alinhamento politico. E deveria chamar a atenção dos criticos da politica nacional por que aqui trabalhamos no mesmo sistema, promovemos e pagamos mais para trabalhar com nossos principais investidores, e acabamos por criar uma especie de reserva de mercados que favorecem carteis. A maior dificuldade Russa em inserir seus produtos no mercado atribuo não a menor qualidade mas as barreiras culturais e de propaganda que lhes são impostas pela rivalidade que sempre mantiveram com os doutrinadores da politica do ocidente.
        E a maior demonstração de sua real capacidade não fica no campo da propaganda mas da realidade, coisas que passam despercibido quando se olha para o ponto que mandam, como por exemplo, o mostrado aqui no Blog sobre o sucesso deles no campo aeroespacial e a fracasso de seus adversários, isso deveria dizer alguma coisa, pois são essas coisas que os propagandistas do sucesso yanke costumam exaltar para atribuir sua relevancia e predominancia. Sds.

  6. Acho que estamos partindo de uma premissa errada, a de que a USAF se encontra em níveis de modernização crescente e com grandes planos de aquiisição, o que na realidade não é verdade, posto que a frota da USAF na sua grande maioria já se encontra na geriatria, precisando urgentemente de upgrades, facea constante demora na obtenção da capacidade operacional dos F-35.

    Neste sentido, basta averiguarmos que os A10 tem em média 32 anos de uso, os F16 28 anos, os F15 em média 27 anos e os F22 em média 8 anos.

    A isso devemos acrescentar o fato de que muitas aeronaves estão grondeadas devido a fadiga do material face o seu uso intensivo em guerras, não sendo raros haver noticias de que as unidades da USAF estão com problemas estruturais,como por exemplo o recente groudeamento dos F16 C/D devido a rachaduras nos canopis, ou o groundeamento dos F15 por rachaduras na fuselagem.

    Também não ha que se falar que a USAF esteja investindo em modernizações posto que a desejada atualização dos F16 planejada desde 2012 não saio do papel, sendo retirada do orçamento de 2015, assim como não vingaram as modernizações dos F15, já que o programa Silent Eagle ficou na fase de demonstrador.

    Devemos também lembrar que a aviação de caça e ataque da USAF tve um grande período de compras na era Reagan, sendo que de lá para cá os investimentos ficaram centralizados na aquisição de UAV/UCAV e nos investimentos no desenvolvimento do conturbado programa F-35, que recentemente teve mais um revés posto que por falhas no sistema de software este caça não pode usar seu canhão no apoio de tropas.

    Desta forma, com exceção ao F22, pode-se afirmar que a USAF, apesar do impressionante número de aviões, continua voando modelos da década de 80/90, situação esta que se reproduz na força de bombardeiros onde o mais novo B52 tem módicos 50 anos de uso, ou ainda na frota de reabastecedores posto que o KC-135 ainda e o avião principal da frota e alguns já tem mais de 40 anos de uso.

    Tal situação se reflete nas atuais campanhas na Síria e Iraque, onde as operações de ataque estão centradas nos F18 da Marinha e no uso intensivo de UCAV, já que estes são os vetores mais modernos e capazes do arsenal americano,

    Para quem tiver conhecimento da língua inglesa segue um interessante relatório sobre a atual capacidade de defesa aérea americana, informando que é grande o risco desta capacidade ser diminuída de forma acentuada caso não se execute um plano de modernização dos vetores (http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/01/asa-homeland-defense.pdf).

    David Deptula tenente-general aposentado da USAF e Mark Gunzinger analista CSBA ema rtifo elaborado para o Instituto Mitchell (http://www.afa.org/home) afirmam que:

    “Cinqüenta anos atrás, o Departamento de Defesa estava no processo de construção de seis caças, bombardeiros, três e dois aviões de guerra anti-submarino”, disse o relatório. Hoje, há um novo lutador americano na produção – o F-35 – e três que estão prestes a acabar com suas séries de produção. “Com a exceção da Força Aérea bombardeiro de longo alcance, aviões marítima da Marinha P-8, e, possivelmente, um avião de combate não tripulado transportadora, não há outra grande novas aeronaves de combate no programa de registro do Departamento de Defesa.”

  7. Caro Rustam ( 13 de janeiro de 2015 at 14:36 ),

    O desenho do Flanker, e de todos os de sua geração, remonta a uma época em que manobrabilidade, alcance e capacidade de carga eram os parâmetros fundamentais. Tudo o mais era secundário ( quando não era ignorado ou simplesmente não era conhecido por aquela época ).

    E daquele tempo para cá, paradigmas foram quebrados. O conceito stealth, que hoje entendo reunir como parâmetros a baixa detectabilidade, baixa emissão de sinais e baixa assinatura térmica, se tornou fundamental na concepção de qualquer aeronave de caça. Outros parâmetros, como a facilidade e racionalidade de manutenção, otimização para baixo custo e baixo consumo, também se tornaram mandatários na concepção de uma aeronave de caça; mesmo que isso custasse performance ( no caso do Rafale, por exemplo, preferiu-se perder um pouco de velocidade em prol de uma motorização mais economica, de baixo consumo ). Daí que todos os projetos cujo airframe nasceu nos anos 80 e 90 incorporam ( em maior ou menor grau ) essas características desde a prancheta, de modo que não ha como efetivamente comparar aeronaves que já nasceram de acordo com essas novas projeções com as modernizações de aeronaves mais antigas, que apenas podem incorporar parcialmente todas as novas evoluções.

