Rússia começa a dotar as tropas com o pacote Rátnik

Os fuzileiros navais russos receberão a versão de equipamento “Soldado do Futuro” Rátnik, adaptado às necessidades das Forças Armadas, disse nesta segunda-feira a imprensa, Oleg Martiánov, membro da Comissão Industrial Militar da Rússia.

“Os fuzileiros precisam de elementos adicionais, de modo que este equipamento irá se adaptar às suas necessidades”, disse Martianov.

Ele pontou ainda que o pacote Rátnik foi criado inicialmente para equipar as tropas terrestres e fuzileiros navais.

O termo “soldado futuro”, designa o projeto que EUA e OTAN lançaram no final dos anos 90 com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência do lutador, aproveitando os avanços tecnológicos do século XXI.

Todo esse aparato compreende em especialmente sistemas de posicionamento global, dispositivos de mira óptica e equipamentos de visão noturna para designação de alvos, além do uso de nanomateriais para a armadura e exoesqueleto do soldado.

O pacote Rátnik (Guerrero, em russo), inclui 50 itens para armamento, dispositivos de comunicação e sistemas de proteção individual para cenários sob o risco de ameaças NBQ (Nuclear, Biológico e/ou Químico) e armas não-letais.

Em sua versão básica, o traje balístico de proteção categoria 5 pesa 10 kg. Já  versão completa, que inclui capacete, colete à prova de balas proteção máxima classe 6  e outros elementos de proteção, pesará 20 kg.

Tradução e Adaptação: Plano Brasil

Fonte: sputniknews

19 Comentários

  1. “Em sua versão básica, o traje balístico de proteção categoria 5 pesa 10 kg. Já versão completa, que inclui capacete, colete à prova de balas proteção máxima classe 6 e outros elementos de proteção, pesará 20 kg “, Quem é esse soldado para carregar todo esse peso é o Hulk ?

    • É verdade e isso diminui muito a mobilidade dos soldados. Em algumas situações tropas da OTAN, que usam e kits como este, deixam de usar parte do equipamento para ter maior agilidade em combates urbanos.

      Também em algumas forças armadas o equipamento total carregado pelos soldados ( incluindo rações, munição, coletes, remédios e outros acessórios ) pode chegar a 40kg.

    • Pelo visto, Eduardo, vocé nunca esteve no serviço militar né?
      Meu caro 20 quilos distribuidos pelo corpo, inclusive com armamentos é bem razoavel.

      • 20 kg não é muita coisa para um soldado treinado, pois são treinados para carregar esse peso e combater se for necessário.

        Só o fuzil já pesa mais de 5 kg , imagina com munição e mais equipamento, passa mais de 20 kg facilmente.

      • Realmenre 20kg não é muita coisa para um soldado treinado e equipamentos como esse aumentam muito as chances de sobrevivência das tropas e diminuem bastante o número de ferimentos leves.

        Porém, um inconveniente é que além de aumetar o peso esses “pacotes’ também aumentam o volume do corpo dos soldados criando um pouco de dificuldade em combates urbanos onde a infantaria é obrigada a passar correndo por portas, janelas, corredores estreitos e buracos feitos em paredes.
        Pelo menos essa um das maiores críticas das tropas da OTAN que utilizam equipamento parecido.

      • Um guerrilheiro iraquiano magrela só com uma calça, camiseta, um rifle e um pouco de munição muitas vezes consegue ser mais ágil que um soladdo americano todo equipado principalmente em espaços apertados.

    • Senhores 20kg nem é muita coisa se levarmos em consideração que só a mochila de um Guerreiro de Selva do EB pesa em torno de 30kg. Ademais, dentre desse peso do Rátnik está incluso todo o equipamento de proteção. E convenhamos que 20kg distribuídos no corpo, ainda mais para um Russo (risos)…

      Saudações!

      • Caro amigo.

        Acho que no caso dos guerrilheiros de selva do EB está incluido um bom peso de mantimentos e outros acessórios para sobreviver vários dias na selva.

      • Forças especiais americanas que passam vários dias nos desertos do afeganistão muitas algumas vezes transportam menos munição para compensar o grande peso do equipamento, dos eletrônicos e baterias necessárias para seu funcionamento. Por sorte possuem excelente treinamento e conseguem bom aproveitamento da menor quantidade de munição que carregam.

