MBT Chinês VT-4 (ex- MBT-3000) é Comparável aos seus homólogos ocidentais

 
 VT-4 (1)Leia Também

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Sugestão: Dragão Vermelho

Um alto executiva da empresa concedeu ao Asian Defennse News uma entrevista acerca do mais novo MBT apresentado pelo conglomerado Chinês.

Anteriormente designado como MBT-3000, o VT-4 possui mobilidade excelente e forte poder de fogo, bem como uma rede de intercâmbio de dados de última geração. 
De acordo com publicações militares ocidentais, o VT-4 é equipado com um motor diesel contorlado eletronicamente de 1.200 cavalos de potência, o que oferece ao veículo uma velocidade de cruzeiro de 68 km/h. Sua principal arma é um canhão de alma lisa de 125 mm que pode disparar várias munições, incluindo um penetrador de energia cinética e  ogiva anti-tanque de alto explosivo. Além disso, ele também pode disparar mísseis anti-tanque, com um alcance máximo de 5,km.

“O VT-4 possui um sistema de controle de fogo avançado, um sistema de proteção ativa de novo tipo e um dispositivo de transmissão state-of-the-art totalmente automático. Além disso, a rede de inter-unidade conecta os comandantes de vários  veículos blindados no âmbito de um grupo de combate, permitindo-lhes compartilhar os dados do campo de batalha em tempo real.”

VT-4 (3)
O VT-4 pode competir com qualquer veículo similar de primeira classe usado por militares ocidentais, tais como o M1A2 Abrams o Leopard 2A6, ressalta-se que o T-90 não é páreo para o MBT chinês em termos de tecnologia.

Outras armas da Norinco foram destacadas na exposição militar que o revelou tais como o obuseiro autopropulsado de nova geração PLZ-52, uma arma de  155 mm cujo antecessor vendeu bem no Oriente Médio. Destaca-se também o míssil HJ-12 anti-tanque, do tipo dispare e esqueça que pode até mesmo abater um helicóptero voando em baixa velocidade.

“Muitos de nossos produtos foram projetados especificamente para o mercado externo. As suas capacidades são tão bons quanto as de armas ocidentais, mas os preços são muito mais competitivos “.

Anthony Cordesman, analista de segurança nacional do Centro Estudos Estratégicos Internacionais com sede em Washington, disse à Bloomberg:

“Os sistemas chineses são simplesmente mais baratos, eles são confiáveis ​​e estão adaptados às condições dos países em desenvolvimento como os sistemas ficam mais sofisticadas, eles vão desbancar a Europa e os EUA e competir com a Rússia. “

VT-4 (2)

O VT-4  demonstrou seu desempenho no campo de batalha durante uma apresentação em agosto, o evento ocorreu na região autônoma da Mongólia Interior, diplomatas, oficiais militares e empresários da defesa de 44 países assistirama  exibição da nova arma chinesa.

“Vários países já manifestaram interesse no VT-4 depois que seus funcionários viram o visor do tanque, estamos a negociar com eles sobre este assunto”.

Fonte: Asian Defense

7 Comentários

    • Eu discordo HMS, ele se refere as versões do T-90 que sim são inferiores, talvez o MBT chinês não seja assim tão avançado como o T-90MS Tagil, a versão modernizada que possui sistemas equivalentes de data link , Arena e novas proteções,.
      Pra mim, mesmo esta versão ainda sofre com o chassis que é defasado uma evolução do T-72.
      Os russos trabalham no ARMATA, o novo MBT que será lançado ainda este ano, este sim , acredito que seja um veículo totalmente novo e superior aos dos chineses e a muitos ocidentais.
      Pra mim os melhores continua sendo o MBT evolution Leopard A8, Black Panther e Type 10.

      • Amigo Generson, o Merkava é um excelente MBT, mas creio que ele seja específico para as condições de Israel e se adéqua muito bem a muitos cenários europeus como Bósnia, Portugal etc. Porém, num cenário universal de combate os paquidermes Coreanos, Japoneses e o Evolution alemão são mais preparados.
        Israel o desenvolveu para suas específicas condições de combate, assim como o T 90 o é para o cenário das grandes pradarias russas, colocá-lo num centro urbano, num cenário assimétrico é condená-lo a morte.
        O Merkava foi desenhado para este cenário e não há equivalente no mundo na minha opinião.

  1. pode ser superior ao primeiro modelo do t-90 os mais recentes com melhor eletronicas e sistemas defensivos passivo nova blindagem e outra coisa bem diferente

  2. Conforme eu disse certa x: Os Sinos estão ensaiando p serem os bam bam bans do XXI , ei s aí + um exemplo , e na áera militar, ou seja no campo do poder. Será q a msm será maligna? Uma coisa eu sei, Taiwuan será reintegrada de um jeito ou de outro a China continental, assim como foi a Crimeia a Rússia.. Quem viver verá.Sds. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. MBT Chinês VT-4 (ex- MBT-3000) é Comparável aos seus homólogos ocidentais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.