    Enfim, as aeronaves dos anos 70 são aeronaves que detem características próprias das projeções de ameaças que foram consideradas para os anos 80 e 90, e que fazem com que essas aeronaves sejam “escravas” de um conceito que logo não será bom o bastante, haja visto a evolução tecnológica. E são “falhas” que não podem ser remediadas, por mais que se tente refinar o desenho original ou melhorar a tecnologia embarcada.

    É evidente que um Flanker vai continuar a ser uma aeronave útil em 99% dos cenários previstos. Até mesmo por questões de custo, as aeronaves dos anos 70 ainda serão usadas por muito tempo. Mas ainda assim, haverá a necessidade de uma “bala de prata”, para compor a ponta de lança de uma força aérea ( principalmente se essa força aérea tiver a necessidade de projeções de poder a nivel global ). Quem tiver dinheiro e necessidade, irá atrás de Rafale, PAK FA, F-35 e outros que refletem os conceitos mais atuais para a guerra aérea deste primeiro terço de século.

    Quanto ao Rafale em si, o conceito delta com canard do caça gaulês é por si só mais avançado, proporcionando a uma aeronave de detém essa configuração vantagens consideráveis, tais como a capacidade de pousar em pistas curtas. Essa mesma configuração também proporciona ao caça francês elevada maneabilidade. Eletronicamente falando, o Rafale incorpora um radar AESA e sistemas EW no estado da arte. Não há hoje nenhuma aeronave no mercado de detenha uma integração de sistemas tão complexa como no SPECTRA, mesmo entre americanos e russos. Por tanto, me arrisco a dizer que o Rafale é um caça mais avançado.

    Enfim, acredito que a grande revolução russa virá com PAK FA, que terá um desenho compatível com as necessidades russas de baixa detectabilidade ( stealth ), e irá incorporar sistemas russos no estado da arte.

    Saudações!

    • do not agree

      SU-30 and SU-even more so 35 is great fighters in the hands of trained pilots!

      Rafale can do maneuvers, which are capable of these machines? no it fall apart in the air, as well as other Western cells

      Melee already for Russian! in the medium range radar Bars and Irbis not yield performance! I agree but for me, in the west there are 2 men whom I love it

      -F-15 Strike Eagle

      -Rafal! yes HUD on the SU-30cm worth the same as on the Rafale)))

      Here is the story of Su-30 cells
      ____

      não concordo

      SU-30 e SU-35, mais ainda, é grandes lutadores nas mãos de pilotos treinados!

      Rafale pode fazer manobras, que são capazes de estas máquinas? nenhum ele desmoronar no ar, assim como outras células ocidentais

      Corpo a corpo já em russo! No médio alcance do radar Bares e Irbis não deu performance! Concordo, mas para mim, no oeste, há dois homens a quem eu amo isso

      -F-15 Strike Eagle

      -Rafal! sim HUD no SU-30 centímetros vale o mesmo que no Rafale)))

      Aqui está a história de Su-30 células

      https://www.facebook.com/rustam.bogaudinov/posts/830237213689240

      • “-Rafal! sim HUD no SU-30 centímetros vale o mesmo que no Rafale)))”

        Um Rafale no HUD do Su-30 prova alguma coisa?

        Da mesma forma o su-30 já apareceu no HUD do Rafale, do Mirage-2000 e do Eurofighter.

      • Caro Rustam,

        Não disse o contrário. O Flanker é realmente uma aeronave extremamente manobrável ( ainda mais se considerarmos uma aeronave daquele tamanho! ) e realmente temível. Contudo, as aeronaves nessa configuração de delta com canard não ficam nada a dever no quesito manobrabilidade…

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=74330

        Enfim, dogfight é dogfight! 🙂

        Que se de chance a um Mig-21 ou F-5 pra ver o que acontece…!

      • F-5 é melhor! e ela é marcada por nossos pilotos nos 70 anos de

        sobre as lutas! Batalhas 90% com lutadores ocidentais, incluindo os F-15 pilotos para ganhar indiano Su-30MKI! 90%;!

        particularmente ensinamentos reveladoras ed bandeira 2008

        _______

        F-5 is better! and it is checked by our pilots in the 70 years of

        about the fights! 90% battles with Western fighters including the F-15 pilots to win Indian Su-30MKI! 90%;!

        particularly revealing teachings ed flag 2008

  8. Uma coisa e certa substimar a capascidade de reação do povo Russo é burrice e tentar boicotalos e no minimo duas vezes pior.

  9. “Os resultados do ano de ouro para a Força Aérea Russa demonstra a capacidade de produção daquele país que muitos julgam incapaz de retomar seu lugar de destaque como super potência. de fato, quem pensa assim está vivendo a vinte anos no passado”

    O texto já começa com uma voadora nos dentes do coitado do Deagol. 😀

    Bem feito; quem mandar viver de passado!

    Avante Rússia!

1 Trackback / Pingback

  1. Rapidinhas da Rússia: Frota do Mar negro e novos Sistemas de armas

Comentários não permitidos.