Rússia e Índia preparam projeto conjunto de caça Sukhoi T 50 ‘versão exportação’

Concepção artística

A Rússia e a Índia terminaram a primeira etapa do projeto de caça de quinta geração, informa a RIA Novosti, se referindo a uma emissão de uma rádio russa.

Segundo o diretor regional de Cooperação Internacional da Corporação Aeronáutica Unida, Andrei Marshankin, trata-se de uma versão destinada à exportação, conhecido na Rússia como Complexo Aéreo Perspectivo de Aviação Militar (PAK FA, na sigla em russo). Outro nome do avião é T 50. Na Índia, o projeto é conhecido pela sigla inglesa FGFA (Avião Militar de Quinta Geração).

Segundo Marshankin, as partes “já têm a documentação necessária e a compreensão de como deverá ser a próxima etapa do trabalho, bem como da futura produção em série”.

De acordo com o especialista, a versão russa do avião difere da internacional quanto ao número de lugares na carlinga. Na versão russa, está previsto só um piloto. No entanto, os parceiros indianos preferem dividir as funções de dirigir o avião e de atirar contra o inimigo. Por isso, os aviões destinados a eles terão dois lugares.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o avião começará a ser vendido em 2016.

Fonte: Voz da Rússia

4 Comentários

  1. Conversa fiada, o projeto tah travado ,nao houve ganhos tecnologicos importantes ,irao produzir apenas carcaças equipadas com eletronicas do SU35,ou seja ,inferiores a eletronica embarcada no Rafale !

    • Vc e suas conspirações Teropode, vc se apega as notícias que tem relativas opiniões, inclusive as diversas reuniões que houveram entre Russia e India, que levaram o então lider Narendra a declarar a intrínseca aliança entre os dois países como a MAIS IMPORTANTE PRA ÍNDIA, e isso me faz duvidar dos seus argumentos, até porque a Índia pretende comprar mais um frota de Sukhois. Outra questão, é que este projeto estava na sua fase final de acordo com o cronograma e em algumas apresentações, houve falhas normais a qualquer projeto, inclusive normais no caríssimo projeto F-35, mas houve um acobertamento por motivos que eu creio serem estratégicos para o programa PAK FA, nada que o torne uma mentira ou farsa,

      • Estou contestando a noticia, ja e notorio que as unidades que entrarao em serviço no fim desta decada serah eletronicamente equipada com as mesmos do su35 e nao tem como negar que o Rafale possui eletrinica melhor , nao eh necessario tocar no assunto F35 ,sao aeronaves totalmente diferentes e com uma folha de serviço planejada tambem diferentes !

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia e Índia preparam projeto conjunto de caça Sukhoi T 50 ‘versão exportação’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.