    • Eduardo pelo que eu já li,um soldado Brasileiro carrega de peso 31kg,isso inclui:

      -Capacete
      -Bolsa para remédios
      -Pistola 9mm Imbel M973
      -Meias(rsrss.elas tb pesam no resultado final)
      -Colete Modelo Tático Miltar Leve é feito de kevlar
      -fuzil-m964
      -Faca
      -Poncho
      -Cinto de munição
      -kit-de-limpar-armas
      -Chem light(Luz química)

      Há mais outros equipamentos essenciais,geralmente esses são os itens básicos para um soldado sobreviver em terreno hostil,já um combatente que esteja em seu terreno pode combater até de bermuda Dijon e sandalha de dedo pois poderá voltar para seu QG e se alimentar e se tratar de ferimentos e se abrigar.

      Outra coisa,pelo que eu sei um colete classe IV suporta tiros de 7,62,classe IV.A versão completa desse equipamento segundo ele classe 6,não sei que calibre isso suporta,se o IV suporta 7,62,isso ai tá mais parecendo o casaco do IRON MAN.

      E tb suporta NBQ (Nuclear, Biológico e/ou Químico),e pesando menos que os nosso equipamentos,parabéns aos russos.realmente é um senhor kit.rsrs.

  2. Isso eh passado , minha PATRIA ja utiliza esqueletos bionicos ,podendo carregar ateh 100 kg , os russos estao atrasados ,kkkkkkk,estes contantes atrasos acaba sabotando a inventiva americana , investem uma grana preta em tecnologia e depois tem que ficar esperando os alunos menos favorecidos,kkkkkkkk, que venha os klingons !

    • Sua patria é um paízinho de chupins, e lagartos, que exatamente como você não sabem que a capital do Brasil não é Buenos Aires, mas mesmo assim, sem saber onde é, ou que já tem dono, querem roubar para vocês.
      Vocês são um caso perdido de gente sem noção que acredita, de verdade, que não devem nada ao mundo, mas o mundo é que deve a vocês. São como você, rodiculos.. Kkkkkkkkk

  3. Achei essa página bem interessante:
    http://segurancaprivadadobrasil.blogspot.com.br/2010/06/coletes-prova-de-balas.html

    Lembrando o produto russo opera em classe 5 ou 6.

    Se nossos soldados se equipassem com um kit desses seria a mesma coisa que a transição do nosso atual sistema AA para um sistema S-400.

    NBG (Nuclear, Biológico e/ou Químico).

    Toda vez que vejo essas ironais e criticas aos equipamentos russos me lembro dos Generais e dos estrategitas alemães que diziam que os tanques Russos não eram nada comparados ao Panzer,sendo que o T-34 tinha um sistema de blindagem extremamente avançado,era um tanque formidável,e no final os Russos lutaram a famosa batalha de Berlin com :

    2.5 milhões de homens,
    6.250 blindados,
    7.500 aviões,
    45.000 peças de artilharia

    Obs:Deixem esse possoal quietoooooo.

  4. Os guerreiros de selva do Exército Brasileiro chegam a marchar 50 kilômetros levando 40 kilos de equipamentos, incluindo o armamento, então 20 kilos não é nada demais e estamos falando dos russos, e quem já foi na Rússia, ou já treinou combate corpo a corpo com um, sabe que mesmo os magros são mais fortes do que os ocidentais(até a qualidade da água na Rússia é melhor, e os alimentos não são transgênicos).

    • Você já treinou combate corpo a corpo com um soldado russo e depois comparou com um soldado ocidental?

      Porque há vários anos atrás houveram exercícios de combate corpo a corpo e disputas de força entre marines e soldados russos e ucranianos e os americanos ganharam pois eram mais fortes em geral e melhor alimentados. E até hoje, com exceção dos VDV e Spetsnaz, a qualidade de vida e alimentação da infantaria russa é inferior as ocidentais.
      E ainda a média de estatura de um soldado russo é ligeiramente menor que de um soldado americano.

      • Já treinei Jiu Jitsu com russos, estadunidenses, chilenos, argentinos e japoneses.
        Os russos eram os mais fortes sempre, mesmo os que fumavam!
        Quanto aos “exercícios de combate corpo a corpo” gostaria que você postasse a fonte, porque vai que a fonte é a Veja né…tão real quanto um elefante cor de rosa.

    • Não sei muita coisa sobre alimentos transgênicos, mas o pouco que sei é que seus problemas estão relacionados a agricultura e fatores ambientais e não com seu valor nutricional.

1 Trackback / Pingback

  1. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.