Marinha do Brasil seleciona Sea Ceptor para defesa aérea das corvetas da classe Tamandaré

SEA CEPTORTradução e adaptação: E.M.Pinto

A Marinha do Brasil é agora a terceira Marinha do mundo a  escolher o sistema de defesa Anti Aérea MBDA Sea Ceptor. Decisão veio logo após a seleção do sistema pela Royal Navy do Reino Unido (RN) e do Royal New Zealand Navy (RNZN).

Leia Também

Brasil desenvolve concorrente do sistema antiaéreo Pantsir-S1

MBDA e Avibras apresentam sistema de Míssil Antiaéreo Modular em evento do Exército Brasileiro

Conheça o MBDA Anti-Air Modular Missile (CAMM)

A MBDA anunciou a seleção de seu sistema de defesa aérea naval Sea Ceptor pela Marinha do Brasil. A arma vai assegurar a defesa aérea de área local para a próxima geração de corvetas brasileiras da classe Tamandaré.

Um contrato de produção foi concedido pelo Ministério de Defesa Britânico em setembro de 2013 para  fornecer a capacidade de defesa aérea da próxima geração e assim substituir o sistema Seawolf nas Type 23 da Marinha Real a partir de 2016.

O Sea Ceptor serão posteriormente transferidos para novos navios Type 26 da Royal Navy quando estes começarem a entrar em serviço. Este compromisso a longo prazo para o Sea Ceptor pela Marinha Real é uma garantia sólida para cada novo membro da comunidade de usuários  pois garante a continuidade e longevidade desse novo sistema ao longo dos próximos anos.

MBDA-Gets-Production-Contract-from-UK-MoD..

O Sea Ceptor fornece defesa a todo o tempo, dia e noite, 360° de cobertura de defesa aérea de área local contra vários alvos simultâneos incluindo mísseis anti-navio, helicópteros e jatos de combate rápidos. Ao enfrentar ataques saturados e uma gama de diversas ameaças, o Sea Ceptor tem uma clara vantagem, graças à sua tecnologia avançada, presente em seu radar ativo. A arma também é capacidade adicional de atingir alvos de superfície.

A característica principal está na tecnologia soft launch do Sea Ceptor que acaba com a necessidade de um sistema de gestão de lançador de efluxo, reduzindo massa global. Isto permite uma maior flexibilidade para o cliente na escolha de posição de instalação da arma, uma característica particularmente importante para os navios menores. Ele também permite a fácil instalação em retrofit de navios mais antigos.

Fonte: Defense Update

2 Comentários

  1. Já era de se esperar depois da escolha do Artisam 3D como radar de busca, de qualquer forma é um excelente sistema e será o que de mais moderno existe em defesa anti aérea no Brasil, inclusive mais capaz do que os sistemas instalados em nossas fragatas… Essa aquisição também pode acelerar o desenvolvimento e posterior aquisição da versão terrestre CAMM, pois também seria muito bem vindo para a defesa de ponto estratégicos.

  2. É uma boa opção, alem de ser uma solução ótima para nossa velha e cultural dependência, com produtos de origens variadas .

1 Trackback / Pingback

  1. Marinha do Brasil seleciona Sea Ceptor para defesa aérea das corvetas da classe Tamandaré | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.