6 Comentários

  1. Há sugetões bem interessantes apresentadas nos vídeos, desde a plataforma de transporte até a ação contra uma embarcação de pequeno porte. Resta saber se seriam recursos de fato disponibilizados pelo sistema.

  2. Interessante.

    Não há, teoricamente, nada que impeça que o petardo do Pantsir seja direcionado para baixo, visando acertar um alvo em terra ou no mar.

    Contudo, a trajetória balística poderia torna-lo um alvo mais fácil para sistemas de defesa como o Sea Ceptor. Pode, evidentemente, se constituir em um recurso a mais para o Pantsir, mas na faixa de alcance desse sistema se encontram mísseis que podem ser utilizados contra embarcações e seriam mais eficientes ( Spike NLOS, por exemplo ).

    • RR você sempre fala em ataque de saturação ,seria o caso ,não é ? tanto de um lado como no outro quem tiver mais bala na agulha ou quem sacar primeiro é o dono da festa !

      • Pé de Cão,

        Sim. De fato.

        Nada resiste a ataques de saturação. Mas nesse caso, pelo que mostra o vídeo, se prevê ataques a embarcações de pequeno porte, como navios patrulha e outros vasos de guerra até 700 toneladas. E navios dessa categoria normalmente não são dotados de defesas muito consistentes, de modo que um ataque de menor intensidade poderia vara-las. Mas ainda assim essas defesas seriam capazes de repelir com mais eficiência ataques vindo do alto, em trajetória balística.

        Enfim, esse cenário, contra embarcações de pequeno porte, seria provavelmente algo mais assimétrico, ou onde o poderio dos meios em conflito é muito mais limitado… Assim, considero mais interessante um míssil que possa ser disparado de qualquer plataforma, como barcos pequenos, helicópteros, carros de combate, VBTPs, etc…

        Mas entendo que essa capacidade para o Pantsir poderia propiciar certas vantagens, e seria sim muito bem vinda…!

Comentários não permitidos.